Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 22/11/2018
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 22/11/2018

Começou há pouco, às 10h30 da manhã desta quinta-feira (22), a Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). No encontro, a entidade vai apresentar às 540 empresas que compõem o seu quadro social o andamento das tratativas com as redes de livrarias Saraiva e Cultura, que passam, como todos sabem, por uma crise apontada por muitos como sem precedentes no mercado editorial e livreiro no Brasil. O SNEL já negou à Saraiva o pedido de recuperação extrajudicial dizendo que preferem ir à recuperação judicial. Pela proposta inicial, Saraiva queria pagar suas dívidas junto a fornecedores em dez anos, com deságio de 40%. Segundo apurou a coluna da Babel do último sábado, a Cultura, que tem até o início de dezembro para apresentar seu plano de recuperação judicial, tem conversado com editores e apresentado proposta de deságio também de 40% para pagamento em até 12 anos. Os que aceitarem a proposta, ainda de acordo com a coluna, terão que concordar em fornecer livros imediatamente, já que as lojas da rede estão desabastecidas para Black Friday, Natal e Volta às Aulas. A qualquer momento, poderemos atualizar essa nota com o que foi conversado na Assembleia e, na edição desta sexta-feira, traremos um resumo do que foi apresentado.

PublishNews, Volnei Canônica, 22/11/2018

A cidade de Caxias do Sul, RS, receberá entre dias 30/11 e 02/12 o I Panorama sobre o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil: Ondes estamos e para onde vamos? O evento faz parte das ações de inauguração do Instituto de Leitura Quindim que nasceu em 19 de setembro de 2014 como Centro de Leitura. Em sua missão, o Instituto busca promover o direito à infância, à educação, à cultura, ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas, no Brasil e no exterior, por meio da experiência literária e da construção de políticas públicas que garantam esses direitos. O I Panorama é um convite para que os diferentes atores que compõem o “Ecossistema do Leitor” possam refletir sobre a atual conjuntura e projetar novos cenários para a área, a fim de restabelecer um equilíbrio para esse ecossistema e garantir ao leitor o direito à leitura, educação, cultura e fruição literária. Desde a sua criação, o Instituto vem discutindo o que chamamos de "Ecossistema do Leitor". Neste ecossistema os múltiplos atores coabitam, com suas diferenças e necessidades, e precisam estabelecer relações entre si na busca de fortalecer e garantir a sua sobrevivência e equilíbrio para atuar e contribuir com maior impacto sobre o leitor. Estamos vivenciando um momento difícil em que bibliotecas, livrarias e editoras estão fechando as suas portas. Programas de governos para o livro e a leitura sendo engavetados. Com tudo isso, e muitos outros desafios, como os atores que coabitam esse ecossistema estão planejando a sua sobrevivência e a sobrevivência dos seus pares? Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desse artigo e saber mais sobre o evento.

PublishNews, Redação, 22/11/2018

Por conta da trajetória do poeta Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti nas categorias Poesia e Livro do Ano, a equipe de coordenação da 35ª Feira Internacional do Livro de Brasília, decidiu na última quarta-feira (21) que ele será o grande homenageado da edição 2019 do evento. A Feira será realizada de 07 a 18 de junho de 2019, nas áreas interna e externa da Biblioteca Nacional de Brasília (Setor Cultural da República). Com o tema Bibliotecas: espaço do aprender e do prazer, o evento também pretende homenagear o estado do Ceará, “por apresentar uma riqueza tamanha em sua produção literária, com nomes contemporâneos que passam por Ana Miranda, Lira Neto e o cordelista Braúlio Bessa”, explicou o presidente da Câmara do Livro do DF, Ivan Valério. Já o curador-geral da Feira, Maurício Melo Júnior, destaca que também será homenageado o poeta nascido em Brasília, João Doederlein, conhecido pelo pseudônimo @akapoeta e autor de obras como O livro dos ressignificados e Coração-granada. Com uma programação especial que deve privilegiar as bibliotecas, a feira também irá homenagear a bibliotecária Maria da Conceição Moreira Salles (in memoriam) e o professor aposentado da UnB e poeta, Santiago Naud.

