Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 03/04/2024
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 03/04/2024

O sucesso de Café com Deus Pai (Editora Vélos) furou a bolha dos livros religiosos – geralmente vendidos em livrarias especializadas e lojas anexas a igrejas e templos – e alcançou as livrarias comuns, lojas virtuais e o próprio site da editora, criada pelo pastor Junior Rostirola, natural de Itajaí (SC) e autor do livro, para lançar a edição de 2024. Ainda no ano passado, a edição com a Editora Vida se tornou a mais vendida do ano nas livrarias contabilizadas na Lista de Mais Vendidos do PublishNews. O diário devocional é o grande vencedor do Prêmio PublishNews 2024 de livro mais vendido do ano, e sua nova edição é o líder isolado da Lista em 2024, já contando com 120 mil exemplares vendidos apenas nas 39 lojas contabilizadas pelo PN. O número é uma fração das vendas totais do livro, comercializado pela nova Editora Vélos – segundo a casa, o número total de exemplares vendidos até o momento já ultrapassou dois milhões. É bom lembrar que três categorias do Prêmio PublishNews estão com as inscrições abertas: Profissional de Marketing e Vendas do Ano, o Prêmio Skeelo de Inovação do Ano e o Prêmio Catavento, voltado para livrarias e livreiros. Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio PublishNews. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 03/04/2024

O espaço ocupado pela Livraria Cultura em Porto Alegre, no Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80 - Passo d'Areia – Porto Alegre / RS), será ocupado em breve pela Livraria Santos – que tem outras 17 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Cultura encerrou suas atividades no shopping em março. Desde o lançamento do espaço Book Hall, em setembro de 2023, a Livraria Cultura permanecia atendendo no mezanino da loja. Porém, o espaço, que possui aproximadamente 120m², foi desocupado para a entrada da Livraria Santos, que deve iniciar a sua operação no local em breve. O Book Hall, administrado pela AIRAZ, gestora do shopping, é um espaço que oferece atuação colaborativa com players do mercado editorial, e disponibiliza ao público um portfólio com mais de cinco mil títulos, entre obras nacionais e internacionais, de livros de ficção e não ficção, incluindo literatura infantil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Jaime Mendes, 03/04/2024

No início era a memória. Quando comecei a trabalhar com livros em 1981 não existia o uso da palavra “metadados” no mercado do livro. Porém, isso não quer dizer que os metadados não existissem. Eles já estavam lá. Este artigo/crônica tem por objetivo ressaltar a importância de se ter os metadados disponíveis para os vários segmentos do mercado. Aproveito para fazer uma pequena linha do tempo histórica e mostrar como a necessidade, e as mudanças no mercado do livro, criaram as condições para termos, hoje, os metadados organizados e disponibilizados por empresas que prestam esse serviço. No início dos anos 1980 o acesso aos metadados do livro era propiciado pelos vendedores pracistas das editoras e das distribuidoras. Semanal, quinzenal ou mensalmente, visitavam as principais livrarias para mostrar os lançamentos e tirar os pedidos. Em alguns casos levavam o exemplar físico, mas também, dezenas e dezenas de capas que carregavam nas suas pesadas mochilas e pastas comerciais. Alguns, mais safos, plastificavam pequenas imagens/fotos das capas e as colocavam em pastas organizadoras de tipo catálogo. E era um virar de páginas para ver todo aquele acervo, que não acabava mais. Eram tempos de um a dois lançamentos por editora, por mês. Nas editoras, um dos grandes investimentos na divulgação dos seus livros, era concretizado nos catálogos impressos. Os jornais eram outra fonte de acesso aos metadados. Clique no Leia mais para acessar a íntegra deste artigo.

PublishNews, Beatriz Sardinha, 03/04/2024

Suspense escrito por Raphael Montes chega aos cinemas nesta quinta (04) © Divulgação

