Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 02/03/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Carlo Carrenho, 02/03/2017

A Fnac Pinheiros é uma das 12 lojas que o grupo francês pretende vender no Brasil | © Lima AndruškaNa última terça-feira (28/2), o grupo Fnac Darty divulgou seus resultados para o ano de 2016. O grupo é resultado da fusão, realizada sete meses atrás entre a Fnac e a rede varejista de eletrônicos Darty. O CEO do grupo, Alexandre Bompard, manifestou otimismo quanto à performance do grupo. “Os resultados da Fnac Darty em 2016 são bastante sólidos e apresentam forte crescimento. Todos os indicadores são positivos”, declarou o executivo. Com um faturamento de 7,418 bilhões de euros e com um crescimento de 2,1% na França e de 1,3% no exterior, parece que há apenas uma exceção para os resultados positivos do grupo francês: o Brasil. O relatório parece ignorar completamente o país, mesmo quando aborda as lojas internacionais. O Brasil, aliás, é mencionado apenas en passant, no melhor estilo francês. Na última quarta-feira (1/3), no entanto, a filial brasileira da Fnac negou, por meio de um comunicado, que a empresa queria deixar o Brasil. Clique no Leia Mais para entender a polêmica e acessar os relatórios financeiros da varejista francesa.

PublishNews, Haroldo Ceravolo Sereza*, 02/03/2017

Em seu artigo para o PublishNews, Haroldo Ceravolo Sereza, editor da Alameda Editorial, fala sobre a crise das grandes redes de livrarias e aponta seus erros e acertos. "Duas notícias de impacto recentes: a Saraiva estaria negociando a aquisição de ações da Cultura (ou fusão com, como preferem alguns) e a Fnac está decidida a deixar o Brasil. Essa crise é uma bola cantada. Muita gente vai culpar a Amazon, mas vamos pensar os casos isoladamente. As dificuldades da Cultura são, de fato, as mais difíceis de lidar. Isso porque ela é, ainda, um canal importante de venda de livros e está na memória afetiva de todo leitor paulistano. Quem não comprou livros lá certamente desejou isso. A Saraiva definitivamente não é minha livraria como consumidor e sequer vende os livros da Alameda (mesmo no site). A rigor, ela não é uma livraria, mas uma loja que vende livros, o que parece a mesma coisa, mas não é. Porém, a seu favor, há uma homogeneidade nas lojas suficiente para que os mesmos livros fiquem bem confortáveis no shopping Higienópolis ou West Plaza. Em Brasília, Rio, Salvador: toda vez que vou a uma Saraiva, sinto que estou num lugar para um público que existe em todos esses lugares; quando vou à Cultura do Iguatemi, eu não consigo imaginar como um espaço tão grande pode render, vendendo livros, o suficiente para se manter. As dificuldades dessas grandes redes, por outro lado, são uma oportunidade para as livrarias independentes. Isso está acontecendo nos Estados Unidos e pode ocorrer aqui também". Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desse artigo.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

Com as inscrições abertas desde janeiro, a 14ª edição do Prêmio Sesc de Literatura registrou 1793 inscrições, sendo 980 romances e 813 livros de contos. No ano anterior, foram 1503 inscritos. Os vencedores do Prêmio Sesc têm se destacado a cada ano na cena literária brasileira, inclusive ganhando ou sendo finalistas de outras premiações importantes, como o prêmio da Biblioteca Nacional, São Paulo, Oceanos e Jabuti. O processo seletivo será realizado via internet, desde o envio de informações pessoais até a obra digitalizada. Os trabalhos inscritos passarão por uma avaliação inicial para que seja verificado se atendem os pré-requisitos do edital. Todos os livros que estiverem em conformidade com o edital serão submetidos à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários. Os vencedores serão anunciados em junho e terão suas obras publicadas pela editora Record.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

