Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 06/08/2015
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 06/08/2015

A HQ Mix anunciou, na tarde de ontem (5), os vencedores do Troféu HQ Mix, o Oscar dos quadrinhos no Brasil. Duas editoras dividirão o troféu de Melhor Editora do Ano: a JBC e a Veneta. A partir do próximo dia 10, uma exposição na estação Sé do Metrô SP mostrará os vencedores e a entrega dos troféus será no dia 12 de setembro, no SESC Pompeia, com apresentação de Serginho Groisman. O livro Grande sertão: veredas (Globo) vai receber o troféu na categoria Melhor adaptação para quadrinhos. Já O quinto Beatle (Aleph) ganhou o prêmio de melhor edição especial estrangeira e A vida de Jonas (Zarabatana), na categoria melhor edição especial nacional. O troféu de melhor livro vai para Humor paulistano: a experiência da Circo Editorial, organizado por Toninho Mendes. Clique no Leia Mais e veja a lista completa de ganhadores.

PublishNews, Silvio Alexandre*, 06/08/15

Durante décadas nenhum romance de literatura fantástica estava autorizado a aparecer na lista dos mais vendidos no New York Times. Aí, você pergunta por quê? Bom, porque na época o trabalho desses autores não era considerado literatura. Aqui no Brasil esse preconceito também existia – ou continua existindo, como vimos em recente declaração de uma autora brasileira consagrada que afirmou que um livro de fantasia como a série Harry Potter "não é literatura, é uma besteira". Esse segmento, no entanto, ficou tão significativo que o investimento das editoras tem aumentado de forma substancial, chegando a acontecer verdadeiros leilões para adquirir o direito de publicação de títulos para esse público. Do meu ponto de vista, considero que a literatura fantástica, apesar das dificuldades em precisar as fronteiras deste gênero, cria uma oportunidade de reflexão. Clique no Leia Mais e veja a íntegra do artigo.

PublishNews, Leonardo Neto, 06/08/2015

Durante a Bienal do Rio (3 a 13 de setembro), Maurício de Souza receberá o troféu José Olympio, concedido pelo SNEL a personalidades que apoiam a indústria do livro. Mas não é só esta a novidade da Bienal envolvendo o nome do pai da Mônica. Ele lançará, durante o evento, uma série de livros de colorir da Turma da Mônica. Editados pela Sextante – a mesma dos sucessos Jardim secreto e Floresta encantada – os livros serão lançados no dia 5, no estande da editora.

PublishNews, Redação, 06/08/2015

Está marcado para os dias 25 e 26 de agosto o curso Assessoria de imprensa para o mercado editorial. Realizado pelo PublishNews, o curso será ministrado por Leonardo Neto, editor do PublishNews. No curso, os alunos aprenderão os fundamentos de um bom release, como selecionar um bom mailing, como fazer um follow-up com jornalistas e, sobretudo, como planejar um bom serviço de assessoria de imprensa. O curso inaugura a parceria do PublishNews com a Casa Educação (Rua Paulistânia, 551 – Vila Madalena – São Paulo/SP), onde será realizado entre 19h e 22h30. Assinantes do PublishNews têm desconto especial de 10% até o dia 14 de agosto. Para mais informações, programa e inscrições, acesse o site da Casa Educação.

PublishNews, Redação, 06/08/2015

Lançado no dia 4 de julho, o livro A história não contada dos Estados Unidos (Faro Editorial), do cineasta Oliver Stone e Peter Kuznick, saiu com tiragem inicial de dez mil exemplares e, em menos de três semanas, já está esgotado. A Faro informa que já mandou reimprimir mais dez mil exemplares. Na obra, que cobre um período de mais de 100 anos de história mundial, Oliver Stone não poupa críticas ao pensamento político que predomina o país, a ideia de supremacia, a cultura de guerra, e os crimes cometidos pelos presidentes, por boa parte das mazelas mundiais.

