Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/04/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 27/04/2023

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta quinta-feira (27) as primeiras informações da 65ª edição do Prêmio Jabuti, que esse ano tem Hubert Alquéres como novo curador. As inscrições já podem ser realizadas pelo site do Jabuti a partir de hoje (27/04) e vão até 15 de junho. Pelo sétimo ano consecutivo, os valores não foram reajustados. Para este ano, o prêmio permanece com quatro eixos principais – Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Uma novidade é a categoria Escritor estreante, dentro do Eixo Inovação. A nova categoria tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de autores em início de carreira e motivar mais pessoas a começarem a escrever seus próprios textos. Sobre a premiação mais importante do Jabuti, a obra reconhecida como Livro do Ano receberá este ano R$ 70 mil – e não mais R$ 100 mil. Em contrapartida, a CBL irá custear uma viagem ao vencedor para a Feira do livro de Frankfurt, a maior feira do setor, para uma série de reuniões com editores internacionais. “Nosso objetivo é agregar ainda mais valor à premiação. Queremos valorizar o trabalho e a realização do autor dando a ele a oportunidade de mostrar seu trabalho para o mundo inteiro”, disse Hubert, em coletiva de imprensa. “Levar o vencedor para Frankfurt é uma maneira de perpetuar sua obra e valorizá-la no exterior”, completou Sevani Matos, presidente da CBL. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 27/04/2023

Itamar Vieira Junior, Marília Garcia, Bernardo Carvalho e Leonardo Valente são apenas alguns dos autores e autoras brasileiros confirmados na programação da Feira do Livro de Buenos Aires 2023, que começa oficialmente nesta quinta-feira (27) e vai até o dia 15 de maio, na capital argentina. O evento ocorre na La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires (Av. Sarmiento 2704, C1425 CABA, Argentina). Santiago (Chile) é a cidade homenageada desta edição. A primeira participação brasileira na programação oficial do evento ocorre na sexta (28), na abertura do "XVI Festival Internacional de Poesía", com a poeta Prisca Agustoni. Já no dia 7 de maio, às 18h30, Itamar Vieira Junior – autor de Torto arado e do recente Salvar o fogo (Todavia) – participa da mesa "Presencia del campo en la narrativa actual", na Sala Alfonsina Storni. Em seguida, às 20h30, Bernardo Carvalho compõe uma mesa para debater "La literatura de América Latina en la periferia". O escritor fluminense Leonardo Valente falará sobre seu mais recente romance, criogenia de D. – ou manifesto pelos prazeres perdidos (Mondrongo), traduzido para o espanhol e lançado recentemente na Argentina pela Contramar Editora. O evento, seguido de sessão de autógrafos, será no dia 11 de maio, às 14h30, também na sala de eventos Alfonsine Storni. Você pode conferir a participação dos autores brasileiros na programação oficial da Feira do Livro de Buenos Aires no site oficial do evento. A abertura oficial ocorre nesta quinta, às 18h, com o escritor argentino Martín Kohan no Restaurant Central. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Guilherme Sobota, 27/04/2023

A BibliON, biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, é finalista do Prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria Inovação com Impacto Social/Ambiental. A votação para o público está aberta neste link até o dia 5 de maio. Já a premiação ocorre na noite de 16 de maio. São dois troféus, um pela escolha do público e outro pelo júri. Entre os outros finalistas, estão projetos como o Caminho Delas, uma funcionalidade adicionada ao app Mulheres Positivas que consiste em um mapa colaborativo para identificar zonas perigosas em áreas urbanas, e a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), criada pelo governo federal. A Mobile Time é uma plataforma de conteúdo sobre a indústria móvel e o setor de robôs de conversação. Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras – organização social gestora da BibliOn –, o diferencial oferecido pela biblioteca é o fato de ela entregar uma experiência “figital” (física + digital) de leitura e de biblioteca para a sociedade. Além dos conteúdos gratuitos disponíveis no aplicativo, a BibliON promove atividades em parceria com as bibliotecas públicas de São Paulo. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 27/04/2023

