Caixa de desejos, um livro para jovens de 10 a 100 anos
PublishNews, Redação, 11/05/2010
Lançamento será hoje na Livraria Argumento

Com onze anos de idade, com o que você sonhava? Qual era seu maior desejo? Caixa de desejos (Vermelho Marinho, 96 pp., R$ 20), o livro de estreia de Ana Cristina Melo, nos remete justamente a essa época, quando nós ainda estávamos descobrindo quais eram as nossas próprias vontades. Marília, uma adolescente de 11 anos, é quem nos remete a esse momento de dúvidas, conflitos, conhecimentos e alegrias.

A obra será lançada hoje (11), a partir das 19h, na Livraria Argumento do Leblon (Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ. Tel.: 21 2239-5294) e quem comprar um exemplar vai levar um brinde especial. No dia 15, às 14h, será a vez dos mineiros que estiverem na Bienal do Livro de Minas ganharem autógrafos.

O livro

Marília está passando por uma fase de conflitos: período de adaptação à escola, onde é estigmatizada por ser nerd, a adaptação em casa, por ser considerada o “bicho esquisito”, num ambiente com tantas pessoas que ela diz que “parece um hotel”.

Normalmente Marília encontra refúgio na leitura e em sua avó Laurinda, que não só entende a neta, como compartilha com ela esse gosto pela literatura. De repente, a avó adoece e morre, mas, antes, lhe deixa um presente: uma caixa para ela registrar e guardar os seus desejos.

Somado a dor de perder a avó tão querida, ela ainda tem que lidar com a chegada de Francine, uma meia-irmã que só viu duas vezes na vida, mas que também traz consigo outras questões. Mas para Marília, que ainda não a conhece, sua sensação é a de que o inimigo estará dentro do seu quarto.

O que Marília não espera é que a caixa, um tanto mágica, e a irmã farão toda a diferença para que ela encontre as respostas para seus conflitos, além de ajudá-la a lidar com um novo sentimento: a chegada do primeiro amor.

Mas que ninguém pense que é um livro triste. Pelo contrário, Ana Cristina dá um toque de humor todo especial para contar a história de Marília. “Escrito com a sabedoria típica das meninas, a autora constrói um texto delicado, fluente e bem-humorado”, diz a escritoraLivia Garcia-Roza.

Caixa de desejos é um livro que não tem idade. Todos os leitores se tornarão companheiros de Marília nessa busca por respostas. “Caixa de desejos, além de uma leitura saborosa, nos mostra que o universo da fantasia não é uma prerrogativa exclusiva da infância e, sim, algo a ser cultivado por toda a vida.

A autora

Ana Cristina Melo teve um desejo quando menina: se tornar escritora. Os caminhos a levaram para outra paixão: a Informática. E nessa área estudou, se especializou, publicou quatro livros, mas depois de 23 anos descobriu que não podia mais ignorar o desejo de menina. Tem um site pessoal, mantém três espaços literários: o blog Canastra de Contos, no qual divide clippings literários, notícias de cursos, vídeos, resenhas e artigos; o blog Ficção de Gaveta que se tornou companheiro dos escritores iniciantes, na busca de concursos literários; e o site Sobrecapa, em que não se limita a divulgar os lançamentos literários, mas em aproximar, ao máximo, o leitor do trabalho do escritor.
[11/05/2010 00:00:00]