Livraria Cultura fecha loja no Conjunto Nacional em São Paulo
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/04/2024
Rede fechou a loja icônica na Avenida Paulista e diz que pretende encontrar novo local para funcionar; STJ deve definir situação sobre a falência em breve

Livraria Cultura fechou definitivamente a loja no Conjunto Nacional | © Guilherme Sobota
Livraria Cultura fechou definitivamente a loja no Conjunto Nacional | © Guilherme Sobota
A Livraria Cultura fechou sua loja no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, nesta segunda-feira (1º). A loja já havia sido fechada e depois reaberta em junho de 2023, mas agora a decisão é definitiva. O fato ocorre poucas semanas após o STJ autorizar o prosseguimento da ordem de despejo do imóvel. A movimentação mais recente do processo de falência no Tribunal ocorreu no dia 20 de março, em situação de "concluso para decisão", ou seja, pronto para o julgamento.

Segundo os jornais, um aviso na frente da loja no Conjunto Nacional informa que a loja passa a operar apenas no site. Em nota, a Cultura informou que não conseguiu chegar a um acordo com a proprietária do espaço e vai procurar um novo local para operar. A dívida do aluguel com a Bombonieres Riberão Preto, ainda em 2021, era de R$ 15 milhões.

"Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes. O cenário atual do mercado, especialmente acentuado pelas mudanças no comportamento do consumidor, consolidadas durante a pandemia, tornou a manutenção de uma livraria de grande porte como a nossa neste local desafiadora", diz a nota da Cultura.

O fechamento da loja ocorre também duas semanas após a morte de Pedro Herz, sócio fundador da Livraria, aos 83 anos.

Qual a situação atual da Livraria Cultura?

Em junho de 2023, a Livraria Cultura conseguiu uma liminar no STJ para reverter a decisão de falência proferida antes pelo TJ-SP, e reabriu a loja no Conjunto Nacional, em São Paulo, que havia sido fechada por alguns dias. No dia 17 de maio, a Justiça do Estado havia declarado a falência da empresa, e no dia 23 de junho os recursos se esgotaram no TJ-SP, fato que motivou o fechamento da loja.

Desde junho passado, portanto, a Livraria aguarda o julgamento do STJ que deve dar a decisão final sobre a sua falência.

Confira a nota da Livraria Cultura na íntegra:

"Durante os últimos três anos, estivemos em discussões construtivas com o proprietário sobre o valor do aluguel, buscando um acordo que nos permitisse continuar operando nesse local icônico.

Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes. O cenário atual do mercado, especialmente acentuado pelas mudanças no comportamento do consumidor, consolidadas durante a pandemia, tornou a manutenção de uma livraria de grande porte como a nossa neste local desafiadora.

Como resultado, e com vistas à sustentabilidade de nossas operações, foi inevitável tomar a difícil decisão de procurar um novo espaço que se adapte melhor às demandas e realidades atuais do mercado editorial e varejista.

É importante ressaltar que a Livraria Cultura está comprometida em continuar servindo à comunidade de leitores de São Paulo e do Brasil como um todo. Estamos trabalhando em novas estratégias e oportunidades que em breve anunciaremos, visando continuar nossa missão de promover a cultura e o acesso ao conhecimento."

[02/04/2024 09:00:00]