Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
|
PublishNews, Guilherme Sobota, 07/07/2023
Entre as 10 novidades na Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta sexta-feira (7), uma variedade de temas e títulos: livros religiosos, sobre tecnologia e de ficção se destacam entre as novas aparições. Apesar dos três primeiros lugares não apresentarem novas obras – A intenção primeira (Civilização Brasileira), de Eduardo Moreira, lidera pela segunda semana seguida – em quarto lugar aparece Novena e festa da Padroeira 2023 (Editora Santuário), assinado pelos missionários redentoristas. Para completar o Top 5 da Lista Geral, também um título novo: O segredo das empresas de sucesso (Gente), de Bruno Soares e Gabriel Leite. No livro, os fundadores da plataforma de gestão de pessoas Feedz refletem sobre os fatores que fazem os colaboradores de uma empresa mais felizes – fatores que são múltiplos, segundo o livro. Ainda na categoria Negócios, outra novidade é Deep Tech e a organização amplificada (Alta Books), de Simon Robinson, Igor Couto e Maria Moraes Robinson, em que os autores fazem uma abordagem multidisciplinar da atual arquitetura digital das empresas. Em Não ficção, a Globo Livros colocou o Box Rita Lee, com as duas autobiografias da cantora (que também permanecem na Lista) e o livro Dropz, com sua produção ficcional. O box vem também com um brinde espacial, um baralho de tarô com ilustrações de Rita. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Talita Facchini, 07/07/2023
Com uma programação que receberá até domingo (9) mais de 100 autores, o segundo dia da 11ª edição do Fliaraxá contou com nomes como Eugênio Bucci, Lucrécia Zappi, Jamil Chade, Sérgio Abranches e Trudruá Dorrico. Para Tom Farias, jornalista, escritor, crítico literário e curador do evento, o segundo dia de festival correspondeu com a ideia central do que o Fliaraxá propõe. Na mesa da qual participou, Tom falou sobre “como usar a história para contar histórias” e dividiu com o público curiosidades sobre seu processo de escrita. “Sempre ando com meu bloco de notas”, disse. Para ele, nem todo mundo consegue contar histórias e passar para o papel aquilo que vê. Na penúltima mesa do dia, Jamil Chade lotou o Auditório 1 ao dividir com o público suas experiências de viagem, falando com refugiados e ouvindo suas histórias. Autor de obras como Política, propina e futebol (Objetiva) e O caminho de Abraão (Planeta), Chade tocou em temas como a questão dos refugiados, a crise humanitária, a seletividade entre os povos necessitados e sobre como não olhamos para os nossos próprios refugiados. O Fliaraxá segue até domingo com sua programação que ainda terá nomes como Jeferson Tenório, Eliana Alves Cruz, Carla Madeira, Itamar Vieira Junior, Kalaf Epalanga, entre outros. Todas a programação tem transmissão on-line e você pode conferir as mesas do dia no canal do festival no YouTube. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta matéria.
