Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 28/08/2015
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 28/08/2015

Quando o PublishNews idealizou o Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro, a ideia inicial foi a de premiar cinco profissionais de até 35 anos que se destacasse na sua atuação dentro da cadeia produtiva do livro. No entanto, com a apuração feita pelo corpo de jurados – composto por Carlo Carrenho, fundador do PublishNews; Ricardo Costa, representante da Feira do Livro de Frankfurt no Brasil, e Alfredo Weiszflog – tomou-se a decisão de premiar seis profissionais que executaram cinco projetos distintos. ”Fiquei surpreendido com a alta qualidade dos candidatos, de seus projetos e realizações. Descobri iniciativas fantásticas que desconhecia. A verdade é que lançar o Prêmio Jovens Talentos e participar de seu júri foi uma experiência de aprendizado e descoberta”, aponta Carrenho. Em comum, os ganhadores têm a polivalência e a diversificação. “Um dos aspectos que a comissão considerou de forma positiva nas carreiras dos candidatos ao prêmio foi a capacidade do candidato de transitar em diversas áreas do livro, o que hoje me parece fundamental para um jovem profissional do livro. Assim, observa-se que todos os vencedores não se limitaram em suas atuações a uma função específica da indústria, mas transitaram entre editorial, marketing, vendas ou estratégia, por exemplo, e muitas vezes ao mesmo tempo”, explica Carrenho. Clique no Leia Mais e conheça os vencedores do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro 2015.

PublishNews, Cassia Carrenho, 28/08/2015

Isabela Freitas desbancou 'Jardim secreto' e assumiu a dianteira da lista de mais vendidos no mês de agosto | © DivulgaçãoDepois de quatro meses reinando absoluto em primeiro lugar, Jardim secreto (Sextante) caiu para o terceiro lugar no mês de agosto e vendeu 21.803 exemplares. Em julho, o livro vendeu 59.888 exemplares. Não se iluda, não (Intrínseca) foi o grande vendedor em agosto, com 26.820 exemplares, deixando todos para trás. Em julho, o livro estava em sétimo lugar. Philia (Principium/Globo) também deixou o fenômeno de colorir para trás e assumiu o segundo lugar no mês de agosto, com 22.417 livros vendidos. A lista mensal de agosto ganhou uma pintura diferente, verde e amarela. Pela primeira vez no ano, os livros nacionais foram maioria na lista geral mensal. Foram onze livros nacionais, que juntos venderam 131.140 exemplares. Desses, seis são de autoajuda, dois infantojuvenis e três não ficção. Tirem as vuvuzelas do armário. Clique no Leia Mais e veja mais detalhes dos mais vendidos dessa semana.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

O I Encontro Internacional de Profissionais do Livro – InterLivro 2015 teve que ir para um auditório maior. A grande procura e o elevado número de inscritos obrigaram a organização a redimensionar o evento e transferi-lo para o auditório Madureira, que tem capacidade para 450 pessoas. O auditório fica no Pavilhão Verde da Bienal do Rio. O InterLivro 2015 vai reunir consultores internacionais e CEOs de grandes empresas europeias que vão compartilhar seu conhecimento com profissionais locais. O evento acontece no dia 3 de setembro, das 15h às 19h. As inscrições ainda estão abertas e o evento é gratuito. Para conferir a programação completa, clique aqui.

PublishNews, Leonardo Neto, 27/08/2015

A Livraria da Vila se prepara para a inauguração da sua nona unidade que será instalada no Parque Shopping Maia (Av. Bartolomeu de Carlos, 230 – 3º Piso), em Guarulhos, na Grande São Paulo. A inauguração está marcada para o dia 17 de setembro. Com 700 m², a nova unidade terá um auditório para 48 lugares e uma área dedicada ao público infantil. O serviço de alimentação ficará sob a responsabilidade do Santo Pão. O mix de produtos também segue o padrão da Vila, com títulos de literatura, artes, humanas, CDs, DVDs, Games e uma seção com itens de papelaria. O projeto da nova loja é assinado pelo arquiteto Isay Weinfeld, que também cuidou de manter os padrões da Vila: estantes com movimentos, tapetes antigos, poltronas e sofás para leitura, tudo para dar ao público conforto e a sensação de acolhimento. O shopping onde a loja está instalada é em uma área nobre da cidade de Guarulhos. “É uma região com enorme potencial de crescimento e consumo. Quase 30% de sua população pertence à classe A/B e entendemos que ainda é um local pouco explorado no segmento de varejo de livros”, observa Rafael Siebel , coordenador de marketing da Livraria. Em julho, o PublishNews adiantou que a Vila abrirá uma loja em Londrina, no interior do Paraná.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

