De olho na lista: Padre-cantor é ameaçado por espadas
PublishNews, Carlo Carrenho, 23/09/2011
Apuração das vendas semanais de “Ágape” revela o número mais baixo desde o lançamento da lista

O padre-cantor tem de tomar cuidado para não desafinar nem um pouquinho. Se antes o arrasa-prateleiras Ágape (Globo Livros) vinha sempre mantendo uma liderança tranquila sobre os demais best-sellers, vendendo até cinco vezes ou mais que o segundo colocado, agora a situação parece ter mudado. Na lista de mais vendidos desta semana, o livro católico continua em primeiro lugar, mas as vendas apuradas caíram de 11.083 para 3.911 em relação à semana passada. As vendas do segundo colocado, A tormenta de espadas (LeYa), de George R. R. Martin, também caíram. Na semana anterior, o livro vendeu 4.937 cópias contra 3.115. Com isso, Marcelo Rossi manteve-se no alto do ranking por apenas 796 exemplares. Esta é a 51ª semana de Ágape na liderança geral. Será que o livro conseguirá o feito de ficar um ano – 52 semanas – no topo da lista de mais vendidos do PublishNews?

Mas enganam-se os que pensam que o livro vem perdendo força muito rapidamente. Na realidade, a editora Globo vem agora concentrando suas vendas em canais alternativos, especialmente Avon e Lojas Americanas. Tais canais operam a preços inferiores daquele praticado nas livrarias (R$ 19,90) e não têm suas vendas contabilizadas pelo PublishNews. Esta é a principal razão da queda do livro na lista do PublishNews, o que não significa que livro esteja vendendo menos na totalidade de canais em número de exemplares.

A lista de ficção não traz grandes novidades e segue liderada por A tormenta de espadas (LeYa). Em não-ficção, Feliz por nada (L&PM), de Martha Medeiros, também segue na frente. Já em negócios, o livro Problemas? Oba! (Editora Gente), de Roberto Shinyashiki, assumiu a primeira posição que era ocupada por O monge e o executivo (Sextante) na semana passada.

Na lista dos pimpolhos e adolescentes, há novidades. Diário de um banana - A verdade nua e crua (Vergara & Riba), novo livro da série de Jeff Kinney, já estreou na lista em primeiro lugar, deixando O pequeno príncipe (Agir) na segunda posição. Aliás, os seis livros da série “bananeira” estão todos entre os 10 mais vendidos da lista infantojuvenil. Ou seja, vendem como banana.

No ranking de editoras, a Sextante segue na frente, desestressada, com 18 livros na lista. Em segundo lugar, um empate entre Intrínseca e Ediouro, cada uma com 8 livros. A Record aparece em quarto lugar com 7 títulos e, assim, os cariocas voltam a exercer sua hegemonia.

Confira a lista de mais vendidos da semana.

[23/09/2011 00:00:00]