Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 02/03/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 02/03/2016

Depois de passar mais de 17 anos na Saraiva e conhecer a fundo o mercado livreiro do Brasil, Daniel Louzada entrou numa grande aventura: a de ter a sua própria livraria. E não é qualquer livraria. É a Leonardo Da Vinci, uma das mais tradicionais do Brasil e cujo anúncio de fechamento causou comoção nacional. Ao contrário do que se falava, não há um grupo por trás da nova Leonardo Da Vinci. Daniel comprou sozinho 100% das cotas da livraria fundada em 1952, que vinha sendo tocada por dona Vana Piraccini, fundadora da livraria, e por sua filha, Milena Duchiade. O PublishNews falou com Louzada e ele comentou sobre os planos para a livraria. Clique no Leia Mais e veja a íntegra dessa matéria.

The Bookseller, Charlotte Eyre, 02/03/2016

A Hachette Book Group (HBG) anunciou os planos de comprar os negócios editoriais da Perseus Books Group nos EUA. O negócio já tinha sido tentado 18 meses atrás, mas sem sucesso. A Perseus pertence a um grupo de investidores, o Centre Lane Patrners. O negócio deverá ser submetido ainda aos órgãos de regulação de mercado e o valor da transação ainda não foi divulgado. O que se sabe é que o negócio inclui a compra de nove selos da Perseus: Basci, Public Affair, Running Press, Avalon Travel, Seal Press, Westview Press e o Weinstein Books and Nation Books. Juntos, os selos reúnem cerca de seis mil títulos. Caso se concretize a compra, a Perseus passará a ser a maior divisão editorial do HBG. O negócio, no entanto, não inclui o braço de distribuição da Perseus.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

O Grupo SM no Brasil - que engloba a Fundação SM e a Edições SM - tem novo diretor-geral. É Elzimar Albuquerque, que entra em campo para substituir José Henrique Del Castillo Melo. Elzimar foi, até o início de fevereiro, diretor executivo de vendas marketing, editorial e comunicação institucional da Somos Educação.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

Luiz Machanoscki, o “Jesus Livreiro”, se prepara para ministrar o curso do PublishNews Os dez mandamentos comerciais do livro. A atividade vai apresentar o ciclo de vida de um livro, dar dicas para que o livro ganhe visibilidade nas livrarias e os “buracos negros” que os números escondem. Machanoscki tem dez anos de experiência no mercado e atualmente é promotor da DarkSide. O encontro acontece no dia 19 de março, na Casa Educação (Rua Paulistânia, 551, Vila Madalena, São Paulo/SP), entre às 10h e 19h30. "Jesus" gravou um vídeo convidando os interessados em participar do curso e explicando um pouco melhor como será a aula. Clique aqui para acessá-lo, para se inscrever e obter mais informações, acesse o site da Casa Educação.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

Ronaldo Bressane coordena curso na Casa Tombada | © Carol QuintanilhaA Casa Tombada (Rua Ministro Godói, 109, Perdizes, São Paulo/SP) oferece neste mês dois laboratórios de criação literária. O primeiro é o curso livre Submarino - Laboratório de mergulho na ficção breve, com o escritor Ronaldo Bressane, entre os dias 08 de março e 14 de junho. A atividade fará um mergulho em aspectos específicos da criação de histórias curtas como foco narrativo, construção de personagem, estruturação de cenas e performance criativa da linguagem. Já para quem quer acessar seu potencial de escrita e libertá-lo da autocrítica e da autocensura intelectual, a escola oferece o curso de extensão Fiar a escrita: a arte manual do escrever em uma oficina de fiação artesanal, com a multiartista Nina Veiga. Com duração de dez meses, o curso tem como proposta acentuar os pontos comuns entre a produção de textos com a fiação artesanal e provocar os alunos a perceberem as dimensões poéticas do ato de escrever, a oficina se propõe a trabalhar com as técnicas artífices da fiação manual. O curso inicia no dia 10 de março e vai até o dia 08 de dezembro, sempre às quintas-feiras. Serão dez encontros, um por mês. Mais informações e inscrições para ambas as atividades podem ser feitas pelo e-mail contato@acasatombada.com.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

A Fundação Ema Klabin (Rua Portugal, 43, Jd. Europa, São Paulo/SP) está com as inscrições abertas para o curso A Escrita Literária, que inicia no dia 10 de março. Serão 12 encontros, sempre às quintas-feiras, das 15h30 às 17h30. O objetivo da atividade é apresentar recursos linguísticos e literários que contribuam para a maior expressividade do texto. A aquisição de técnicas de criação poética poderá tornar mais íntima a relação com a palavra, descobrindo o potencial expressivo a ser exercitado. A condução será de Áurea Rampazzo, coordenadora e orientadora das oficinas de criação literária do Museu Lasar Segall. O investimento é de R$ 960. Inscrições e mais informações pelo e-mail cursos@emaklabin.org.br ou pelo telefone (11) 3897-3232.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