Na próxima segunda-feira (31), o Ministério da Cultura promove a oficina de mobilização para o Edital Conexão Cultura Brasil #negócios – FIL Guadalajara 2015. O edital é destinado a representantes de editoras, associações e grupos, fóruns, núcleos, coletivos literários, livreiros, curadores e agentes literários. Os empreendedores que irão à Feira Internacional do Livro de Guadalajara – FIL (28/11 a 06/12), poderão representar a si próprios, a empresas ou a entidades sem fins lucrativos. As inscrições estão abertas até 13 de setembro e o resultado da seleção está previsto para o mês de outubro. A delegação de 20 empreendedores selecionada pelo MinC terá a oportunidade de conhecer parceiros comerciais, criar novas redes, fechar negócios e divulgar suas iniciativas. A oficina acontecerá às 10h30, na Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo (Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo/SP). Clique aqui e conheça a íntegra do Edital.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

A psi7, empresa especializada em impressão por demanda, começou a confeccionar Bíblias personalizadas. A iniciativa foi viável graças à parceria com a editora Vento Sul. Pelo e-commerce da Vento Sul, os clientes podem comprar livros e Bíblias colocando fotos, nomes e dedicatórias na capa. “A parceria com a Vento Sul tem permitido a psi7 uma identidade com o mercado de livros evangélicos de maneira ímpar”, observa Clineu Stefani Jr, CEO da empresa.

PublishNews, Mike Shatzkin, 27/08/2015

Dados recentes parecem mostrar que, para os editores, o crescimento no mercado de varejo de e-books diminuiu ou está parado (pelo menos nesse momento), enquanto as vendas de e-books da Amazon parecem continuar a crescer. A parte do mercado controlada pelo establishment editorial – as cinco grandes editoras e outras - está começando a ser corroído lentamente. Isso ainda não sugere que a melhor aposta para um autor é se autopublicar e podemos estar longe disso. Mas sugere que a vida pode estar cada vez mais difícil para os editores.Vamos lembrar que há um cachorro muito grande que não latiu. Nenhum grande autor de best-sellers atuais preferiu tomar conta de toda sua própria produção. Vai acontecer algum dia, e se me perguntasse há cinco anos, eu teria certeza que já teria acontecido agora. Cinco anos atrás eu também teria imaginado que uma das grandes editoras em 2025 seria uma versão da United Artists, vários grandes escritores organizados para dividir uma organização e criar sua própria marca. Não houve sinais disso ainda. A publicação independente ainda está crescendo e parece que as editoras estabelecidas estão paralisadas.Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra da coluna de Mike Shatzkin de hoje.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

A cultura brasileira vai se instalar no Recife entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro, no pavilhão de feiras do Centro de Convenções de Pernambuco e no Teatro Beberibe, durante a Feira Nordestina do Livro. Com o tema geral O Livro do Futuro, O Futuro do Livro” e a intenção de discutir o passado e apontar perspectivas para o futuro do Nordeste, o evento reunirá mais de 200 intelectuais brasileiros e estrangeiros, que participarão de uma programação intensa de debates. Entre alguns nomes confirmados estão do angolano José Eduardo Agualusa, do espanhol Constantino Bértolo e da espanhola Inez Miret, especialista em projetos digitais. Entre os brasileiros, os destaques vão do cearense-pernambucano Xico Sá ao poeta Affonso Romano de Sant’Anna e Augusto Cury. Confira a programação completa aqui.

