Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 17/07/2019
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 17/07/2019

Miriam Leitão e Sérgio Abranches, seu marido, foram desconvidados da Feira do Livro de Jaraguá do Sul | © Leo AversaNa última segunda-feira (15), a Feira do Livro de Jaraguá do Sul, cidade do interior de Santa Catarina com população de 132,8 mil pessoas de acordo com o censo de 2010, divulgou a programação da sua 13ª edição. Lá constava os nomes da jornalista Miriam Leitão e do sociólogo e cientista político Sérgio Abranches, com quem Miriam é casada. Tão logo a programação foi às ruas, algumas pessoas da cidade catarinense questionaram a escolha de Miriam Leitão e fizeram uma petição on-line que recolheu mais de 3 mil assinaturas. No abaixo-assinado, os organizadores dizem discordar do “viés ideológico e posicionamento” da jornalista. Pelas redes sociais, internautas ameaçaram os convidados de morte e prometeram recebê-los com uma chuva de ovos. Diante desse cenário, na terça-feira (16), a organização do evento decidiu desconvidar o casal. Em nota, o evento diz que nos seus 12 anos de existências, já enfrentou toda sorte de dificuldades – “de escassez de recursos financeiros até enchentes” – “mas nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados”. Clique no Leia Mais para ter acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 17/07/2019

A PublishNewsTV recebe nessa semana Alberto Martins, editor da 34, além de escritor, poeta e artista plástico. Para as lentes de André Argolo, Martins faz reflexões sobre o que é ser escritor e poeta e conta suas histórias relacionadas ao livro, à literatura e à leitura. A sua intensa e profunda vivência artística construiu nele um conceito de literatura mais amplo do que o costumeiro e ele fala sobre isso no programa. O editor começa a sua carreira no livro em 1998, na Cosac Naify e desde 2000 está nos quadros da 34 por onde lançou os livros Cais (2002), A história dos ossos (2005), Uma noite em cinco atos (2009) e Em trânsito (2010). No programa, ele revela ainda que está terminando o seu próximo livro, uma ficção que se passa em Santos – sua cidade natal – da década de 1940. O programa dessa semana traz ainda um balanço de como foi a Casa PublishNews na Flip, com algumas cenas de bastidores, e Luciana Melo visita o 22º Festival do Japão onde visitou os estandes da editora JBC e da loja Comix, especializada em quadrinhos.

PublishNews, Redação, 17/07/2019

O selo Estação Brasil, da editora Sextante, prepara para o mês que vem, o livro Em busca da alma brasileira – Biografia de Mário de Andrade. Assinada pelo jornalista Jason Tércio, a obra que demorou seis anos para ficar pronta é, segundo o editor Pascoal Soto, a mais completa obra sobre a vida de Mário de Andrade, um mergulho profundo e delicado na tentativa de compreender e revelar a alma do escritor modernista. Reconstituindo o período em que Mário viveu, o livro ajuda ainda o leitor a compreender sua importância para a história do Brasil. Em busca da alma brasileira tem lançamento previsto para 12 de agosto.

PublishNews, Gustavo Lembert*, 17/07/2019

Começamos o clube de livros TAG em 2014, com o sonho de proporcionar experiências literárias diferentes do que havia no mercado. Queríamos mostrar que a literatura podia ser leve e divertida, que os livros são um assunto tão interessante para se discutir em um bar como séries, futebol ou política. No início, sinceramente, pensávamos que o canal de experiências proporcionadas aos assinantes se resumiria aos kits enviados mensalmente. Não tínhamos noção da força da comunidade que surgiria com o clube, que, anos mais tarde, justificaria a nossa participação na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), principal evento brasileiro para amantes dos livros. Saindo do ambiente digital onde até então se dava a interação com nossos assinantes, decidimos organizar um espaço do nosso jeito. Quando anunciamos a Casa TAG na 17ª Flip, mais de 400 associados imediatamente responderam que iriam a Paraty, e outros 100 novatos receberam nosso auxílio para estarem lá. A escolha do tema da Casa, portanto, não foi difícil: A leitura conecta. Responsabilizar-se pela programação da Casa se mostrou mais difícil do que imaginávamos, mas colhemos o resultado em cada sorriso ou lágrima que vimos nos rostos de quem ouviu Conceição Evaristo, José Luís Peixoto, Contardo Calligaris, Ayòbámi Adébéyò e Djamila Ribeiro, para citar alguns dos escritores convidados. Clique no Leia Mais para ler a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 17/07/2019

Personagens são parte muito importante das histórias. E, para um escritor, é fundamental saber criar figuras ricas, complexas, que personifiquem os conceitos e características da narrativa. Pensando nisso, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1.205 – São Paulo / SP) convidou o escritor Rafael Gallo para conduzir a oficina de escrita literária Construção de personagens. A oficina busca, por meio de leituras e exercícios práticos, ampliar os recursos criativos para quem deseja escrever prosa literária. O curso acontece de 23 de julho a 1º de agosto, sempre às terças e quintas, das 15h30 às 18h. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Rafael Gallo é autor de Rebentar (Record), romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, e de Réveillon e outros dias (Record), livro de contos vencedor do Prêmio Sesc de Literatura.