PublishNews, Redação, 22/11/2018

O jurista, educador e intelectual público Joaquim Falcão, eleito no dia 19 de abril, toma posse na Cadeira 3 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na sucessão do escritor e jornalista Carlos Heitor Cony (falecido no dia 5 de janeiro deste ano), nesta sexta-feira (23), às 21h, em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon. Os ocupantes anteriores da Cadeira foram Filinto de Almeida (fundador) – que escolheu como patrono Artur de Oliveira –, Roberto Simonsen, Aníbal Freire da Fonseca e Herberto Sales. Nascido no Rio de Janeiro, Falcão foi diretor, na década de setenta, da Faculdade de Direito da PUC-Rio e fundador e professor titular da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Colaborou na Folha de S.Paulo, no movimento pela redemocratização do país, no final dos anos setenta e escreveu durante anos na página dois.

PublishNews, Redação, 22/11/2018

A Academia Pernambucana de Letras (APL) recebe de hoje (22) a domingo (25) a primeira Feira da Literatura Infantil (Flitin). Realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) em parceria com a APL e a Proa Cultural, o evento será gratuito e voltado ao público de três a 12 anos. Na programação, além de lançamentos literários, oficinas, animações e mediação de leituras, haverá espaço para outras manifestações culturais como música e teatro. A expectativa de público é de 30 mil pessoas. O presidente da Cepe, Ricardo Leitão, comentou sobre o investimento da editora pública estadual no segmento infantojuvenil: “A Cepe é a editora que mais edita livros infantis em Pernambuco e no Nordeste. Além disso, temos um prêmio literário voltado apenas para esse público, o Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantojuvenil”. Ricardo ainda destacou que o objetivo da feira é discutir o conteúdo da literatura infantil na educação dos pequenos. A feira acontece das 9h30 às 20h, na Academia Pernambucana de Letras (Av. Rui Barbosa, 1.596) e contará com palco externo, sala de projeção, atividades nos jardins, visitas guiadas ao Museu da APL, food bikes, além de café / lanchonete.

PublishNews, Redação, 22/11/2018

Até esta sexta (23) acontece na cidade de Petrópolis, a terceira edição da Festa Literária da Serra Imperial (FLISI), evento realizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e que terá uma programação com palestras, lançamento de livros com distribuição gratuita para o público e encontros com escritores. Com o tema Palavra encantada: Nossa língua, nosso canto, a festa tem como pilares a educação, memória e identidade cultural e mais de 40 convidados estão confirmados, entre escritores, jornalistas, atores e cantores. O Museu Imperial e o Auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá são os principais palcos da festa e a expectativa é que as plateias sejam formadas majoritariamente por estudantes e professores da Região Serrana. Durante a Flisi, serão inauguradas três bibliotecas em escolas municipais, além da Sala de Leitura Graciliano Ramos, na Escola Municipal Maria Campo, aberta ontem (21). A programação dos próximos dias contará com nomes como Juliana Maia, Bárbara Paz, Jonatas Faro, Zezé Motta, Rachel Valença, José Prado, Fernando Moura, Geovani Martins e Marcelo Moutinho, que falarão sobre a força das palavras, o amor pela literatura, a literatura contemporânea, entre outros assuntos. A programação completa você encontra clicando aqui.

PublishNews, Redação, 22/11/2018

Idealizado pelo artista Narcélio Grud e com curadoria do cartunista e jornalista Carlos Henrique Santos, o Guabiras, o projeto Tiras Urbanas ganha as ruas de Fortaleza. Através da técnica de lambe-lambe o Tiras Urbanas promete levar a arte dos quadrinhos com muito humor e reflexão para a cidade. Para isso, os quadrinistas Renan César (SP), Rodolfo Camelo (CE), Rodrigo Brum (RN) e Thyagão (CE) criam uma série de tirinhas, algumas inéditas e outras já premiadas, a serem espalhadas no prédio da Justiça Federal, muro cedido pela entidade. A curadoria do Tiras Urbanas foi feita por Guabiras e todo conteúdo escolhido pelos artistas envolvidos foram pensados cogitando o espaço onde seria aplicado. O quadrinista reforça a grande oportunidade de atingir novos públicos, outra riqueza proporcionada pela intervenção urbana, que leva o pensamento crítico com criatividade para os passantes.

