Segunda edição do Leia na Rua! leva atividades literárias para a rua em Brasília
PublishNews, Redação, 07/07/2023
Evento reúne comunidades de ocupações com escritores, mediadores de leitura e outros profissionais

Neste domingo (9), das 14h30 às 18h, será realizada a segunda edição do evento Leia na Rua!, do projeto Rolezinho Literário, no gramado da área externa do complexo Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), perto da Torre de TV, em Brasília (DF), com pessoas que vivem em situação de rua e em ocupações urbanas precárias. As atividades serão de contação de histórias, encontro com escritores e com especialistas em patrimônio cultural sobre convivência com a cidade, além do contato com diversas obras literárias. As comunidades convidadas terão transporte para facilitar a mobilidade.

A iniciativa é do projeto Rolezinho Literário, da instituição Eixão Digital, patrocinado pelo edital da Neoenergia de 2022, chamado Transformando Energia em Cultura e aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. A mobilização das comunidades é feita em parceria com a instituição Embalando Sonhos, de Samambaia (Lady Laura); a Escola Meninos e Meninas do Parque (Amélia) e o Movimento de População de Rua (Joana Basílio e Flávia.

Diogo Urquiza, jovem coordenador do projeto, relata que as visitas guiadas e os eventos literários abertos com as comunidades são muito significativos, porque os participantes interagem com a literatura, se apropriam de livros, lêem bastante e trocam ideias sobre a literatura. “Conseguimos constatar a empolgação das crianças, jovens e mães com a literatura. Foi muito significativo e estimulador perceber o interesse das pessoas ao longo das atividades. Tenho convicção que essas ações vão incentivar a leitura, ajudar na melhoria do desempenho escolar das crianças e jovens e ampliar as oportunidades de futuro. Os resultados até aqui são de avanços”, revela o coordenador, em comunicado.

Neste domingo estarão presentes os escritores Marcos Linhares e o artista e ilustrador Toys, para conversarem com as comunidades sobre como se dá a criação de uma obra literária, sua ilustração e inspiração, a construção literária e a transcrição de suas histórias. As crianças vão participar, também, de atividades lúdicas com as contadoras de histórias Patrícia Berg e Marcia Helena Diniz. Agentes literárias como Laíse Horácio, da Biblioteca de Gentes, do Instituto Fazer o Bem, e dona Jesus (da Mala do Livro da Estrutural) vão conversar com novas agentes de leitura sobre as possibilidades de promover a circulação dos livros nas comunidades. A museóloga e estudante de biblioteconomia, Amália Palomino, vai explicar o significado das placas e do conjunto cultural tombado da capital.

Ao final do evento, a Escola Meninos e Meninas do Parque vai ganhar do projeto uma estante e um acervo com obras literárias selecionadas entre as melhores, premiadas pelos grandes prêmios nacionais e internacionais, para continuar a incentivar a leitura.

[07/07/2023 11:00:00]