A autora britânica Maggie O’Farrell é uma das seis finalistas do Women’s Prize 2023. Vencedora do prêmio que consagra a melhor obra de ficção escrita por mulheres em 2020, com a obra Hamnet (Intrínseca), este ano O’Farrell concorre com The marriage portrait, novamente inspirado em personagens reais e históricos. A lista de finalistas, ou shortlist, do Women’s Prize se divide entre autoras estreantes e autoras vencedoras ou pré-selecionadas em outras edições. Assim como Maggie, Barbara Kingsolver também já venceu a premiação, e este ano concorre com o livro Damon Copperhead, uma releitura do personagem criado por Dickens e que conta a história da sua vida de “pouca sorte”. Do lado das estreantes, estão Priscilla Morris, que concorre com a obra Black Butterflies, descrito como um retrato da desintegração, resiliência e esperança, e Louise Kennedy, com Trespasses, que conta a história de pessoas que tentam viver vidas comuns em tempos extraordinários. Ambas as obras têm em comum a violência que ronda a vida de seus personagens. A vencedora do Women's Prize 2023 será conhecida em 14 de junho e levará para casa £ 30 mil. O prêmio é organizado pelo Women’s Prize Trust, uma fundação sem fins lucrativos.. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota e ver todas as finalistas.

PublishNews+, Redação, 27/04/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 11 e 17 de junho. Estão entre as novidades está A corneta (Alfaguara), clássico da literatura fantástica escrito por Leonora Carrington; Um veneno doce e sombrio (Galera), de Judy I. Lin e que conclui a duologia iniciada com Uma magia destilada em veneno; o romance autobiográfico de Virginia Woolf, Passeio ao farol (Penguin-Companhia); e 1964: Os olhos do furacão (Belas-Letras) que traz 275 imagens resgatadas do acervo particular de Paul McCartney. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 27/04/2023

O Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo / SP) realizará um evento em homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, comemorado no dia 5 de maio. Além de celebrar a união da língua e da música, o encontro reunirá diversas atividades com cantos indígenas, lusofonia, música caipira, funk, rap, embolada, coco e MPB. As iniciativas acontecem nos dias 5 e 6 de maio e são gratuitas, assim como a entrada no museu nessas datas. Entre os participantes, estão Chico César, Djaimilia Pereira de Almeida, Lirinha, KL Jay e Samba da Vela. O tema principal do evento será Língua e Canção, que permeia boa parte da programação da instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo neste ano. Clique no Leia mais e confira a programação completa.

PublishNews, Redação, 27/04/2023

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado o maior circuito literário do país, retornou em março de 2023 e segue sua itinerância com a participação de 51 escritores, em bate-papos, oficinas, narração de histórias e performances poéticas, entre outras atrações de sua programação. Até dezembro, o projeto pretende percorrer 140 cidades de todas as regiões brasileiras, com mais de 492 atividades. Esta edição do circuito traz diversos autores premiados, como os vencedores do Prêmio Jabuti 2022 – Marcelo Moutinho, na categoria crônica, com A lua na caixa d’água (Malê), e Luiza Romão, ganhadora do melhor livro do ano de 2022 com Também guardamos pedras aqui (Nós) –, o escritor Jefferson Tenório, autor de O avesso da pele (Companhia das Letras), considerado pelo Jabuti como o melhor romance de 2021, e Andrea Del Fuego, que em 2011 recebeu o Prêmio Literário José Saramago pelo romance Os Malaquias. Em junho, o circuito reúne um grupo de autores para a celebração do Farpa – Festival Arte da Palavra, que este ano será realizado no Sesc Cajuína, no Piauí. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/04/2023