Uma família feliz é uma adaptação da obra homônima escrita por Raphael Montes e dirigido por José Eduardo Belmonte. A estreia do filme nos cinemas ocorre nesta quinta-feira (4) e tem como protagonistas Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini em um suspense que retrata uma série de pequenas violências reproduzidas de forma "escondida" no ambiente doméstico. A história original e o roteiro do longa são do escritor Raphael Montes, autor de Bom dia, Verônica, Uma mulher no escuro, Dias perfeitos e Suicidas, publicados pela Companhia das Letras, que estreia no filme como diretor-assistente. O argumento também deu origem ao livro homônimo, lançado recentemente pela Companhia das Letras e que figura na lista de mais vendidos do PublishNews. O filme estrelado por Grazi Massafera e Reinaldo Gianecchini trata da vida de uma família "margarina" de classe média, que tem a vida cercada por um condomínio. Essa família, aparentemente feliz e funcional, começa a ter suas estruturas abaladas após o nascimento do terceiro filho do casal. O marido de Eva (Massafera), Vicente (Gianecchini), tivera duas filhas gêmeas em um outro relacionamento, que terminou de forma trágica por conta de um acidente. Eva passa por um período de depressão pós-parto, com problemas de sono. A situação na casa se agrava quando os pais notam que as crianças apresentam machucados na pele, e a relação de confiança entre Vicente e Eva é testada. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/04/2024

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana são mais três novidades. A primeira é Portais de Nemeton, de Anne Hübner. A história se passa na pacata Bergdorf e acompanha Arthur. Desde o desaparecimento dos seus pais, sua avó não permitia que ele pudesse ter uma infância como outra criança qualquer. Mas tudo isso muda, quando, na véspera do dia de São Nicolau, ele consegue realizar seu maior desejo. A partir deste dia, ele acaba atraindo a atenção das forças malignas do Untergart e sua avó não pode mais esconder que ele possui algo único, capaz de mudar definitivamente os rumos da magia. Então ele embarca em uma viagem para encontrar seus pais, numa trama onde o fantástico se mistura com o cotidiano. A autora Lily Winny, estudante de belas artes e contadora de histórias, presenteia os leitores com a obra Biblioteca Sinefine: O segredo bem guardado. Publicado pela Editora Asinha, a trama gira em torno da biblioteca mais interessante e secreta do mundo, a Biblioteca Sinefine. E ainda no universo da literatura infantil, a autora Mille Torres conta uma história tocante e envolvente em seu mais recente livro. Com o título, Lucas e Léo Camaleão em: aprendendo com as diferenças, a obra - ilustrada por Willian Veiga - descreve o emocionante aniversário de Lucas, repleto de surpresas e aprendizados. Na trama, Lucas descobre que seu querido amigo Pedro, que não via desde a mudança dos pais deste para outra cidade, fará parte da festa. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 03/04/2024

A Folhas de Relva Edições, criada pelo editor Alexandre Staut há seis anos, com foco na literatura brasileira contemporânea, acaba de ganhar um novo selo, Caminhos de Relva, com livros sobre empreendedorismo, autodesenvolvimento e espiritualidade. A primeira obra do novo selo já está no forno: Caminhos abertos: Como viajar o mundo me ensinou a empreender, de Ricardo 'Riq' Lima. O livro nasceu da seguinte pergunta: “Será que todos nós nascemos verdadeiramente livres?” A partir desta questão, Riq convida o leitor a conhecer a sua trajetória desde a infância vivida em um típico lar de classe média paulistana, cheio de cobranças e expectativas, até se tornar um dos empreendedores mais inovadores do país na atualidade. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/04/2024

Evento acontece hoje (03), em Pinheiros © DivulgaçãoNesta quarta-feira (3), Martinho da Vila participa de evento no Sesc Pinheiros (Rua Pais Leme, 195 – São Paulo / SP) a partir das 19h, para marcar o lançamento de sua obra Martinho da Vida (Planeta), na qual revisita memórias. O músico vai conversar com Julio Maria, jornalista, crítico de música e biógrafo, e Kelly Adriano, cientista social, educadora e gestora cultural. Haverá também um pocket show de Nega Duda e sessão de autógrafos. Em um resgate das memórias, o cantor e compositor apresenta a própria história, misturando recursos literários da ficção com autobiografia. De maneira poética, Martinho relembra passagens importantes da vida e revela fatos nunca contados nas inúmeras entrevistas que deu durante a longa carreira artística. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 03/04/2024

O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – traz mais dois editais visando a aquisição de obras literárias. O primeiro tem como objeto a abertura de processo licitatório para futura e fracionada aquisição de livros para a Educação Infantil e Fundamental de um município. O pregão está marcado para 17 de abril e o valor chega a R$ 212.021,35. O segundo edital visa a aquisição de 312 títulos de diferentes editoras e quantidades. A disputa ocorre no dia 4 de abril e o valor chega a R$ 349.961,45. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.

