Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 16/08/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 16/08/2016

Evento em SP vai debater o ‘Ecad dos livros’ | © PDPics / WikiCommonsQualquer pessoa que já trabalhou em rádio, TV, restaurantes ou organizando eventos sabe: é necessário pagar as taxas do Ecad. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição recolhe os valores apurados na execução pública de músicas e os repassa aos detentores dos direitos autorais da música. Assim, pelo menos na teoria, quando uma música é executada, os seus autores receberão o que lhe for de direito pela execução. No mundo do livro não há, hoje no Brasil, nada semelhante. Então, se, por exemplo, um laboratório farmacêutico está criando um novo medicamento e utiliza um livro – ou trechos dele – na documentação que será enviada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o autor – ou o detentor dos direitos do livro – poderá não receber nada pelo conteúdo utilizado. Frente a esse cenário é que a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) marcou para o próximo dia 23 um evento para debater a gestão coletiva de direitos autorais do livro, nos moldes da que hoje faz o Ecad pela música. O seminário, que tem o apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), acontecerá no auditório da ABDR (Av. Angélica, 2.530 – São Paulo / SP), das 9h às 12h45. Clique no Leia Mais, veja a programação do evento e entenda melhor como funciona a gestão coletiva de direitos autorais.

PublishNews, Leonardo Neto, 16/08/2016

Para Ismael Borges, da Nielsen, a ‘expectativa para o restante do ano é que as vendas se recuperem’ | © DivulgaçãoEm 2015, em especial entre os meses de maio e junho, as livrarias brasileiras foram invadidas por um fenômeno de vendas: os livros de colorir. É chover no molhado dizer que, em 2016, não apareceu – até agora – nenhum outro livro-prodígio, que fizesse uma mesma carreira de vendas nem de perto parecida com a feita por Floresta encantada e seus parceiros. Assim, nos últimos meses, a evolução do varejo de livros em comparação ao mesmo período do ano passado apresentava sempre números muito menores e distantes dos apurados no ano anterior. “A verdade é que a ascendência dos livros de colorir durante o ano de 2015 estabeleceu um parâmetro tão alto de comparação que agora percebemos o quão essas vendas foram efetivamente incrementais”, aponta Ismael Borges, gestor do Bookscan, ferramenta da Nielsen que monitora o varejo de livros no Brasil. A Nielsen realiza, a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o Painel das Vendas de Livros no Brasil. No sétimo período de 2016, que compreende o intervalo entre 20 de junho a 17 de julho, o Painel apurou um crescimento nominal (sem levar em consideração a inflação que foi de 8,74% de acordo com o IPCA) de 2,78%. Em termos de volume, no entanto, houve uma queda de 5,51%. “O sétimo período começa a experimentar uma base comparativa mais alinhada, e a expectativa para o restante do ano é que as vendas se recuperem”, completa Ismael. Clique no Leia Mais e veja outros números do Painel.

PublishNews, Redação, 16/08/2016

Como será uma livraria daqui a 20 ou 30 anos? Será que elas ainda existirão da mesma forma que conhecemos hoje? Essas são algumas das respostas que os participantes da 26ª Convenção Nacional de Livrarias poderão esperar no evento marcado para acontecer no dia 24 de agosto, no Hotel Unique (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.700 – São Paulo / SP). Para debater o tema, promover trocas de experiências, apresentar novas metodologias de administração para o varejo, prospectar o futuro do negócio e contribuir com o crescimento econômico do segmento livreiro e seu desenvolvimento estratégico, a Associação Nacional de Livrarias, realizadora do evento, convidou um time de livreiros, especialistas e personalidades do mundo literário que, juntos, terão a missão de traçar um panorama para o futuro das livrarias.

Entre os convidados estão: a jornalista e escritora Miriam Leitão, que apresenta a conferência Crises brasileiras: momento atual e perspectivas; os livreiros Benjamin Magalhães (Travessa), Marcos Pedri (Curitiba) e Marcus Teles (Leitura), que debaterão sobre o tema Pensar e criar a livraria do futuro. Clique aqui para conferir a programação completa.

PublishNews, Marcos Pereira*, 16/08/2016

Na edição de estreia do boletim do PublishNews, em 20 de julho de 2011, a última notícia relacionada adiantava o lançamento de um livro sobre a trajetória do editor José Olympio Pereira Filho, meu avô. A inserção trazia uma matéria do Estado de S. Paulo com detalhes sobre a obra José Olympio – O descobridor de escritores, de Antônio Carlos Villaça, que chegaria às prateleiras no fim daquele mês. Essa curiosidade é o primeiro dos muitos detalhes que me aproximam da história do portal. De lá para cá, o PublishNews atravessa a minha rotina e, igualmente, a de pessoas que têm apreço especial pelos livros, pela leitura e pelos mecanismos que regem esse universo. Há 15 anos desempenhando um excelente trabalho de curadoria de notícias relevantes sobre (e para) o mercado editorial nacional e internacional, o PN vem se especializando na produção de conteúdo original e análises robustas sobre um setor que nos é tão caro, com uma equipe de profissionais atenta a suas agruras e conquistas. Uma afiada seleção de colunistas permite ainda que o espaço, além de completo portal noticioso, torne-se um fórum de ideias que – divergentes ou convergentes – ajudam a construir um rico repositório de reflexões e debates sobre os rumos e desafios da indústria do livro e dos índices do comportamento leitor no Brasil. Gostaria de parabenizar o Publishnews pelos seus 15 anos de atividades. Ao longo deste tempo, Carlo Carrenho e seu time conquistaram um espaço fundamental na comunicação sobre a indústria editorial do país. Clique no Leia Mais para ter acesso à íntegra do artigo de Marcos Pereira sobre os 15 anos do PN.

