Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 25/04/2024
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 25/04/2024

Jiro Takahashi | © André ArgoloJiro Takahashi é considerado uma lenda viva da edição e uma (rara) unanimidade no mercado editorial brasileiro. Com mais de 50 anos de carreira, é ele o nome por trás de coleções que formaram gerações de leitores como Para gostar de ler e Vaga-Lume só para citar algumas. A sua história e o seu legado lhe conferiram as credenciais para que Jiro fosse o escolhido para receber o troféu Contribuição ao Mercado Editorial do Prêmio PublishNews que será entregue no dia 8 de maio, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Jiro nasceu em Duartina, no interior paulista, em uma família de origem japonesa. Sonhava em ser médico, mas estudou contabilidade. Pouco depois foi aprovado no vestibular para o curso de Direito na Universidade de São Paulo, com nota máxima em língua portuguesa. O episódio chamou atenção da imprensa da época, que acabou publicando sua história. A pequena vitrine serviu para que ele começasse a dar aulas em cursinhos da capital paulista. A história completa de Jiro foi contada no livro 100 nomes da edição no Brasil (Oficina Raquel), de Leonardo Neto. Depois de lançar as prestigiadas coleções Para gostar de ler e Vaga-Lume, na Ática, Jiro lançou sua própria editora, a Estação Liberdade e criou relações com grandes nomes do mercado como Massao Ohno, Erico Verissimo, Caio Graco e Jorge Zahar. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 25/04/2024

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) inicia nesta quinta (25), as inscrições para a 66ª edição do Prêmio Jabuti, patrimônio cultural do país e principal referência entre as premiações do mercado editorial brasileiro. Nesta edição, o Jabuti vem com algumas mudanças nas suas categorias. Além da escolha do Livro do Ano, a premiação contará com 22 categorias, uma a mais do que no ano passado, divididas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. No Eixo Inovação a novidade é a categoria Escritor Estreante - Poesia, que será voltada ao escritor ou escritora que tenha publicado seu primeiro livro de poesias em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023. E outras três novas categorias estreiam no Eixo Não Ficção: Saúde e Bem-estar, Educação e Negócios. Elas substituem as categorias Ciências, Ciências Humanas e Ciências Sociais, que ficarão contempladas no Prêmio Jabuti Acadêmico, criado este ano. As inscrições devem ser realizadas por meio do site do Prêmio até 13 de junho de 2024. Pelo terceiro ano, haverá preços especiais para todas as inscrições realizadas nos primeiros 30 dias. Clique no Leia mais para acessar todas informações do 66º Prêmio Jabuti.

PublishNews, Redação, 25/04/2024

Público nos estandes | © Filmart MediaA Bienal do Livro Bahia inicia sua edição de 2024 nesta sexta (26) e segue com uma extensa programação até 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Salvador / BA). A edição deste ano tem como tema As histórias que a Bahia conta e contará com mais de 170 autores, personalidades e artistas presentes. Os ingressos para a Bienal do Livro Bahia podem ser adquiridos de forma on-line, pelo próprio site oficial do evento e no estande físico montado no Salvador Shopping, localizado no piso G1. A entrada inteira custa R$ 30, enquanto a meia entrada tem o valor de R$ 15, sendo que crianças até um metro de altura não pagam. Adicionalmente, durante os dias do evento, ainda haverá bilheteria física no próprio Centro de Convenções Salvador. Um dos destaques da feira é a participação do autor Jeferson Tenório, autor de O avesso da pele (Companhia das Letras) no painel intitulado "Livros e Liberdade", no dia 27 de abril, no Café Literário, um dos espaços da Bienal. No debate, junto com Jeferson, estarão a poeta baiana Lívia Natália e o jurista e professor de direito constitucional da USP Conrado Hubner Mendes. A mediação estará a cargo de Flávio Novaes. Entre as editoras e marcas baianas presentes, estão Caramurê, Mondrongo, Segundo Selo, Selo Editorial Paralelo 13s, LDM, Crazy Animes, Letra A, Tibi, Mojubá, Edufba, Paulinas, Studio Palma e Cantinho do Sebo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Alexandre Martins Fontes*, 25/04/2024