PublishNews, Redação, 17/07/2019

Retomando a parceria interrompida em 2012, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo publica, com a Biblioteca Mário de Andrade, as edições de números 72 e 73 da Revista da Biblioteca Mário de Andrade, respectivamente dedicadas a Clarice Lispector e Monteiro Lobato. De periodicidade anual, a Revista apresenta dossiê sobre personalidades da cena cultural, com artigos escritos por intelectuais e seleção de fotos, documentos e outros artigos históricos pouco conhecidos até mesmo no meio acadêmico. Também reserva em suas páginas espaço para textos de interesse dos frequentadores da Biblioteca, como novidades do acervo, além de temas voltados ao universo da literatura e cultura em geral. No evento de lançamento que acontece logo mais, às 19h, na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP), Gutemberg Medeiros e Luciana Sandroni, editores convidados das revistas, conversarão com o público sobre pesquisa e edição literária.

PublishNews, Redação, 17/07/2019

De hoje, até 1º de setembro, das 14h às 18h, a Casa-Museu Ema Klabin (Rua Portugal, 43 – São Paulo / SP) realiza a segunda edição da exposição Vozes dos Livros. Durante a programação, os visitantes poderão conhecer livros raros que fazem parte da coleção de Ema Klabin e ouvir trechos dos mesmos durante a visita. Será possível também será possível prestigiar desde o programa de inauguração do Teatro Maria Della Costa, até obras raras de autores como Jean-Baptiste Debret, Mario de Andrade, Jorge de Lima, Simone de Beauvoir (como La Femme Rompue - ilustrada pela irmã Hélène de Beauvoir e com dedicatória da autora para Ema Klabin), entre outras. Com o tema Identidades paulistanas: O que eu trago? O que eu levo, a exposição percorre diferentes narrativas de construção de São Paulo que transitam entre a literatura e as antigas livrarias da cidade, o teatro, o costume de se corresponder por cartas com os entes distantes, a atuação da mulher na vida intelectual da cidade, e a presença indígena e das populações negras em obras como Macunaíma, por exemplo. A exposição tem entrada franca aos sábados, domingos e feriados e de quarta a sexta o ingresso custa R$ 10.

PublishNews, Redação, 17/07/2019

No aniversário de cinco anos da Operação Lava Jato, Jorge Pontes e Márcio Anselmo, delegados que atuaram em diferentes momentos da Polícia Federal, narram, a partir de suas experiências pessoais e profissionais, como a corrupção se infiltrou nas instituições brasileiras, tornando-se sistêmica. A Lava Jato impactou o Brasil, abalando tanto a classe política quanto a empresarial. Ela levou à prisão importantes figuras públicas e revelou, de forma inédita, a abrangência da ilegalidade no sistema. Pela primeira vez, a população brasileira tomou conhecimento de como acontecem as negociatas por baixo dos panos nas altas-rodas do governo. Em Crime.gov (Objetiva, 256 pp, R$ 54,90), os autores descrevem uma nova modalidade de crime, que há décadas está entranhada nos três poderes mas que só recentemente passou a ser enxergada com clareza: o crime institucionalizado. Diferente de tudo o que se conhecia até então, é uma dinâmica muito mais complexa, já que as esferas do governo se articulam para preservar a manutenção desses esquemas.

“O que me fez escrever foi o desejo de compreensão do mundo. O desejo de achar o meu lugar.”
Conceição Evaristo
Escritora brasileira
1.
A sutil arte de ligar o foda-se
2.
O milagre da manhã
3.
Seja foda!
4.
Do mil ao milhão
5.
A garota do lago
6.
F*deu geral
7.
Mais esperto que o diabo
8.
Os segredos da mente milionária
9.
O poder da autorresponsabilidade
10.
O poder oculto
 
PublishNews, Redação, 17/07/2019

No dia 15 de novembro de 1889, no Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro, o marechal Deodoro proclamava o início da nossa República. Éramos à época um país que havia abolido a escravidão recentemente, com a população de apenas 14 milhões de habitantes, dos quais 82% eram analfabetos e 90% viviam em áreas rurais. Agora, em 2019, com 208 milhões de habitantes, somos uma sociedade majoritariamente urbana, com 7% da população analfabeta, mas ainda repleta de contrastes sociais, com índices de desenvolvimento muitas vezes inferiores aos alcançados por países com trajetórias semelhantes à nossa. Para analisar essa história, 39 pensadores brasileiros identificam os desafios, avanços e retrocessos da nossa República em textos curtos que levantam as principais questões dos nossos últimos 130 anos. Cada capítulo do livro 130 anos: Em busca da República (Intrínseca, 256 pp, R$ 59,90) cobre uma década e é composto por três textos: um sobre sociedade e política, outro sobre Estado e direito, e outro sobre governo e economia. A obra é organizada por Edmar Bacha, José Murilo de Carvalho, Joaquim Falcão, Marcelo Trindade, Pedro Malan e Simon Schwartzman.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.