Ziraldo recebe homenagens de leitores e admiradores nas redes sociais
PublishNews, Redação, 07/04/2024
O corpo do desenhista foi velado no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, e o enterro ocorreu no fim da tarde de domingo no Cemitério São João Batista

Ziraldo morreu neste sábado (6) aos 91 anos | © Ana Colla / Divulgação
Ziraldo morreu neste sábado (6) aos 91 anos | © Ana Colla / Divulgação
A morte de Ziraldo neste sábado (6), aos 91 anos, mobilizou milhares e milhares de fãs do desenhista e escritor nas redes sociais. Do presidente da República a leitores e admiradores que se formaram com as histórias d'O menino maluquinho e das dezenas de outras criações de Ziraldo, as manifestações e homenagens tomaram a internet neste fim de semana. Ziraldo morreu dormindo, em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h do sábado. O corpo do desenhista foi velado neste domingo (7) no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, e o enterro ocorreu no fim da tarde no Cemitério São João Batista.

"O Brasil perdeu neste sábado, 6/4, um de seus maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do país", escreveu o presidente Luis Inácio Lula da Silva. "Chargista, caricaturista, escritor e jornalista, o mineiro Ziraldo é nome onipresente na cultura popular brasileira."

A Editora Melhoramentos emitiu uma nota na qual "se une aos milhões de fãs de Ziraldo na dor pela sua perda". A parceria da editora com o autor começou há mais de meio século, quando ele ilustrava os livros e materiais de papelaria da editora e, em 1980, ganhou um marco com o mais famoso livro de Ziraldo, o primeiro na parceria com a Melhoramentos: O menino maluquinho, que até hoje teve 4 milhões de exemplares comercializados. Pela editora, o autor vendeu mais de 14 milhões de livros.

“Os livros de Ziraldo sempre foram sucesso. E o eram de forma natural, pois o que encanta na sua literatura é justamente o fato de ele escrever sem a pretensão de ensinar, porém educando. Ele fala com a criança do ponto de vista dela, com o olhar dela e utiliza o humor como um parceiro da escrita. O menino maluquinho, por exemplo, é a criança arteira, ativa, brincalhona. Nunca essa visão perderá o frescor. Ao mesmo tempo, ele mostrava, já naquela época, o quanto era importante deixar a criança ser criança. São aprendizados inestimáveis e necessários de serem perpetuados”, destaca Carolina Alcoforado, diretora da Editora Melhoramentos.

“A capacidade de Ziraldo de equilibrar humor, sensibilidade e temas relevantes o destacaram como um mestre na arte de contar histórias. Sua influência vai além das páginas de seus livros, estendendo-se para gerações de escritores, ilustradores e educadores que encontraram inspiração em sua obra. Embora Ziraldo tenha partido, seu legado permanecerá vivo seus livros e no coração de todos aqueles que tiveram o privilégio de serem tocados por sua obra, que continuará iluminar o caminho de crianças por todo o mundo, incentivando o amor pela leitura e pelo conhecimento”, disse Alfredo Weiszflog, referência no mercado editorial brasileiro e que esteve 50 anos à frente da Melhoramentos.

"Que tristeza! Não tenho palavras. Perdi mais que um grande amigo. Perdi um irmão", escreveu Mauricio de Sousa.

Veja outras repercussões da morte de Ziraldo:

Tags: Ziraldo
[07/04/2024 14:20:00]