Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 04/09/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 1º/09/2017

No fim do InterLivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro, que ocupou nesta sexta-feira (1º) o auditório Madureira da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, foi anunciado o ganhador da categoria especial do Jovens Talentos, que anualmente escolhe profissionais com menos de 35 anos que se destacaram na indústria do livro. Gustavo Lembert, diretor de produtos da TAG - Experiências Literárias, foi o vencedor desta terceira edição e viajará para Frankfurt com todas as despesas de passagens e hospedagens custeadas pela organização. “Os cinco ganhadores são fantásticos e todos mereciam ir para Frankfurt. Infelizmente, só podemos enviar um. A escolha do Gustavo para receber o prêmio especial se justifica pela inovação que ele trouxe a um modelo que muitos achavam que estava morto, o clube de livros, e também pelo êxito que a TAG alcançou em tão pouco tempo”, justificou Carlo Carrenho, fundador do PublishNews e integrante do júri. Todos os outros quatro ganhadores – Cayube Galas, Fernanda Scherer, Gustavo Abreu e Laura Grossmann – ganharam, além do troféu Jovens Talentos, ingressos para o Business Club, a área VIP da Feira do Livro de Frankfurt. Para conhecer Gustavo, clique no Leia Mais.

PublishNews, Felipe Lindoso, 04/09/2017

A divulgação do “Censo do Livro Digital”, pesquisa feita pela Fipe, sob encomenda da CBL e do SNEL, suscitou muitas reações, como previsível. Algumas bastante irritadas pela ausência do que, evidentemente, são dois componentes importantíssimos desse mercado: os dados da Amazon e os dos chamados autores autopublicados. Essa pesquisa, tal como a de produção e vendas do mercado editorial, não se propõe a verificar o total das vendas no varejo. É preciso ter clareza sobre o que está sendo perguntado e respondido. Se a pesquisa for tecnicamente bem feita, ela responderá (por amostragem) aquilo que foi perguntado. NUNCA é um retrato total do objeto pesquisado. O tal censo perguntou, a uma amostra, selecionada com critérios especificados (mas não divulgados na apresentação), quantos e-books foram vendidos e qual o faturamento obtido por isso. A partir dessas premissas, Felipe Lindoso analisa a pesquisa recentemente divulgada.

PublishNews, Leonardo Neto, 04/09/2017

E-books e e-readers, como o Kobo que aparece na imagem, têm agora a mesma imunidade tributária dada a livros impressos| © Beatriz SimoniniEm março desse ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o Recurso Extraordinário 330.817 no qual pedia-se a imunidade tributária aos livros digitais e aos e-readers dedicados. Em decisão unânime, o plenário da corte acompanhou o voto do relator, o ministro Dias Toffoli, e decidiu que a isenção dada a livros, jornais, periódicos e ao papel destinado a sua impressão deve abranger os livros eletrônicos, os suportes exclusivos para leitura e armazenamento, além dos componentes eletrônicos que acompanhem material didático, como DVDs ou CDs. Só na última quinta-feira (31), no entanto, foi publicado o acórdão, o que faz valer oficialmente a decisão da suprema corte brasileira. A tese defendida pelo ministro Toffoli tem repercussão geral, o que significa que a decisão vale para todos os processos judiciais que discutem a matéria.

PublishNews, Leonardo Neto, 04/09/2017

Em evento na Bienal, Ana Maria Machado cobra ministro da Educação retomada das compras de livros de literatura | © Leonardo NetoNa abertura da Bienal do Rio, na última quinta-feira (31), era forte o tititi entre os editores sobre o possível anúncio de um novo programa para compra de livros de literatura por parte do Ministério da Educação (MEC). Isso porque, na manhã do dia seguinte, a Bienal receberia o ministro Mendonça Filho para uma cerimônia na qual se comemorou os 80 anos da política pública dos programas do livro. O anúncio não aconteceu frustrando a turba. Mas o ministro não saiu do Café Literário, espaço da Bienal onde aconteceu a reunião, sem antes ouvir uma cobrança. É que Ana Maria Machado era uma das homenageadas da manhã e a Hans Christian Andersen foi enfática em cobrar o ministro. “Ao incentivar livros na escola, precisamos reforçar muito a literatura. Não só os livros didáticos. Eu, muitas vezes, me preocupo que, em um momento de contenção de despesas, a literatura vá perdendo esse espaço que foi conquistado pelo seu próprio mérito. Nós precisamos ter professores que leiam e que possam escolher bem os livros que vão usar em sala de aula. Tivemos exemplos de programas excelentes que foram interrompidos, como o PNBE, um programa muito bem concebido e que ajudou muito a aumentar os índices de leitura no Brasil. Quero enfatizar a importância disso e deixar meus votos para que projetos como este sejam retomados”, cobrou. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Leonardo Neto, 04/09/2017

