Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 12/08/2021
Na próxima segunda (16), às 18h, vai ao ar o terceiro episódio do Sabatina PublishNews, programa mensal que reúne uma bancada diversa para sabatinar uma personalidade. Quem estará no centro da roda dessa vez será a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL / RS), que preside na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar Mista do Livro e da Leitura. Dentre seus feitos, Melchionna é autora do PL 2604/2020 que quer facilitar o acesso de livrarias e editoras a linhas especiais de crédito durante a pandemia e em maio reuniu assinaturas suficientes para fazer tramitar uma emenda ao Projeto de Lei 3887/20, que quer criar a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A proposta de Melchionna é que fique proibida a incidência desse tributo sobre o livro, que tem a sua imunidade tributária garantida na Constituição Federal. A bancada desta edição do Sabatina será formada por José Castilho Marques Neto, doutor em Filosofia, consultor do Cerlalc e ex-diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade (SP) e ex-Secretário Executivo do PNLL (MinC e MEC); Fernanda Gomes Garcia, advogada e diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Maria das Graças Monteiro Castro, bibliotecária, editora e coordenadora do Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris/UFG), e Ruan Gabriel, repórter de cultura do jornal O Globo, especializado na cobertura de livros e mercado editorial. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews+, Leonardo Neto, 12/08/2021
O IBGE divulgou, nesta quarta-feira (11) os resultados da sua Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), referente ao mês de junho. No geral, o comércio varejista nacional recuou 1,7% com relação a maio. Na comparação anual, com junho de 2020, no entanto, a pesquisa mostra crescimento de 6,3%. É a quarta taxa positiva consecutiva nessa base de comparação. O acumulado no ano ficou em 6,7% e o acumulado em 12 meses foi de 5,9% em junho. A categoria “Livros, jornais, revistas e papelaria” ganhou destaque nesse mês como a que apresentou maior crescimento na comparação mensal (maio com junho de 2021) – 5%. Na comparação anual, o segmento apresenta crescimento de 17,1%, perdendo só para “Tecidos, vestuário e calçados” (61,8%) e “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (22,6%). A íntegra desta nota está no PublishNews+, a área exclusiva para assinantes do PN. Os artigos estão disponíveis gratuitamente na plataforma e para acessá-los é preciso fazer um cadastro prévio clicando aqui. Com o cadastro feito e logado na plataforma, você poderá ler o artigo clicando aqui.
PublishNews+, Redação, 12/08/2021
O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias daí a 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre os dias 26 de setembro e 02 de outubro. Entre as novidades, estão Amazônia (Taschen), de Sebastião Salgado; Recurso final - A investigação da Polícia Federal que levou ao suicídio de um reitor em Santa Catarina (Objetiva), de Paulo Markun; Billy Summers (Suma), de Stephen King; Caro Michele (Companhia das Letras), de Natália Ginzburg; Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina (Global), de Florestan Fernandes, e O recado do morro (Global), de João Guimarães Rosa. Ao todo, o Próximo Capítulo dessa semana traz 27 novidades. Clique aqui para conferir todas elas. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve, o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações e o Apanhadão Diário. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.
PublishNews, Redação, 12/08/2021
A Novo Século está à procura de um assistente e de um coordenador de produção de livros. Para a vaga de assistente, é necessário formação em Produção Editorial, Jornalismo, Comunicação Social ou Letras; conhecimento do Pacote Adobe; inglês intermediário e experiência na área editorial. A editora espera uma pessoa apaixonada por literatura, que seja organizado e que goste de trabalhar em equipe. As funções do cargo incluem o suporte aos coordenadores na produção editorial, como contato com autores, captação de novos colaboradores; redação de aparatos editoriais, bem como suporte nas etapas de pré-impressão. Já o coordenador de produção será responsável pela prospecção de títulos e novos produtos; recebimento e avaliação de originais; criação de novos produtos; análise de contratos; acompanhamento de contratos e licenciamentos nacionais e internacionais; contato com agências e autores nacionais e internacionais; e análise e acompanhamento de criação de campanhas junto ao Marketing. É necessário ter conhecimento e experiência de mercado editorial. Os interessados devem enviar currículos para o e-mail rh@gruponovoseculo.com.br especificando no assunto o nome do cargo desejado. Mais informações sobre as vagas estão nos links correspondentes.
PublishNews, Redação, 12/08/2021
A editora brasileira Ex Machina e o Sebo Clepsidra se juntaram com as editoras nórdicas Sagarana Forlag (Islândia) e Aleph Bokförlag (Suécia) para trazer para o leitor brasileiro a primeira tradução mundial de Poderes das trevas (Mörkrets makter). Publicado originalmente em formato de folhetim como sendo uma tradução para o sueco de Drácula, de Bram Stoker, o texto traz elementos que constam em anotações deixadas pelo próprio autor, mas que nunca foram incluídas na edição inglesa do clássico do terror. A edição chegará ao leitor brasileiro com tradução direta do sueco feita por Luciano Dutra, ilustrações originais, uma introdução do editor sueco Rickard Berghorn; um detalhado índice onomástico e temático; e notas da edição original, notas da edição sueca moderna e notas exclusivas para a edição brasileira. Para viabilizar a publicação, a obra está em financiamento coletivo no Catarse até o dia 10 de outubro, com metas estendidas que poderão incrementar a edição com mais paratextos, ilustrações e melhorias no acabamento. Até o momento, a campanha, que dará aos apoiadores brindes como marcadores, ecobag, cadernos, pôsteres e cupons, já alcançou 127% da meta. Para apoiar o projeto, clique aqui.