Nesta quinta-feira (27), às 19h, o autor e rabino Nilton Bonder encontra os leitores no Teatro Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon – Rio de Janeiro / RJ) para lançar seu livro Cabala e a arte de presenciar o ritmo, o sétimo e último título da coleção Reflexos e Refrações, publicada pela Rocco. Ao longo do livro, Bonder explica que o tempo, mais do que uma medida concreta, "é uma passagem, um deslocamento. Por isso, só poderá ser percebido pelo seu ritmo. Para estarmos presentes no tempo, precisamos mergulhar em sua cadência, observando os eventos que marcam a rotina, apreciando as variações emocionais, prenunciando os efeitos das grandes transformações e buscando pausas contemplativas". No evento, Nilton receberá seus leitores para um bate-papo no qual falará sobre o desenvolvimento da série Reflexos e Refrações e também sobre os 25 anos do clássico A alma imoral. Na sequência, haverá uma sessão de autógrafos. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

“A única pessoa livre é aquela que não tem medo do ridículo”
Luiz Fernando Veríssimo
Autor brasileiro
1.
Os 7 níveis da consciência
2.
Mais esperto que o diabo
3.
Onde estão as flores
4.
Café com Deus pai
5.
A beleza da face
6.
O poder da autorresponsabilidade
7.
É assim que acaba
8.
É assim que começa
9.
Quem pensa enriquece: o legado
10.
One Piece Vol. 1
 
PublishNews, Redação, 27/04/2023

As Edições Sesc e a Editora Unifesp lançam, em conjunto, o livro Povos Indígenas entre olhares. O evento oficial de lançamento ocorre nesta quinta-feira (27), às 19h30, no Sesc Pompeia (R. Clélia, 93 – São Paulo / SP), e é gratuito. Haverá uma mesa de bate-papo com com os professores Marcos Pereira Rufino, André Roberto de A. Machado, Poty Poran Turiba Carlos, do povo Guarani, e mediação de Valéria Macedo, além da sessão de autógrafos da obra. O livro é fruto de um curso de extensão homônimo que teve sua primeira edição em 2016, na Universidade Federal de São Paulo, e reúne treze artigos que se propõem a apresentar um panorama histórico e atual sobre a situação dos indígenas no Brasil por meio de uma reflexão interdisciplinar de historiadores, arqueólogos, antropólogos e especialistas nas áreas de educação e saúde. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/04/2023

Nesta quinta-feira (27), o programa Opinião fala sobre o hábito da leitura e o mercado editorial no Brasil. Apresentado por Andresa Boni, o programa vai receber a filósofa e escritora Andréa Del Fuego, autora do sucesso A pediatra (Companhia das Letras), do romance Os malaquias (Círculo de Leitores) e outros contos juvenis; e o educador e escritor Ilan Brenman, criador de mais de 60 publicações de literatura infantil. A discussão vai ao ar às 20h30, na TV Cultura. Em abril se comemora o Dia do Livro Infantil e também o Dia Mundial do Livro. Pegando carona nestas duas datas, o programa discute o quanto os brasileiros têm lido ultimamente, o impacto das redes sociais neste hábito e como fica o mercado editorial no país com tantas livrarias fechando as portas. A cada edição, o Opinião recebe entrevistados que tratam de temas de interesse nacional, como política, economia, educação, saúde, comportamento, entre outros.

PublishNews, Redação, 27/04/2023

Afinal, o que nos difere dos demais seres vivos? Seria o fato de sermos sapiens? Não! O conceito vai muito além do corpo físico, pois o que somos transcende a materialidade. A essência do ser humano está na sua consciência. Mas o que vem a ser ela? Para refletir sobre a questão e tentar respondê-la, Rodrigo Duprat, cirurgião plástico e médico integrativo pela Universidade do Arizona, após anos de pesquisa, lança a obra Os 7 níveis da consciência (Gente, 256 pp, R$ 59,90). Duprat mistura filosofia védica, ensinamentos ancestrais milenares, com diversos trabalhos científicos, para explicar como e por que chegamos a diferentes níveis de consciência. A obra reúne quase 200 referências bibliográficas. Em 11 capítulos, o leitor vai aprender de forma bastante direta o que é a mente e como chegamos a este nível de consciência. A obra será lançada neste final de semana (29 e 30/04), no evento CogniFlow, uma imersão de dois dias para ampliar potencial e produtividade através de técnicas de neurohacking e estratégias para o equilíbrio da mente. O CogniFlow acontece das 8h às 18h no Teatro B32 (Av. Brg. Faria Lima, 3732 – Itaim Bibi, São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 27/04/2023

