Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 13/10/2015
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 12/10/2015

Equipe de montagem acerta os últimos detalhes do estande do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt | © PublishNewsA Feira do Livro de Frankfurt começará oficialmente nesta terça-feira (13). E a presença brasileira será menor do que em anos anteriores. Se em 2013, quando o país foi homenageado, mais de 180 editoras participaram do estande coletivo do Brazilian Publishers (BP), nesse ano o BP reunirá 36 casas, cinco a menos do que no ano passado. “A subida do dólar fez o valor da nossa participação crescer muito. A crise afetou diretamente o nosso orçamento. Fizemos um esforço muito grande na negociação com fornecedores para conseguir mais por menos”, disse Luiz Alvaro Salles Aguiar Menezes, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e coordenador do BP. Na opinião da CBL, no entanto, o dólar em alta pode beneficiar as editoras brasileiras. “Para quem está em Frankfurt pensando nas exportações, a hora é essa”, argumentou Luiz Alvaro. No entanto, é sabido que, apesar dos esforços da CBL e do BP, o Brasil é ainda um grande comprador de direitos. Segundo dados do Relatório de Gestão 2011-2014 da própria CBL, a estimativa era de que a participação brasileira em Frankfurt no ano passado gerasse um volume de negócios de US$ 330 mil em vendas de direitos e de livros físicos nos 12 meses subsequentes à feira. Quem vai para a Feira de olho nas compras de direitos, vai com cautela. Sérgio Machado, presidente do Grupo Editorial Record, por exemplo, não está muito animado. “Vamos negociar caso a caso para tentar baixado os valores dos adiantamentos”, disse ao PublishNews, em tom de desânimo e completa: “no momento, só nos resta torcer para a situação melhorar. O que a gente está fazendo é boiar e tentar não afundar”. Clique no Leia Mais e veja a íntegra dessa matéria.

PublishNews, Leonardo Neto, 13/10/2015

Já é uma tradição: sempre na segunda-feira que antecede a Feira do Livro de Frankfurt, a agente Nicole Witt, da Mertin Witt -- agência alemã especializada em intermediar negócios com autores de língua portuguesa e espanhola em nível global -- recebe amigos, editores e autores em uma festa. Nesse ano, não foi diferente. Na noite passada, algumas dezenas de pessoas – muitos brasileiros entre elas -- se reuniram no convescote de Nicole. Um assunto inevitável nas rodas de conversa era o fim da parceria entre a Mertin Witt com a Agência Riff. Nicole comentou com o PublishNews que a amizade permanece, mas que a diversidade do catálogo construído pela família Riff estava sendo um complicador na parceria que data de mais de duas décadas. “O catálogo da Lúcia cresceu muito e nós não tínhamos mais condições de dar a atenção devida a cada um dos autores”, disse a agente alemã ao PublishNews. Clique no Leia Mais e entenda melhor o acontecido.

PublishNews, Leonardo Neto, 10/10/2015

Daniel Lameira, o vencedor do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro de 2015, já está em Frankfurt. O editor da Aleph ganhou a viagem com todas as despesas de passagens e hospedagem, além de 500 euros em cash e acesso ao Business Club, a área Vip da Feira do Livro de Frankfurt. Como bônus, Lameira ganhou do Brazilian Publishers (BP) -- projeto setorial resultado da parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – a possibilidade de fazer uma apresentação do seu trabalho no estande do BP (Hall 5.1 / B52). A apresentação acontecerá na sexta-feira (16), às 11h, e o tema escolhido foi Geeks e fãs: como a cultura pop está mudando o mercado de livros. Ele dividirá o palco com Adriano Fromer, publisher da Aleph. Na apresentação, os dois vão mostrar como outras mídias – filmes, séries de TV, youtube – se entrelaçam às páginas e obrigam os editores a reverem os conceitos preestabelecidos a respeito do universo editorial. Mais informações sobre a programação, clique aqui. O Prêmio é uma iniciativa do PublishNews, com patrocínio do Sindicato Nacional dos Editores (SNEL) e apoio da Feira do Livro de Frankfurt.

