Jardim dos Livros entra para o ramo da distribuição
PublishNews, Redação, 23/05/2019
Editora irá distribuir livros de 25 editoras em postos de vendas alternativos. Ideia surgiu como alternativa para driblar a crise.

A Jardim dos livros, que faz parte do grupo Geração Editorial, decidiu dar um passo além da publicação e ingressar no ramo de distribuição de livros. A ideia é estar presente em pontos de vendas alternativos com seus próprios produtos e os de outras editoras e surgiu por como uma alternativa para driblar a crise. “Com a crise dos últimos anos, as recuperações judiciais dos nossos dois maiores clientes e o tombo da Laselva (que decretou falência em março do ano passado) tivemos que refletir onde poderíamos ganhar mercado e começamos então a pensar em novos canais e novas formas de vender nossos livros”, explicou Fernanda Emediato, diretora executiva da Jardim dos livros.

A ideia de atender os pontos de vendas alternativos veio da representante comercial Justina Morete e assim, a Jardim dos Livros começou a trabalhar do outro lado, utilizando a consignação como modelo de negócio. “Eu e meu irmão Rodrigo Emediato pensamos em como solucionar as questões do nosso sistema que é voltado apenas para consignar e vender para as livrarias. Atualmente usamos a Doble, que é excelente em ajustar seu sistema para qualquer necessidade”, explicou Fernanda.

Até o momento a empresa já tem contrato assinado com as redes Frango Assado, Graal, Borba Gato, entre outros. A Jardim dos Livros, que conta com um centro de distribuição de 720 m² dividido em dois pavimentos, também escolheu trabalhar nesse início com somente 25 editoras, entre elas, Planeta, Sextante, Vida e Consciência, Gente, TodoLivro, Petit, Estação Liberdade, Rocco, V&R, Martin Claret, Vozes e Ciranda Cultural. A decisão, segundo Fernanda, é para conseguir um bom resultado inicial. Já os expositores são limitados a expor inicialmente 250 livros. “O objetivo é que o faturamento seja bom para todos os envolvidos e pulverizar o espaço iria minimizar os resultados”, esclareceu a diretora executiva.

Para os primeiros seis meses desse novo projeto, a expectativa é ajustar e otimizar os processos da operação e em seguida expandir para outros pontos, aumentando assim, o raio de expansão. No momento a Jardim dos Livros atua em 56 pontos e a previsão é que até o fim do ano chegue a 100 pontos alternativos.

[23/05/2019 06:00:00]