Como os estudantes estão, de fato, usando a biblioteca da universidade? Para responder a essa pergunta, a Cengage Learning desenvolveu uma pesquisa com três mil estudantes nos EUA em julho de 2015. O objetivo era entender como e por quais motivos utilizam a biblioteca da universidade. De longe, estudar sozinho é o motivo mais popular, apontado por 77% dos respondentes. Mais da metade dos estudantes (51%) disse que vai à biblioteca para consultar a base de dados online. A biblioteca ainda é utilizada por eles para: consultar livros (29%); utilizar livros que o professor solicitou no curso (22%); buscar recursos sobre trabalho e carreira (19%); socializar com amigos (13%); frequentar eventos (10%); ler materiais que não circulam, como revistas e periódicos (8%); dormir (6%); assistir aulas sobre como usar os recursos da biblioteca (5%) e outros (9%). Clique no Leia Mais e veja outros dados da pesquisa.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

“Novos servidores, novos ares”, foi assim que a chefe do Setor de Representação Descritiva, Taíza Cabral, descreveu as expectativas quanto a chegada de oito novas bibliotecárias para trabalhar na catalogação de livros na Biblioteca Nacional. Elas prestaram o último concurso e tomaram posse em agosto de 2015, somando-se às cinco pessoas que já faziam parte da equipe. Somente no ano passado, o setor foi responsável por catalogar mais de 15 mil livros que passaram a integrar o acervo da Biblioteca Nacional. As novas servidoras trataram de apresentar sugestões, como facilitar a hora de pesquisar no banco de dados da BN. Para tanto, buscaram ajuda de profissionais da área de editoração e conversaram com servidores de outras áreas da Biblioteca, como a Agência do ISBN e a Divisão de Depósito Legal. Agora, uma vez por semana a equipe se reúne para debater sobre as suas práticas e o que fazer para melhorar a qualidade dos registros. Posteriormente, o resultado destes estudos será publicado para ajudar os bibliotecários do país inteiro a terem novas ideias, testadas e aprovadas pela equipe da Biblioteca Nacional.

“É um milagre que eu possa viver de livros em um país que lê tão pouco.”
Fernando Morais
Escritor brasileiro
1.
Como eu era antes de você
2.
Ruah
3.
Depois de você
4.
AuthenticGames
5.
A sereia
6.
O nome de Deus é misericórdia
7.
Dois mundos, um herói
8.
Muito mais que 5inco minutos
9.
Espada de vidro
10.
Philia
 
PublishNews, Redação, 1º/032016

A literatura em cordel sai dos livros e ganha vida na Biblioteca São Paulo (Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo/SP), no dia 5 de março, sábado, das 14h às 16h. Na oportunidade, após a leitura do livro O menino do dinheiro em cordel (DSOP), os autores Reinaldo Domingos e José Santos farão uma sensibilização da literatura e criarão, junto ao público, uma história em cordel. No final do evento, a dupla sorteará dois exemplares do livro, que também estará à venda no local.

Globo.com, Rodrigo Soares, 01/03/2016

Conhecida por hits como Beijinho no ombro e Eu sou a diva que você quer copiar, Valesca Popozuda vai investir em outra área além da música. A funkeira assinou contrato com o Grupo Editorial Record e vai lançar um livro pela editora BestSeller. A obra - que deve ficar pronta para a edição 2016 da Bienal do Livro de São Paulo - vai falar da trajetória da própria cantora, abordando o começo da carreira, a conquista do sucesso, o reconhecimento no meio do funk. "É um momento de consagração, confesso que só agradeci até agora o convite. Nunca imaginei contar parte de minha vida num livro. Mais um grande passo em minha vida. Eu, uma mulher que correu tanto atrás das coisas, lançar um livro na Bienal! É muita felicidade", falou ela.

Veja. Com, Redação, 26/02/2016

O escritor George R. R. Martin voltou a se manifestar sobre sua famosa série de livros, As crônicas de gelo e fogo, que inspirou a igualmente conhecida produção da HBO Game of Thrones. O americano, em entrevista ao site IGN, afirmou que um personagem que já morreu no seriado estará vivo e terá uma importante participação na história de seu sexto livro, The winds of winter. Martin não revelou nomes, mas a informação que ele deu reforça algo que os fãs já previam desde que o autor anunciou que não conseguiria terminar de escrever o novo romance antes de o sexto ano da série começar: a partir de agora, livros e seriado serão independentes, cada um com a sua história. O sexto livro da saga estava marcado para ser lançado antes da estreia da sexta temporada da série na televisão, no dia 24 de abril, porém o escritor não cumpriu o prazo e ainda não tem uma nova data de lançamento.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

