Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 07/11/2018
Em conversas com editores, Sérgio Herz, CEO da Livraria Cultura, tem falado em mudanças no sistema de compras da empresa que traça o seu plano de recuperação judicial (RJ). Ele tem dito que o modelo de consignação já não é interessante nem para a Cultura e nem para os fornecedores e que planeja, para um possível futuro pós-recuperação judicial, que 100% das compras sejam firmes. Tem falado ainda que, já durante a RJ, vai propor que só a metade dos negócios sejam via consignação. Já a Saraiva tem consultado seus maiores credores sobre a possível pavimentação de um caminho de recuperação extrajudicial, segundo noticiou o jornal Valor Econômico. Ainda de acordo com o jornal, a Saraiva tem apresentado aos editores a proposta de deságio de 45% e o parcelamento da dívida em dez anos. Empresa não confirma informações e diz que as negociações são sigilosas. Editores ouvidos pelo diário reclamam do prazo alongado. Clique no Leia Mais para ter acesso à íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 07/11/2018
Na próxima quarta (14), às 19h, acontece a sétima edição do encontro UmLivro com PublishNews. Depois de já termos falado sobre a pesquisa Fipe, agências literárias, bibliodiversidade, audiolivros, literatura Young adult e autopublicação, chegou a vez de saber como funciona a aquisição de direitos para a publicação de obras. Para falar sobre o assunto, convidamos Mariana Rolier, que teve passagens por importantes casas como HarperCollins, Rocco e LeYa, e participou da publicação de best-sellers como Marley & Eu e A menina que não sabia ler. Os bastidores das feiras internacionais, negociações e trabalho dos publishers de aquisição estão entre os temas que serão discutidos no encontro. Fruto da parceria com a UmLivro, plataforma que oferece diversas soluções de impressão por demanda e logística para as editoras, o evento que acontece na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 - São Paulo / SP) é gratuito mas é necessário se inscrever clicando aqui.
PublishNews, Redação, 07/11/2018
Depois de terem criado, em 2008, a Autores de Argentina, os editores argentinos César González de Kehrig e Germán Echeverría decidiram expandir o projeto para o Brasil e lançaram no começo de novembro a Autores do Brasil. Segundo César, a editora é voltada para “todos aqueles que desejam realizar o sonho de ver sua criação publicada. Sem restrições”. A nova empresa oferece serviços de design de capa e miolo, cuida dos trâmites legais como obtenção do ISBN e a ficha catalográfica da obra, oferece impressões de no mínimo 50 exemplares e dá espaço em suas redes sociais para divulgação e no e-commerce para a venda. A editora que mira nos autores independentes também dá ao escritor a possibilidade de ter seu livro publicado em e-book e audiolivro, com produção e venda internacional através das plataformas Audible e Storytel. Além disso, outros serviços como tradução (para inglês e espanhol), revisão e impressão internacional sob demanda também estão entre os serviços oferecidos. Na Argentina, com dez anos no mercado, a editora já publicou 1.800 títulos de 1.650 autores.
PublishNews, Redação, 07/11/2018
Com o tema Literatura Sem Fronteiras, a próxima edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) irá propor um diálogo mais aproximado entre a literatura brasileira e a latino-americana. Programado para acontecer de 27 de abril a 5 de maio, o festival está à procura de parcerias com entidades dos países da América Latina, Espanha e Portugal para a preparação de um grande encontro em Poços de Caldas, com destaque especial para a literatura e as artes. O patrono da próxima edição será o professor, crítico literário e autor, Jorge Schwartz (na foto ao lado), que recebe homenagem no dia 27 de abril e realiza uma conferência no domingo (28), às 19h30 no Teatro da Urca, onde falará sobre sua vasta obra, mas em especial, sobre Jorge Luis Borges, escritor argentino, cujo assunto, Schwartz é especialista. Professor Titular aposentado e vinculado à Pós-Graduação de Literatura Hispano-Americana da Universidade de São Paulo, Jorge é autor, entre outros, de Murilo Rubião: a poética do uroboro (Ática), Vanguarda e cosmopolitismo (Perspectiva) e Vanguardas Latino-Americanas (Edusp). Coordenou a tradução das Obras Completas de Jorge Luis Borges (Globo - Jabuti / agora Companhia das Letras), organizador de Borges no Brasil (Edunesp), das Obras Completas de Oswald de Andrade (Globo e Companhia das Letras) e diversos outros títulos. O Flipoços 2019 acontece no Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas) em Poços de Caldas, com entrada franca.
PublishNews, Redação, 07/11/2018
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que aconteceram de 2 a 6 de outubro de 2017, em Passo Fundo (RS), considerada a Capital Nacional de Literatura, ganharam um documentário. Cerca de 30 horas de gravação, seis pessoas envolvidas na produção e um resultado de 80 minutos de boas lembranças. Com um público de mais de 50 mil pessoas e 84 escritores, as Jornadas, em 2017, foram marcadas pelo movimento de "jornalização" de Passo Fundo, que espalhou cultura e literatura por toda a cidade. O documentário, produzido pela Film Journée, faz um resgate da última edição, com depoimentos dos organizadores e de escritores que passaram pelos espaços da Jornada. Dentre os autores que deixaram o seu registro, estão os coordenadores de debates Alice Ruiz, Augusto Massi e Felipe Pena, e autores como Jean-Claude Alphen, Pedro Daniel Kondo, Cintia Moscovich, Conceição Evaristo, Marina Colasanti, Pedro Gabriel, Roger Mello, Zeca Camargo, entre outros escritores que participaram da última edição da Jornada. O documentário completo está disponível clicando aqui.
PublishNews, Redação, 07/11/2018
A Associação de Editores Cristãos (ASEC) realiza neste sábado (10), a entrega do Prêmio Areté de Literatura 2018, que este ano acontecerá no Centro de Eventos de Barueri (SP), onde está localizado o Museu da Bíblia (MuBi). Realizada com o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), a premiação tem como objetivo reconhecer e premiar a excelência em literatura cristã brasileira. As obras são avaliadas em 42 categorias, considerando os prêmios regulares e os especiais, que são Referência Personalidade Literária do Ano, melhor Ilustração, Capa, Projeto Gráfico e Livro do Ano. A lista completa dos finalistas pode ser conferida clicando aqui. Nesta edição, a Sociedade Bíblica Brasileira (SBB) concorre com nove obras, em oito categorias.
PublishNews, Redação, 07/11/2018
A Biblioteca Pública do Paraná realiza nesta sexta (9), em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Municipais, o encontro Leitura viva: novas práticas na biblioteca pública. O evento, que acontece na Casa da Cultura de Telêmaco Borba (Av. Chanceler Horácio Laffer, 1.160 – Curitiba / PR) a partir das 9h, discute práticas inovadoras de gestão e atendimento ao público de bibliotecas públicas municipais com representantes das bibliotecas de Arapoti, Barra do Jacaré, Castro, Jaguariaíva, Lapa e Telêmaco Borba. Já às 16h, Marcio Renato dos Santos, autor de sete livros de contos, conversa com o bibliotecário Marcos Antônio Afonso sobre sua obra. A iniciativa é fruto de um encontro entre bibliotecas públicas que aconteceu em abril, em Castro (PR). Na ocasião, representantes das bibliotecas de seis municípios se comprometeram a testar novas formas de atender o público. Entre outras inovações, as bibliotecas vão eleger o “leitor do ano” em seus espaços — o usuário que mais emprestou livros no período de abril a outubro, nas categorias infantil, juvenil e adulto.
PublishNews, Redação, 07/11/2018
O livro Falsa acusação (LeYa, 336 pp, R$ 49,90 – Trad.: Daniela Belmiro) é baseado numa história real e num artigo vencedor do Prêmio Pulitzer de jornalismo investigativo, que foi publicado no site de uma ONG na internet e viralizou em questão de horas. Como num episódio de Law & Order, os jornalistas T. Christian Miller e Ken Armstrong acompanham o trabalho incansável e a dedicação de duas detetives para colocar um estuprador em série na cadeia e dar voz às suas vítimas – fazendo também uma análise da maneira ultrajante como as mulheres são tratadas quando denunciam casos de violência sexual. A história é, infelizmente, semelhante em diversos países, inclusive no Brasil: uma mulher, vítima de estupro, vai à polícia fazer uma denúncia e acaba sendo interrogada com desconfiança pelas autoridades. Narrado em ritmo de thriller, Falsa acusação está sendo adaptado pela Netflix: a série Unbelivable, prevista para estrear em 2019.
|
“A democratização da literatura envolve outros espaços, entre eles o da educação e do cultivo do hábito da leitura.”
