Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 17/04/2024
A Feira Internacional do Livro de Bobotá (FILBo) inicia nesta quarta (17) sua 36ª edição. Tendo o Brasil como país convidado de honra, o evento contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que inauguram - ao lado do presidente da Colômbia, Gustavo Petro - o pavilhão brasileiro. Com 3.600m², o espaço foi desenvolvido pelas agências Farm House of Creativity e Prado e sua abertura marca o início das festividades e do intercâmbio cultural entre os dois países. As participações dos presidentes e a presença de diversos ministros brasileiros reforçam a importância da feira para as relações culturais e comerciais entre o Brasil e a Colômbia. O Pavilhão Brasileiro na FILBo oferece uma imersão nos diversos biomas do Brasil e celebra sua diversidade cultural, com especial destaque para a Amazônia, que também é parte do território colombiano. O espaço contará com exposições variadas, homenagens a escritores contemporâneos brasileiros, exibições de conteúdo audiovisual e uma série de oficinas. A expectativa é de que o Pavilhão Brasileiro, um dos mais visitados da feira, atraia cerca de 50 mil pessoas por dia, contribuindo significativamente para o total de mais de 600 mil visitantes esperados durante o evento. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 16/04/2024
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Governo da Colômbia anunciaram nesta terça (16) que a Colômbia será o país convidado de honra da 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada entre os dias 6 e 15 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento reunirá os principais players do setor literário, tanto nacionais quanto internacionais, incluindo editoras, livrarias e distribuidoras e pretende superar as expectativas de mais de 660 mil visitantes. O anúncio ocorreu na sede do Ministério das Culturas, na Colômbia, e contou com a participação de Sevani Matos, presidente da CBL; Margareth Menezes, ministra da Cultura do Brasil; Juan David Correa, ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes e Paulo Estivallet de Mesquita, Embaixador do Brasil na Colômbia. Vale lembrar que o Brasil também é o país convidado de honra da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo) que inicia sua programação nesta quarta (17). Em continuidade ao sucesso da edição anterior, que homenageou Portugal durante as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, a escolha da Colômbia como convidada de honra deste ano destaca a rica diversidade cultural e literária que a América Latina tem a oferecer. A Colômbia será homenageada com uma área de 300m² dentro da Bienal do Livro de SP, onde uma série de atividades culturais e de negócios serão realizadas. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 17/04/2024
O Prêmio Catavento – Livreiro e Livraria do Ano recebe inscrições até o dia 21 de abril (domingo). Realizado em parceria com a Catavento Distribuidora, o prêmio pretende prestigiar um dos elos mais importantes da cadeia do livro: as livrarias. A ideia central do Prêmio Catavento – que conta com a parceria da Bookinfo, Konekta e Literárius – é reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país. Para isso, o Prêmio Catavento é dividido em duas categorias: Livraria Destaque e Livreiro do Ano. Para a categoria Livraria Destaque é preciso que a livraria tenha mais de um ano de existência. Na inscrição, também é necessário enviar um breve argumento explicando o que torna a livraria diferente das outras e apresentar qualquer projeto inovador ou de incentivo à leitura que a loja tenha colocado em prática nos últimos meses. Para se inscrever é necessário preencher este formulário. Já a categoria Livreiro do Ano tem o objetivo de dar protagonismo a esse profissional que movimenta a cadeia do livro na ponta. Os inscritos devem ter mais de um ano de experiência como livreiro e, no ato da inscrição, indicar contatos de referência, cases e histórico profissional, além de canais profissionais sobre o livro, caso possua. Clique no Leia mais para conferir os detalhes completos de cada categoria.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 17/04/2024
Dezessete de abril de 2024 marca a data de dez anos da morte de Gabriel García Márquez, em 2014. Além de vencedor do Nobel de Literatura em 1982, o autor colombiano é celebrado como autor de escrita e escolha vocabular única. Em março de 2024 foi lançado Em agosto nos vemos (Record), livro póstumo que o autor afirmou publicamente "querer destruir" - aproveitando a deixa, o PN fez três perguntas para Eric Nepomuceno, que traduziu a obra para o português. O lançamento póstumo entrou também para a lista de Mais Vendidos do PublishNews em março deste ano. A editora Record compartilhou com o PN uma comparação das obras de García Márquez de março de 2024 com as vendas de março de 2023. Sem considerar as vendas de Em agosto nos vemos, os demais títulos do autor tiveram um aumento de 101,5% no período analisado. Clique no Leia mais para ler a lista na íntegra.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 17/04/2024
