Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 03/05/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonrdo Neto, 03/05/2017

Luiz Armando Bagolin e Luís Antonio Torelli receberam jornalistas para apresentar as novidades da edição 59 do Prêmio Jabuti | © Camila Del NeroO Jabuti não fez ouvidos moucos quando um grupo de quadrinistas criou uma petição pública pedindo a inclusão da categoria Histórias em Quadrinhos no mais tradicional prêmio literário brasileiro. Na manhã desta quarta-feira (03), Luiz Armando Bagolin, o novo curador do Prêmio, conduziu uma entrevista com jornalistas para anunciar mudanças no prêmio que completa 60 anos em 2018. Além da inclusão das HQs como a 28ª categoria, o Jabuti premiará também o Livro Brasileiro Publicado no Exterior, a 29ª categoria. “A mobilização do pessoal foi muito importante e é muito importante para a sedimentação dessa categoria que passa a vigorar a partir desse ano, mas já havia uma compreensão dentro da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Jabuti a respeito da inclusão dessa categoria”, comentou Bagolin durante a conversa com os jornalistas. Clique no Leia Mais e veja as outras novidades do Jabuti anunciadas na manhã desta quarta-feira.

PublishNews, Redação, 03/05/2017

Depois de conquistar o Prêmio Jabuti, em 2016, e o HQMIX para desenhista nacional, O Barco dos sonhos (Positivo), de Rogério Coelho, acaba de alcançar mais uma conquista: a medalha de ouro na categoria Children's Picture Books (para todas as idades) do Independent Publisher Book Awards 2017. Nos EUA, o livro saiu pela Tilbury House Publishers. O Independent Publisher Book Awards, também conhecido como o IPPY Awards, é um concurso anual de prêmios de livros realizado para homenagear os melhores títulos independentes do ano. “A distinção foi uma surpresa e tem uma grande relevância para o meu trabalho, especialmente por fazer com que O Barco figure em uma lista de recomendados que vai para 15 mil influenciadores, agentes bibliotecários e compradores do mundo todo”, explica o autor Rogério Coelho. Lançado no final do ano passado nos EUA, O barco dos sonhos tem recebido uma série de críticas positivas, incluindo uma recomendação estrelada da Booklistonline, desenvolvida pela American Library Association (ALA), a mais antiga e maior associação de bibliotecas do mundo.

PublishNews, Redação, 03/05/2017

Eduardo Portella faleceu aos 84 anos | © ABLO acadêmico, professor, escritor e ex-Ministro da Educação Eduardo Portella morreu, vítima de parada cardíaca, ontem (2), aos 84 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ao tomar conhecimento do falecimento, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Domício Proença Filho, determinou luto por três dias e que a bandeira da Academia fosse hasteada a meio mastro, e afirmou: “com a ausência de Eduardo Portella, perde o Brasil um excepcional pensador da cultura, um professor e crítico de alta presença e porte”. Sexto ocupante da Cadeira 27, eleito em 19 de março de 1981, Portella era Doutor em Letras pela UERJ e ocupou diversos cargos políticos como, por exemplo, sendo membro do gabinete civil do então presidente Juscelino Kubitschek e ministro da Educação, Cultura e Desportos, no governo João Figueiredo.

PublishNews, 03/05/2017

Novo Conceito lançará livro do casal Max Fercondini e Amanda Richter | © DivulgaçãoOs atores Max Fercondini e Amanda Richter saíram pela América do Sul em um motorhome em 2016 e exploraram diversos países do continente, entre eles: Uruguai, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Equador. Em meio a estradas, colinas, belas paisagens e muita aventura, o casal pôde conhecer um pouco mais das diversas culturas e povos. A viagem foi registrada pelo casal e exibida no programa Como Será?, da TV Globo, mas não relatou todos os detalhes e experiências vividas por eles. Agora, Max e Amanda lançam em junho pela Novo Conceito o livro dessa aventura. Intitulado América do Sul sobre rodas, a obra contém todos os relatos, detalhes e experiências que viveram nos mais de 21 mil quilômetros rodados pelo continente sul-americano. Com dicas para quem quer conhecer o continente, o livro conta também com fotos e ilustrações, curiosidades e receitas de cada país, além de uma grande interatividade através do QR Code, que torna o livro um dos mais interativos no mercado, contendo cenas inéditas e bastidores que não foram ao ar.