PublishNews, Redação, 07/07/2023
Com justiça, os jornais dedicaram grande parte da cobertura da semana à repercussão da morte do dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. Além das homenagens de diversas personalidades como Gilberto Gil e Lula, a Folha de S. Paulo fez uma homenagem ao artista em seu editorial. Um dos diversos textos do jornal é de autoria do cineasta Tadeu Jungle. Os jornais repercutiram também o velório de Zé Celso, realizado no Teatro Oficina ao longo da madrugada desta sexta-feira (7). O Estadão falou sobre como ocorreu o resgate do incêndio e mostrou o depoimento de Marcelo Drummond, viúvo do artista. Na Folha de S. Paulo, no blog Era Outra Vez, Bruno Molinero falou sobre Eu protesto! (Glac), um livro para crianças sobre ocupações, greves, protestos e manifestações. Na Ilustrada, uma entrevista com o escritor colombiano Hector Abad Faciolince, que estava em um restaurante atingido por um míssil na Ucrânia. No Estado de S. Paulo, a reprodução de uma provocação do New York Times sobre o nosso medo da leitura. Também no Estadão, uma reportagem sobre uma nova onda entre influenciadores que lêem em silêncio durante lives na internet. O Globo debateu sobre o #BookTok e sobre como a editora ligada ao TikTok pode afetar fortemente o mercado editorial. Também n'Globo, a coluna de Martha Batalha falou sobre o "fetiche das primeiras edições" e contou o caso da livraria Mystery Pier Books. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Talita Facchini, 07/07/2023
Mais uma brasileira confirmada em Frankfurt: Bebel Abreu, fundadora da editora independente Bebel Books foi a selecionada para o Invitation Programme da Feira do Livro de Frankfurt. O programa foca em editores de países com mercados em desenvolvimento e oferece a editoras pequenas e independentes da África, Ásia, mundo árabe, América Latina e Caribe a chance de participar da Feira para que possam formar redes e atuar no mercado livreiro mundial a médio e longo prazo. Fundada em 2012, a Bebel Books (BbB) é uma editora independente de ilustração, história em quadrinhos, gravura, caligrafia, fotografia e outras expressões gráficas. Com mais de 80 títulos já publicados de autores brasileiros e internacionais, a editora busca sempre preencher o espaço narrativo com conteúdo construtivo e crítico. “Estou muito feliz e honrada em representar o Brasil no programa, que conta com outros 17 participantes dos quatro cantos do mundo. Espero poder falar do trabalho da Bebel Books e da cena da publicação independente no país, e ouvir dos colegas o que tem acontecido em seus países”, disse Bebel ao PublishNews. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 07/07/2023
De julho a novembro de 2023, 72 bibliotecas de 71 cidades do Estado de São Paulo realizam a 15ª edição do programa Viagem Literária, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. São três roteiros com foco na literatura brasileira no século XXI. O programa engloba oficinas virtuais de escrita criativa, realizadas em julho e novembro por profissionais renomados, faz um mergulho no universo da literatura infantil e juvenil com contações de histórias, em agosto, e termina com oficinas e encontros com escritores, em outubro. O eixo da programação é a literatura brasileira contemporânea, que engloba as produções de autoras e autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século XXI, o que inclui tanto escritoras e escritores nascidos ou que tenham publicado/estreado no século XX, quanto aqueles nascidos neste início de milênio. As ações são abertas aos públicos e a programação completa pode ser encontrada aqui. Desde a sua criação em 2008, o Viagem Literária já percorreu 231 municípios paulistas com mais de 3.600 ações. Contou com a participação de 240 grupos de contadores de histórias e escritores, e um público de mais de 364 mil pessoas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 07/07/2023
A Martins Fontes – Selo Martins está à procura de um auxiliar de divulgação e marketing que tenha superior completo, redação própria e experiência prévia. A pessoa contratada cuidará de divulgar o catálogo da editora e filiais nas redes sociais; do disparo de informativos; atualização de site; contato com as escolas para promover livros; participação em eventos e feiras de livros; e disparo de e-mail marketing. Os benefícios da vaga incluem vale transporte, vale refeição e plano de saúde. Interessados devem encaminhar currículos para marcio@emartinsfontes.com.br até 7 de agosto.
