A mesa está posta
PublishNews, Leonardo Neto, 30/01/2017
‘Jantar secreto’, de Raphael Montes, estreia na lista Nielsen PublishNews, que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias no Brasil

Livro 'Jantar secreto', de Raphael Montes, estreia na lista Nielsen PublishNews | © Humberto Souza
Livro 'Jantar secreto', de Raphael Montes, estreia na lista Nielsen PublishNews | © Humberto Souza

Raphael Montes já foi apontado como o “menino prodígio” da literatura policial e de suspense brasileira. Seu segundo romance, Dias perfeitos (Companhia das Letras), já foi publicado em 14 países e já teve seus direitos vendidos para cinema. No entanto, mesmo com todo esse sucesso, o autor nunca figurou entre os autores mais vendidos do PublishNews. Não na lista tradicional, aquela publicada toda sexta-feira. Já na lista Nielsen PublishNews, que apura mensalmente os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros, Raphael já apareceu em maio de 2014, quando Dias perfeitos ficou na 20ª posição. Tanto tempo depois, ele volta à lista Nielsen PublishNews, com Jantar secreto (Companhia das Letras). O livro aparece na 17ª colocação da lista de ficção apurada entre os dias 05 de dezembro de 2016 e 1º de janeiro de 2017.

Sentado na cabeceira da mesa, ou no topo da lista, como preferir, está Augusto Cury, com O homem mais inteligente da história (Sextante). Ele ainda emplacou outros três títulos em ficção, incluindo O futuro da humanidade (Arqueiro), primeiro romance do autor, lançado em 2005, e outros dois em não ficção.

Na mesa do “jantar”, ainda estão Marco Túlio, o AuthenticGames, e Paula Pimenta, que emplacaram três títulos cada; e Paulo Coelho, com dois e Clarice Lispector com Todos os contos (Rocco).

Na lista de não ficção, os destaques são O diário de Larissa Manoela (HarperCollins Brasil), que encabeça o ranking; Rita Lee – uma autobiografia (Globo Livros), que ocupa a segunda posição, e Por que fazemos o que fazemos? (Planeta), de Mario Sergio Cortella, na terceira. O clássico religioso Minutos de sabedoria (Vozes), de C. Torres Pastorino fez a sua estreia na lista Nielsen PublishNews, na 13ª posição da lista.

O ranking das editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou oito títulos. Na sequência aparecem Sextante (6), Globo (4), Alto Astral, Autêntica e Planeta (3 cada). Completam a lista: Grupo Editorial Record, Intrínseca, Saraiva, Gente, Geração Editorial, HarperCollins Brasil, Novo Conceito, Rocco, Vida e Consciência e Vozes.

[30/01/2017 10:44:00]