“O historiador e o poeta pode fazer-se agricultor, mas um dia lá se lhe converte o arado em pena, e as musas voltam a ocupar o lugar que se lhes deve.”
Machado de Assis
Escritor brasileiro (1839-1908)
1.
Café com Deus pai - 2024
2.
Inove para ser único
3.
Saúde do Reino
4.
O ciclo original
5.
Alma ferida, alma curada
6.
Em agosto nos vemos
7.
Mais esperto que o diabo
8.
Uma família feliz
9.
O avesso da pele
10.
A biblioteca da meia-noite
 
PublishNews, Redação, 03/04/2024

O Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler terá novidade para a edição de 2024. A premiação, que reconhece o que de melhor vem sendo produzido pela indústria gráfica paulista, abrangerá dois novos segmentos para este ano: Impressão Serigráfica e Sustentabilidade Ambiental. Além disso, foram anunciadas nove novas categorias. As gráficas interessadas podem se inscrever até dia 24 de maio. Podem concorrer peças gráficas que foram criadas em plantas localizadas no Estado de São Paulo, produzidas no período de 16 de março de 2023 a 15 de março de 2024. Os três produtos com melhor avaliação (maiores notas) em cada categoria do Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler serão automaticamente inscritos no Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, preferencialmente na mesma categoria, quando houver correspondência. Para saber mais e se informar sobre todos os detalhes, acesse: https://premiopaulista.com.br/. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/04/2024

Fernanda Ribeiro © Thiago PompeiaO romance Cantagalo, escrito pela mineira Fernanda Teixeira Ribeiro, foi a obra vencedora do 9º do Prêmio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. O resultado foi divulgado nesta semana e, como prêmio, a brasileira terá sua obra publicada em Portugal pela editora Guerra e Paz e participará como convidada do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, em Cabo Verde, além de receber 3 mil euros em dinheiro. Cantagalo narra a trajetória de uma família mineira do começo do século 20, marcada por um casamento arranjado incomum: mulher branca do baronato do café e filho de escravizada. Em ordem não-cronológica, a obra vai e vem na história do casal, das suas descendentes e dos seus agregados para se aprofundar nos desdobramentos sociais e psíquicos da forma social escravista e do patriarcado, feridas abertas do período em questão e que permanecem nos dias atuais. A obra ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 03/04/2024

A editora Degustadora de Histórias abriu um concurso literário com o objetivo de premiar obras inéditas, em língua portuguesa, nas categorias romance literário e novela literária. Os interessados devem enviar uma ou mais obras inéditas para o e-mail adegustadoradehistorias@adegustadora.com.br, até o dia 05 de maio. A definição da quantidade de caracteres ou páginas para o romance ou novela ficará a critério de cada autor bem como a adequação a cada gênero/forma literária, sendo que essa adequação será um dos critérios da comissão julgadora. O resultado do Concurso Literário será divulgado no dia 7 de julho, a partir das 14h, nas redes sociais da Degustadora de Histórias. O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada, de forma impressa, pelo selo Ópio Literário, com projeção nacional e com os direitos autorais fixados em 20% sobre o valor de capa do livro. O livro será publicado em capa dura e em capa brochura. Além da publicação, os vencedores receberão um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 1 mil que será depositado na conta indicada pelo autor. O edital completo você encontra clicando aqui.

PublishNews, Redação, 03/04/2024

Neste livro, o psicanalista Gilson Iannini parte de uma pergunta aparentemente banal: o que significa ler Freud hoje, em pleno século XXI? Diante das novas formas de subjetividade, de novos usos dos corpos, de novas formas de sofrimento e de novas tecnologias, a psicanálise não seria uma obsoleta peça de museu? Estaria a psicanálise à altura das exigências da contemporaneidade? O autor se fundamenta em experiências concretas para propor uma definição minimalista de psicanálise, condizente com o século XXI, mas sem ceder a modismos. Aborda temas sensíveis, como sexo, raça e classe; desloca lugares comuns do ensino de psicanálise, e também de sua crítica; ajuda a desmontar falsas dicotomias, como a que separa natureza e cultura. Mostra que a meta de uma análise nunca foi a de devolver ao sujeito as capacidades de “amar e trabalhar”, mas de curtir/fruir/gozar e produzir/realizar. De sonhos à inteligência artificial, Freud no século XXI (Autêntica, 344 pp, R$ 79,80) oferece ao leitor um panorama inovador da psicanálise e de sua interface com os saberes contemporâneos.

