Sucesso de 'É assim que acaba' está longe de acabar
PublishNews, Thales de Menezes, 27/05/2022
Em terceiro lugar na Lista Geral dos Mais Vendidos do PublishNews, livro da americana Colleen Hoover aparece na apuração desde agosto do ano passado e é o terceiro mais vendido neste ano, até o momento, com 31.537 exemplares

A nova Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews mostra a força de É assim que acaba (Galera Record), da escritora americana Colleen Hoover. O título aparece na terceira colocação Geral, com 1.490 exemplares vendidos na semana. Mas são seus números globais que impressionam. Esse romance voltado a adolescentes entrou pela primeira vez na lista do PublishNews em 05 de agosto do ano passado. Durante todo o período de 2021, vendeu 19.416 cópias, alcançando assim o 11º lugar anual na categoria Ficção. Em 2022, ele ocupa o primeiro lugar da categoria e o 3º da Lista Geral anual, com 31.537 exemplares. O fenômeno Colleen Hoover é neste momento acrescido de mais três títulos na lista de Ficção - Todas as suas (im)perfeições, Até o verão terminar e O lado feio do amor. Desse quarteto de sucesso, dois estão na lista Geral. Vamos ver qual é o limite para Colleen Hoover e seu É assim que acaba.

A lista Geral é liderada por Inteligência do coração (Luz da Serra), de Patrícia Meireles, no qual a autora de sucesso no YouTube oferece 108 lições práticas que levam mais em conta o que a pessoa sente do que aquilo que a pessoa pensa. O livro vendeu 2.453 exemplares na semana. Em segundo lugar ficou o veterano das listas Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, com 1.552 cópias vendidas, seguido de É assim que acaba.

A semana registrou uma queda de 09% nas vendas. O decréscimo acontece pela segunda vez seguida. Havia sido de 07% na semana passada. Entre as categorias, apenas Autojuda mostrou elevação, de 12%. Não Ficção ficou estável, com números quase idênticos aos anteriores. As quedas foram apontadas em Negócios (25%), Ficção (18%) e Infantojuvenil ( 07%).

A categoria Autoajuda tem um dos estreantes da semana, na 15ª colocação. É Casal imperfeito (Thomas Nelson Brasil), de Fernanda Witwytzky. Ela e o marido, Rafael Carrilho, falam sobre os desafios reais e a dinâmica imperfeita que há dentro dos relacionamento e oferecem um guia prático sobre como usar essas imperfeições em favor do casamento.

Em Infantojuvenil, a estreia da semana encabeça a lista. Trata-se de mais um título da série Heartstopper, o fenômeno young adult da inglesa Alice Oseman. Heartstopper Vol. 1 – Capa da série, da Seguinte, está na liderança. Os quatro primeiros lugares da lista são de livros da série.

Os estreantes em Não Ficção são Alcateia (Alta Life Editora), de Abby Warmbach, no qual a autora orienta as mulheres a se organizarem em grupos e seguirem oito regras para mudar o jogo social, e Reanimados (Literare Books), de Renato Lima, em que o autor apresenta diversas histórias de muita sensibilidade a respeito de pessoas que foram resgatadas em situações de altíssimo risco. Alcateia aparece em 12º lugar, e Reanimados, em 16º.

As estreias da semana ficam completas na lista de Negócios, onde aparece pela primeira vez, na 11ª posição, Líder protagonista: uma nova atitude de agilidade, de Susanne Andrade, lançado pela Gente. Ela trata do medo diante do avanço tecnológico, algo comum entre os profissionais. É o desconforto que o desconhecido traz. Ela indica mudanças que contribuem não somente com o crescimento profissional, mas também com o crescimento pessoal, diante de tanta novidade.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras continua em primeiro lugar, com 13 títulos incluídos em todas as listas. Há um empate na segunda colocação: Grupo Editorial Record e Sextante têm 11 livros cada. Em seguida aparece o Citadel Grupo Editorial, com oito títulos.

[27/05/2022 09:00:00]