O Globo, Cléo Guimarães, 06/08/2015

Fernanda Torres dá o maior moral ao escritor Raphael Montes em frase que virá estampada na capa do novo livro do autor, O vilarejo. O romance, com elementos de horror gótico, explora um pecado capital por capítulo. Ela escreveu assim: “Raphael cria uma seleção de histórias macabras digna dos melhores contos dos Irmãos Grimm, sem deixar nada a dever a Stephen King”. O livro sai no fim do mês pela Suma de Letras. As informações são da coluna Gente Boa, de O Globo.

PublishNews, Redação, 06/08/2015

Os mercados editorial e livreiro, a construção do catálogo e as linhas editoriais, os perfis, as funções, atividades, negociações, responsabilidades, os dilemas, as estratégias, os diagnósticos e resultados estão na programação do curso Profissão: Editor, que a Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes, 177, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ) inicia neste mês. Os encontros serão conduzidos pela diretora editorial da Babilonia Cultura Editorial, Michelle Strzoda. As aulas ocorrem nos dias 15, 22 e 29 de agosto, aos sábados, das 10h às 14h. O investimento é de 2x de R$ 400, com taxa de matrícula de matrícula R$ 30. Para se inscrever, clique aqui.

Folha de S.Paulo, Redação, 06/08/2015

No Brasil para o evento Fronteiras do Pensamento, o escritor português Valter Hugo Mãe será entrevistado no sábado (8), às 14h30, no Teatro Eva Herz (av. Paulista, 2.073, tel. 11-3170-4041) por Sylvia Colombo, repórter especial da Folha, e pelo colunista Manuel da Costa Pinto. A entrada é grátis, com retirada uma hora antes.

“Pela grossura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma biblioteca pública pode medir-se a cultura de um povo.”
John Steinbeck
Escritor norte-americano (1902-1968)
1.
Não se iluda, não
2.
Jardim secreto
3.
Floresta encantada
4.
Philia
5.
Cidades de papel
6.
A mágica da arrumação
7.
Minha vida fora de série - 3ª temporada
8.
O pequeno príncipe
9.
A herdeira
10.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
 
PublishNews, Redação, 06/08/2015

O Estratégias Narrativas (Rua da Bahia, 1.148/sala 1.537, Centro, Belo Horizonte/MG), espaço para discussão e partilha em torno da literatura e da criação, abriga oficinas de cinco jovens talentos nas áreas de crítica, edição, escrita e desenho. Victor da Rosa, vencedor do Prêmio Rumos de Crítica Literária/Itaú Cultural, oferece a oficina Como escrever mal – Oficinas para leitores/escritores de crônica. Letícia Féres, editora da Civilização Brasileira/Grupo Record, ministra a oficina de copidesque e preparação de texto – O pulo do gato; Flávia Péret, vencedora do Folha Memória/Folha de S. Paulo, oferece Procedimentos, processos e práticas em escrita; Laura Cohen, coordenadora do selo Leme/editora Impressões de Minas, propõe o Ateliê de estratégias narrativas; e Ana Paula Garcia, artista gráfica, o Ateliê de Introdução ao Desenho. As aulas acontecem em agosto e setembro. Para mais informações sobre a realização e o investimento, acesse o site da Estratégias Narrativas.

PublishNews, Redação, 06/08/2015

O projeto Redes do Saber, iniciado em 2014 pela Fundação Dorina, que distribui livros em vários formatos acessíveis, produziu e distribuiu cerca de 150 títulos só no primeiro semestre de 2015. A meta é produzir e distribuir 120 mil exemplares de 238 livros nos formatos braille, falado, Daisy e fonte ampliada. Os títulos são escolhidos a partir de sua importância para a cultura brasileira. São obras de literatura infantil, infanto-juvenil, brasileira e estrangeira, incluindo best-sellers. Os exemplares são destinados a organizações que estão no cadastro da Fundação. Se você conhece ou tem alguma organização que não está cadastrada, mande um e-mail para leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br.

