Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 29/05/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 29/05/2017

A pedido da Folha de S.Paulo, o Datafolha perguntou para 1.004 paulistanos das classes A e B com mais de 16 anos “qual o melhor serviço de livraria na cidade de São Paulo?”. Metade dos entrevistados responderam “Saraiva”. Essa é a terceira vez consecutiva que a rede é apontada pelos paulistanos como a melhor livraria da capital paulista. Ao olhar para a faixa de 16 a 25 anos, esse índice cresce para 54%. Jorge Saraiva Neto, diretor-presidente da Saraiva, aponta as diversas ações e iniciativas direcionadas ao público jovem como um fator importante para esse resultado. "A nossa ideia é ser um local de reunião e entretenimento, com ações exclusivas. Ao todo, entre lançamentos, sessões de autógrafos, encontro com fãs e leitura de histórias infantis, são realizados mais de 4.700 eventos em lojas por ano", disse à repórter Gisele Hirata, da sãopaulo, revista encartada aos domingos na Folha.

PublishNews, Redação, 26/05/2017

A Disal Distribuidora lançou sua própria plataforma de entrega com a proposta de melhorar a performance e o relacionamento entre a empresa e seus clientes, sejam consumidores (B2C) finais ou varejistas (B2B). A empresa aposta em otimizar a operação e, com isso, aumentar a capacidade de atendimento. “Nos últimos três anos investimos em estrutura, melhoramos processos e estamos expandindo nossa rede de livrarias próprias. Percebemos que havia uma necessidade de aprimorar ainda mais o no serviço de entrega e por isso começamos a desenhar a plataforma de entrega Disal”, comenta Francisco Canato (na foto ao lado), diretor da distribuidora. A plataforma permite aos clientes acompanharem a entrega e se programarem para o recebimento, pois utiliza roteirização e rastreamento em tempo real. Ao realizar a compra, o cliente já é avisado da previsão de entrega. No momento em que a mercadoria é coletada pelo transportador, o comprador recebe a informação de que sua encomenda está a caminho com horário previsto de chegada no endereço. “O sistema já está em uso na cidade de São Paulo com frota própria e motoboys, e já resulta na redução do índice de insucesso de entregas, além de feedbacks muito positivos de clientes”, comenta Rafael Cleante, gerente de tecnologia da informação.

PublishNews, Redação, 26/05/2017

Durante a última edição da Bienal do Livro de São Paulo, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Inova, empresa que patrocinou o evento e é responsável pelos serviços de limpeza urbana da capital paulista, lançaram o livro Histórias de gente, Histórias da gente, que reuniu histórias de 25 garis que trabalham nas ruas de São Paulo, com prefácio de Walcyr Carrasco. Durante a Bienal, o livro ganhou uma ação especial que foi contada em detalhes pelo nosso colunista André Palme. O livro agora participa de outra bienal, a 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico (4 a 10 de agosto). É que o livro foi selecionado para compor o catálogo do evento, na categoria Capa. A produção gráfica do livro é de responsabilidade da ilustradora Raquel Matsushita e da design Silvia Abolafio.