Em 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro. No Brasil – onde o número de leitores e de livrarias nos deixa muito atrás não apenas dos países mais desenvolvidos do mundo, mas também de vizinhos em eterna crise econômica, como a Argentina – é sempre bom ter uma data na qual a grande mídia e diversos setores da sociedade param a fim de prestar seu tributo a um item tão fundamental para a cultura de qualquer comunidade. Seria desejável que isso acontecesse todos os dias, assim como muitas vezes lamentamos que somente no dia 8 de março tantas pessoas se preocupem em alardear sobre a violência contra a mulher, ou só em 20 de novembro o tema racismo ganhe com tanta ênfase as páginas dos jornais ou as telas dos celulares e das tevês. Mas melhor um dia do que dia nenhum, certo? Pois na celebração do Dia Mundial do Livro de 2024, em meio a tantas declarações apaixonadas de leitores de todos os cantos, o mercado livreiro recebeu de “presente” do jornalista Elio Gaspari um artigo nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo em que ele presta um dos maiores desserviços que o livro e a leitura viram nos últimos tempos. Clique no Leia mais para conferir a íntegra do artigo.

PublishNews+, Redação, 25/04/2024

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 9 e 15 de junho. Estão entre as novidades está O ouvidor (Companhia das Letras), livro com 99 crônicas de Rua Castro; a nova edição da série Harry Potter (Rocco), de J.K. Rowling, com ilustrações de capa da Pottermore; e O coronel e o lobisomem (José Olympio), obra-prima do realismo mágico brasileiro escrita por José Cândido de Carvalho. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Mariana Vilela, 25/04/2024

Inauguração do Terceiro Ciclo Afro Brasil-Colômbia| © Mariana VilelaAcontece, desde segunda-feira (22), o Terceiro Ciclo Afro Brasil-Colômbia realizado na FILBo, a Feira Internacional do Livro de Bogotá, que tem como objetivo reunir representantes dos pensadores e intelectuais afro-brasileiros, afro-colombianos bem como da América Latina para reestabeceler diálogos e pontes entre os países. Entre cânticos, cantos e discursos contextualizados, os diálogos transitam entre cinema, música, literatura, religiosidades, políticas públicas, educação e cultura locais e intercontinentais. Diversas autoridades presentes do Brasil e Colômbia participaram da inauguração do evento como Balbino Daniel de Paula Alapini, sacerdote supremo do culto a Egungun da Tradição de Itaparica; José Raimundo Lima Chaves “Pai Pote”, presidente da Associação Beneficiente Bembé do Mercado; entre outros. “É a segunda vez desde que estou na Colômbia e que apoiamos eventos da cultura afro-brasileira e afrocolombiana. A ideia destes encontros é antes de qualquer outra coisa aumentar a consciência de brasileiros e colombianos da história da cultura em nível multicultural, em primeiro lugar apara entender melhor os dois países, mas para que a partir de agora nós possamos construir juntos uma história afro-colombo brasileira”, discursou na abertura do evento o embaixador do Brasil na Colômbia Paulo de Mesquita. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 25/04/2024

Espaço contará com 368 mesas | © DivulgaçãoA CCXP24 abriu essa semana, as inscrições para o Artists' Valley by Bis, considerado o "coração" do maior festival de cultura pop do mundo. Com patrocínio pelo segundo ano consecutivo da Bis, o Artists' Valle contará com espaço de 368 mesas para acomodar os artistas aprovados no processo de seleção e suas obras. Tradicionalmente reconhecida como uma das áreas mais plurais, o Artists' Valley sempre recebe a maior nota de satisfação do público e é uma das áreas mais frequentadas do festival. Desde a edição de 2023, a área está posicionada em frente à entrada do público, sendo então o primeiro contato dos visitantes com as atrações do evento. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/04/2024

inscrições acontecem até dia 26 de abril | © DivulgaçãoPara o ano de 2024, a Editora JBC está selecionando um time de parceiros que sejam criadores de conteúdo para receber gratuitamente exemplares para produção de conteúdo e divulgação, além de participar de atividades e ações exclusivas para parceiros. O período de inscrições para interessados acontece até a sexta-feira (26). A divulgação de resultados acontece até 1º de maio de 2024, por e-mail para todos os inscritos. De acordo com o regulamento, a parceria terá validade até 31 de dezembro de 2024, sendo livre a continuidade ou não, ou seja, pode ser cancelada a qualquer momento por qualquer uma das partes. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Estou a léguas de distância dessa geração, estou muito defasada em relação a esses e-books. Sou uma leitora voraz dos livros de papel.”
Anna Maria Martins
Escritora brasileira
1.
Café com Deus pai - 2024
2.
Ou vai ou voa
3.
O poder da autorresponsabilidade
4.
Mais esperto que o diabo
5.
Amorização
6.
18 princípios para você evoluir
7.
O ciclo original
8.
A biblioteca da meia-noite
9.
Intoxicação digital
10.
Em agosto nos vemos
 
