
Um caminhão do Sesc RJ contendo mais de 3 mil títulos, entre livros e revistas, estacionou na quarta-feira (09) no Pontal do Areal, em Paraty. A unidade móvel BiblioSesc é uma das atrações da instituição ao longo da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que se estende até domingo (13). No entorno do veículo, é montada uma estrutura com tendas e pufes onde o público pode retirar exemplares e ler no local. Para a Flip, a equipe da BiblioSesc RJ fez uma seleção especial, dando destaque a publicações do homenageado desta edição: João do Rio, um dos maiores cronistas e jornalistas do Brasil conhecido por suas crônicas que retratavam o cotidiano da capital fluminense.
A programação inclui contação de histórias, mediação literária, rodas de conversas e lançamentos de livros e publicações. A companhia Trilhos é um dos destaques da agenda, com o projeto "Histórias Brincantes (Som ao pé do Ouvido)”, que em contação de história usa atividades sensoriais para abordar os saberes ancestrais. O impacto do uso de telas nas rotinas cotidianas em detrimento da leitura tradicional será tema de debates no local.
No que se refere às suas novas publicações, a instituição apresentará o livro Laboratório Sesc de narrativas femininas, a revista de artes Paquetá e o gibi O que aconteceu no Limoeiro?, esta última uma publicação assinada pelo Instituto Maurício de Souza dirigida ao público infantil com lições lúdicas sobre cuidados preventivos em saúde mental, com foco no uso demasiado de telas digitais. Confira aqui a programação completa.