PublishNews, Redação, 07/07/2023
A coleção de cartazes Na TáBUA, que agitou a cena cultural brasileira nos anos 2000, agora se transformou em livro pela Lote 42 – e terá lançamento neste sábado (8), na Ria Livraria (Rua Marinho Falcão, 58 – São Paulo/SP), a partir das 17h. Organizado pelos artistas Fabio Zimbres e Paulo Scott, o projeto reuniu imagens e textos literários em pôsteres colados em cafés, bares, bibliotecas e restaurantes. O livro Na TáBUA apresenta todos os cartazes originais, que tiveram a participação de mais de 90 artistas como: Laerte, Glauco Mattoso, Alice Sant’Anna, Andréa del Fuego, Bruna Beber, Carla Barth, Carol Bensimon, Carola Saavedra, Ivana Arruda Leite, Marcia Tiburi, Chacal, Daniel Galera, Adão Iturrusgarai, Marçal Aquino, Luiz Ruffato, Reinaldo Moraes, Xico Sá, Ronaldo Bressane, Marcelino Freire, e outros. "O mais bacana do projeto foi mesmo poder convidar artistas que estavam no início de carreira (alguns eram completamente desconhecidos) e que depois viriam a se tornar grande referências", diz Scott na apresentação do livro. Na TáBUA captura uma afinidade entre os blogs da internet pré-redes sociais com os fanzines das décadas anteriores. Criou uma rede de artistas, difundindo trabalhos, chegando ao público pregado nos muros e paredes. "Vem do zine, vai pro blog e volta para o físico", afirma Zimbres. Editado pela Lote 42, o livro preserva a íntegra das publicações, incluindo a dimensão. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews+, Redação, 07/07/2023
O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – traz dois editais: um para serviços editoriais e outro visando a aquisição de livros didáticos. O primeiro, com pregão marcado para 11 de julho, tem como objetivo a contratação de empresa gráfica para a impressão e tiragem das obras em edição por Secretaria de Cultura de um estado no norte. O valor do edital chega a R$ 212 mil. Já o segundo visa a aquisição de livros didáticos por uma prefeitura municipal do estado do Rio, com valor de cerca de R$ 2 milhões. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.
|
“Só se pode chamar ciência ao conjunto de receitas que funcionam sempre. Tudo o resto é literatura.”
Poeta francês (1871-1945)
1.
|
A intenção primeira
|
2.
|
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
|
3.
|
Onde estão as flores
|
4.
|
Novena e festa da Padroeira 2023
|
5.
|
O segredo das empresas de sucesso
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
7.
|
É assim que começa
|
8.
|
Café com Deus pai
|
9.
|
Rita Lee - outra autobiografia
|
10.
|
É assim que acaba
|
|
|
PublishNews, Redação, 07/07/2023
Neste domingo (9), das 14h30 às 18h, será realizada a segunda edição do evento Leia na Rua!, do projeto Rolezinho Literário, no gramado da área externa do complexo Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), perto da Torre de TV, em Brasília (DF), com pessoas que vivem em situação de rua e em ocupações urbanas precárias. As atividades serão de contação de histórias, encontro com escritores e com especialistas em patrimônio cultural sobre convivência com a cidade, além do contato com diversas obras literárias. As comunidades convidadas terão transporte para facilitar a mobilidade. A iniciativa é do projeto Rolezinho Literário, da instituição Eixão Digital, patrocinado pelo edital da Neoenergia de 2022, chamado Transformando Energia em Cultura e aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Diogo Urquiza, coordenador do projeto, relata que as visitas guiadas e os eventos literários abertos com as comunidades são muito significativos, porque os participantes interagem com a literatura, se apropriam de livros, lêem bastante e trocam ideias sobre a literatura. “Tenho convicção que essas ações vão incentivar a leitura, ajudar na melhoria do desempenho escolar das crianças e jovens e ampliar as oportunidades de futuro”, revela o coordenador, em comunicado. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 07/07/2023
Terebentina (Uratau) é o novo livro de contos do escritor curitibano Alexandre Gil França. A obra será lançada na Livraria Arte & Letra (Rua Desembargador Motta, 2011, – Curitiba / PR), hoje (07), às 19h. Haverá um bate-papo com o autor sobre o livro, com mediação da poeta Iamni Reche Bezerra. Trazendo a ótica de personagens socialmente invisibilizados, especialmente artistas pequenos ou de pouco reconhecimento, o autor explora suas narrativas, angústias e, principalmente, seus afetos. A obra tem orelha assinada pelo prestigiado poeta, tradutor e ensaísta Guilherme Gontijo Flores, vencedor do Prêmio APCA em 2018, e está à venda no site da editora.