PublishNews, Leonardo Neto, 13/10/2015

A convite da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB/MinC), três autores brasileiros carimbaram passaporte e estão na Alemanha para a Feira do Livro de Frankfurt que começa hoje: André Sant´Anna, Márcio Souza e o ilustrador Maurício Negro. Os três se juntam a Fernando Bonassi, Ricardo Lísias e Noemi Jaffe, convidados pelo governo alemão. A programação dos autores convidados pelo MinC será no estande do Brasil na feira (Hall 5.1 / B52). A curadoria dos autores foi feita por Guiomar de Grammont com o apoio do Centro Cultural Brasileiro em Frankfurt. Sant´Anna participa do debate A cidade e seus personagens na quinta-feira (15), às 17h30. No sábado (17), ao meio dia e meia, Mauricio Negro apresenta o tema Diversidade cultural brasileira na ilustração de livros e, às 16h30, Marcio Souza fala sobre Amazônia na literatura.

PublishNews, Leonardo Neto, 13/10/2015

Na tentativa de ampliar a participação das exportações (sejam de conteúdos, sejam de livros físicos) no faturamento das editoras, o Brazilian Publishers investiu em publicidade na Feira do Livro de Frankfurt que começa hoje e segue até o próximo domingo (18). Na segunda capa do catálogo (em papel) da feira, aparece uma publicidade do BP, onde aparece um QR Code através do qual os visitantes da feira podem baixar gratuitamente o catálogo digital de livros e direitos das 56 editoras associadas ao BP. Como o PublishNews já tinha noticiado, essa é a primeira vez que o BP faz um catálogo em ePub (em anos anteriores, o catálogo era um PDF). Nesse ano, graças à parceria com a e-editora O Fiel Carteiro, além da capa e sinopse das apostas de cada uma das editoras, os tomadores de decisão de editoras estrangeiras poderão ter acesso a extras como trecho do livro já traduzido para o inglês, booktrailer ou matérias e resenhas publicadas sobre o título.

PublishNews, Leonardo Neto, 10/10/2015

Paulo Wernck e Mauro Munhoz na coletiva de encerramento da Flip 2015 | © Marina QuintanilhaPela terceira vez, Paulo Werneck será o curador da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que em 2016 acontecerá entre os dias 29 de junho e 3 de julho. Werneck propôs, em 2014, homenagem a Millôr Fernandes e, em 2015, a Mário de Andrade. Uma novidade que Werneck incorporou à Flip foi a democratização do acesso. Nas duas edições em que foi curador, a programação da mesa principal passou a ser transmitida gratuitamente em telões e os áudios foram liberados via internet. Além disso, as programações paralelas – FlipMais, Flipinha e FlipZona – passaram a ser gratuitas. O curador inicia os trabalhos de 2016 abrindo uma temporada de sugestões, para que leitores, editores e escritores possam enviar ideias para a programação. Clique no Leia Mais e saiba como enviar as suas sugestões.

PublishNews, Leonardo Neto, 13/10/2015

Petra, da livraria TFM, recebe o Prêmio das Livrarias Alemãs | © Stephan JockelNo dia 17 de setembro, a TFM (Große Seestr. 47 – Bockenheim), livraria especializada em língua portuguesa de Frankfurt, ganhou o Prêmio das Livrarias Alemãs. Criado pelo Ministério de Estado da Cultura, o prêmio reconheceu o trabalho de 108 pequenas livrarias alemãs que têm uma oferta literária selecionada e uma programação cultural diferenciada. Ao todo, foram 600 livrarias inscritas e, como prêmio, a livraria ganhou 7 mil euros. A TFM foi fundada em 1980 por Teo Ferrer de Mesquita, que esteve à frente da livraria até 2014. Desde então, a livraria está sob o comande de Petra Noack, que já trabalhava na TFM. Petra manteve a orientação de Teo: que o espaço sirva de divulgação da literatura e das culturas dos países de língua portuguesa. Junto com o Centro Cultural Brasileiro em Frankfurt, a livraria realiza uma série de leituras com autores brasileiros.

