Lançamentos da Papirus procuram formas de inovar a educação
PublishNews, Redação, 08/07/2011
Os livros que fazem parte da coleção “Magistério: Formação e trabalho pedagógico” e analisam sistemas de avaliação e relações existentes no ensino superior

A Papirus está lançando dois títulos da coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico, que buscam discutir formas de inovar o ensino que conhecemos hoje.

O primeiro é Avaliação formativa: práticas inovadora (Papirus, 192 pp., R$ 46,50), coletânea de textos organizada por Benigna Maria de Freitas Villas Boas, em que são apresentadas algumas práticas de avaliação formativa, como revisão por pares, o processo comunicacional da avaliação, o diálogo com crianças e os procedimentos que desconstroem a ênfase em notas. Ao contrário das tradicionais práticas somativas, as formativas fazem uma avaliação para a aprendizagem e não da aprendizagem.

O segundo título, Nove aulas inovadoras na universidade (Papirus, 224 pp., R$ 48,50), de Edileuza Fernandes da Silva, é o resultado de um estudo sobre organização, desenvolvimento e avaliação em nove disciplinas de diferentes cursos da educação superior. Durante esse tempo, a autora percebeu inovações que se pautam nos princípios de afetividade, autonomia, participação e contextualização, igualdade, diversidade e ética, entre outros. Todos esses aspectos são examinados nas relações existentes dentro do ensino superior como entre professor e aluno, avaliação e seu objetivo, ensino e aprendizagem, e teoria e prática. A autora ainda discute ainda os desafios a serem vencidos para a constituição de processos inovadores na aula e os caminhos possíveis na construção da pedagogia universitária.
[08/07/2011 00:00:00]