Nenhum dos parlamentares que integram a Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados fizeram emendas ao Projeto de Lei (PL) 7752/2017 que quer instituir a Política Nacional de Leitura e Escrita, a Lei Castilho. O prazo para que eles o fizessem encerrou no fim da última semana. Agora é preciso esperar o parecer do deputado Waldenor Pereira (PT/BA), relator do projeto na comissão. De autoria da senadora Fátima Bezerra (PT / RN), o PL foi proposto por José Castilho Marques Neto, em maio de 2016, quando ainda era secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). No Senado, o PL teve relatoria favorável do senador Paulo Paim (PT / RS) e, depois de aprovado, seguiu para a Câmara dos Deputados. Já na Câmara, a Lei Castilho passou pela Comissão de Cultura, onde o relatório do deputado Thiago Peixoto (PSD / GO) foi aprovado por unanimidade. Se passar pela CE, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. O PL tem apreciação conclusiva pelas comissões, o que significa que não passará pelo plenário antes de seguir para a sanção presidencial.

PublishNews, Redação, 04/09/2017

Centro Cultural Nestor Kirchner será palco do encontro Entre Editores no próximo dia 6 | © Imprensa Oficial Argentina / WikiCommonsProfissionais da indústria do livro da Espanha, do México, do Brasil e da Argentina se encontram, na próxima quarta-feira (6), no Centro Cultural Nestor Kirchner, em Buenos Aires, para o encontro Entre Editores, que vai debater o futuro da indústria editorial com enfoque especial na tecnologia e nas exportações. O evento, realizado pelo coletivo Entre Editores capitaneado por Trini Vergara, fundadora da V&R e diretora da Câmara Argentina de Publicações, terá a participação de Carlo Carrenho, CEO do PublishNews, além dos espanhóis Javier Celaya (Dosdoce) e Blanca Rosa Roca (Roca Editorial); dos mexicanos Diego Rabasa (Sexto Piso) e David Pemán (Nielsen Bookscan) e dos argentinos Javier López Llovet (Penguin Random House), Patricia Mejalelaty (Fundación Leer), Daniel Benchimol (Proyecto 451), além da própria Trini. "É com grande prazer que estou participando deste evento para falar um pouco do mercado brasileiro. Acho que os mercados editoriais argentino e brasileiro interagem e dialogam muito pouco, e que temos muito para aprender um do outro. Neste sentido, vejo este colóquio como uma abertura e um primeiro passo neste sentido. Os editores brasileiros dialogam mais com americanos, ingleses e franceses e acabam se esquecendo da interessantíssima indústria argentina. É hora de mudar isso", defendeu Carrenho. A programação, que vai das 8h às 18h, será transmitida ao vivo pelo site do Entre Editores.

PublishNews, Talita Facchini, 04/09/2017

Pontal da Barra, bairro tradicional das rendeiras de Maceió, ganha a sua festa literária | © João Schwartz / SMTEm um breve passeio pelo bairro de Pontal da Barra, em Maceió já era possível ver o quanto a primeira Flipontal movimentou o lugar. Concerto no meio da praça com boa música para quem quiser ouvir, voluntários distribuindo panfletos e falando sobre o evento, livraria com lançamentos e livros de autores locais, oficinas e palestras com assuntos relevantes, tudo fez diferença. Com pouco orçamento, a Flipontal só se concretizou pela força de vontade de todo pessoal envolvido, em especial Carlito Lima, que acabou sendo homenageado por Audálio Dantas, o então protagonista da festa. “Esse evento só mostra a importância de se olhar mais para a literatura, que pode sim movimentar a economia e fazer uma enorme diferença na educação e no dia a dia das pessoas”, completou o jornalista que teve três mesas em sua homenagem. Clique no Leia Mais e saiba como foi o evento que teve a cobertura do PublishNews.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues – Babel, 02/09/2017

Com a presença de Luiz Ruffato, Ana Maria Machado, Ziraldo, Odilon Moraes, Ana Paula Maia e Santiago Nazarian, entre outros, começa, dia 10, a Feira do Livro de Medellín. O Brasil será o país homenageado. No estante coletivo, organizado pelo projeto Brazilian Publishers, da Câmara Brasileira do Livro e Apex-Brasil, o visitante conhecerá a produção editorial brasileira, além de participar de programação cultural. Uma das atrações será o Cozinhando com Palavras. Breno Lerner, ex-superintendente da Melhoramentos, assume sua faceta de chef e é um dos convidados. A informação é da coluna da Babel.