PublishNews, Redação, 06/08/2015

Pela primeira vez, a cidade paulista de Franca será palco da Caravana da Leitura. O evento, que tem patrocínio do Magazine Luiza, acontece nesta sexta-feira (7), das 9h30 às 17h, e no sábado (8), das 9h30 às 14h, na Praça Nossa Senhora da Conceição (Praça da Conca Acústica). No local, será montada uma tenda para a exposição de diversos livros e, como em uma feira livre, as pessoas poderão circular pelo local, pegar e ler os livros disponíveis, além de receber orientações de uma equipe multidisciplinar que auxilia os leitores na escolha das obras. O formato do projeto busca a aproximação das pessoas de forma livre e sem compromisso, fazendo com que elas se sintam parte da ação, que tem como objetivo incentivar e promover o acesso à leitura. Durante o evento, o escritor Laé de Souza conversará com os leitores e fará sessões de autógrafos.

Folha Online, 04/08/2015

A Brilliant Books, livraria independente da cidade americana de Michigan, ofereceu reembolso aos compradores do novo livro de Harper Lee, Go set a watchman, argumentando que a continuação de O sol é para todos foi falsamente anunciada como "um bom romance de verão". Segundo a loja, a obra deve ser lida como um insight acadêmico da evolução da autora, informou o jornal britânico The Guardian. A livraria classificou como "decepcionante" e "francamente vergonhosa" a recepção do livro pela indústria como "o novo romance de Harper Lee", acusando-a de se tratar de uma "exploração dos fãs literários e do amado clássico americano". A loja aconselhou os leitores a abordarem o livro com "consideração cuidadosa".

Folha Online, AFP, Redação, 05/08/2015

As autoridades de uma região russa dos Urais exigiram que as bibliotecas retirem livros dos historiadores britânicos da Segunda Guerra Mundial John Keegan e Antony Beevor, acusados de "propaganda nazista". Um decreto publicado pelo departamento de educação da região de Sverdlovsk solicitou às escolas e universidades que "adotem medidas para restringir o acesso dos estudantes e professores (aos livros)". John Keegan, morto em 2012, era um historiador militar renomado por seus livros a respeito da Segunda Guerra Mundial. Seu aluno, Antony Beevor publicou igualmente obras sobre o conflito, em especial uma a respeito da batalha de Berlim, que provocou escândalo na Rússia. O livro Berlim 1945: a queda, de Beevor, recebeu críticas severas em 2002, ano de sua publicação. Moscou acusou a obra de caluniar os soldados soviéticos ao centrar-se nos crimes cometidos pelo Exército Vermelho contra os civis alemães e de ressuscitar a imagem difundida pela propaganda nazista de "hordas asiáticas" que avançavam sobre a Europa.

Folha Online, Redação, 05/08/2015

Morreu nesta quarta-feira (5) a escritora e artista plástica portuguesa Ana Hatherly, aos 86 anos, em um hospital Lisboa. Hatherly era um dos principais nomes da poesia experimental portuguesa do século 20, e experimentou seus versos em diversos formatos e suportes, flertando com o desenho e a pintura. Ela representou o país na Bienal de Veneza de 1976, com um curta sobre cartazes e grafites da Revolução dos Cravos (1974). Hatherly é autora de livros como Eros frenético (1968), Anagramas (1969), Rilkeana (1999) e O pavão negro (2003). Em 2009, recebeu a distinção da Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

O Estado de S. Paulo, Ubiratan Brasil, 06/08/2015

O dia 20 de janeiro de 1971 figura nervosamente em diversas passagens de Ainda estou aqui (Alfaguara; 296 pp; R$ 39,90; R$ 27,90, o e-book), novo livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva. Foi naquela data que seu pai, o deputado cassado Rubens Paiva, foi recolhido da casa em que a família morava pela polícia da ditadura militar para nunca mais voltar. Durante anos, Marcelo, sua mãe Eunice e as quatro irmãs viveram o drama de receber notícias desencontradas, desde as que juravam que ele estava pronto para retornar como as que garantiam que Rubens Paiva não mais vivia. O livro é um tributo ao resgate da memória: a do pai, violentamente apagada pela ditadura, e a da mãe, que se estilhaça aos poucos. “Escrevi também como um testemunho para meu filho, uma das raras pessoas das quais minha mãe jamais se esquece.”

