Fotografia no terceiro milênio
PublishNews, Redação, 15/10/2009
Tema é tratado em livro peloredator-chefe da primeira publicação destinada exclusivamente à reflexão e à pesquisa no campo fotográfico, André Rouillé

Em 1968, a estudiosa e fotógrafa, Gisèle Freund, escreveu Photographie et Société, o ponto de partida que colocou a fotografia no foco daqueles que pensam a sociedade e a cultura, com destaque para a comunicação e para as artes plásticas. Neste começo de milênio, a tecnologia digital de produção e de circulação de imagens, além de libertar a criação de qualquer amarra técnica ou operacional, recuperou definitivamente a vocação documental da fotografia. Redator-chefe de La Recherche Photographique (Maison Européenne de la Photographie, Paris, 1982-92), a primeira publicação destinada exclusivamente à reflexão e à pesquisa no campo fotográfico, e criador e editor de um dos mais importantes sites sobre arte contemporânea da Europa, André Rouillé publicou seis títulos em torno da história da fotografia até nos oferecer Fotografia - entre documento e arte contemporânea (Senac São Paulo, 488 pp., R$ 85).

O livro, cuja primeira edição saiu na França há apenas quatro anos, trata da fotografia no terceiro milênio, revisitando e discutindo praticamente tudo o que se escreveu de relevante sobre ela desde a sua invenção para nos dar o rumo para se pensar, consumir e classificar a fotografia daqui para diante. A primeira parte do livro é consagrada ao percurso básico da fotografia, sua relação com o referente – a dita verdade fotográfica – e seu aspecto utilitário a caminho da expressão. Na segunda parte, o autor traça a fronteira entre a “arte dos fotógrafos” e a “fotografia dos artistas”, dando-nos instrumentos para nos situarmos na grande confusão que cobre a relação da fotografia com a arte desde a sua invenção. Já na terceira parte, ele preconiza o amálgama da fotografia com a arte, passando aquela, da posição de instrumento, para a de material da arte contemporânea, o que abre caminho para uma “outra arte dentro da arte”.
[15/10/2009 00:00:00]