“O editor também é um educador. Tem, pois, a obrigação de tornar pública a complexa cadeia produtiva que resulta no livro.”
Carlos Andreazza
Editor brasileiro
1.
Não se iluda, não
2.
Philia
3.
A mágica da arrumação
4.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
5.
O pequeno príncipe
6.
Jardim secreto
7.
Eu fico loko 2 - cards
8.
Abilio
9.
Um ano inesquecível
10.
Floresta encantada
 
PublishNews, Redação, 28/08/2015

A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) vai aproveitar a I Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), que começa hoje e vai até domingo, em Olinda, para anunciar que o seu 14º Salão de Negócios acontecerá entre os dias 21 e 26 de fevereiro, em Gramado (RS).

PublishNews, Redação, 28/08/2015

O Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que começou nesta quarta-feira (26) e segue até domingo (30) na cidade mineira, segue a programação nesta sexta-feira com bate-papo sobre ilustrações, jornalista na TV e literatura, oficina de microcontos, de escrita e de imaginação, além de sarau infantil e lançamentos. Para conferir os detalhes da programação do final de semana, clique aqui.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, marcará presença na Bienal do Rio (03 a 13/09), com o lançamento de 42 publicações, por 11 editoras nacionais, que também estarão à venda na Livraria da Turma da Mônica, em um espaço de 50 m² na feira. Atualmente, a Mauricio de Sousa Produções tem parceria com 25 editoras. Um dos destaques do evento é o aniversário de 80 anos de Mauricio de Sousa. Ele vai ganhar duplo tributo durante a feira. Primeiro como homenageado da edição, terá diversas atividades relacionadas ao desenhista na programação cultural, como uma exposição com 190 m² dedicada à sua história. Também durante o evento, ele receberá o prêmio José Olympio, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), entregue a cada dois anos a pessoas e entidades empenhadas na promoção da leitura.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

A história da história em quadrinhos brasileira já soma mais de 200 anos. Para dar conta dessa trajetória, o Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, São Paulo/SP) promove um curso que destacará temas como definição da história em quadrinhos; os quadrinhos em jornais e revistas na primeira metade do século 20; o humor como resistência ao período militar; e os quadrinhos em novos ambientes virtuais, entre outras abordagens. As aulas acontecem nos dias 3, 10 e 24 de setembro, 1º, 8, 22 e 29 de outubro e 5 de novembro, às quintas-feiras, das 19h às 21h. A condução será do jornalista Paulo Ramos. Mais informações pelo telefone 11 3254-5600.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo/SP), promove neste domingo (30) a segunda edição do Inventalíngua. A iniciativa conjunta dos setores da instituição, propões atividades lúdicas de descoberta poética que relacionam o espaço físico com seus objetos e a linguagem inventiva da poesia. O encontro inicia às 15h, com classificação etária a partir dos 12 anos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo@casadasrosas.org.br.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

O Centro Dom Vital (Rua Araújo Porto Alegre, 70, sala 111, Centro, Rio de Janeiro/RJ) receberá o poeta e tradutor Hugo Langone, na segunda-feira (31), para o lançamento do seu primeiro livro de poesia, Do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito (7Letras, 72 pp; R$ 32). O evento começa às 19hs.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

Os interessados em aprimorar conhecimentos na língua portuguesa já podem se inscrever na oficina gratuita de sintaxe e estilo, que o Liceu Literário Português oferece no mês de setembro, entre os dias 1º e 29, das 15h às 17h. Atividade tem coordenação de Evanildo Bechara e as aulas serão ministradas por Claudio Cézar Henriques, docente da Uerj e membro da Academia Brasileira de Filologia. Na oficina, serão abordadas as particularidades estruturais e estilísticas no âmbito da oração, do período, do parágrafo e do texto, além de morfossintaxe e semântica: inter-relações estruturais e estilísticas, bem como gêneros textuais, modos de organização do discurso e, por fim, a prática de produção. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no Centro de Estudos do Liceu Literário Português (Rua Pereira da Silva, 322, Laranjeiras, Rio de Janeiro). Mais informações, pelos telefones (21) 2225-0423 e (21) 2265-1497.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

O SESC Bom Retiro (Al. Nothmann,185, Campos Elíseos, São Paulo/SP) realiza,no mês de setembro, duas sessões semanais de contação de histórias baseadas nas impressões de Tatiana Belinky e Clarice Lispector a respeito da cultura brasileira. Os encontros acontecem sempre às terças, às 17h30, e, aos domingos, às 14h. A contação fica por conta de Juliana Mado e do percussionista Ed Encarnação, da Cia Ju Cata. A entrada é franca.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