“O leitor escolhe o livro e o subverte. O escritor? Bom, no meu caso a diferença entre cada livro está na maneira como ele se modifica e me intriga. Escrevo muito em viagem, e passo mais tempo viajando que parado em um lugar.”
Roger Mello
Escritor brasileiro
1.
Sapiens
2.
O poder da ação
3.
Senhor das sombras
4.
Box – As crônicas de gelo e fogo
5.
Na minha pele
6.
Outros jeitos de usar a boca
7.
Propósito
8.
O poder do hábito
9.
Minutos de sabedoria
10.
O poder do agora
 
O Globo, Leonardo Cazes, 03/09/2017

As editoras fizeram um investimento pesado nas suas participações na Bienal do Livro do Rio deste ano. Os estandes, que se tornam, a cada ano, uma atração em si, receberam até uma sala de cinema. Um dos mais concorridos no primeiro fim de semana de Bienal foi o da editora Rocco. Casa dos livros do bruxo Harry Potter, a editora aproveitou os 20 anos da série e transformou o estande num castelo de Hogwarts. Do lado de dentro, as estantes de livros dividiam espaços com corujas, baús, vassouras e animais fantásticos do universo de "Harry Potter". Já do lado de fora, as janelas do "castelo" faziam referência a cada um dos sete livros. Ao longo de todo o fim de semana, uma enorme fila se formou para tirar foto em uma vassoura, como se estivesse voando. Já a HarperCollins Brasil, que faz sua estreia na Bienal depois de ter se separado do Grupo Ediouro no início deste ano, montou um cinema no Riocentro. As sessões, com início de dez em dez minutos, atraíram uma multidão. Dentro do cinema, o público fica deitado no chão para assistir a um filme sobre a importância da leitura. Na outra ponta do estande da editora, os visitantes podiam tirar foto em uma estação de trem cinematográfica, numa referência ao clássico de Agatha Christie, Assassinato no Expresso do Oriente. Os estandes da Intrínseca, da do Grupo Editorial Record e da LeYa / Casa da Palavra, a atração era a interatividade. Para ler a matéria completa clique aqui.

O Estado de S. Paulo, Ubiratan Brasil, 03/09/2017

A escritora portuguesa Sofia Silva acaba de assinar o contrato com uma editora de seu país, a Presença, para lançar dois livros. Seria um fato até corriqueiro se não fosse o detalhe de que Sofia só chamou atenção entre os portugueses graças ao reconhecimento que primeiro alcançou no Brasil. Aqui, a editora Valentina lançou Sorrisos Quebrados, a primeira obra da autora publicada em papel, depois de fazer sucesso no mercado digital, no qual despertou o interesse dos brasileiros. “Nunca fui tanto abraçada por adultos como nessa passagem pelo Rio”, disse ela, na manhã do domingo (3), diante de uma plateia entusiasmada, em um debate da 18ª Bienal Internacional do Livro. A imensa quantidade de jovens passeando pela Bienal refletia a variedade da programação dedicada principalmente a essa faixa etária. As atrizes e fenômenos teens Maísa Silva e Priscila Alcântara, por exemplo, atraíram grande público para seu debate, no sábado. No sábado, uma fila imensa revelava que o rei das bienais, Ziraldo, continua honrando a coroa ao distribuir, durante horas, inúmeros autógrafos. Bienal sem Ziraldo não é Bienal. Próximo dali, um momento emocionante com outra representante da monarquia artística brasileira: a atriz Ruth de Souza, aos 96 anos, distribuía sorrisos e posava para fotos durante a sessão de autógrafos de Uma Estrela Negra no Teatro Brasileiro: Relações Raciais e de Gênero nas Memórias de Ruth de Souza, livro lançado em 2015 por Julio Claudio da Silva. Em uma cadeira de rodas, aquela que foi a primeira atriz negra a representar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (em 1945) compensava a fragilidade física com um olhar carregado de doçura e majestade.