PublishNews, Redação, 09/10/2015

Mais uma loja de conveniência Hudson News acaba de ser inaugurada no Aeroporto de Brasília, completando uma rede de seis unidades distribuídas nos pisos de embarque e desembarque e ainda no Píer Sul e no Píer Norte do aeroporto. A nova loja, com 56 m2, está localizada no saguão de embarque e funciona no horário das 6h às 23h. A unidade oferece um mix de produtos alinhado com as demais unidades da rede, incluindo jornais, revistas e livros. A Hudson é líder em lojas de conveniência em aeroportos nos EUA e Canadá e agora também no Brasil.

“Às vezes tenho a sensação de escrever prosa com a paciência e o senso de ritmo com que o poeta escreve seus versos.”
Javier Marías
Escritor espanhol
1.
Grey
2.
Muito mais que 5inco minutos
3.
Philia
4.
Eu fico loko 2
5.
Não se iluda, não
6.
Destinado
7.
Negócios digitais
8.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
9.
O pequeno príncipe
10.
A mágica da arrumação
 
PublishNews,Leonardo Neto, 13/10/2015

A Novo Século comprou os direitos da última obra da Rainbow Rowell, Carry-On. O livro acaba de ser lançado nos EUA e virá para o Brasil no início de 2016. O primeiro romance de “fantasia” de Rainbow. No livro, a autora conta a história de Simon e Baz, personagens da série fictícia Simon Snow que servia como base para a fanfic da Cath em Fangirl. Indo pela mesma pegada de Young Adults, a Novo Século bateu o martelo e levou os direitos de Because you´ll never meet me, da também norte-americana Leah Thomas. Na obra, dois meninos de extremos opostos do mundo começam uma amizade improvável que vai mudar suas vidas para sempre.

O ESTADO DE S. PAULO, MARIA FERNANDA RODRIGUES, 11/10/2015

A Graphia Editorial, que já publicou A leitora e seus personagens e Escritos da maturidade, deve mandar para as livrarias, na primeira semana de novembro, mais um título com críticas de Lucia Miguel Pereira (1901-1959), organizadas por Luciana Viégas, informou a coluna Babel. Trata-se de O século de Camus. Inéditos em livros, esses textos foram publicados em jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro, sobretudo no Correio da Manhã, e foram encontrados recortados e guardados em álbuns no acervo da autora. São cerca de 100 artigos, escritos entre 1947 e 1955. O projeto teve apoio do Itaú Cultural.

O ESTADO DE S. PAULO, MARIA FERNANDA RODRIGUES, 11/10/2015

A coluna Babel noticiou que a Nankin Editora e Arte faz sua estreia no mercado editorial em novembro com a série Minha primeira coleção. Destinado a crianças, o primeiro box terá uma coletânea com reproduções de obras dos artistas Carolina Martinez, Danielle Carcav, Fabrício Lopez, Pedro Varela e Tatiana Blass e ainda um volume com atividades.

