Atenção: tem FavoRita na lista dos mais vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 22/06/2018
Na semana, Lista dos Mais Vendidos dá as boas-vindas para oito estreantes. Destaque para ‘Atenção: o maior ativo do mundo’, de Samuel Pereira, e ‘FavoRita’, de Rita Lee

Quem olhar só para o topo da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews das últimas semanas vai perceber uma certa estabilidade. Nas últimas semanas, a configuração do pódio mudou muito pouco. Das sete semanas, uma única fugiu da sequência: As aventuras na Netoland com Luccas Neto (Pixel Ediouro) em primeiro lugar; A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) em segundo e O milagre da manhã (BestSeller / Record) em terceiro. Isso permanece nessa semana.

Apesar dessa pasmaceira no pódio, a Lista, que apresenta crescimento de 1% nos números gerais de venda na comparação com a semana passada, veio recheada de novidades. Foram oito no total. O destaque vai para Atenção: o maior ativo do mundo (Gente), que teve 4.577 exemplares vendidos na semana e abocanhou a primeira posição da lista de Negócios e a quarta da Lista Geral. Nada mal para uma estreia.

Quem debutou nessa semana também foi Rita Lee e o seu FavoRita (Globo Livros). Foram 541 cópias vendidas, número suficiente para garantir a 11ª posição da Lista de Não Ficção. Ainda em Não Ficção, estreou O elogio do vira-lata e outros ensaios (Companhia das Letras), na 17ª posição, com 476 exemplares vendidos.

Em Autoajuda, uma dobradinha da Gente. A editora emplacou duas novidades nessa semana: Superando os limites (1.552 cópias vendidas / 7º lugar) e O poder da alegria (720 / 16º). Em Infantojuvenil, de novo, merece destaque a Ciranda Cultural, que colocou mais três livros: Fisher-Price – Quando estou (902 / 10º), Sentimentos (881 / 11º) e Turma da Mônica – Aprendendo o ABC (687 / 15º). Aqui vale uma observação. A Ciranda já ocupa a terceira posição do Ranking Geral das Editoras de 2018. Isso é importante de se observar porque a editora, que se fez no ramo do porta a porta e de eventos e feiras, tem conquistado seu lugar ao sol das livrarias nos últimos dois anos. A redação do PublishNews foi olhar. Em 2016, a Ciranda tinha apenas um livro na lista. Em 2017, subiu para quatro títulos e agora está empatada com Grupo Companhia das Letras e Gente na terceira posição, com 28. Isso é o que pode se chamar de escalada.

Voltando a falar da semana, o Ranking Geral das Editoras segue liderado pela Sextante, com 16 títulos. A Intrínseca aparece na segunda posição, com 10. O Grupo Companhia das Letras e a Planeta aparecem na terceira posição, com oito.

[22/06/2018 09:05:00]