Exame, Letícia Toledo, 27/05/2017

Para uma empresa que domina o varejo americano, o site de comércio eletrônico Amazon vinha se notabilizando por crescer no Brasil num ritmo estranhamente lento. A companhia, que foi fundada por Jeff Bezos há mais de 20 anos e vale quase meio trilhão de dólares em bolsa, começou a operar por aqui há cinco anos. Mas, para felicidade geral da concorrência, a Amazon começou devagarinho. Em 2012, só vendia livros eletrônicos. Dois anos depois, partiu para a venda de “livros físicos”. Mantendo a política de dar um passo de cada vez, no dia 12 de abril, a Amazon anunciou que criaria no Brasil seu marketplace de livros — ou seja, abriria o site para outras livrarias. O que não foi anunciado é que o marketplace de livros é um teste para aquilo que sempre se esperou. A Amazon está se preparando para, até o fim do ano, entrar nos demais segmentos do varejo. Aí, sim, o gigante vai poder dizer que chegou ao Brasil. Segundo apuração da Exame, a empresa lançará nos próximos meses um marketplace nos moldes do que tem nos Estados Unidos. Lá, metade do faturamento da Amazon vem da venda de produtos de outras lojas. É possível comprar tudo, de salmão fresco a violinos. É exatamente o que a companhia pretende fazer no Brasil. As primeiras semanas do marketplace de livros mostram o potencial desse tipo de iniciativa. Em menos de 24 horas, o número de livros em português à venda no site dobrou: passou de pouco mais de 150 mil títulos para 300 mil. Mais de 1 mil vendedores já estão cadastrados no site da empresa, desde pessoas querendo se desfazer de seus livros usados até livrarias tradicionais — como a paulista Martins Fontes e a paranaense Livrarias Curitiba — que tentam angariar novos clientes. “O aumento no volume de vendas justifica nossa entrada, por mais que tenhamos de abrir mão de parte de nossa margem. Estamos recebendo mais pedidos do que imaginávamos”, diz Alexandre Martins Fontes, sócio da Martins Fontes. Há um ano, a Amazon era responsável por cerca de 4% das vendas das maiores editoras do Brasil. Hoje, estima-se que o número tenha passado para 10%. Com redes de livrarias em crise, as próprias editoras se preparam para um cenário em que a Amazon tenha uma fatia ainda maior do mercado. A movimentação mais agressiva da empresa vem num momento de fraqueza do setor.

O Estado De S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 28/05/2017

Vendidos tradicionalmente em bancas no formato pocket, os livros da Harlequin passam a ser comercializados em livrarias em junho em novo formato (trade). Os primeiros títulos são O jogo da sedução, de Nora Roberts, Perigosa atração, de Maya Banks, e Falsa dama, de Townend Carol. A informação é da coluna da Babel.

Portal G1, Redação, 26/05/2017

O autor angolano Pepetela foi confirmado como atração da Bienal do Livro do Rio em 2017, anunciou a organização do evento na última sexta-feira (26). O romancista vai lançar o livro Se o passado não tivesse asas (LeYa). Pepetela foi vencedor do Prêmio Camões pelo conjunto de sua obra em 1997. O novo romance narra a vida nas ruas de Luanda durante a guerra civil. A 18ª Bienal do Livro do Rio acontece entre 31 de agosto e 10 de setembro, no Riocentro. Outros nomes confirmados para o evento até agora além de Pepetela são: Paula Hawkins, autora de A garota do trem; Karin Slaughter, autora de Cega; Abbi Glines, autora da série Rosemary Beach; Gayle Forman, autor de Se eu ficar; Carl Hart, autor de Um preço muito alto; Nuccio Ordine, autor de A utilidade do inútil e Charles Duhigg, autor de O Poder do hábito.

Globo, Ancelmo Gois, 28/05/2017

Quem participará da próxima Flip, de 26 a 30 de julho, é o poeta e ensaísta negro mineiro Edimilson de Almeida Pereira. A festa literária de 2017 será bem diferente da edição do ano que passou e ficou marcada por uma saia justa: a ausência de escritores negros. Este ano, o próprio homenageado é um escritor negro, marginalizado e rebelde: Lima Barreto (1881-1922). A informação é do coleguinha Ancelmo Gois.

O Globo, Leonardo Cazes, 27/06/2017

A jornalista Joana Gorjão Henriques viajou por Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe em busca de respostas para uma pergunta: como a dominação portuguesa marcou as relações raciais desses países? Após mais de cem entrevistas, ela publicou uma série de reportagens no jornal “Público” e escreveu o livro Racismo em português — O lado esquecido do colonialismo (Tinta da China), obra que será lançada na 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho, quando vai participar de uma mesa com o ator Lázaro Ramos. Ela aponta que as marcas da colonização estão em todas as ex-colônias, incluindo o Brasil, país onde viveu em 2014. Em entrevista ao jornal O Globo, a jornalista critica a postura dos portugueses frente ao passado e comenta suas descobertas. Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.