O jornalista, autor e tradutor Eric Nepomuceno foi o responsável pela tradução do livro póstumo de Gabriel García Márquez, Em agosto nos vemos (Record), lançado em março deste ano. Além de García Márquez, ele traduziu para o português obras de Julio Cortázar, Eduardo Galeano, Juan Carlos Onetti, entre outros. O novo livro de Gabo teve seu lançamento cercado de discussões porque o autor afirmou publicamente que tinha desejo de destruir a obra, que a história "não funcionava" e estava cercada de erros. Em agosto nos vemos conta a história de Ana Magdalena Bach que, todo ano, pega uma barca em direção a uma ilha caribenha para colocar flores no túmulo de sua mãe. As visitas de Ana ao túmulo da mãe começam a ter outros rumos quando ela aceita o convite de um desconhecido para ir ao bar. Ela então é confrontada com seus medos e desejos. Eric Nepomuceno respondeu a três perguntas do PublishNews. Clique no Leia mais para ler a entrevista.
PublishNews, Redação, 17/04/2024
O Grupo Summus está à procura de um assistente de marketing e eventos para auxiliar no planejamento, execução e controle de ações de marketing para divulgação institucional e dos livros. As funções ainda incluem a participação na administração, na criação de conteúdo e no planejamento em mídias sociais; auxiliar no planejamento e organização de eventos; manter contato com autores para planejamento de sessões de autógrafo e outras ações; interface com fornecedores; elaboração e produção de releases comerciais, além de auxiliar na produção de material de apoio ao departamento de vendas; gestão de mailings e envio de e-mail marketing; fazer a interface com a assessoria de imprensa; envio de livros e releases para Imprensa; controlar o estoque de divulgação; executar demais tarefas de rotina administrativa do departamento. Estão entre os requisitos formação superior ou cursando graduação na área de comunicação; experiência recente mínima de um ano no mercado editorial na área comercial ou marketing; domínio do pacote Office; excelente comunicação verbal e escrita; trabalhar bem em equipe; disponibilidade para participação em eventos (dentro e fora de SP); e experiência com redes sociais. Desejável conhecimento em programas de criação de arte e peças promocionais e disponibilidade imediata para trabalho híbrido. Os interessados devem enviar currículos até o dia 22 de abril com pretensão salarial para o e-mail rh@gruposummus.com.br, colocando no assunto “Assistente de Marketing e Eventos 2024”.
PublishNews+, Redação, 17/04/2024
O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – divulga mais dois editais. O primeiro deles tem como objeto a contratação de empresa especializada para fornecimento fracionado de material bibliográfico novo e nacional, constituído de livros necessários à atualização e à complementação do acervo da rede de equipamentos (bibliotecas, pontos de leitura e bosques de leitura) de uma Coordenação Municipal. A disputa ocorre dia 2 de maio e o valor chega a R$ 220 mil. O segundo edital visa a contratação de empresa especializada para o fornecimento de livros didáticos do ensino fundamental anos iniciais e finais e livros didáticos para educação infantil. O pregão está marcado para 22 de abril. O valor do edital ultrapassa R$ 616 mil. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.
PublishNews, Redação, 17/04/2024
O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana são mais três novidades, todas da Ases da Literatura e seus selos: Em Nick descobre - Distâncias e aconchegos (Asinha), escrito por Maurilene Bacelar, o leitor é convidado a refletir sobre a natureza dos nossos vínculos, a importância do cuidado mútuo e a verdadeira essência do amor. Já Alena Existe (Novos Ases), é o novo livro do autor Roger Dörl. Ao mesmo tempo em que oferece uma emocionante história, a obra também promove uma reflexão profunda sobre o mundo em que vivemos e o impacto das novas tecnologias em nossa sociedade. E em A cartinha de Deus (Ases da Literatura), o leitor conhece a história de Nina Freitas, uma jovem cheia de planos e sonhos que teve sua vida completamente transformada aos 13 anos de idade pela distonia, uma doença rara e desafiadora. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
|
“Os poetas são como os pássaros: a menor coisa os faz cantar.”
