Quatro padres se destacam na Lista de Não Ficção da semana
PublishNews, Leonardo Neto, 14/05/2021
Mario José Raimondi, líder do Ranking Geral, Alessandro Campos, Reginaldo Manzotti e Marcelo Rossi venderam, juntos, 5.574 exemplares nessa semana

Os padres Mario José Raimondi, Alessandro Campos, Reginaldo Manzotti e Marcelo Rossi venderam, juntos, 5.574 exemplares nessa semana
Os padres Mario José Raimondi, Alessandro Campos, Reginaldo Manzotti e Marcelo Rossi venderam, juntos, 5.574 exemplares nessa semana
A julgar pela presença na Lista de Não Ficção, os padres estão em alta nas livrarias. Ao todo, a categoria abriga quatro títulos clericais nessa semana, incluindo o estreante Confiar (Angelus), do padre Mário José Raimondi, que lidera o Ranking Geral, com 2.985 cópias vendidas. É o primeiro livro do pároco da Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus, de Florianópolis a entrar na lista. A partir da figura de Maria, mãe de Jesus, o autor apresenta reflexões que formam um testemunho de fé.

Outro padre que está com livro novo na lista é o Alessandro Campos. Ele não é estreante, já tinha colocado outros quatro títulos na lista. Mas a semana marca a chegada de Não aguento mais (Principium), que se apresenta como um “guia para os tempos atuais”. A obra traz 31 reflexões e orações para serem lidas ao longo de 31 dias. Cada uma delas traz um QR Code que levará o leitor a um vídeo exclusivo para rezar junto com o padre. Ao todo, foram vendidas 493 cópias, o que garantiu a oitava posição de Não Ficção.

Outros velhos conhecidos da lista marcam presença no ranking. Em terceiro lugar, com 1.709 cópias, está A nova batalha (Petra), do padre Reginaldo Manzotti, e em 14º, Batismo de fogo, do padre Marcelo Rossi, com 387.

Ainda falando de Não Ficção, a categoria abriu espaço para dois livros, vamos dizer, mais seculares: Torres negras: Deutsche Bank, Donald Trump e um rastro épico de destruição (Alta Cult), de David Enrich, e Moral da história (Citadel), de Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu. Os dois dividem a 17ª posição, com 315 cópias vendidas.

Na comparação com a semana passada, os números gerais da lista cresceram 21%. Todas as categorias apresentaram crescimento, mas Não Ficção foi a que mais cresceu (56%). Na sequência aparecem Infantojuvenil (36%), Ficção (20%), Autoajuda (3%) e Negócios (1%).

Fazendo companhia para o livro do padre Mario José Raimondi no pódio do Ranking Geral ficaram Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, em segundo, com 2.329, e Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., em terceiro, com 1.958.

Além das novidades (clericais ou não) de Não Ficção, a lista trouxe outras três estreias. Duas delas em Ficção. Ocupando a posição de número 15, está o terceiro volume da série de mangás Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba (Panini), de Koyoharu Gotouge. Os volumes um e dois também estão no ranking. Somando todos os números de vendas, a lista apurou a venda de 1.523 cópias nessa semana. Na 18ª posição, com 309 cópias, apareceu pela primeira vez Esplêndida (Arqueiro), de Julia Quinn, que também emplacou outros dois títulos nessa semana, que somados, tiveram 1.317 cópias vendidas.

Vem de Negócios o último estreante da semana: Avalie o que importa (Alta Books). O livro de John Doerr ocupa a posição de número 15, com 352 exemplares vendidos.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pela Sextante, que emplacou 15 títulos na semana. O Grupo Companhia das Letras ficou em segundo com 12 e o Grupo Editorial Record, em terceiro, com 11.

[14/05/2021 10:40:00]