PublishNews, Redação, 03/05/2017

A Árvore de Livros, plataforma de leitura digital, abriu as inscrições para o 1º Festival de Curtas, projeto que pretende unir cinema e literatura, com o objetivo de contribuir com a formação de leitores críticos capazes de estabelecer relações entre diferentes mídias e linguagens. O projeto, que conta com a parceria do UCI Cinemas e do Grupo Autêntica, oferece a partir do acesso das escolas participantes à plataforma da Árvore e a um acervo cuidadosamente pensado para o projeto, a oportunidade dos alunos criarem suas próprias adaptações literárias. Durante um mês, eles poderão conhecer um pouco mais sobre o universo do cinema, aprender técnicas de filmagem, roteiro e construção de personagem, além de entender a importância de se trabalhar em equipe. Podem participar alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. O festival contará ainda com alguns especialistas convidados como o ator Wagner Moura, a escritora Bárbara Morais e o cofundador da Árvore de Livros, João Leal. “O projeto foi desenhado especialmente para os adolescentes que já nasceram na era digital. Jovens que buscam novidades a todo instante e que, muitas vezes, não se sentem estimulados por métodos tradicionais de ensino. Queremos aproveitar a importância que o audiovisual tem no dia a dia desses alunos, que passam boa parte do tempo vendo vídeos no Youtube e produzindo conteúdos para as redes sociais, para propor uma nova forma de enxergar a literatura”, afirma João. As inscrições seguem até o dia 14 de maio, e a divulgação dos vencedores está marcada para o dia 30 de junho.

PublishNews, Bernardo Gurbanov, 03/05/2017

Expositores da Bienal do Livro do Ceará foram, na sua maioria, empresas locais | © Bernardo GurbanovVisível para o povo, invisível para as estatísticas, o Cordel foi o grande destaque de XII Bienal internacional do Livro do Ceará realizada em Fortaleza de 14 a 23 de abril de 2017 no Centro de Eventos do Ceará. Sob o lema “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca” a Secretaria de Cultura estadual acertou na programação, criando a Praça do Cordel que incluindo um palco para apresentações musicais e declamações e ainda um espaço para exposição e venda de folhetos e livros de Cordel. Gênero literário de raiz, descreve com rimas simples as mais variadas situações do cotidiano, episódios históricos e até situações da política atual, ilustrados por gravuras e desenhos simples, porém inconfundíveis. Pensado como produto cultural transmissor de informações, percebemos que o folheto de literatura de cordel exatamente por ser folheto não está incluído nas pesquisas relativas ao mundo editorial e nos índices nacionais de leitura. Não sendo livro, não tem ISBN e, portanto, fica excluído de qualquer contagem. No entanto, talvez o mercado pudesse começar a pensar sobre as contribuições deste gênero, tanto como produto como pela sua função no estímulo da leitura. Clique no Leia Mais e saiba mais detalhes de como foi a Bienal do Ceará.

PublishNews, Redação, 03/05/2017

Depois de quase três anos, a Biblioteca Nacional volta a editar os livros frutos das bolsas de pesquisas da instituição e reedição de obras raras de seu acervo. Em maio, serão lançados cinco títulos: a reedição de 150 anos de música no Brasil – 1810/1950, de Luis Heitor; Juliano Moreira: estudos da psiquiatria no Brasil, organizado por Cristiane de Jesus; Dois dedos de prosa: o cotidiano carioca de Julia Lopes de Almeida, organizado por Marcus Venicio Ribeiro, Angela di Stasio e Anna Faedricht; Catálogo dos livros de Hora da BN e Anais da Biblioteca acional.

PublishNews, Redação, 03/05/2017

A Universidade do Livro (Praça da Sé, 108, 7º andar – São Paulo / SP) inicia sua programação de cursos presenciais com o consagrado sucesso Gramática para preparadores e revisores de texto. As aulas visam discutir os problemas gramaticais mais frequentes na produção, preparação e revisão de textos editoriais de ficção e não ficção e solucioná-los de acordo com a norma, o contexto e o manual de estilo adotado pelas editoras. Ao longo de 12 horas/aula, Ibraíma Dafonte Tavares discute as etapas da produção editorial, texto e contexto abordando os problemas de comunicação e os níveis de intervenção editorial. Dirigido a editores, preparadores, revisores, assistentes editoriais, jornalistas, escritores, bibliotecários, estudantes de editoração, letras e jornalismo, tradutores e demais interessados, as aulas presenciais acontecem de 9 a 12 de maio, das 18h30 às 21h30, na sede da Universidade do Livro. O investimento é de R$ 499 e pode ser parcelado em até seis vezes. As inscrições serão aceitas até o dia 9 de maio.

“A literatura que prefiro é aquela que mistura os gêneros.”
Daniel Mordzinski
Fotógrafo argentino em entrevista para a revista Ponto
1.
Batalha espiritual
2.
A Cabana (capa do filme)
3.
O poder da ação
4.
Minutos de sabedoria
5.
Os 13 porquês
6.
O homem mais inteligente da história
7.
Por que fazemos o que fazemos?
8.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
9.
Propósito
10.
O poder do agora
 