Escritor francês
(1768-1848)
1.
|
Café com Deus pai - 2024
|
2.
|
Passos pequenos, sonhos grandes
|
3.
|
Força, fortaleza!
|
4.
|
Negócios com propósito: impacto e lucro lado a lado
|
5.
|
Intoxicação digital
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
7.
|
O ciclo original
|
8.
|
A cada passo
|
9.
|
Em agosto nos vemos
|
10.
|
Tudo é rio
|
|
|
PublishNews, Felipe Sali*, 17/04/2024
Eu fazia alguns trabalhos como freelancer da editora Abril em 2015 quando anunciaram que a revista Capricho, uma publicação voltada para o público adolescente, deixaria de imprimir a revista em papel e voltaria suas forças para o portal e vídeos. Na comoção dos fãs na caixa de comentários do post, nunca esqueci das palavras que eles usaram para definir sua relação com a revista. “A Capricho era um momento de silêncio que eu tinha” e “vou sentir falta de usar a revista para me desconectar um pouco do celular e apenas ler uma matéria inteira” eram duas das lamentações frequentes. No Skoob e Goodreads, aplicativos de avaliação de livros, os leitores mais jovens também possuem algumas observações em comum. Livros com menos de 250 páginas são constantemente acusados de serem “muito curtos”, enquanto mesmo os mais longos cometem os pecados de serem “muito corridos em algumas partes” ou “não darem tempo de gostar dos personagens” e por aí vai. A resenha de um dos meus livros, Não me olhe assim, de 111 páginas, tem o comentário: “por ser um livro com poucas páginas, imaginei que teria uma escrita merda”. Esses dois exemplos de leitores se fazendo ouvir mostram uma dissonância muito clara entre o que um adulto acredita que um jovem busca na leitura e o que ele mesmo está nos contando com todas as palavras. Clique no Leia mais para acessar a íntegra deste artigo.
PublishNews, Redação, 17/04/2024
A Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF) chega à sua 5ª edição contribuindo para fortalecer o cenário literário na Bahia. De 16 a 19 de maio, a vila situada no distrito de Mata de São João (BA), recebe esse evento que já está inserido no calendário local. Serão quatro dias de uma imersão sob o tema Dentro do mar tem rio - narrativas e memórias percorridas pelas águas. A 5ª FLIPF vai para os principais espaços da Praia do Forte e convida o público a desbravar autores e obras, livros e histórias, inspiradas nas águas que banham o nosso imaginário. Das fronteiras percorridas e contornadas pelas águas, flui um universo de palavras umidificadas pela sensibilidade dos autores, da Bahia, do Brasil e de outros continentes, que serão convidados a embarcar na programação da Festa. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 17/04/2024
Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e o Dia Mundial do Livro (23/04), a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – realiza a ação cultural Semana do Livro na Biblioteca Nacional, nos dias 18, 19, 24, 25 e 26 de abril, das 10h às 17h, na sede da FBN na Cinelândia (Av. Rio Branco, 219), Centro do Rio. Durante o evento, os visitantes serão convidados a se expressarem deixando uma mensagem em troca de um livro. Ao todo, serão distribuídos 4 mil livros editados pela própria Biblioteca Nacional (BN) - do romance à poesia, de ensaios temáticos à literatura infantil. Na entrada da BN, haverá um totem onde os visitantes poderão escrever recomendações de leitura, mensagens, poemas, desenhos, símbolos, pensamentos ou quaisquer outras formas de expressão por meio da escrita. “Coletaremos pensamentos e celebraremos manifestações por onde o ser humano se eleva e se realiza. A iniciativa é pensada para estimular a reflexão e recolher ideias sobre a relação entre cultura e sociedade”, afirma Verônica Lessa, coordenadora do Centro de Cooperação e Difusão da FBN.