PublishNews, Redação, 25/04/2024

Projeto 'DePara' durante o Festival Cultura e Pop Rua © Ciete SilvérioO projeto de escrita de cartas, o DePara tem sido uma ferramenta de aproximação com letramentos e retomada de vínculos e cidadania desde quando foi criado, em 2023. O público-alvo são pessoas interessadas em conhecer de perto o projeto e replicar a ação em outros grupos e outras realidades. A atividade vai acontecer nos dias 30 de abril e 2 de maio, presencialmente, na Sala Multiuso do Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/n – São Paulo / SP), das 14h às 17h. Para participar, é preciso se inscrever, gratuitamente, pelo Sympla. Nos dois encontros, serão apresentados o histórico do projeto DePara, sua metodologia e repercussão junto às pessoas atendidas. Os encontros serão apresentados pela artista visual e educadora Carmen Garcia, parceira na concepção do projeto, que vai compartilhar sua experiência com esta atividade. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/04/2024

Fábio Carsalade | © Mario ULyssesO escritor e pesquisador Flávio de Lemos Carsalade é o convidado do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento do livro Civilização e liberdade: diálogos entre França e Minas Gerais na arquitetura e no urbanismo (Autêntica). O evento acontece nesta quinta-feira (25), a partir das 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira (Praça da Liberdade, 21 – Belo Horizonte / MG). A entrada é gratuita. Civilização e liberdade: diálogos entre França e Minas Gerais na arquitetura e no urbanismo explora três séculos de intercâmbio cultural, arquitetônico e urbanístico entre Minas Gerais e França. Organizado por Flávio de Lemos Carsalade, o livro traz uma série de estudos sobre como as ideias de liberdade, inspiradas pelo Iluminismo francês, e os conceitos de civilização moldaram profundamente a capitania de Minas do Ouro e, posteriormente, o estado de Minas Gerais. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/04/2024

Caravana Editorial promove intercâmbio de mais de 40 autores para intercâmbio cultural em Buenos Aires e promove o lançamento de obras em espanhol e participa também da Feira do Livro de Buenos Aires. Entre os dias 24 e 28 de abril, a Caravana Editorial reune autores de todo o Brasil para uma série de debates e para o lançamento de suas obras traduzidas para o espanhol. A celebração da literatura brasileira acontecerá na livraria da editora, a Caburé Libros, em San Telmo. O intercâmbio cultural está em sua 4ª edição e já faz parte do calendário anual da Caravana, com foco na expansão da editora a partir da distribuição das obras dos seus autores pela América Latina. Haverá, ainda, participação dos autores na Feira do Livro de Buenos Aires, no pavilhão do Brasil, a convite da Embaixada Brasileira.Caravana Editorial promove intercâmbio de mais de 40 autores para intercâmbio cultural em Buenos Aires e promove o lançamento de obras em espanhol e participa também da Feira do Livro de Buenos Aires. Desde ontem (24) até o dia 28 de abril, a Caravana Editorial reune autores de todo o Brasil para uma série de debates e para o lançamento de suas obras traduzidas para o espanhol. A celebração da literatura brasileira acontecerá na livraria da editora, a Caburé Libros, em San Telmo. O intercâmbio cultural está em sua 4ª edição e já faz parte do calendário anual da Caravana, com foco na expansão da editora a partir da distribuição das obras dos seus autores pela América Latina. Haverá, ainda, participação dos autores na Feira do Livro de Buenos Aires, no pavilhão do Brasil, a convite da Embaixada Brasileira. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 25/04/2024