Muita gente não conhece as origens e histórias dos ritmos que embalam (ou já embalaram) o universo musical dos brasileiros. Para mudar esse cenário e aguçar o interesse da criançada para os nossos gêneros musicais, chega às livrarias mais um volume da coleção Ritmos do Brasil, Choro e música caipira (Moderna, 64 pp, R$ 41). Os autores Carla Gullo, Rita Gullo e Camilo Vannuchi trazem as principais informações sobre o choro e sobre a música caipira. Relacionando fatos históricos brasileiros e acontecimentos sociais com o surgimento desses ritmos, a obra traz algumas revelações, como, por exemplo, a de que o choro nasceu de uma adaptação “à brasileira” da polca, ou que um dos maiores ídolos da música sertaneja, Sérgio Reis, iniciou sua carreira musical como compositor para artistas da Jovem Guarda.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

A vizinha e a andorinha (Cuore, 32 pp; R$ 33), do jornalista Alexandre Staut, com aquarelas da artista plástica Selene Alge, conta a história de um menino que fica intrigado com a nova moradora do seu prédio, uma moça de roupas coloridas que guarda passarinhos em seu apartamento. O livro, que tem foco em crianças de sete a dez anos, aborda a descoberta do outro e a importância da convivência. Além disso, a obra trabalha onomatopeias e sons que uma criança pode fazer com a boca para imitar o piado de passarinhos, além de rimas (como andorinha e vizinha, por exemplo). Neste sábado (29), o livro será lançado, entre às 14h e às 16h, na Biblioteca Municipal de Santo Antônio do Pinhal, no interior paulista

PublishNews, Redação, 28/08/2015

“Mãe: é aquela que mantém o filho dentro de um livro de história que sempre termina em final feliz”. A frase curta, direta e certeira faz parte do livro Letraria: uma loja de tijolos de palavras (Cosmos, 72 pp.; R$ 40), que será lançado no dia 10 de setembro na Livraria Millenium (Avenida Agami, 223, Moema, São Paulo/SP). O evento terá sessão de autógrafos de Maria Cininha, autora e ilustradora da obra. No livro, são tratadas questões como o tempo, a fé, a ilusão, o medo e a esperança. As Marias, figuras principais do livro, são personagens criadas pela autora com a técnica de recorte e colagem, cada uma nascida de inspirações diversas. Algumas vieram de situações cotidianas, outras surgiram de filmes, músicas ou livros.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

Um espirro forte faz com que as orelhas do urso saiam voando. A raposa confunde as bolinhas azuis com jabuticabas, mas então espirra e são as suas orelhas que saem voando. O coelho as vê e pensa que são cenouras, mas agora é sua vez de espirrar e perder as suas! Essa epidemia de espirros que se espalha rapidamente pela floresta inicia um jogo de trocas de partes do corpo com a qual os pequenos poderão aprender sobre formas e cores. Em Tchim! (Edições SM, 36 pp; R$ 36 - Trad. Graziela R. S. Costa Pinto), livro de estreia de Virginie Morgand, a autora e ilustradora recria uma floresta inteira utilizando apenas formas geométricas simples e cores vibrantes.

PublishNews, Redação, 28/08/2015

O ipê, chamado Pepê, dormia e sonhava, quando sua amiga Vivi, a bem-te-vi, pousou em seus galhos, trouxe pauzinhos, montou um ninho e cantou bem alto para que o ipê acordasse. De repente, apareceu a pipa Assanhada, que, toda atrapalhada, se enroscou no ninho de Vivi e nas flores amarelas de Pepê. O susto foi tão grande que Vivi botou um ovinho! Para aumentar a confusão, um vento levou o ninho e o ovo de Vivi para bem longe. E agora, será que Vivi vai recuperá-los? E Pepê, vai continuar dormindo? Em seu primeiro livro infantil, O Ipê a sonhar (Gaivota, 32 pp; R$ 32,50), Madza Ednir convida os pequenos leitores a memorizarem cada aparição da trama. A leitura poética combina temas como a criatividade, o contato com a natureza e o mundo dos sonhos.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.