A plataforma de leitura digital para escolas Árvore de Livros foi classificada como uma das finalistas do HackBrasil, competição que tem como objetivo reunir as iniciativas que mais estão impactando positivamente o desenvolvimento do país. A classificação garante a presença da Árvore de Livros na Brazil Conference 2017, que acontecerá entre os dias 07 e 08 de abril, em Boston. Durante a conferência, a Árvore poderá apresentar seu projeto para todos os convidados e demonstrar como a plataforma está facilitando a formação de leitores no país. Segundo João Leal, sócio-fundador da Árvore de Livros, “a seleção da Árvore no HackBrazil é motivo de comemoração e orgulho para todo o time da Árvore, e nos mostra como estamos no caminho certo ao apostarmos nos e-books como ferramenta na formação de leitores no nosso país. A conquista não é só nossa, mas também de todas as editoras que estão confiando na nossa proposta e nos apoiando nesta jornada”.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

Exposição na Fnac Paulista comemora os 110 anos de nascimento da escritora Astrid Lindgren | © DivulgaçãoNesta sexta-feira (03), às 19h, na Fnac Paulista (Av. Paulista, 901 e Al Santos 960 - São Paulo / SP), será inaugurada a exposição Pippi in Rio, abrindo o período de comemorações pelos 110 anos de nascimento da escritora Astrid Lindgren, falecida em 2002. A exposição é composta por uma série de 25 fotos artísticas, clicadas pelo fotógrafo sueco-brasileiro Magnus Vaena, com curadoria de Rodrigo Accioly e coordenação de Paulo Villar. Haverá também uma mostra de livros originais cedidos pela família da autora e as novas edições da Companhia das Letrinhas. Nas imagens, Pippi Meialonga, sua personagem mais famosa, uma ruiva de tranças apertadas, meias longas e sapatos maiores que seus pés, interage com crianças da favela, com os costumes e paisagens cariocas. As lições da libertária Pippi são significativas, estimulando com inteligência e coragem no enfrentamento às adversidades da sociedade moderna.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e sua mulher, Michelle, assinaram um acordo editorial de valor recorde com a Penguin Random House, que prevê um livro de cada um. O jornal Financial Times, anunciou que a oferta para garantir os direitos sobre os livros passou os US$ 65 milhões. O ex-presidente já tinha uma reputação como escritor antes de entrar na Casa Branca, mas o acordo conjunto com sua mulher propulsionou o leilão. No Brasil, os livros deverão sair pelo Grupo Companhia das Letras, onde a Penguim Random House possui 45% de participação.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegerá na próxima quarta-feira (8), a partir das 16h, no Petit Trianon, o novo ocupante da Cadeira 22, vaga com o falecimento do Acadêmico e médico Ivo Pitanguy, ocorrido no dia 6 de agosto do ano passado, no Rio de Janeiro. A eleição anterior, no dia 24 de novembro de 2016, foi suspensa após quatro escrutínios e sem que qualquer dos candidatos alcançasse maioria absoluta de votos. Concorrem à sucessão seis candidatos, que são, por ordem de inscrição: João Almino, Luis Carlos de Morais Junior, Osmann de Oliveira, José Itamar de Abreu Costa, Antonio Spyer de Mourão Matos e Juarez M. Avelar. No dia seguinte (9), a Academia elegerá o novo ocupante da Cadeira 32, antes ocupada pelo poeta Ferreira Gullar. Concorrem à sucessão 12 candidatos, e será eleito aquele que alcançar a maioria absoluta dos votos.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

A Academia Brasileira de Letras (ABL) abre, no mês de março, seus ciclos de conferências do ano de 2017, o primeiro deles, com o tema Educação e Leitura, novos paradigmas, terá a coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, primeira-secretária da ABL. A palestra de abertura será com a ensaísta, pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária Marisa Lajolo, e terá o tema Literatura? Leitura! Com certeza uma rima a talvez uma solução. O evento está programado para o dia 7 de março, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr.,(Av. Presidente Wilson 203, Castelo - Rio de Janeiro / RJ). A entrada franca. O ciclo terá ainda mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 14, Luís Augusto Fischer, Literatura Brasileira: nova história, novo ensino; dia 21, Claudia Costin, Ensinando a pensar. O papel da leitura na educação brasileira; e no dia 28, Tania Zagury, Por que fracassa o ensino no Brasil.