O Estado de S. Paulo, ATP, 03/09/2017

John Ashbery, considerado um dos maiores poetas do mundo, morreu aos 90 anos de causas naturais no início da manhã deste domingo (3), em sua casa, em Hudson, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por David Kermani, marido do poeta. Sua coleção de poemas de 1975 Self-Portrait in a Convex Mirror venceu os prêmios Pulitzer, National Book Award e National Book Critics Circle.

PublishNews, Redação, 04/09/2017

Um dos principais nomes da literatura de autoajuda mundial e considerada uma das percursoras do gênero, a autora americana Louise Hay faleceu na última semana aos 90 anos. A autora vendeu mais de 50 milhões de exemplares, e teve sua obra traduzida em 25 idiomas. Em seus livros, propõe que enfermidades físicas podem ter origens psicossomáticas. Louise começou o que se tornaria o trabalho de sua vida na década de 70, em Nova York. Anos depois, compilou um guia de referência detalhando as causas mentais de doenças físicas, e desenvolveu padrões de pensamentos positivos que, segundo ela, seriam capazes de ajudar na cura. Este estudo foi a base para Heal Your Body, seu primeiro livro, lançado em 1976. No Brasil, a obra foi publicada pela editora BestSeller com o título Cure o seu corpo. A editora, aliás, publicou mais de 20 livros de Louise no Brasil. Seu último lançamento foi Você pode curar o seu coração, escrito em parceria com David Kessler.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues – Babel, 02/09/2017

Autor de livros de contos, crônicas e de poemas, Michel Yakini, um dos fundadores do Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente, de Pirituba, que está fazendo 10 anos, vai lançar seu primeiro romance pela 11 Editora. Amanhã quero ser vento (provisório) deve sair em dezembro. É a história de Manandí, jovem mulher negra que rompe com as amarras de sua vida familiar em uma pequena cidade e parte para a metrópole, onde enfrenta as durezas da vida na periferia. Ela, que se vê forçada a uma separação temporária das filhas, acaba se envolvendo com outra mulher. As desigualdades sociais, a violência urbana e a miséria aparecem na história não como temas centrais, mas como condição de vida dos personagens. A informação é da coluna da Babel.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues – Babel, 02/09/2017

Segundo noticiou a coluna da Babel, chega às livrarias em outubro, pela Civilização Brasileira, o polêmico Regretting Motherhood, da socióloga israelense Orna Donath. Para escrever Mães Arrependidas, a autora entrevistou 23 mulheres que, apesar do amor pelos filhos, se pudessem voltar atrás, não escolheriam viver a experiência da maternidade. Os fortes depoimentos trazem à tona sentimentos que costumam ser oprimidos socialmente por causarem desconforto. Entre seus questionamentos, a existência do instinto materno.

PublishNews, Redação, 04/09/2017

Vanda e Aldo estão casados há mais de cinco décadas. Como muitos relacionamentos, também o deles esteve sujeito a tensões e aos inevitáveis desgastes da rotina. Casaram-se ainda muito jovens, e a certa altura foram pegos um pouco de surpresa pela revolução nos costumes que tomou parte do mundo entre os anos 1960 e 1970. Ao voltarem de uma agradável semana de férias na praia, eles encontram seu apartamento completamente revirado. Reorganizando seus papeis, Aldo se vê forçado a encarar lembranças de décadas atrás: os anos que abandonara Vanda e os filhos para viver com outra mulher. As fissuras causadas por esse trauma familiar permanecem latentes no presente. Esse é o eixo de Laços (Todavia, 144 pp, R$ 44,90), romance de Domenico Starnone. Uma história sobre família, convívio e relacionamento mesmo depois que o amor acaba.

PublishNews, Redação, 04/09/2017

Primeiro livro de ficção da jovem atriz, cantora e escritora britânica Carrie Hope Fletcher, Do outro lado (Fábrica 231 / Rocco, 272 pp, R$ 49,90) conta a emocionante jornada de Evie Snow, que morre aos 82 anos, serenamente e cercada pela família, mas descobre que ainda precisa acertar algumas contas com o passado para que sua alma consiga chegar ao Paraíso. Nesta espécie de “segunda chance”, Evie se vê aos 27 anos e sabe que precisa se livrar de culpas e segredos antes que seja tarde demais. Sua jornada começa na porta de seu apartamento e descobre que o seu paraíso pessoal está atrás daquela porta, o apartamento em que viveu o ano mais feliz de sua vida. Mas assim que começa a refazer a própria jornada, ela percebe que sabia pouco sobre a própria vida e que precisa recuperar o verdadeiro amor para encontrar a paz.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.