Jo Dunkley, renomada astrofísica e professora universitária, é a guia dessa viagem através dos séculos de estudo da astronomia no livro Nosso universo: a história do cosmos e seus mistérios (Todavia, 296 pp, R$ 79,90 – Trad.: Alexandre Bruno Tinelli). A autora tem uma abordagem inovadora sobre a história do cosmo, desde os mais antigos registros astronômicos aos moderníssimos telescópios, capazes de enxergar distâncias, condições e corpos celestes até então pouco conhecidos pelos seres humanos, como quasares, superaglomerados e a geometria do espaço-tempo. O livro percorre trabalhos de amadores e pesquisadores na área, com especial enfoque na participação das mulheres nesse campo, como Williamina Fleming, Vera C. Rubin e Jocelyn Bell Burnell. Com linguagem acessível e se valendo de exemplos diversos, é uma obra para compreender melhor o funcionamento do cosmo. Jo Dunkley é professora de física e ciências astrofísicas na Universidade Princeton. Nosso universo: A história do cosmo e seus mistérios é seu primeiro livro publicado.

PublishNews, Redação, 27/06/2023

Imagine receber a notícia de que você tem Alzheimer. Agora imagine que, em lugar de escutar que não há esperança, você descubra que a doença é tratável e, melhor ainda, que seus filhos, seus netos e as próximas gerações de sua família conseguirão evitá-la. O fascínio do dr. Dale E. Bredesen com o cérebro vem desde a faculdade. Após estudar sua anatomia, fisiologia e química, ele se dedicou a compreender de que forma doenças como o Alzheimer afetavam seu funcionamento. Em seus dois primeiros livros — O fim do Alzheimer e O fim do Alzheimer - guia prático —, Bredesen sugeriu um novo tratamento para a doença. Agora, em narrativas comoventes, o leitor poderá conhecer os desafios e a luta d’Os primeiros pacientes do Alzheimer (Objetiva, 216 pp, R$ 69,90 – Trad.: Cassio de Arantes Leite). Além de inspirador, este é um livro que trata também de como aprimorar a cognição.

PublishNews, Redação, 27/04/2023

Lançado no Dia da Terra, celebrado anualmente em 22 de abril, o livro Nosso planeta (Globo Livros, 188 pp, R$ 59,90 – Trad.: Marcelo Barbão) relembra nossa responsabilidade em relação ao meio ambiente e sugere pensar em ações que possam contribuir para a preservação do planeta. Nesse contexto, a obra autobiográfica de Sir David Attenborough auxilia na reflexão sobre quais ações são necessárias. David é uma das mais lendárias figuras da televisão britânica e o mais renomado documentarista da vida natural. Aos 96 anos, ele é testemunha ocular dos danos causados ao meio ambiente pela ação humana e lança um alerta para que o futuro da humanidade e da Terra esteja garantido. Em Nosso planeta, fruto de décadas de viagens pelos mais diferentes biomas da Terra, ele compartilha seu legado e apresenta formas de reverter os males que causamos à natureza antes que seja tarde. A obra, que complementa a série documental de sucesso da Netflix, pode ser uma inspiração para que cada um de nós faça sua parte na preservação do planeta. A partir dela, podemos refletir sobre escolhas cotidianas e buscar mudanças que possam contribuir para a sustentabilidade. Além disso, é uma oportunidade para que empresas e governos repensem suas políticas e práticas em relação ao meio ambiente.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.