Publicidade
Publicidade
Institucional

Em 20 de julho de 2001, chegava à caixa de entrada de cerca de 30 amigos do mundo dos livros a primeira edição do PublishNews. Criada por Carlo Carrenho, a newsletter diária – que desde essa data não falhou nem um dia sequer – começou a informar seus assinantes o que se estava escrevendo e falando sobre os livros nos principais jornais do Brasil e de outros países.

Primeiro logo do PublishNews
Primeiro logo do PublishNews

Com 7 anos de idade, o PublishNews já falava com mais de 5.500 pessoas, e aos 10 anos, passou dos 11 mil assinantes. A maioria é gente que trabalha com livros, tanto no mercado editorial quanto no livreiro. Mas o grupo se diversifica a cada dia. Cresce o número de jornalistas e assessores de imprensa que se utilizam da newsletter para se manterem informados sobre o mercado e até para se pautar. Escolas, universidades, bibliotecas e secretarias de educação e cultura também já contam com um número significativo de representantes entre os leitores do PublishNews.

Meio na contramão da maioria das histórias internéticas, primeiro veio a newsletter e só depois de 8 anos de existência o PublishNews disponibilizou um site. Aqui, publicamos as notícias da newsletter mais detalhadas – o famoso botão 'Leia +' do final das notas – e ainda colunas, galerias de foto, o blog da redação...

Em 2010, lançamos nossa lista de mais vendidos com várias novidades. Uma delas é que temos uma lista geral e apontamos qual o livro mais vendido do Brasil. Além disso, com absoluta transparência, publicamos os números que apuramos. E ainda oferecemos ao leitor rankings semanais, mensais, anuais tanto de livros, como de editores.

Em julho de 2015, criamos vergonha na cara e lançamos um portal de verdade, nosso "black site", com tecnologia de ponta, um design que favorece a leitura, balcão de empregos e uma lista de mais vendidos mais ágil.

E as novidades não param por aí. Muito em breve teremos outras coisas para contar!


NOSSA EQUIPE

Carlo Carrenho | Diretor Geral e Sócio-fundador

Graduado em Economia pela USP e especializado em Publishing pelo Radcliffe College, Carlo é apaixonado por livros e tecnologia. Trabalhou como publisher e editor em empresas como Mundo Cristão, Atlas, Superpedido e Ediouro. Agora se especializou no futuro digital do livro. Atua como advisor da Bookwire, embaixador da Bookshare e é coordenador do MBA em Book Publishing, da Casa Educação.

Twitter: @carrenho

inkedIn: https://br.linkedin.com/in/carrenho

Facebook: https://www.facebook.com/carrenho

E-mail: carlocarrenho[arroba]publishnews.com.br

Blog: www.tiposdigitais.com


Leonardo Neto | Editor Chefe

Jornalista desde o milênio passado, Leonardo Neto é graduado pela gloriosa Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela PUC-Go. Em São Paulo desde 2003, já foi assessor de imprensa de unidades do SESC, programas do CCBB-SP e de editoras como Planeta, Thomas Nelson Brasil e Barcarolla. A cara de bravo da foto engana bem.

Twitter: @leoneto

E-mail: leonardo[arroba]publishnews.com.br


Cassia Carrenho | Gerente Comercial

A Cassia cuida das vendas de publicidade e dos contatos comerciais. Além disso, nossa área de cursos está aos seus cuidados. E iniciativas como o Blog de Letras e a Casa PublishNews na Flip também são do departamento dela. Finalmente, não podíamos esquecer que Lista de Mais Vendidos também é semanalmente feita por ela.

Twitter: @ccarrenho

E-mail: cassia[arroba]publishnews.com.br


Talita Facchini | Repórter

Talita Facchini é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou na assessoria de imprensa e marketing da Editora Planeta onde aprendeu na prática a lidar com jornalistas, autores e a entender melhor como funciona o universo literário. Nascida no interior de São Paulo, sempre amou ler e escrever sobre os mais diversos assuntos e a experiência de trabalhar numa Editora de livros só fez com que seu interesse por ambas as coisas aumentasse ainda mais.

E-mail: talita[arroba]publishnews.com.br


Luciana Souza | Assistente de Redação

É ela que lê todos os jornais e sites à caça das notícias mais interessantes e curiosas, faz a pauta do PublishNews e ainda escreve resenhas quando gosta de um livro. O relacionamento com as editoras e assessorias para obtenção de informações e imagens também fica com ela. Além disso, ela dá uma superforça na parte administrativa, cuidando de contas a pagar e receber. A Luciana viu o PublishNews nascer e é a funcionária mais antiga da equipe.

Twitter: @lumelos

E-mail: luciana[arroba]publishnews.com.br

André Argolo | PublishNews TV

Santista e poeta, André Argolo tem passagens pela TV Globo, ESPN, sempre na cobertura de esportes. Seu envolvimento com a literatura se intensificou em 2012/2013, com a pós-graduação em Formação de Escritores e Especialistas em Textos Literários pelo IES Vera Cruz. Em 2014 lançou 'Vento Noroeste' (Patuá). No PublishNews, André é o cara responsável pela PublishNews TV.

E-mail: casadehistoriascomunica[arroba]gmail.com


Marla Cardoso | Nossa Gaúcha

A Marla se diz uma baiúcha de verdade (nasceu e cresceu no Sul, mas morou um bom tempo em Salvador). Desde o início de julho de 2010 é mãe da Malu. Edita as notas de clipping, escreve as notas da seção de lançamentos do site e atualiza a agenda de eventos, além de ajudar com plantões dos finais de semana e dar uma bela força na edição quando necessário.

E-mail: redacao[arroba]publishnews.com.br

Publicidade


O Prêmio Avena PublishNews é uma realização da International Paper e do PublishNews com o objetivo de reconhecer os livros mais vendidos de 2016 e os profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos de prateleira. Trata-se do primeiro prêmio direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros. A cerimônia de premiação acontecerá em São Paulo, no dia 29 de março, com apoio da Unibes Cultural. São cinco categorias baseadas nos números de vendas da lista anual de mais vendidos de 2016, além dos prêmios de Livro Mais Vendido do Ano, Editora do Ano, Profissional de Marketing e Vendas do Ano e a láurea especial Prêmio PublishNews Avena de Contribuição ao Mercado Editorial.

Publicidade



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

O jogo entre realidade e ficção forma parte da literatura. Ela é essencialmente uma ilusão.
Javier Cercas
Escritor espanhol
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar