Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 11/02/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 11/02/2016

Fachada da loja Saraiva no Shopping Higienópolis, em SP | © Leonardo NetoEm 2014, a Saraiva inaugurou cinco lojas em Sorocaba (SP), Manaus (AM), Curitiba (PR), Vila Velha (ES) e Goiânia (GO). Com o pé no freio, em 2015, a varejista anunciou o fechamento de três lojas, nos shoppings D&D, em São Paulo; Liberty Mall, em Brasília, e Village Mall, no Rio de Janeiro, dentro do que chamou de “estratégia de encerrar operações de lojas com baixa perspectiva de geração de valor”. No balanço, a varejista fechou o ano passado com 114 lojas localizadas em 17 estados brasileiros. Para 2016, a rede prevê a abertura de pelo menos uma nova unidade. Localizada no Shopping Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a nova loja deve ser aberta em abril, junto com a inauguração do shopping. Outras lojas (varejista não confirmou quantas, mas fala-se no plural) estão engatilhadas e prestes a serem inauguradas no aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior paulista.

PublishNews, Leonardo Neto, 11/02/2016

Fachada da SampaBooks, livraria de Afonso Martin, que encerra suas atividades no fim desse mês | © DivulgaçãoAté o próximo dia 1º, Afonso Martin está à frente da Associação Nacional de Livrarias (ANL). O presidente convocou eleições gerais depois da desistência de dois dos seus diretores. Na época, disse ao PublishNews que permanece no cargo até março para saldar responsabilidades e prestar contas do convênio com a Prefeitura de São Paulo que deu a quase 80 mil funcionários da Rede Municipal de Ensino um vale-livro no valor de R$ 50 para ser usado nas livrarias associadas à ANL. Mas há outro motivo para Afonso abrir mão do cargo. É que, depois de 50 anos e três gerações (a livraria foi fundada pelo tio-avô em 1965), Afonso decidiu fechar a sua livraria, a Sampa Books (antiga Supercap), localizada na Zona Oeste da capital paulista. As atividades devem se encerrar na última semana de fevereiro. Afonso disse ao PublishNews que o que o motivou a fechar a livraria foi uma “completa insustentabilidade do negócio”. Clique no Leia Mais e leia a íntegra dessa matéria.

PublishNews, Redação, 11/02/2016

Está marcado para acontecer entre os dias 1º e 3 de março o sorteio das áreas para a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O sorteio acontece na Reed Exhibitions Alcântara Machado (Rua Bela Cintra, 1.200, Mezanino, São Paulo/SP). O critério para a escolha das áreas será por ordem decrescente em relação a metragem da área contratada do estande (do maior para o menor). Expositores com áreas de mesmo tamanho participarão de sorteio e o primeiro sorteado escolhe na frente. Caso o expositor chegue após o sorteio, o critério será por ordem de chegada. Expositores com áreas cedidas não participarão do processo de escolha, essas terão as localizações definidas pelo organizador e pela Câmara Brasileira do Livro, antes da data do sorteio. Para mais informações e acesso aos horários dos sorteios, entre em contato pelo e-mail gustavo.binardi@reedalcantara.com.br.

PublishNews, Redação, 11/02/2016

Capa provisória de 'Harry Potter and the cursed child’, oitavo livro da saga escrita por J.K Rowling | © DivulgaçãoJ.K.Rowling, autora por trás da saga Harry Potter, anunciou, em seu blog Pottermore, que o oitavo livro da série deve sair em julho. No novo volume, a história da peça de teatro Harry Potter and the cursed child, que tem estreia marcada para o dia 30 de julho, no West End. No post, a autora adianta que o livro sairá em versões impressa e digital logo depois da estreia do espetáculo. Na trama, Potter aparece como um funcionário do Ministério da Magia, com seus três filhos matriculados na escola de bruxaria Hogwarts. A autora justifica ainda que devida à “natureza épica da história”, o livro será dividido em duas partes.

PublishNews, Redação, 11/02/2016

Laura Bacellar conduz o curso 'Edição e Produção Editorial', na Casa das Rosas | © DivulgaçãoA Casa Educação (Rua Paulistânia, 551, Vila Madalena, São Paulo/SP) está com as inscrições abertas para o curso Edição e produção editorial - Acompanhamento da formatação do conteúdo do livro. O objetivo é garantir que as centenas de detalhes e variações características dos livros sejam cumpridas e checadas. No programa, serão abordadas questões sobre o funcionamento de uma editora e como o trabalho de produção editorial se encaixa no fluxo de produção; os diferentes trabalhos sob responsabilidade da produção editorial e como passar trabalhos para profissionais. A condução do curso fica por conta de Laura Bacellar, que trabalha em editoras desde 1983. As aulas acontecem nos dias 9 de abril - das 9h às 19h - e dia 10 - das 10h às 14h. A atividade conta com o apoio do PublishNews. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

PublishNews, Redação, 11/02/2016

Segue em cartaz até o dia 29 deste mês, na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo/SP), a exposição Um corpo estranho – Centenário de publicação de A metamorfose. A mostra aborda a vida e obra do autor tcheco Franz Kafka. “Um corpo estranho propõe uma releitura de A metamorfose a partir do diálogo entre o texto, os diários, a Carta ao pai, os aforismos e os autores que refletiram ou resgataram o legado kafkiano”, comenta Reynaldo Damazio, curador da mostra. O evento tem expografia de Ivanei Silva. A entrada é franca.

O Globo, Ancelmo Gois, 10/02/2016

Vem aí uma versão portuguesa de On cats, livro da iraniana Doris Lessing (1919- 2013), autora premiada com o Nobel em 2007. Trata-se de três histórias curtas relatando uma de suas grandes paixões: a vida dos felinos. Maria Amélia Mello, responsável por esse projeto da Editora Autêntica, conheceu a autora em um curso de verão, em 1997, em Cambridge, Inglaterra. As informações são de Ancelmo Gois.

O Globo, Ancelmo Gois, 10/02/2016

Em sua coluna, Ancelmo Gois adianta que a Globo já contratou, para publicar em junho, o novo romance da mineira Laura Conrado, 31 anos, uma das mais populares autoras brasileiras de hoje da chamada “chick-lit”, voltada para o público feminino. O longo dia depois do fora terá uma protagonista negra, estudante de Odontologia e filha de um porteiro, que esconde do namorado que mora numa comunidade.

“A tradução literária é uma leitura ‘ao vivo’ do autor e seu passado.”
Arlete Cavaliere
Tradutora brasileira
1.
Ruah
2.
Muito mais que 5inco minutos
3.
Philia
4.
Dois mundos, um herói
5.
Grey
6.
A sereia
7.
Maria
8.
Diário de um zumbi do minecraft
9.
Ela confiou na vida
10.
O pequeno príncipe
 

O deputado paulista Luiz Carlos Godim (Solidariedade) colocou na pauta da Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei que prevê rebatizar o Museu da Língua Portuguesa com o nome de Ronaldo Pereira da Cruz, o brigadista morto no incêndio que atingiu o edifício no fim do ano passado. O bombeiro civil morreu aos 39 anos, intoxicado pela fumaça. Não há uma previsão concreta de quando o museu será reaberto.

PublishNews, Redação, 11/02/2016

Paralisado há mais de quatro anos, o projeto da Biblioteca Provincial de Barcelona parece que voltou a andar. De acordo com o El País, uma reunião nesta quarta-feira deu novo fôlego ao projeto e um dos assuntos mais debatidos no encontro que reuniu representantes do ministério da Cultura e da cidade de Barcelona, foi o nome da nova biblioteca. O nome sugerido pelo ministério da Cultura foi Carmen Balcells, agente literária espanhola que morreu no ano passado, aos 85 anos. "Vemos o projeto da Biblioteca de Barcelona como um espaço ambicioso que pode acolher, por exemplo, um centro de investigações do boom latino-americano que veio pelas mãos de Balcells", apontou José Maria Lassalle, secretário de Estado da Cultura. O ministério prometeu digitalizar o acervo de Carmen e a Biblioteca seria, então, o local para disponibiliza-lo ao público. Quando pronta, a Biblioteca terá 6 mil m² e poderá armazenar 600 mil volumes.

PublishNews, Redação, 11/02/2016

Autores disputam contrato com editora em reality show italiano | © Divulgação / RAIO reality show Masterpiece, que vai ao ar na emissora italiana RAI, está fazendo com que escritores, normalmente solitários em seu ofício, precisem escrever um texto em 30 minutos, sob o olhar de autores consagrados, de uma plateia em polvorosa e de dezenas de câmeras que registram cada palavra que eles digitam. Dos cinco mil escritores amadores que se candidataram a uma vaga na produção, 30 foram selecionados e disputam um contrato para publicar o seu romance de estreia pela editora Bompiani, que atua no mercado editorial italiano há quase 90 anos. Durante o programa, os participantes ainda precisam cumprir algumas provas, como recitar trechos de seus livros e abordar o diretor de uma grande editora num elevador para convencê-lo a ler um texto original. No fim de cada episódio, um finalista é selecionado e recebe dicas para escrever melhor.