“O Brasil tem muito pouco impacto nas vendas e em outros indicadores.”
Alexandre Bompard
CEO da Fnac Darty
1.
O homem mais inteligente da história
2.
O garoto do sonho
3.
Por que fazemos o que fazemos?
4.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
5.
Quatro vidas de um cachorro
6.
Propósito
7.
Rita Lee - uma autobiografia
8.
Depois de você
9.
Como eu era antes de você
10.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
 
PublishNews, Redação, 02/03/2017

Marcus Barcelos e Rodrigo de Oliveira participam de bate-papo no Flipoços sobre literatura policial e de terror | © DivulgaçãoO Flipoços prepara para o dia 4 de maio, às 16h, um bate-papo com dois importantes nomes da nova geração da literatura policial e de terror. Rodrigo de Oliveira, criador da saga As crônicas dos mortos, e Marcus Barcelos, autor de Horror na colina de Darrignton, respondem a perguntas sobre como nasce um livro policial ou de terror? e como é a mente de um escritor de thriller?. O bate-papo Processos criativos, desafios e realidade na construção de thrillers: uma autopsia no terror nacional vai dissecar histórias de suspense e horror, as construções das cenas de ação, os novos meios multimídia de contar histórias de terror, as referências, personagens e as inúmeras horas de sangue, suor e muito mais sangue na criação de seus livros. A mediação será do escritor de suspense, que vive em Poços, Alessandro Thomé, autor de A casa iluminada que já está sendo adaptado para o cinema.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

Na semana em que começa a Campanha da Fraternidade 2017, as Edições SM forneceu um material especial para os professores trabalharem nas escolas durante o ano letivo. Com o tema Fraternidade: Biomas brasileiros e diversidade da vida e o lema "cultivar e guardar a criação”, a SM disponibilizou para download, um material que traz planos de aula baseados no tema da Campanha da Fraternidade e que auxiliarão o professor a trabalhar o assunto em sala de aula. Trata-se de um caderno de atividades com sequência didática para os anos iniciais (1º ao 5º ano), finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. O professor poderá escolher e adaptar conforme os diferentes contextos e as realidades escolares, bem como inovar a partir da sua experiência e do conhecimento dos seus educandos. As atividades visam contemplar os objetivos de aprendizagem do Ensino Religioso assinalados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), tendo em vista favorecer a integração do conhecimento em diálogo com o contexto sociocultural do país. “O material não será comercializado. Trata-se de uma ferramenta disponibilizada de forma gratuita para as escolas, o que reforça o compromisso da SM com as instituições de ensino brasileiras.” completou Janaína Paim, Gerente do Núcleo de Escolas Católicas do grupo no Brasil. O material pode ser encontrado clicando aqui.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

Domício Proença Filho lança o livro 'Leitura do texto, leitura do mundo' no RJ | © DivulgaçãoO Acadêmico, professor, crítico literário e poeta Domício Proença Filho, Presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), lança pela Editora Rocco, seu livro Leitura do texto, leitura do mundo (272 pp, R$ 39,90). De acordo com os editores, Domício Proença Filho vivenciou nas últimas décadas, um diálogo próximo com mais de 20 mil professores e dez mil profissionais de outras áreas. “Essa realidade didática significativa evidenciou uma estreita relação entre leitura e repertório cultural, chamando a atenção do autor para a necessidade de uma visão pragmática e integrada dos conceitos relacionados com a escrita e a leitura. Tal bagagem deu origem ao livro, que tem como objetivo central discutir a conexão entre texto e conhecimento”. Leitura do texto, leitura do mundo ressalta ainda a relevância da matéria literária como poderoso nutriente do imaginário nacional e o papel do escritor como testemunha do seu tempo, tratando, em relação à cultura, da rearticulação dos conceitos tradicionais diante da realidade globalizada. Para Domício Proença Filho, “a leitura, em especial a dos textos literários, ainda é, na contemporaneidade, uma das atividades mais eficazes na direção do nosso conhecimento de nós mesmos, dos outros, do mundo e de nossa relação com os outros e o mundo”. O lançamento acontece na próxima terça (7), na Livraria Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Rio de Janeiro / RJ), a partir das 19h.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