Em meio ao turbilhão da vida, a autora Pema Chödrön conduz o leitor por uma jornada de autoconhecimento e aceitação, revelando os segredos para viver com tranquilidade, alegria e compaixão, mesmo diante da incerteza e da constante mudança que permeia os dias. Em sua obra Como vivemos é como morremos (Gryphus, 248 pp, R$ 69,90), a autora compartilha a sabedoria sobre como abraçar os términos e os começos com curiosidade e abertura, preparando-nos para a morte não com medo, mas com coragem e aceitação. Os ensinamentos sobre os bardos, termo tibetano que aborda os estados de transição entre esta vida e a próxima, revelam-se poderosos e relevantes em cada momento de nossas vidas. Além disso, Pema oferece métodos práticos para transformar as emoções desafiadoras em um caminho de despertar e amor, capacitando-nos a enfrentar a vida e a morte com serenidade e compaixão. A quarta capa é assinada pela renomada autora, doutora especialista em cuidados paliativos Ana Cláudia Quintana Arantes.

PublishNews, Redação, 25/04/2024

A maior especialista em organização do Brasil, Sueli Rutkowski, retorna às livrarias com a obra Arrume a sua vida (Academia, 176 pp, R$ 59,90). Depois do sucesso da série Dicas incríveis – somando mais de 100 mil exemplares vendidos –, o novo livro da consultora é um guia completo de organização para auxiliar no planejamento em todos os âmbitos da vida cotidiana. A autora reúne toda a experiência de mais de 40 anos e oferece técnicas facilitadoras de planejamento, limpeza, alimentação e bem-estar. De maneira didática e direta, a obra contém mais de 150 dicas práticas e ilustradas para facilitar o dia a dia e ter uma rotina mais organizada. Para Sueli, otimizar o tempo é o caminho para que a vida se transforme em algo leve, feliz e tranquilo. A cada capítulo, a consultora ensina a buscar o amor-próprio; fazer mudanças na rotina para uma vida mais descomplicada; como organizar áreas pessoais, domésticas e profissionais; ter uma vida mais equilibrada e saudável com exercícios físicos e receitas de pratos rápidos; como fazer um planejamento financeiro; desenvolver o hábito da leitura, entre outras.

PublishNews, Redação, 25/04/2024

Em Lições de um estoico (Citadel, 304 pp, R$ 63,90 - Trad.: Willians Glauber), o premiado autor Mark Matousek revela como a sabedoria atemporal de Ralph Waldo Emerson pode nos ajudar com os problemas que enfrentamos hoje. O “estoico original” da América confrontou muitas das questões que temos diante de nós, desde a polarização às notícias falsas, dos políticos corruptos e do materialismo desenfreado ao flagelo do racismo. Matousek explica que o caminho de autossuficiência de Emerson pode melhorar radicalmente a sua qualidade de vida. Também conhecido como Oráculo da Concórdia, ele enfatizou o autoconhecimento e a atenção plena como caminhos para a felicidade, tal como os estoicos antes dele. À medida que o mundo descobre mais uma vez o poder do estoicismo, Matousek mostra por que a visão de Emerson, cujos princípios são universais, é precisamente o remédio de que precisamos hoje. O filósofo incentiva os leitores a abandonarem convenções e banalidades e a despertarem para seus maiores potenciais.

PublishNews, Redação, 25/04/2024

Por meio de uma narrativa e de relatos – fruto de mais de 20 anos de prática como astrólogo e terapeuta, a obra de André Mantovanni - ...Enquanto a Felicidade Não Vem... (Cultrix, 304 pp, R$ 44,90) - mergulha, ainda que de forma alinhada ao viés poético e literário do autor, em questões universais que os leitores enfrentam em algum momento de sua vida. Questionamentos como: O que é a felicidade? Como podemos encontrá-la? Ela realmente está ao nosso alcance? Ou na realidade só é conseguida por meio de um tortuoso, porém gratificante, caminho de autoconhecimento? - estão presentes na obra. Longe de se propor a oferecer respostas prontas, Mantovanni convida o leitor a questionar as próprias concepções sobre a felicidade, e o guia por um caminho de reflexão e transformação, incentivando-o a explorar os desconhecidos da alma em busca da verdadeira realização da alma. Partindo de suas próprias experiências e reflexões, o autor desafia a questionar as concepções preestabelecidas sobre a felicidade e a abraçar uma nova forma de encarar a vida, por meio de um texto reflexivo e cheio de citações poéticas.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.