A dor da primeira-dama
PublishNews, Leonardo Neto, 06/11/2017
Livro de Lu Alckmin, em que a primeira-dama de SP fala sobre o acidente aéreo que matou seu filho caçula, estreia na lista dos mais vendidos dessa semana

A Lista dos Mais Vendidos dessa semana foi ligeiramente aquecida, com 2% de aumento no número de exemplares se comparando com a semana passada, cheia de novidades (ao todo 12 novos livros estrearam na lista). Apesar disso, não foi fácil para a nossa redação encontrar um grande destaque da semana.

O topo da lista continua sendo ocupado por Origem (Arqueiro / Sextante), do arrasa-quarteirão Dan Brown. O livro teve 8.161 cópias vendidas na semana. Crer ou não crer (Planeta), da dupla Leandro Karnal e padre Fábio de Melo ganhou fôlego nessa semana. Na semana passada, o livro estava na quarta posição. Nessa, teve 6.235 unidades vendidas e veio parar na segunda. Felipe Neto (Coquetel / Ediouro) se manteve no terceiro lugar, com 2.798.

'Amor que transforma', de Lu Alckmin sobre o acidente aéreo que matou seu filho Thomaz, foi o único livro estreante dessa semana que alcançou a Lista Geral | © Redes Sociais da primeira-dama
'Amor que transforma', de Lu Alckmin sobre o acidente aéreo que matou seu filho Thomaz, foi o único livro estreante dessa semana que alcançou a Lista Geral | © Redes Sociais da primeira-dama

As novidades da semana foram muitas, mas só um livro conseguiu alcançar a Lista Geral. Amor que transforma (Academia / Planeta), em que Lu Alckmin, primeira-dama de São Paulo, conta os momentos e toda a trajetória posterior ao acidente aéreo que matou Thomaz, o seu filho mais novo. O livro vendeu 1.658 unidades, alcançou a sexta posição da Lista de Autoajuda e a 13ª posição da Lista Geral.

Das novidades apenas dois títulos ultrapassaram a marca das mais de mil unidades. História da riqueza no Brasil (Estação Brasil / Sextante), de Jorge Caldeira, é um deles. O título vendeu 1.062 unidades na sua semana de estreia e foi parar na sexta posição da Lista de Não Ficção. E olha que ele teve reforço de Pedro Bial, que entrevistou o autor para o Conversa com Bial. O outro é ONG sustentável (Gente), de José Alberto Tozzi, que vendeu 1.047 unidades o que lhe garantiu a quarta posição da Lista de Negócios.

Milton Hatoum teve 'A noite da espera' estreando na Lista de Ficção dessa semana | © Daniel Biachini
Milton Hatoum teve 'A noite da espera' estreando na Lista de Ficção dessa semana | © Daniel Biachini

A delação (Rocco), de John Grisham, e A noite da espera (Companhia das Letras), Miton Hatoum, estrearam em Ficção. Em Não Ficção, apareceu Rejuvelhecer (Intrínseca), de Sergio Abramoff. Em Autoajuda, estrearam O jardim da minha vida (Academia / Planeta), de José Carlos De Lucca, e Você pode realizar seus próprios milagres (Citadel), de Napoleon Hill. Completando o time de estreantes, as novidades da Lista Infantojuvenil: A vida sem filtros (Outro Planeta / Planeta), de Nah Cardoso; Um coração maior que o mundo (Outro Planeta / Planeta), de Christian Figueiredo; A galinha Clô (Yoyo Books), de Márcia Duarte Companhone, e Construa sua casa de bonecas vitorianas (Usborne), de Anna Milbourne.

Outubro

Fechamento de mês, hora de ver como se comportaram os mais vendidos no período. Outubro foi liderado por Origem, que terminou o mês com 38.430 unidades vendidas. A segunda posição ficou com Felipe Neto, que teve 23.727 cópias vendidas do seu “livrão”. Crer ou não crer completa o pódio, com 12.821 unidades.

O Ranking Geral das Editoras de outubro é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que fechou o período com 24 títulos. A Sextante aparece na sequência, com 22 e a Planeta, em terceiro, com 12.

Já que o assunto é o Ranking das Editoras, a Sextante continua liderando o Ranking Anual e se consolida como favorita ao Prêmio Avena PublishNews de 2017, com 72 títulos emplacados ao longo do ano. O Grupo Companhia das Letras, com 63 e na segunda posição, se mantem à distância de nove títulos do primeiro colocado.

[06/11/2017 11:05:00]