PublishNews, Redação, 17/04/2024
Questões incendiárias (Rocco, 516 pp, R$ 134,90 – Trad.: Maira Parula) é uma coleção de ensaios – engraçados, eruditos, infinitamente curiosos, estranhamente proféticos – e que busca respostas para questões incendiárias. O que está por trás da vontade de contar histórias, o que se pode doar da subjetividade sem desaparecer, como o ser humano pode continuar a viver no planeta, o que é justo e o que zumbis têm haver com o autoritarismo? Em mais de 50 textos escritos no período entre 2004 e 2021, Margaret Atwood apresenta na obra, sua reflexão e humor para o mundo e relata aos leitores o que encontra. O período de altos e baixos abordado nesta coleção trouxe uma conclusão para o fim da História, uma crise financeira, a ascensão de Donald Trump e uma pandemia. De dívidas à tecnologia, da crise climática à liberdade, de quando dar conselhos aos jovens (resposta: apenas quando forem solicitados) a como definir a granola, não existe melhor autora para questionar os variados mistérios da existência humana.
PublishNews, Redação, 17/04/2024
Assim que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, Albert Camus escreveu a seu antigo professor em Argel, sem o qual, segundo o próprio Camus, nada disso teria lhe acontecido. Em Caro professor Germain (Record, 96 pp, R$ 59,90 – Trad.: Ivone Benedetti), são reunidas pela primeira vez cartas que Albert Camus e Louis Germain trocaram ao longo dos anos, repletas de carinho e admiração mútuos. Além disso, o livro contém o texto A escola, de O primeiro homem, romance inacabado de Camus no qual Germain é a inspiração para o personagem Bernard, um professor severo, rigoroso, mas, acima de tudo, extremamente afetuoso e apaixonado pelo magistério. Caro professor Germain é uma homenagem à relação de gratidão e carinho entre um aluno e seu professor e um testemunho inspirador do poder de mudança da educação.
PublishNews, Redação, 17/04/2024
O mago, o santo, a esfinge (Todavia, 248 pp, R$ 89,90) é um compilado de ensaios que traz três conhecidos escritores para o centro da análise: Paulo Coelho, Manuel Bandeira e Clarice Lispector. Tendo por referência, entre outros, Pierre Bourdieu e Erving Goffman, e uma forte tradição local de sociologia da cultura, o autor Fernando Pinheiro examina não apenas a obra publicada dos três, mas também seus depoimentos, suas memórias e sua trajetória concreta. Seu foco é indagar como se construiu, em cada uma das trajetórias, a figura de escritor(a), e como cada um(a) lidou com a imagem pública que lhe tocou viver. Trata-se de três casos bastante diversos, que não se conectam nem por geração, nem por um mesmo gênero textual dominante, nem mesmo na relação que cada um estabeleceu com sua imagem pública, resultante tanto de sua deliberada ação quanto das expectativas e demandas em torno de si. Mas que se avizinham, porque, para além dessas diferenças, os três representam casos notáveis de relação entre o plano das convicções, expresso em textos e entrevistas, e o fundo social em que repousa o valor atribuído à literatura, ao autor, aos livros.
PublishNews, Redação, 17/04/2024
Partindo de aforismos, correspondências e ensaios sobre escrita e literatura nos tempos modernos, a argentina radicada na França Ariana Harwicz investiga, nesta obra de não ficção, os padrões duplos e a natureza enganosa que por vezes circundam a criação artística na atualidade. Com forte cunho pessoal, O ruído de uma época (Instante, pp, R$ 69,90 – Trad.: Silvia Massimini Felix) é um convite à observação do mundo das artes a fim de desmascarar as aparências com um olhar desafiador que oferece resistência e desobediência à postura pública. Mas é também, assim como os romances da escritora, uma defesa corajosa da liberdade pessoal e artística. Comparada a Virginia Woolf, Sylvia Plath, Clarice Lispector e Nathalie Sarraute, Harwicz tem se firmado como uma das figuras mais radicais da literatura contemporânea. Neste livro, ela lança ao leitor importantes reflexões para que, de alguma forma, ele também participe do que está sendo debatido, concordando ou não com as ponderações propostas. Afinal, não há nada mais crucial nos dias de hoje do que uma leitura que nos faça refletir.
|
|
|