Professor, poeta e pesquisador brasileiro
1.
|
A sutil arte de ligar o foda-se
|
2.
|
Crença Inabalável
|
3.
|
As aventuras na Netoland com Luccas Neto
|
4.
|
Seja foda!
|
5.
|
Combate espiritual
|
6.
|
O milagre da manhã
|
7.
|
Me poupe!
|
8.
|
O poder da ação
|
9.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
10.
|
Para todos os garotos que já amei
|
|
|
PublishNews, Redação, 06/11/2018
Pode não parecer, mas estudar inglês não é coisa de outro mundo. Dificuldade de entender o que é falado, não saber como pronunciar as palavras, medo de errar e falta de afinidade com a língua podem ser pedras no sapato de quem está tentando aprender o idioma mais influente do mundo. Em Sou péssimo em inglês (HarperCollins, 128 pp, R$ 34,90), a professora Carina Fragozo, do canal English in Brazil, analisa as dificuldades mais comuns que os brasileiros enfrentam ao estudar inglês e apresenta dicas práticas para destravar a fala, melhorar o listening, memorizar vocabulário, evitar a tradução mental e manter o foco, ajudando todo leitor a mudar sua relação com a língua inglesa e extrair dela o melhor que puder. A obra traz também ideias de como se organizar para montar um plano de estudos. Junto com o livro, a HarperCollins também lança Sou péssimo em português (160 pp, R$ 34,90), da professora Cintia Chagas. Na obra, a autora reuniu histórias reais – e bastante engraçadas – de sua vida dentro e fora da sala de aula e que têm alguma relação com a Língua Portuguesa.
PublishNews, Redação, 07/11/2018
Na virada para os anos 1990, os Racionais MC’s emergiram como um dos mais importantes acontecimentos da cultura brasileira. O grupo se formou em 1988 a partir do encontro entre Paulo Eduardo Salvador (Ice Blue) e Pedro Paulo Soares Pereira (Mano Brown) com Edivaldo Pereira Alves (Edi Rock) e Kleber Geraldo Lelis Simões (KL Jay). Naquele mesmo ano, as composições Pânico na Zona Sul, de Brown, e Tempos difíceis, de Edi Rock e KL Jay, entrariam na coletânea Consciência black, e dois anos depois o grupo gravaria seu primeiro disco, Holocausto urbano, vendendo cerca de 200 mil cópias e tornando-se conhecido em todas as periferias paulistanas. Mas é com Sobrevivendo no inferno que os Racionais conquistaram projeção nacional. O disco vendeu mais de 1,5 milhão de cópias. Sobrevivendo no inferno (Companhia das Letras, 160 pp, R$ 34,90) é também o título do livro que acaba de chegar às livrarias. Nele estão reunidos, além das letras das músicas que compõem o álbum, fotos e um texto de apresentação assinado por Acauam Silvério de Oliveira, professor de literatura brasileira da Universidade de Pernambuco.
PublishNews, Redação, 07/11/2018
O que é sair pelas ruas para fotografar? Ter uma câmera, ou um celular, e seguir fazendo fotografias? Será que podemos reduzir a fotografia de rua a somente sair por aí com uma câmera, sabendo o resultado do trabalho de grandes mestres como Henri Cartier-Bresson, Elliott Erwitt, Garry Winogrand, Robert Doisneau, Vivian Maier e tantos outros? A prática da fotografia de rua (G.Gili, 144 pp, R$ 79), de Glauco Tavares, se propõe a contribuir com uma nova visão sobre a fotografia de rua: tratar esse segmento como uma linha da fotografia que possui estilo, método, técnica, leis, estudo e muita, muita prática. A obra ensina ainda: o que é a fotografia de rua; o que pode ser considerado rua; todas as leis que regem a fotografia de rua; escolhas de equipamentos e temas; como montar um projeto de fotografia de rua; autorretrato ou selfie; como fotografar pessoas nas ruas dentre outras técnicas e dicas.
|
|
|