PublishNews, Redação, 22/11/2018

Romance que colocou Tom Wolfe (1930 - 2018) por mais de um ano na lista dos mais vendidos do The New York Times, A fogueira das vaidades (Rocco, 592 pp, R$ 69,90 – Trad.: Lia Wyler) retorna às livrarias do país em nova edição com capa dura. No livro, Wolfe expõe as consequências do atropelamento de um jovem negro na vida de Sherman McCoy, um yuppie de Wall Street que entra por engano no Bronx e, por medo de um assalto depois que o pneu do carro fura, atropela um dos jovens e foge. Síntese de uma época, A fogueira das vaidades narra o colapso de um investidor de Wall Street, e escrutina um mundo onde fortunas são feitas e perdidas num piscar de olhos. O livro é o primeiro de uma série de sete títulos do "homem do terno branco", como Wolfe era conhecido, a voltar às prateleiras no Brasil.

“Tenho maior respeito por gramática e pretendo nunca lidar conscientemente com ela”
Clarice Lispector
Escritora brasileira (1920-1977)
1.
A sutil arte de ligar o foda-se
2.
As aventuras na Netoland com Luccas Neto
3.
Seja foda!
4.
Me poupe!
5.
O milagre da manhã
6.
O poder da ação
7.
Combate espiritual
8.
Crença Inabalável
9.
Aprendizados
10.
O dilema do porco-espinho
 
PublishNews, Redação, 22/11/2018

Dolly, Linda e Shirley não eram grandes amigas nem tinham nada em comum até que os maridos morrem juntos operando uma tentativa de assalto. Cada uma a seu modo está enfrentando o luto quando Dolly é surpreendida por descrições detalhadas de todos os roubos realizados e planejados pelo marido. Ela se vê diante de uma encruzilhada: pode se livrar daquilo tudo e voltar à sua vida pacata ou entregar a descoberta aos criminosos que querem tomar o lugar do falecido. Mas ninguém cogitaria sua aposta em uma terceira alternativa: recrutar as outras viúvas e concluir aquela última missão. Sozinhas e sem experiência no mundo do crime, as três começam os preparativos para a operação, porém o caminho até o roubo perfeito não se mostra exatamente simples. Cheia de reviravoltas, a história de As viúvas (Intrínseca, 400 pp, R$ 49,90 – Trad.: Alexandre Raposo), criada pela autora inglesa Lynda La Plante, se consagrou na década de 1980. No fim deste ano, a narrativa chega aos cinemas, em filme estrelado por Viola Davis.

PublishNews, Redação, 22/11/2018

As vidas de dois melhores amigos de infância convergem em uma história de amor e resiliência no romance de estreia de Raiza Varella. Em Caçadora de estrelas (Verus, 448 pp, R$ 42,90), Eva tem o dom de atrair problemas e caras errados. No seu relacionamento mais recente, Eva se mudou para Londres com o namorado que prometeu uma vida muito melhor do que a que ela tinha em São Paulo. Chegando à terra da rainha, o emprego do namorado não era tão maravilhoso assim, as gorjetas de Eva mal cobriam as contas e, para completar, ela ainda pegou o namorado na cama... com outro. De volta a São Paulo, Eva descobre que a sua antiga vida está de pernas para o ar. E embora a vida em casa esteja bem diferente do que ela se lembrava, Eva é obrigada a seguir em frente e lidar com a situação como uma mulher adulta. Mas o destino lhe prepara uma nova surpresa: um amor proibido. A história vai se desenvolvendo com a readaptação de Eva à rotina em sua casa, permeada de algumas reviravoltas do destino, nem todas boas.

PublishNews, Redação, 22/11/2018

O amor nas 4 estações (Faro Editorial, 176 pp, R$ 44,90), de Victor Degasperi, é um livro de crônicas sobre a vida e suas nuances, permeando as quatro estações do ano. Mais do que celebrar o amor, Degasperi desafia o leitor a viver um ano inteiro prestando atenção aos detalhes diários que tornam a vida uma grande aventura e que muitas vezes, são deixados de lado. Victor aceitou esse desafio e, durante um ano, viu a vida com os olhos de quem quer achar beleza em tudo, e isso mudou a forma como ele enxergou o mundo. Agora ele faz um convite aos leitores para viverem a própria vida com intensidade e olhar o amor de outra maneira.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.