O Globo, Alessandro Giannini, 10/02/2016

Quem gosta e conhece jazz não terá dificuldade de identificar na capa de Coltrane, biografia em quadrinhos do saxofonista americano John Coltrane (1926-1967), que a Veneta acaba de lançar, um recorte da capa de Blue train (1957), considerado pelos críticos o primeiro trabalho autenticamente solo do músico. Ao ler o álbum do desenhista italiano Paolo Parisi, no entanto, o leitor será remetido a outro disco do compositor, A love supreme (1965), considerada a obra mais representativa de sua carreira. No posfácio à obra, o autor sugere inclusive conectar a leitura com a audição. Apaixonado por música, o ilustrador conta que decidiu fazer o livro sobre Coltrane por descobrir no músico uma espécie de “guia”.

PublishNews, Redação, 11/02/2016

Chega às livrarias do Brasil Pescando tolos - A economia da manipulação e fraude (Alta Books; 320 pp; R$ 67,41), livro escrito pelos vencedores do Nobel de Economia George A. Akerlof e Robert Shiller. No título, os autores mostram que, embora a busca de lucros possa levar a produtos que enriquecem nossas vidas, ela também pode levar à manipulação e à fraude. A dupla alerta que grande parte da inovação recente tem levado a produtos que facilitam enganar o público e com isso levam as pessoas a comprarem e pagarem demais por produtos dos quais não precisam, trabalharem em empregos que não fazem sentido e imaginar porque a vida deu errado. Eles mostram que o phising for fools é uma fonte de desequilíbrio do orçamento familiar e que o crescimento da renda não pode solucionar o problema enquanto existir um tipo de consumo que interessa somente aos vendedores. Eles identificam fraudes, por exemplo, em mercados como de carros, residências, cartões de credito, fumo, álcool e até alimentos.

PublishNews, Redação, 11/02/2016

O sociólogo espanhol Manuel Castells lança agora no Brasil O poder da comunicação (Paz & Terra; 630 pp; R$ 70 – Trad. Vera Lúcia Mello Joscelyne), no qual apresenta uma análise sobre as relações de poder no século 21, dentro do contexto do surgimento das redes digitais. O estudioso inicia o livro mostrando como, nos últimos anos, a comunicação de massa cedeu espaço para as práticas da intercomunicação individual – que só se tornaram possíveis pelo aparecimento da internet e das redes móveis. A partir disso, propõe conexões entre a dinâmica estrutural da sociedade em rede, a transformação do sistema de comunicação, a interação entre emoção, cognição e comportamento político e o estudo da política e dos movimentos sociais em uma variedade de contextos.

PublishNews, Redação, 11/02/2016

A psicologia tem o ambicioso objetivo de desvendar as motivações ocultas por trás de absolutamente tudo que fazemos. Em Psi-Q – 80 jogos, questionários e experiências para testar sua inteligência psicológica (Sextante; 272 pp; R$ 34,90; e-book R$ 19,99 - Trad. Ivo Korytowski), Ben Ambridge, professor de psicologia da Universidade de Liverpool, mostra o que os experimentos conduzidos nas universidades mais prestigiosas do mundo revelam sobre nós mesmos, traduzindo os conceitos mais básicos da psicologia. Com testes interativos, piadas e jogos, o leitor poderá identificar os traços marcantes da sua própria personalidade, avaliar sua inteligência e descobrir quais valores morais determinam o seu comportamento.

PublishNews, Redação, 11/02/2016

Ao transmitir uma mensagem verbal, não são somente as palavras que comunicam, mas também o tom de voz e, de forma bastante significativa, o conjunto de informações não verbais. Expressões, gestos, postura do corpo e microexpressões que duram segundos podem significar muito além do que se imagina na comunicação. No caso de uma conversa por telefone, as palavras representam 18% da comunicação. Já a maneira como elas são ditas representa 82%. No livro Despertando vidas (Butterfly; 216 pp; R$ 29,90) o Dr. Fábio Gabas indica algumas técnicas simples que podem ser utilizadas para melhorar a comunicação.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.