“Conheço a nuca, o pescoço e o cabelo de todos os meus personagens, caminho tão perto deles que quase posso vê-los pensar.”
Samanta Schweblin
Escritora argentina
1.
Quando a noite cai
2.
Batalha espiritual
3.
Rita Lee - uma autobiografia
4.
Você também pode brilhar
5.
Hebe - A biografia
6.
O poder da ação
7.
Propósito
8.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
9.
O homem mais inteligente da história
10.
A Cabana (capa do filme)
 
O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 28/05/2017

A coluna da Babel desta semana noticiou que os livros digitais distribuídos pela Bibliomundi, de autores autopublicados e editoras independentes, serão incluídos na 99eBooks Store, plataforma de venda presente no Brasil, Reino Unido, na Itália e Espanha. E sobre a Flip, a coluna anunciou uma das novidades da programação paralela da festa: a casa que Cassia Carrenho, ex-gerente comercial do PublishNews, vai comandar com o #coisadelivreiro e editoras parceiras. Haverá lançamentos, eventos, etc.

Portal G1, Redação, 28/05/2017

A 14ª edição da Feira do Livro de Joinville terá escritores, artistas e dramaturgos de renome. O evento ocorre de 8 a 18 de junho, com entrada franca, no Expocentro Edmundo Doubrawa (Av. José Vieira, 315, América - Joinville / SC). O escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco, a jornalista Miriam Leitão e o ator e escritor de livros infantis Lázaro Ramos estão confirmados na programação. O evento tem como tema Artes, Literatura e Tecnologia. Até sexta-feira (26), 34 palestrantes estavam confirmados. Além de bate-papos, os convidados participam de painéis de debate, sessões de autógrafos e premiações. Também estão previstas apresentações musicais, teatrais, de dança, além de qualificação, com seminários de capacitação e oficinas. A programação completa está disponível no site do evento. A feira fica aberta das 9h às 21h de segunda a sábado e domingos das 10h às 20h.

O Globo, Lauro Jardim, 28/05/2017

Caetano Veloso e a Companhia das Letras estão se acertando para o lançamento, no segundo semestre, de uma edição comemorativa dos 20 anos de Verdade tropical, misto de autobiografia e ensaio sobre o tropicalismo. Ainda não está fechado o que vem por aí. O mas provável, contudo, é que Caetano escreva um texto inédito para ser acoplado às mais de 500 páginas da edição original. A informação é de Lauro Jardim.

O Estado De S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 28/05/2017

Foi durante a infância numa fazenda do Zimbábue que Doris Lessing (1919-2013) começou a se encantar por gatos – paixão que acompanharia a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2007 até a morte e que se tornaria um dos temas de seus escritos de ficção e não ficção. Inédito no Brasil, Sobre Gatos será lançado pela Autêntica em julho e reúne três textos dela sobre os animais: Particularly Cats, Rufus the survivor e The old age of El Magnifico. Era com El Magnifico, aliás, que Lessing melhor se comunicava.

PublishNews, Redação, 29/05/2017

O trabalho de Drauzio Varella como médico voluntário em penitenciárias começou em 1989, na extinta Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. Os anos de clínica e as histórias dos presos, dos funcionários e da própria cadeia seriam retratados nos aclamados livros Estação Carandiru (1999) e Carcereiros (2014). Em 2017, Drauzio encerra sua trilogia literária sobre o sistema carcerário brasileiro com Prisioneiras (Companhia das Letras, 232 pp, R$ 34). Alçando as mulheres encarceradas a protagonistas, o médico rememora os últimos 11 anos de atendimento na Penitenciária Feminina da Capital, que abriga mais de duas mil detentas. São histórias de mulheres que não raro entram para o crime por conta de seus parceiros — inclusive tentando levar drogas aos companheiros nas penitenciárias masculinas em dias de visita, porém que são esquecidas quando estão atrás das grades. Prisioneiras é um relato franco, sem julgamentos morais, que não perde o senso crítico em relação às mazelas da sociedade brasileira. Nesse encerramento de ciclo, Drauzio Varella reafirma seu talento de escritor do cotidiano, retratando sua experiência e a vida dessas mulheres com a mesma disposição, coragem e sensibilidade que empreendeu ao iniciar seu trabalho nas prisões há quase três décadas.

