Uma lista Nobel
PublishNews, Cassia Carrenho, 06/05/2016
Nobel lidera o ranking mensal das editoras em abril e Grupo Companhia das Letras assume o ranking semanal com ajuda de Svetlana Aleksiévitch, ganhadora do Nobel de Literatura em 2015

Em abril de 2015, a Sextante assumiu a primeira colocação no ranking mensal (dividida com o Grupo Companhia das Letras) e durante os 12 meses seguintes, manteve-se nessa posição. Um ano depois, no último mês de abril, a Nobel acabou com o reinado da editora, colocando 27 títulos na lista mensal, contra 25 da Sextante.

Na mesma semana, a Sextante também foi superada no ranking semanal pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 15 títulos. Desses títulos, duas novidades de peso: A coroa, último livro da série A seleção, de Kiera Cass, que foi direto para o segundo lugar na lista infantojuvenil, com 6.684, e Vozes de Tchernóbil, escrito pela ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015, Svetlana Aleksiévitch, e que ocupa a 18ª posição da lista de não ficção.

Svetlana Aleksiévitch, vencedora do prêmio Nobel de Literatura é um dos destaques da lista de mais vendidos de abril | © Margarita Kabakova
Svetlana Aleksiévitch, vencedora do prêmio Nobel de Literatura é um dos destaques da lista de mais vendidos de abril | © Margarita Kabakova

Como eu era antes de você (Intrínseca) voltou ao primeiro lugar na lista semanal dos mais vendidos, com 7.304 exemplares, e também levou o título de mais vendido em abril de 2016. Foram 37.393 exemplares vendidos. Em segundo lugar na lista semanal geral da semana, De volta ao jogo (Suma de Letras) vendeu 7.252 exemplares, assumindo o topo na lista infantojuvenil.

Na lista de ficção, mais duas novidades. A casa da praia (Bertrand/Record) da autora Nora Roberts, e Star Wars – Darth plagueis (Aleph). Em não ficção, Mary Del Priore emplacou o Histórias da gente brasileira – vol1 (LeYa), que ficou 17º. Já em autoajuda, um livro que tem tudo para virar best-seller, Namoro blindado (Thomas Nelson Brasil), de Renato e Cristiane Cardoso, ficou em terceiro lugar, com 3.159. Eles também são autores do livro Casamento blindado que desde seu lançamento em 2012, apareceu em todas as listas anuais somando 253.069 exemplares.

A lista de negócios tem sido a que mais tem mudado de líder. Nessa semana, em primeiro lugar, Sonhar alto, pensar grande (Gente) vendeu 2.722, e em segundo, Provérbios para o sucesso dos negócios (Clio), 1.059. A Sextante também emplacou o Os 5 desafios das equipes em negócios.

[06/05/2016 09:38:14]