PublishNews, Bodour Al Qasimi*, 16/08/2016

Em artigo, Bodour Al Qasimi, chefe da delegação de editores dos emirados árabes na Bienal de SP, fala sobre as oportunidades de negócios entre o Mundo Árabe e a América Latina | © DivulgaçãoBaseando-se nas estatísticas comerciais mais recentes das Nações Unidas, o relacionamento editorial entre América Latina e o Mundo Árabe vale aproximadamente US$ 1 milhão anuais. Países latino-americanos exportam meros US$ 59,3 mil aos países árabes. A região tem a maior população de árabes e descendentes fora do Mundo Árabe, estimada entre 17 e 30 milhões de pessoas. Apesar do aumento da demanda global para ficção traduzida e a grande diáspora árabe na América Latina, o comércio de livros traduzidos entre as regiões continua pequena. [Nota do editor: na tentativa de reverter esse cenário, a Associação de Editoras dos Emirados Árabes vai trazer uma delegação de editores para participarem da Bienal Internacional do Livro de SP. Nesse artigo, Bodour Al Qasimi, a chefe da delegação, fala sobre as oportunidades para aumentar a venda de direitos e trabalhar para desenvolver conjuntamente programas potenciais para expandir o comércio entre as regiões. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra].

PublishNews, Redação, 16/08/2016

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) participará como expositora da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (26/08 a 4/09). A entidade ficará em um estande de 60 m2, no qual serão distribuídos gratuitamente cerca de 60 mil livros sobre o islamismo. Com a campanha, a entidade espera enfatizar que o Islã é uma religião que prega a paz, a preservação da vida e a igualdade entre as pessoas e que uma parcela ínfima de pessoas utiliza sua bandeira para promover atos de violência. A Fambras já distribuiu aproximadamente 4,5 milhões de livros sobre a cultura e a sabedoria islâmicas em eventos e em palestras.

PublishNews, Redação, 16/08/2016

A Editora Record renovou os direitos do livro Katherine, da autora norte-americana Anya Seton (1904 – 1990), considerada por muitos como a rainha dos romances históricos. Em Katherine, lançado originalmente em 1954, Anya conta a história do caso amoroso entre Katherine Swynford e o Duque de Lancaster, John de Gaunt, filho do rei Eduardo III, um romance rico em detalhes que transporta o leitor para a Inglaterra, século XIV. Na mesma canetada, a editora comprou os direitos de Draconwyck, que já virou filme em 1946 e conta a história de Nicholas Van Ryn que, infeliz com seu casamento, se apaixona por Miranda Wells, babá de sua filha única e a partir de então os mais obscuros acontecimentos passam a atormentar a todos na mansão, uma história de romance e mistério. O negócio foi intermediado pela Villas-Boas & Moss Literary Agency.

PublishNews, Redação, 16/08/2016

Detentora das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato, a B2W Digital está com as inscrições abertas para o Programa de Trainee 2017. Os candidatos devem ter cursado Administração, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Comunicação Social, Contabilidade, Economia, Engenharias, Estatística, Física, Informática, Marketing, Matemática, Relações Internacionais ou Tecnologia da Informação. As inscrições podem ser feitas pelo site da B2W até o dia 4 de setembro. O programa oferece além de salário compatível com o mercado, benefícios como vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e descontos em academias, escola de idiomas, universidades e em compras nos sites da companhia.

“Por que gastamos tantas palavras para dizer tão pouco?”
João Anzanello Carrascoza
Escritor brasileiro
1.
O diário de Larissa Manoela
2.
Como eu era antes de você
3.
Depois de você
4.
Lava Jato
5.
Ansiedade 2 – Autocontrole
6.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
7.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
8.
Quer ser feliz? Ame e perdoe
9.
Harry Potter and the cursed child
10.
A coroa
 
PublishNews, Redação, 16/08/2016

A Editora Solo está aberta à avaliação originais de obras de não ficção. Para participar, os autores devem enviar um texto curto sobre si mesmo, suas credenciais e as razões pelas quais resolveu escrever o livro, além de um capítulo do livro à sua escolha ou um resumo dele com no máximo 3.500 caracteres. Os originais devem ser enviados para o e-mail originais@editorasolo.com.