PublishNews, Redação, 29/05/2017

Quando o jornalista Adam Makos conheceu o veterano de guerra Charlie Brown, ele não fazia ideia de que tinha em diante de si uma história tão absurda e fantástica que parecia ficção. Dezembro de 1943. Um bombardeiro americano seriamente danificado se esforça para sobrevoar a zona de guerra alemã. No controle está um jovem de 21 anos, o segundo-tenente Charlie Brown. A maior parte da tripulação está morta ou gravemente ferida. Um caça inimigo se aproxima. A suástica na cauda do avião não deixa dúvidas. Seu piloto é o experiente alemão Franz Stigler. Predador e presa. Só um tiro e o abate será mais uma vitória no currículo de Franz, para deleite de seu superior Hermann Goering, braço direito de Hitler. Mas o que aconteceu ali desafiou a lógica da guerra. Posteriormente, o episódio seria chamado de "O mais incrível encontro entre inimigos na Segunda Guerra Mundial". A Força Aérea dos EUA arquivaria por anos o ocorrido, classificando-o como ultrassecreto. Foi um ato que aquele piloto alemão jamais poderia ter revelado, pois, se o fizesse, seu destino seria o pelotão de fuzilamento. O amigo alemão (Geração Editorial / 565 pp, R$ 59,90 – Trad.: Karla Lima) conta a história de como um piloto nazista poupou a vida de um piloto americano na II Guerra Mundial.

PublishNews, Redação, 29/05/2017

Nos acidentes aéreos descritos em Detetives da aviação (Objetiva / Companhia das Letras, 232 pp, R$ 44,90), a autora norte-americana Christine Negroni mostra como cada aspecto do treinamento de pilotos, ou o funcionamento das companhias aéreas e até o design dos aviões, são peças fundamentais no quebra-cabeças que pode evitar um desastre. Unindo ciência da aviação, psicologia comportamental e entrevistas com engenheiros, sobreviventes, pilotos, especialistas em fatores humanos e outros, o livro mostra como as investigações são processos complexos, suscetíveis a manipulações e falhas pelos mais diversos motivos — políticos, econômicos e até mesmo pessoais. Indo do chocante desaparecimento de Amelia Earhart em seu Locheed Electra em 1937 ao voo 370 da Malaysia Airlines, que sumiu sem deixar vestígios em 2014, a autora leva em conta todos os ângulos dos envolvidos em um acidente. Um livro de linguagem simples e clara, que pode não curar o medo de voar, mas certamente transformará os leitores em passageiros mais bem-informados.

PublishNews, Redação, 29/05/2017

Quem somos nós, os brasileiros? Ser brasileiro será bom ou ruim, motivo de orgulho ou de vergonha? Você gosta sinceramente de se sentir brasileiro? Em busca de nossa identidade, José Carlos Reis analisa criticamente as narrativas e teorias de autores que interpretaram a "civilização brasileira", desde a ótica da extrema direita até a da rebeldia mais radical, construíram uma intriga de nossa história e fizeram um retrato de corpo inteiro do Brasil. Em As identidades do Brasil 3 (FGV, 376 pp, R$ 59), o autor retoma e analisa algumas das mais importantes interpretações do Brasil, aquelas que ultrapassaram a condição de simples referências intelectuais, de meros modelos discursivos, para se tornar as 'inventoras' das identidades do Brasil vivido e real, orientando os brasileiros em suas opções políticas, em sua auto-identificação e auto-representação. O autor sobrevoa 120 anos do pensamento histórico brasileiro: de Varnhagen, nos anos 1850, a Florestan Fernandes e FHC, nos anos 1970.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.