PublishNews, Redação, 07/07/2023
Com experiência extensa no jornalismo, Ricardo Viveiros traz em Memórias de um tempo obscuro (Contexto, 208 pp, R$ 49,90), uma escrita que deixa transparecer seu olhar perspicaz para os fatos e do qual o leitor não sai ileso. O livro reúne artigos publicados originalmente pelo autor, de 2018 a 2022, na Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo e depois em outros veículos da mídia impressa e digital de todo o Brasil e do exterior. Os textos retratam e fazem firme análise do processo comportamental e eleitoral que levou Jair Bolsonaro à presidência da República e no período no qual seu governo negou a ciência, negligenciou a Covid-19, fez pouco caso da cultura e da educação, envolveu-se em escândalos, conspirou contra a democracia e provocou imensa e turbulenta polarização. De modo amplo e didático, a obra leva o leitor a entender o cenário no qual a população brasileira dividiu-se entre os “contra” e os “a favor”.
PublishNews, Redação, 07/07/2023
Extermínio (Planeta, 224 pp, R$ 61,90) é uma imersão no passado violento que corre no sangue de cada brasileiro. Cientista social e mestre em Ciência Política, Viviane Gouvêa apresenta evidências de que a violência hoje incutida no Brasil não surgiu sem motivo, e a origem desta sociedade hostil e institucionalizada é histórica. O protagonista desta obra é o Estado, aquele que deveria proteger os cidadãos, mas tem uma tendência a equacionar conflitos com o uso da força, do tiro e da tortura. Passados os 200 anos da Independência, a escritora se utiliza de uma linguagem acessível para expor partes macabras do passado, e revelar feridas que hoje refletem na sociabilidade nacional. Viviane Gouvêa explica que, apesar de contemplar os períodos ditatoriais, concentrou a pesquisa em episódios do regime democrático “raramente debatidos, à luz das limitações inerentes a uma democracia de fachada, sempre válida para poucos”.
PublishNews, Redação, 07/07/2023
A rebelião de 2013 chegou sem aviso prévio. Afinal, a economia emitia sinais de prosperidade, com taxa de crescimento. Mas em junho daquele ano, gigantescas multidões tomaram as ruas das principais cidades. O que havia começado como um movimento contra o aumento das passagens de ônibus se transformou em uma insurgência que sacudiria a vida política do país. Entender o que havia ocorrido se tornou um dilema para estudiosos e agentes políticos. Era necessário compreender os impactos daqueles acontecimentos sobre o processo político dos anos seguintes. Após dez anos, é possível traçar um diagnóstico daquele momento? As manifestações foram uma explosão popular autônoma? É possível afirmar que Junho de 2013 contribuiu para o aumento e consolidação da extrema direita nas esferas de poder do país? Essas e outras perguntas servem de bússola para os nove artigos e para o ensaio visual que compõem a obra Junho de 2013: a rebelião fantasma (Boitempo, 128 pp, R$ 45), organizada por Breno Altman e Maria Carlotto, com prólogo da ex-presidenta Dilma Rousseff, além de fotografias das manifestações feitas por Maikon Nery. Com diferentes perspectivas, os diversos colaboradores da obra buscam desvendar aquele momento, que se tornou uma das maiores ondas de mobilização social dos últimos anos.
PublishNews, Redação, 07/07/2023
O novo livro Uma Introdução à política: Estado de direito, democracia e instituições da Justiça (InterSaberes, 276 pp, R$ 110,40) se situa no campo da interpretação histórica das instituições, estabelecendo diálogo político entre, de um lado, a Antiguidade, e do outro, a Modernidade e a Contemporaneidade. As democracias ocidentais contemporâneas resultam de um longo processo histórico que se deu a partir do diálogo com a tradição política ocidental. Por essa razão, o livro de Marcel Albiero da Silva Santos e Violeta Sarti Caldeira busca compreender os fundamentos e as práticas políticas da Antiguidade e da Modernidade é importante para o entendimento dos contornos da política atual e das principais transformações das instituições políticas hoje operantes.
PublishNews, Estevão Ribeiro, 07/07/2023
|
|
|