Com o lançamento de Ribolópolis (480 pp, R$ 46), do inglês Andy Mulligan, a Sesi-SP Editora publica a primeira obra infantojuvenil que faz parte do acervo que lhe foi doado pela Cosac Naify. O livro é ambientado na escola que lhe dá o nome em que tanto os raros alunos quanto o diretor são pessoas fora dos padrões convencionais. O próprio prédio onde funciona – uma mansão caindo aos pedaços – também foge da normalidade. Segundo relato de um dos alunos, o gorducho Ruskin, “o local era uma base de pesquisas na Segunda Guerra Mundial (...). Depois da guerra, tornou-se um santuário de asnos, se não me engano. Depois vieram os monges, e eles ainda estão por ali, mas a gente nunca vê”. A história é repleta de situações no mínimo peculiares, mas vivenciadas por seus personagens como se fossem fatos corriqueiros. Por exemplo, a necessidade de que alunos e professores ajudem a projetar e reconstruir o prédio, destruído por um incêndio provocado por um dos estudantes que ficou transtornado com a fuga de um colega. Dentro dessa rotina nada convencional, tudo muda quando um deles descobre um grande segredo que se esconde no subterrâneo de Ribolópolis.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

Escrito em 1880 pela autora suíça Johanna Spyri, Heidi, a menina dos Alpes se tornou um clássico da literatura infantil universal. Agora, com dois volumes, integra a coleção Clássicos Autêntica, que tem como proposta resgatar títulos que marcaram e encantaram inúmeras gerações de leitores. Fonte de descobertas e reflexões importantes para a vida de qualquer pessoa, a narrativa de Heidi a menina dos Alpes – Volume 1 (160 pp, 29,80 – Trad.: Karina Jannini) acompanha o crescimento e as aprendizagens de uma menina órfã que, aos 5 anos, é entregue por sua tia ao avô, um velho zangado e rabugento que vive isolado no alto de uma montanha dos Alpes suíços. A vida livre, as flores, os animais e as maravilhosas paisagens seduzem a menina, que logo conquista os moradores do vilarejo e até mesmo o coração do avô – que passa a não saber mais viver sem a menina ao seu lado.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

Quem nunca imaginou se tornar alguém lendário? Para Finn, esse seria o último de seus desejos. Darkmouth (#Irado / Novo Conceito, 336 pp, R$ 39,90) do autor Shane Hegarty, introduz os leitores numa história cheia de mistérios e fantasia. Finn é um garoto de doze anos e o único filho de Hugo, um incrível Caçador de Lendas – ou melhor, monstros que se alimentam de humanos. Juntos, pai e filho são encarregados de defender Darkmouth, a última aldeia das Terras Malévolas, contra as invasões das terríveis criaturas que planejam dominar o mundo. Apesar de Hugo mobilizar seu filho e treiná-lo para se tornar um grande Caçador, Finn não leva muito jeito para a carreira. Na verdade, para desgosto do pai, o garoto não tem a pretensão de ser lendário, ele apenas quer ser um veterinário comum. Porém, quando o universo de lendas monstruosas ameaça as pessoas próximas a Finn, o garoto esforça-se para se tornar o habilidoso Caçador que nasceu para ser, antes que seja tarde demais.

PublishNews, Redação, 02/03/2017

Em A inquisição (Galera, Record, 350 pp, R$ 39,90 – Trad.: Edmo Suassuna), segundo livro da trilogia Conjurador, de Taran Matharu, o protagonista Fletcher vai descobrir muita coisa nova sobre seu passado. A franquia, que começou com O aprendiz, lançado em 2015, utiliza uma trama fantástica, cheia de elementos inspirados em clássicos como Harry Potter e O senhor dos anéis, para falar sobre preconceito e desigualdade. No fim da trama de O aprendiz, Fletcher vence o torneio anual de conjuradores da escola, mas acaba preso, acusado injustamente de tentativa de homicídio. Agora, em A inquisição, um ano se passou, e Fletcher só não foi à loucura na prisão graças à companhia dos livros e de seu demônio Ignácio. Chegou enfim o dia de seu julgamento, e já está tudo armado para sua condenação. Mas, numa reviravolta, sua inocência virá junto com uma série de revelações sobre seu passado. Além disso, Hominum está à beira da destruição, e os alunos de Vocans serão enviados para uma batalha nas selvas órquicas.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.