PublishNews, Redação, 03/04/2024

Confrontado com a própria mortalidade aos 70 anos, o escritor e psiquiatra Irvin D. Yalom, renomado por sua abordagem psicoterápica existencial e humanística, decidiu que passaria seu conhecimento e experiência para as gerações futuras. Desse ímpeto, nasceu Os desafios da terapia (Paidós, 304 pp, R$ 79,90 - Trad.: Diego Franco Gonçales). Clássico atemporal, o texto tornou-se sucesso pelo uso de histórias e exemplos clínicos, ilustrativos das questões apresentadas por Yalom, possibilitando aos leitores explorar a arte e a ciência por trás da prática terapêutica. Agora em nova edição, revista e ampliada, acrescida de novos textos do próprio autor após revisitar o material original, o leitor brasileiro tem a oportunidade de conhecer ou reencontrar o livro que inspirou milhares de leitores, pacientes e terapeutas ao longo das últimas décadas. Uma combinação da experiência clínica de Yalom e seu complexo entendimento do espírito humano, este livro se destina a qualquer indivíduo em busca de uma compreensão mais profunda de si através das complexidades da terapia, essa jornada transformadora que promove, dentro e fora das sessões, genuínas conexões humanas.

PublishNews, Redação, 03/04/2024

No final de abril de 1921, Abram Kardiner havia recebido uma carta de Freud com as seguintes palavras: “Tenho o prazer de aceitá-lo para análise…”. Assim também começa a narrativa das reminiscências de Kardiner sobre o período em que esteve em análise com Freud, em Viena. Seu relato é uma das narrativas mais consistentes sobre a intimidade de uma experiência analítica com Freud. O autor rememora, de maneira afetiva mas também crítica, essa experiência que mudaria “seu destino e sua existência”, ocorrida cinco décadas antes. Com isso, Kardiner, que se tornaria um dos fundadores da New York Psychoanalytic Institute pouco tempo depois da análise, concebeu um notável documento histórico e clínico. Em sua rememoração em Minha análise com Freud (Quina, 128 pp, R$ 56 – Trad.: Nina Schipper), o leitor acompanha os pensamentos íntimos do autor sobre a sua infância, mas também a escuta sensível de Freud, conduzindo o processo analítico com intervenções precisas e intuitivas. Voltado para um público amplo, o livro “permite espiar, como que por meio de um olho mágico, os bastidores dos primórdios da psicanálise”, nas palavras do psicanalista Rodrigo Lage Leite, que assina o texto de orelha. Já o posfácio de Anat Tzur Mahalel para esta edição destaca o caráter elaborativo do luto na escrita memorialística de Kardiner e as reverberações duradouras de sua análise para sua vida.

PublishNews, Redação, 03/04/2024

Em Uma política da loucura e outros textos (Ubu, 208 pp, R$ 58,90 – Trad.: Anderson Santos), uma reunião dos principais textos do psiquiatra catalão François Tosquelles (1912-1994), o autor destaca tanto seu trabalho pioneiro no campo da saúde mental como seu engajamento na luta antifascista. Mais que um registro da atuação e produção profícuas do autor, a obra – que inclui textos, entrevistas e organização inéditas em português – é uma ferramenta política para a construção de um mundo sem manicômios, em que divisões como são/insano ficarão obsoletas. Além da formação em psiquiatria, Tosquelles fundamentava sua prática clínico-institucional na psicanálise e no marxismo, tendo criado vínculos com figuras como Félix Guattari, Frantz Fanon, Jean Oury, Lucien Bonnafé e Yves Racine. Durante a Guerra Civil Espanhola, elaborou um modelo de cuidado comunitário nos serviços de psiquiatria, integrando pessoas comuns no trabalho com a loucura. Em 1939, exilou-se na França, passando pelo campo de concentração de Septfonds, e na sequência integrou-se ao hospital psiquiátrico de Saint-Alban, que se celebrizou como um refúgio onde exilados políticos, artistas, filósofos e militantes comunistas conviviam com pacientes, médicos, freiras e camponeses. Para Tosquelles, as instituições psiquiátricas deveriam abrir suas portas, estabelecer uma relação com seus entornos e funcionar apenas como lugar de passagem. O objetivo, segundo ele, não seria erradicar a loucura, mas transformá-la, reconhecendo a dependência que o humano tem da própria loucura e potencializando seu valor de libertação. É esse o aspecto fundamental da obra tosquelliana que se vê representado nesta coletânea.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.