A maior escola pública do Brasil tem sua memória resgatada pela arquiteta e ex-aluna Patrícia Golombek no livro Caetano de Campos, a Escola que mudou o Brasil (Edusp, 823 pp.; R$ 130, no lançamento, e R$ 260, nas livrarias). A escola, que em 2016 completa 170 anos, já recebeu muitas celebridades e intelectuais como alunos, a exemplo dos escritores Oswald de Andrade e Lygia Fagundes Telles, da pianista Guiomar Novaes, do dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, além de atores, músicos, entre outros. A obra traz histórias de São Paulo, biografias de professores, mobiliário e materiais escolares, uniformes, documentos raros, passagens pitorescas, assuntos específicos sobre educação escritos pelos maiores especialistas no assunto, entre outras curiosidades. Para escrever o título, a autora ficou quatro anos no acervo reminiscente da escola legendando fotos, cruzando informações e entrevistando alunos. Patrícia produziu um site, uma exposição no Arquivo Histórico sobre a Escola no final de 2014, e agora publica o livro. Nesta sexta-feira (4) o título será lançado na Livraria João Alexandres Barbosa, do Complexo Brasiliana USP (Av. Prof. Luciano Gualberto,78, Cidade Universitária, São Paulo/SP), das 14h às 17h.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

Uma análise complexa e profunda sobre as alianças políticas e os impactos na sociedade, a participação popular e o novo papel judiciário na política são apresentadas pelo cientista político e professor Leonardo Avritzer no livro Impasses da democracia no Brasil (Civilização Brasileira; 154 pp.; R$ 29,90). Para chegar ao cerne do assunto, ou seja, como o Brasil chegou à sua atual crise política, o autor resgata rapidamente dados históricos e salienta a situação de "incômodo" em relação à performance da democracia, que se manifestou inicialmente em junho de 2013 e continuou até o final de 2015, quando o livro foi finalizado. Esses incômodos que foram expressos por meio de manifestações sejam da população, sejam dos parlamentares contra o atual governo da presidenta Dilma Rousself, se configuram em uma situação que Avritzer classifica como impasses da democracia no Brasil.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

Em Para além do código digital: o lugar do jornalismo em um mundo interconectado (EdUFSCar, 190 pp., R$ 38) o jornalista Carlos Sandano revê os valores tradicionais desta prática, como a imparcialidade e a objetividade, para em seguida afirmar que o jornalismo se torna necessário quando amplia as narrativas humanas e cria um espaço público onde possa existir o diálogo. Levando em consideração as transformações das últimas décadas, o autor redefine a prática jornalística como um espaço público de articulação empática e solidária de estratégias relacionadas a diferentes culturas e visões de mundo. Trata-se de pensar qual o trabalho intelectual tem a amplitude necessária para assumir a responsabilidade de servir à sociedade democrática e se dedicar conscientemente à afirmação da solidariedade nas relações humanas. E Sandano o faz analisando casos reais recentes, como o fechamento do jornal britânico News of the World, as charges anti-islâmicas do francês Charlie Hebdo, o Wikileaks, a Mídia Ninja e o ataque de consagrados colunistas brasileiros a um livro de alfabetização de adultos.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

Propondo contrapor-se ao modelo tradicional da autoajuda, o doutor em psicologia e medicina natural Alexander Loyd propõe em seu novo livro, O código do amor (BestSeller / Record, 280 pp; R$ 44,90 – Trad. Carolina Simmer), uma terapia holística que alia aprimoramento físico, mental e espiritual. O autor apresenta um programa de 40 dias fundamentado em três ferramentas: medicina energética, frases para reprogramação mental e tela do coração, esta última voltada para o plano espiritual. As atividades propõem a transformação interior do medo para o amor, considerado pelo autor como o princípio fundamental para a conquista do sucesso em todas as esferas da vida.

PublishNews, Redação, 02/03/2016

A Ficções Editora lança os três primeiros volumes da coleção Dezequilíbros (escrito assim, com “z”), da psicóloga e escritora Maria Lucia Moyses Ruiz. Por todo o infinito (148 pp; R$ 29; e-book R$ 17), Só por cima do meu cadáver (148 pp; R$ 29; e-book R$ 17) e Uma dose fatal (148 pp; R$ 29; e-book R$ 17) abordam distúrbios psiquiátricos como depressão, esquizofrenia e síndrome do pânico, por meio da ficção. Na coleção, composta por dez volumes, cada um deles contará um drama diferente, envolvendo um distúrbio psiquiátrico, tendo como elo o entrelaçamento da vida da personagem principal, Drª. Renata, o seu cotidiano num hospital público e os casos e histórias de seus pacientes. O lançamento está marcado para o dia 02 de abril, das 15h às 18h, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista, São Paulo/SP).

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.