PublishNews, Redação, 06/08/2015

Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou uma discreta doceria em São Paulo chamada Pão de Açúcar. Menos de uma década depois, acompanhado de seu primogênito, Abilio, “seu Santos”, como o patriarca era conhecido, abriu o primeiro supermercado da família. Era o passo inicial para a construção de uma companhia que se tornaria a maior varejista do Brasil, com um faturamento anual de 64,4 bilhões de reais em 2013. Foi graças à ambição de Abilio Diniz que o pequeno negócio familiar se transformou numa potência. Agora, o livro Abilio (Primeira Pessoa/Sextante; 272 pp; : R$ 39.90; e-book R$ 24.99), assinado por Cristiane Correa, revela os bastidores do processo de saída do empresário do Pão de Açúcar, conta em detalhes a disputa familiar pelo controle da companhia e as histórias de pioneirismo protagonizadas por ele no varejo brasileiro.

PublishNews, Redação, 06/08/2015

Há mais ou menos 400 anos, o dinheiro é uma instituição fundamental da sociedade em que vivemos. Sem ele, não há economia capitalista. No livro Dinheiro dinheiro - Inflação, desemprego, crises financeiras e bancos (Portfolio; R$ 49,90; e-book R$ 34,90), João Sayad joga luz sobre esta discussão que, apesar de singular em cada momento, tem uma tradição comum e conceitos que se repetem. As muitas teorias monetárias são analisadas como se fossem diferentes narrativas sobre o mesmo tema fundamental da economia capitalista.

PublishNews, Redação, 06/08/2015

Depois de se aventurar no romance, com Tempos extremos (Intrínseca), e na literatura infantil, com Flávia e o bolo de chocolate (Rocco), a jornalista e escritora Míriam Leitão volta à reportagem no livro História do futuro: O horizonte do Brasil no século XXI (Intrínseca; 496 pp; R$ 49,90; e-book: R$ 24,90), fazendo uma investigação sobre o horizonte do país, com o desafio de olhar para além do imediatismo do presente e mapear as principais tendências para as próximas décadas. O título é fruto de quatro anos de entrevistas, viagens, análises de dados e depoimentos de especialistas que revelam o que está por vir — considerando as vocações e potencialidades do país. O livro será lançado na Saraiva MegaStore Higienópolis (Av. Higienópolis, 618, Higienópolis, São Paulo), hoje (6), a partir das 19h30, com sessão de autógrafos.

PublishNews, Redação, 06/08/2015

A Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073, São Paulo/SP) será palco, na próxima segunda-feira (10), às 19h, do lançamento e sessão de autógrafos do livro A era da curadoria: o que importa é saber o que importa! (Papirus 7 mares, 128 pp, R$ 32,90). A noite ainda terá um debate entre os autores do título, o filósofo Mario Sergio Cortella e o jornalista Gilberto Dimenstein que discutem, entre outros temas, a importância da curadoria do conhecimento e destacam o elo entre educação e comunicação. Cortella e Dimenstein destacam no título o eixo indissociável entre a educação e a comunicação, e como são vitais para a qualidade do ensino as relações interpessoais.

PublishNews, Redação, 06/08/2015

Derrida e a literatura – Notas de literatura e filosofia nos textos da desconstrução (É Realizações; 424 pp; R$ 69,90), assinado pelo escritor, ensaísta e professor universitário, Evando Nascimento, traz uma análise das relações entre a filosofia e a literatura pelo viés da filosofia desconstrutora de Jacques Derrida. Entre os temas abordados na obra estão teatro e metafísica, escrita e gramatologia, literatura e pensamento. Escrito originalmente como tese de doutorado, durante passagem do autor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, onde foi aluno inscrito nos seminários de Derrida, e pela Sorbonne, onde foi aluno de Sarah Kofman, o livro chega agora à sua terceira edição, revista e ampliada, com um novo prefácio do autor e três posfácios de especialistas estrangeiras. Hojeo livro será lançado hoje (6), às 18h, na Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel / Uerj (Rua das Palmeiras, 82, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ).

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.