‘Se é para ficar em casa, prefiro livros’
PublishNews, Leonardo Neto, 17/03/2020
Editoras se mobilizam e lançam campanhas para que o tempo de isolamento social causado pelo coronavírus seja também um tempo de leitura

A pandemia de covid-19 tem alterado a rotina de boa parte da população mundial. A recomendação das autoridades sanitárias é o isolamento social – em alguns países compulsório – para evitar a disseminação ainda maior do vírus causador da doença. As pessoas ficarão mais em casa, como consequência. Além disso, como o PublishNews tem noticiado desde o fim de fevereiro, eventos literários de importante circulação de leitores foram cancelados. Diante desse cenário, editoras estão criando meios de se fazer presentes nas vidas das pessoas.

No Brasil, um grupo de mais de 100 editores se reuniu para lançar a campanha Juntos pelo Livro. O objetivo central é a articulação de ações em defesa às liberdades, contra a censura, mas também debater temas que valorizem a leitura. Com isso, criaram um meme onde se lê: "Desculpe, Netflix. Se é para ficar em casa, eu prefiro livros”.

A partir desta terça-feira (17), a L&PM vai liberar um e-book grátis a cada dia como incentivo para que as pessoas leiam no período de isolamento social. Na seleção dos livros, estão clássicos, livros de aventura e policiais. O título de hoje é Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. Para baixá-lo, basta acessar a página de livros digitais da editora e clicar em Comprar e o cliente será redirecionado aos parceiros comerciais da L&PM. Ao colocar no "carrinho", o livro sairá gratuito. Além disso, todo o seu catálogo digital sairá com 30% de desconto. A promoção é válida até o dia 31 de março.

A HarperCollins lança, nesta quarta-feira (18), a campanha #FiqueEmCasaLeiaMais, com uma série de encontros virtuais com autores, parceiros e leitores. O objetivo é “conectar os apaixonados por livros”. Além de bate-papos com autores, a iniciativa terá contação de histórias e leituras on-line. Quem dá início à série de encontros é o ilustrador Guilherme Kasrten, que fará atividades voltadas para o público infantil. Ainda nesta semana, o historiador e filósofo Daniel Gomes de Carvalho falará sobre o recém-lançado Filosofia para mortais. Além disso, a editora fará a entrega de cupons de descontos e até mesmo e-books gratuitos. Os títulos das promoções e a programação da #FiqueEmCasaLeiaMais serão anunciados pelas redes sociais da editora: HarperCollins (@harpercollinsbrasil), Thomas Nelson Brasil (@thomasnelsonbrasil) e Harlequin (@harlequinbooksbrasil).

“Queremos contribuir para que esse período passe de uma forma mais leve para todo mundo, e por isso pensamos em criar essa comunidade de leitura e indicação de livros por meio de nossos autores, com atividades para pais e crianças que ficarão em casa. Esse é um desdobramento de um cuidado que já iniciamos internamente, com nossa equipe, colocando em home office todas as posições possíveis, com especial atenção aos grupos de risco”, comentou Leonora Monnerat, diretora Executiva da HarperCollins Brasil.

[17/03/2020 10:00:00]