Pedro Herz, fundador da Livraria Cultura, morre aos 83 anos
PublishNews, Guilherme Sobota, 19/03/2024
Velório será no Cemitério Israelita do Butantã na quarta-feira (20), às 10h

Pedro Herz, fundador da Livraria Cultura, em foto de 2017 | © Editora Planeta
Pedro Herz, fundador da Livraria Cultura, em foto de 2017 | © Editora Planeta
O livreiro e fundador da Livraria Cultura, Pedro Herz, morreu nesta terça-feira (19), aos 83 anos, em São Paulo, após um ataque cardíaco. O velório será no Cemitério Israelita do Butantã na quarta-feira (20), às 10h.

A morte foi anunciada por uma nota da Livraria Cultura nesta terça. "Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além", diz o texto. "Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou".

Pedro Herz nasceu em São Paulo em 1940, se formou em administração e viajou pela Europa, e viu a mãe, Eva Herz, se iniciar no mundo dos livros com uma Biblioteca Circulante, serviço de circulação de livros criado ainda nos anos 1940. Em 1969, mãe e filho decidiram fazer sociedade para fundar a Livraria Cultura, que primeiro se estabeleceu em lojas menores em São Paulo até chegar ao Conjunto Nacional.

As primeiras funções de Herz no mercado diziam respeito à negociação com editoras como Cultrix, Perspectiva, Zahar e Brasiliense, e depois ele também passou a importar livros para vender na loja.

Pedro Herz assumiu a Livraria Cultura em 2001, com a morte de Eva, e iniciou o período de maior expansão da rede: a Cultura chegou a ter 18 lojas pelo Brasil, comprou a operação brasileira da Fnac e a Estante Virtual, recebeu prêmios de reconhecimento de marca e arquitetura e chegou a ser eternizada em uma crônica de José Saramago. Em 2010, Pedro Herz recebeu a Ordem do Ipiranga, a maior honraria do Estado de São Paulo. Desde 2007 dividindo as funções de administração com os filhos, ele se afastou do dia a dia da gestão da Livraria em 2011, quando Sergio Herz já tinha o cargo de CEO da empresa. Na época, Pedro ainda liderava um conselho de administração da Livraria.

Em 2015, Pedro Herz passou a apresentar um bate-papo com autores, editores e ilustradores, no programa de televisão Arte 1 com texto. Anos depois, o programa migrou para o canal do Youtube da Livraria Cultura, com o nome Sala de Visita.

Em 2017, Pedro Herz lançou um livro de memórias, O livreiro (Planeta), em que conta a história da família e casos da Livraria, de perseguições sofridas na ditadura militar e também lançamentos curiosos, como de Vinicius de Moraes.

A Livraria Cultura atravessa uma crise severa desde 2018, quando entrou com um pedido de recuperação judicial. Atualmente, a empresa aguarda o julgamento de recursos no STJ que devem definir a situação sobre sua falência.

Em fevereiro, uma decisão do Tribunal negou um recurso da Livraria e autorizou a continuidade de uma ordem de despejo sobre o imóvel no Conjunto Nacional.

Veja nota da Livraria Cultura:

"É com profundo pesar que a família Herz comunica o falecimento do renomado livreiro Pedro Herz aos 83 anos, na madrugada de hoje 19/03/2024.

Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além.

Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou.

Neste momento de luto, a família agradece o carinho e condolências.

Velório será no Cemitério Israelita do Butantã, 20/03/24 a partir das 10hs, enterro às 12h".

[19/03/2024 11:13:02]