PublishNews, Redação, 03/05/2017

Frei Betto é o próximo convidado do 'O autor na praça' | © Jackscon RomanelliO projeto Autor na Praça celebra 18 anos, e para comemorar, preparou uma programação especial para o mês de maio. O primeiro convidado será Frei Betto, acompanhado da jornalista Evanize Sydow e do historiador Américo Freire, autores de sua biografia, que traz o prefácio de Fidel Castro e texto de orelha de Fernando de Morais. O livro, Frei Betto - Biografia (Civilização Brasileira), conta as diversas histórias que marcam a vida de Frei Betto, em que a religião, o amor, a política e a militância se articulam para criar uma sociedade democrática e plural, que acolha todos os cidadãos. O encontro acontece neste sábado (06), das 15 às 18h, no Espaço Plínio Marcos (tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, Pinheiros – São Paulo / SP), com leituras e dedicatórias no livro. O evento terá ainda participação especial de Kiko Barros, filho de Plínio Marcos, fundador do Autor na Praça e do cartunista Junior Lopes realizando caricaturas

PublishNews, Redação, 03/05/2017

Concebido por um ou mais autores, preparado por uma equipe de profissionais, um livro editado é o resultado da atividade criativa de várias pessoas. Cada editora tem suas normas de preparação, a fim de imprimir unidade e coerência ao texto, mas também uniformidade global à sua produção. Manual de editoração e estilo (Editora Unicamp / Edusp / Editora UFMG, 728 pp, R$ 120) é, segundo seu autor, “uma proposta de normalização na edição de livros que possa corresponder a uma unificação racional de critérios que, mantendo a capacidade de diferenciar os inúmeros objetos editoriais e as características individuais de cada obra, possam agrupar-se em categorias, classes, espécies e gêneros, facilitando desse modo o trabalho de quem edita livros e a compreensão desse objeto pelo leitor”. Plinio Martins Filho, em mais de 40 anos de experiência como editor, mas também como professor universitário do curso de Editoração (ECA-USP), teve a oportunidade de amadurecer e refletir os conceitos e diretrizes apresentadas nesta obra, profícua para editores, preparadores, revisores e diagramadores.

PublishNews, Redação, 03/05/2017

Haruki Murakami é um dos mais conhecidos autores contemporâneos do Japão. Quando seus livros são lançados, a imprensa noticia filas enormes nas livrarias de Tóquio e traduções para mais de 40 idiomas. Ícone da escrita fluida, Murakami transita bem em diversos estilos narrativos: ficção, ensaio, reportagem, nada parece estar fora de seu talento literário. Para abarcar toda essa multiplicidade, chega agora Romancista como vocação (Alfaguara / Objetiva, 200 pp, R$ 39,90 – Trad.: Eunice Suenaga), uma série de proposições sobre a escrita, a literatura e a vida pessoal do recluso escritor. Escrito na linguagem acessível típica de Murakami, este livro é um convite a todos que desejam habitar o mundo dos romancistas, bem como uma declaração de amor ao ato da escrita. Nele, o autor fala sobre generosidade, o início de sua carreira, a turbulenta relação entre autores e prêmios literários, a obrigação da originalidade, a inspiração, as formas de encontrar tempo para escrever, sua relação com a educação formal e diversos outros assuntos.

PublishNews, Redação, 03/05/2017

Com a revolução digital, vieram os prognósticos apocalípticos de que todos os suportes físicos seriam destruídos por seus correspondentes digitais. Mas, contra todas as avaliações iniciais, as câmeras nos aparelhos celulares, os serviços de vídeo e de música por streaming e os livros eletrônicos, hoje consolidados no mercado, não só não soterraram os filmes analógicos, os discos de vinil e os livros físicos, como oxigenaram a sua existência, criando novas formas de consumir esses objetos. O jornalista canadense David Sax investiga, em A vingança dos analógicos (Anfiteatro / Rocco, 304 pp, R$ 44,50 – Trad.: Alexandre Matias), a trajetória de empreendedores de tamanhos e perfis diversos que investiram no caminho oposto ao dos negócios digitais e mostra que o reavivamento dos artefatos analógicos é um fenômeno bem mais complexo do que um simples surto de nostalgia de uma geração. Um livro-reportagem abrangente e de estilo leve e bem-humorado fundamental para o entendimento dos hábitos de consumo e interação no mundo atual.

PublishNews, Redação, 03/05/2017

Bitcoins, Blockchain, criptomoedas, transações em rede... se essas palavras ainda não estão no seu vocabulário, é bom se preparar. Muito em breve, você estará utilizando algum serviço ou produto que utilize o Blockchain, uma tecnologia que promete causar uma revolução no mundo, assim como aconteceu com o surgimento da internet. É o que explica Don Tapscott, renomado autor canadense, no livro Blockchain Revolution (Senai-SP, 384 pp, R$ 98), segundo a editora, o único livro sobre o assunto em português, no Brasil. Junto com seu filho Alex Tapscott, Don detalha o que é o Blockchain, como a tecnologia por trás do bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo, e como essa revolução afetará a vida das pessoas nos próximos anos. Conhecido das grandes empresas e instituições financeiras, o Blockchain é uma internet do valor: um grande livro de registro global, onde todo o tipo de ativo pode ser armazenado, transacionado, trocado e gerenciado, sem o envolvimento dos grandes intermediários (bancos, cartório, empresas de cartão de crédito).

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.