O ESTADO DE S. PAULO, MARIA FERNANDA RODRIGUES, 11/10/2015

Criado este ano pelo Centro Pompidou, em Paris, o projeto Exposições Dossiê chega à segunda edição e terá Oswald de Andrade como um dos artistas e intelectuais retratados. O objetivo é que, por meio da exposição de itens do acervo do museu e, eventualmente, de outras instituições francesas, sejam oferecidas ao visitante múltiplas visões sobre a história da arte moderna. Na estreia, Blaise Cendrars e André Breton, entre outros, foram homenageados. Na nova leva, entre dezembro e maio, além de Oswald, serão lembrados Kandinski, Wilhelm Uhde, etc. Leonardo Tonus, professor de literatura brasileira e coordenador do Departamento de Estudos Lusófonos na Université Paris-Sorbonne, é o conselheiro e conta que a ideia é inserir nosso modernismo e a antropofagia na dinâmica das vanguardas europeias. Livros autografados e cartas, além de telas como A Cuca, de Tarsila do Amaral, e Danse Populaire Brésilienne, de Di Cavalcanti, poderão ser vistos. As informações são da coluna Babel.

O GLOBO, ANCELMO GOIS, 09/10/2015

Desde que a Intrínseca anunciou, no mês passado, que lançará em 1 º de novembro uma edição comemorativa de dez anos da saga Crepúsculo”, a venda de títulos da autora Stephenie Meyer cresceu 128% no site Estante Virtual, o sebo on- line que também oferece livros novos. As informações são da coluna de Ancelmo Gois.

O ESTADO DE S. PAULO, ANTONIO GONÇALVES FILHO, 10/10/2015

Último livro do escritor e médico sergipano Ranulfo Prata (1896-1942), Navios iluminados (Edusp; 312 pp.; R$ 70) foi lançado em 1937 pela Livraria José Olympio Editora e recebido com entusiasmo por críticos como Nelson Werneck Sodré e Alceu Amoroso Lima. O autor morreu sem publicar outro livro depois desse, aos 47 anos, mas vem sendo redescoberto por novos leitores e acadêmicos. A coleção Reserva Literária, da editora Com-Arte, em parceria com a Edusp, acaba de lançar a quinta edição brasileira desse que é um vigoroso exemplo do romance social dos anos 1930, já comparado ao melhor da produção de Graciliano Ramos.

O GLOBO, LEONARDO CAZES 10/10/2015

Numa brincadeira de faz de conta, o que é de verdade e o que é de mentira? As crianças são capazes de diferenciar realidade e fantasia, embora o limite entre as duas seja fluído para elas, diz o antropólogo Guilherme Fians. Durante quatro meses, ele acompanhou três turmas de três séries diferentes da educação infantil de uma escola particular do Rio para sua pesquisa de mestrado. A dissertação, defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Museu Nacional da UFRJ, sai agora no livro Entre crianças, personagens e monstros: uma etnografia das brincadeiras infantis (Ponteio, 184 pp, R$ 39).

O GLOBO, GUILHERME FREITAS 10/10/2015 6:00

O espanhol Javier Marías já disse que busca reproduzir em seus livros o tempo da memória, pois acredita que “a verdadeira duração das coisas é a de sua permanência, não a que têm no momento em que acontecem”. Em romances como Coração tão branco (1992) e a trilogia Seu rosto amanhã (2002-2007), ele evoca o passado em frases longas e descrições elaboradas, que iluminam vividamente os personagens, mas deixam sempre zonas de sombra, com mistérios nunca totalmente esclarecidos. Em Assim começa o mal (Companhia das Letras, 512 pp, R$ 49,90 – Trad. Eduardo Brandão), o autor examina por essa lente o passado da Espanha. A trama é ambientada nos anos 1980, durante a redemocratização do país, recém-saído de quatro décadas de ditadura do general Franco, morto em 1975.

A revista norte-americana Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (IGMS) e os websites brasileiros A Bandeira do Elefante e da Arara e Universo Insônia se uniram mais uma vez para levar lançar a terceira edição do concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira. Juízes brasileiros selecionarão três finalistas entre os contos de literatura fantástica publicados no Brasil em 2013 e 2014, que terão seus contos traduzidos para o inglês. O vencedor receberá publicação remunerada na revista Intergalactic Medicine Show. O prazo de inscrições vai até o dia 11 de novembro e o regulamento do concurso está disponível aqui.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.