Clube de Autores amplia opções para autores independentes
PublishNews, Roberta Campassi, 29/11/2011
Serviço de autopublicação oferece novos acabamentos para livros e projeta demanda em dobro

O Clube de Autores, serviço de autopublicação que permite venda dos títulos pela internet e impressão sob demanda, ampliou as opções de formatos, capas, papéis e cores para os autores independentes. Com a mudança, espera atrair novos tipos de publicação e dobrar o número de títulos impressos, segundo Ricardo Almeida, diretor do I-Group, que, junto com a empresa A2C, é dona do serviço.

Desde que foi criado, em maio de 2009, o Clube de Autores só permitia a impressão de livros em tamanho A5 (14 cm x 21 cm), lombada quadrada, capa brochura e miolo em branco e preto, em offset 75g. Mas, na semana passada, passou a oferecer alternativas: tamanho A4 e pocket, capa dura ou espiral, miolo em cores e papel couché ou offset, nas gramaturas 70g, 90g ou 150g.

“Fizemos as mudanças de acordo com as demandas dos clientes”, diz Almeida. Segundo ele, a possibilidade de imprimir em cores deverá atrair autores de livros infantis, de quadrinhos e mesmo livros de fotografia. Outras possibilidades, como a capa dura e o espiral, devem atender estudantes e professores que querem imprimir suas teses e apostilas, e assim por diante. “Esperamos que a demanda pelos nossos serviços dobre”, afirma o executivo. O Clube de Autores contabiliza dez mil títulos em seu acervo e realiza cerca de 12 mil impressões por mês, segundo Almeida. O serviço funciona por meio de um site, que também vende 3,6 mil títulos de e-books.

Com os novos pacotes de acabamento, cada autor que coloca seu livro à venda pode sugerir as características de impressão da obra. Mas quem bate o martelo nos detalhes é o comprador. “O leitor pagará mais ou menos conforme os itens que escolher”, diz Almeida. Para permitir mais opções a autores e leitores, o Clube aprimorou o software desenvolvido internamente que formata diferentes arquivos de acordo com as várias combinações possíveis de características.

Segundo Almeida, os títulos à venda no Clube de Autores vendem geralmente três exemplares cada. No caso dos best-sellers, contudo, há aqueles que ultrapassaram a barreira das mil cópias. De acordo com as estatísticas do serviço, 54% das publicações se encaixam na categoria não ficção, 12% na categoria poesia e 34% em ficção.
[29/11/2011 01:00:00]