PublishNews, Redação, 12/08/2021
O Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura, iniciativa do Festival Mix Literário e da Editora Reformatório, está com inscrições abertas até 31 de agosto. O concurso, criado para valorizar a produção literária brasileira feita por pessoas LGBTQIA+, prevê a publicação de uma obra inédita nos gêneros romance, conto crônica ou poesia. O vencedor terá sua obra publicada pela Editora Reformatório com tiragem de 500 exemplares distribuídos comercialmente no primeiro semestre de 2022. Sugere-se que o tema do livro se relacione com as vivências LGBTQIA+ e deve ser escrito em língua portuguesa. Além disso, cada concorrente pode participar com apenas uma obra e o original deve ter entre 86 e 152 páginas. Todas as especificações você encontra clicando aqui. O PDF deve ser enviado para o e-mail premiocaiofernandoabreu@gmail.com.
PublishNews, Redação, 12/08/2021
Somos capazes de cometer atos terríveis de violência, mas também de agir de forma igualmente bondosa e empática uns para com os outros. Em Comporte-se (Companhia das Letras, 808 pp, R$ 129 – Trad.: Vanessa Barbara e Giovane Salimena), Robert M. Sapolsky explora as diferentes camadas que compõem cada um dos comportamentos humanos, buscando entender como nosso cérebro evoluiu em paralelo com a cultura ― e como essa complexa dinâmica ajuda a definir os impulsos que nos moveram ao longo da história. Eleito um dos melhores livros de 2018 pelos jornais Washington Post e Wall Street Journal, e narrado com sensibilidade e bom humor, Comporte-se é um trabalho que investiga não só o que nos torna humanos, mas os problemas que nos afligem desde sempre: a intolerância, a violência e os limites entre a moralidade e o livre-arbítrio.
PublishNews, Redação, 12/08/2021
O geneticista e biólogo celular Paul Nurse dedicou a carreira a desvendar o funcionamento de células vivas. Em O que é a vida? (Intrínseca, 256 pp, R$ 59,90 – Trad.: Lívia de Almeida), ele aceita o desafio de descrever o ciclo celular e, consequentemente, o que significa estar vivo de um jeito descomplicado, acessível a todos os leitores. Para explicar o que é a vida, Nurse aborda cinco grandes ideias que são a base da biologia: a célula, o gene, a evolução por seleção natural, a vida enquanto química e a vida enquanto informação. Além de tratar de questões fundamentais e contar sobre o próprio trabalho e suas importantes descobertas, ele apresenta outros cientistas que contribuíram para os avanços mais notáveis. E, ao falar de suas experiências dentro e fora do laboratório, compartilha conosco os desafios, os lances de sorte e os momentos emocionantes de revelações. Com uma linguagem direta e clara, o autor escreve sobre a riqueza da vida, conferindo à biologia o devido reconhecimento em nosso tempo.
|
“Com leitura são formados cidadãos mais críticos, autônomos e mais bem qualificados.”
Governadora do Rio Grande do Norte
1.
|
Mentirosos
|
2.
|
Mais esperto que o diabo
|
3.
|
Vermelho, branco e sangue azul
|
4.
|
Escravidão -Vol 2
|
5.
|
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
|
6.
|
Torto arado
|
7.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
8.
|
Do mil ao milhão
|
9.
|
Box Harry Potter
|
10.
|
A nova batalha
|
|
|
PublishNews, Redação, 12/08/2021
Mente e cérebro parecem indissociáveis. Mas existe um local específico no cérebro que abriga a consciência? Se sim, como ela é produzida? Será possível que a consciência – ou alma – sobreviva à morte? As experiências de quase morte (EQMs), nas quais determinadas pessoas, em incidentes graves, sentem que deixam o corpo e vivenciam uma série de fenômenos inexplicáveis, têm fascinado milhares de pessoas. Além das similaridades presentes nos relatos – túneis de luz, encontro com entes queridos, sensação de paz extrema, comunhão com o universo e desejo de não retornar à vida que conhecia –, tais experiências ocorrem com indivíduos de todas as etnias, religiões e classes sociais. Em Experiências de quase morte (Summus, 208 pp, R$ 49,99), o neurocirurgião Edson Amâncio deixa verdades absolutas de lado e, com sua visão de médico e pesquisador, mergulha no estudo das EQMs. Para isso, parte tanto de uma completa revisão de casos mencionados na literatura quanto dos relatos que ouviu de seus pacientes e de pessoas com quem conversou ao longo de quase duas décadas. O prefácio foi escrito pelo neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro.
PublishNews, Redação, 12/08/2021
Eis alguns fatos: as mulheres vivem mais que os homens. Elas têm o sistema imunológico mais forte, maior capacidade de combater o câncer e de sobreviver à fome, e ainda enxergam o mundo em uma gama maior de cores. Por meio de uma narrativa clara, que reúne pesquisas e diversos estudos de caso, além de experiências pessoais e dos próprios pacientes, o médico Ph.D Shäron Moalem escreveu A melhor metade (Cultrix, 288 pp, R$ 50 – Trad.: Mirtes Frange de Oliveira Pinheiro). No livro, ele mostra por que as mulheres superam geneticamente os homens em resiliência, intelecto, vigor, imunidade e muito mais. Para o dr. Shäron a resposta está na genética: dois cromossomos X oferecem uma enorme vantagem em termos de sobrevivência. O autor demonstra que desde bebês prematuras até idosas o sexo feminino mais condições de sobreviver e de superar as adversidades da vida por serem mulheres.
|
|
|