PublishNews, Redação, 16/08/2016

Na edição da última segunda-feira, o PublishNews trouxe uma nota falando sobre a investida da Saraiva em lojas pop-up stores, lojas temporárias e itinerantes cujo objetivo é aproveitar oportunidades de nichos. A mesma nota trazia a informação sobre a inauguração da loja em Franca, no interior paulista. Embora o relatório dos resultados do segundo trimestre da Saraiva cite a loja de Franca dentro da estratégia de abertura de pop-up stores, o PublishNews foi informado, via assessoria de imprensa da varejista, que a loja será uma unidade permanente e não uma loja temporária. Com 260 m², a nova loja está prevista para ser inaugurada em novembro.

PublishNews, Redação, 16/08/2016

Para dar continuidade às ações de comemoração de seus 30 anos, o Sempre um Papo recebe, no Sesc Bom Retiro (Al. Nothmann, 185 - Bom Retiro - São Paulo / SP), logo mais às 19h30, Lya Luft. Ao lado de Afonso Borges, Lya debate o tema A dança do autor e de seus personagens. A entrada é gratuita.

PublishNews, Redação, 16/08/2016

A editora cearense Armazém da Cultura e o historiador Airton de Farias, desenvolveram, por dois anos, uma pesquisa sobre a história das Olimpíadas. O resultado é o livro História dos Jogos Olímpicos, que acaba de ser lançado e colocado à disposição dos leitores para download gratuito, dando ao leitor a opção de fazer uma contribuição voluntária na hora da aquisição. A obra, que tem a apresentação assinada pelo jornalista Juca Kfouri reúne informações relevantes coletadas em produções acadêmicas e jornalísticas.

PublishNews, Redação, 16/08/2016

Em março passado, o PublishNews anunciou a compra, pela Alaúde, dos direitos de publicação no Brasil o best-seller francês O caminho da sabedoria (Alaúde; 360 pp.; R$ 42). O livro acaba de chegar às livrarias. Nele, um monge (Matthieu Ricard), um filósofo (Alexandre Jollien) e um psiquiatra (Christophe André) debatem sobre diversos assuntos da existência humana. Entre eles, como nos libertar das emoções negativas? Como conviver com os outros? Como nos tornar mais felizes e altruístas? Como nos tornar mais livres? Em 12 capítulos, o trio discorre sobre suas trajetórias pessoais e compartilham as lições aprendidas ao longo do caminho. Trata-se de uma compilação de conselhos e lições de vida de três autores que são reconhecidos dentro e fora de seu campo de atuação.

PublishNews, Redação, 16/08/2016

Frequentemente sentimos a necessidade de mudar, talvez sem perceber que nossas atitudes habituais são uma forte prisão, da qual não se pode escapar apenas pela boa intenção. Essa aspiração, se não for acompanhada por algum passo concreto, irá desaparecer quando o próximo estímulo desviar nossa atenção. No livro O grande silêncio – Uma introdução à meditação e ao zen (Gryphus; 128 pp.; R$ 29,90), o médico psiquiatra e mestre zen-budista, Alcio Braz Eido Soho, estimula o leitor a usar seu poder de decisão de forma realista, estabelecendo pequenos passos que o irão conduzir às mudanças pretendidas. O livro é um manual de treinamento leigo em oito semanas para o despertar da potência de vida que existe em cada um de nós.

PublishNews, Redação, 16/08/2016

Como você lida com as perdas da vida? Em Você pode curar seu coração (BestSeller / Record; 208 pp; RS 29,90 - Trad.: Doralice Lima), a escritora de autoajuda Louise Hay e o palestrante e autoridade em luto David Kessler se unem para ensinar como superar situações difíceis. Abordando diferentes tipos de perdas e a maneira de lidar com elas, a dupla de escritores dá os passos para a recuperação a partir de uma jornada de autoconhecimento. O leitor é convidado a compreender a origem de suas emoções negativas e recebe as melhores ferramentas para curá-las a partir da conexão mente-corpo. Ao trabalhar o poder do pensamento, a obra mostra que o luto faz parte da vida, mas o sofrimento é opcional e controlável – e é possível alcançar novamente a paz.

PublishNews, Redação, 16/08/2016

Para ir além da arrumação mágica da bagunça nossa do dia a dia, chega às livrarias A arte da magia para arrumar e proteger sua casa (Pensamento; 232 pp,; R$ 32), da autora norte-americana Tess Whitehurst. Especialista em artes mágicas, a conselheira em harmonização de ambientes e consultora na área em feng shui, mostra que a arrumação da casa vai muito além da realidade física e pode ser um poderoso catalizador para a transformação pessoal. Ela ensina a ter como aliados encantamentos mágicos, invocação de anjos, como utilizar cristais, plantas e aromatizadores, além de outras práticas envolvendo bênçãos, proteções e rituais para energizar e purificar ambientes comprometidos por décadas de acúmulo de energias estagnadas.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.