HQs invadem as salas de aula
PublishNews, Redação, 30/01/2009

No Dia Nacional dos Quadrinhos, comemorado em 30 de janeiro, é importante lembrar que, se um dia os gibis não foram vistos com bons pelos educadores, isso foi revertido, e muitos professores hoje os utilizam como ferramenta em sua tarefa de ensinar. A presença desse estilo literário nas provas de vestibular, a sua inclusão no Parâmetro Curricular Nacional e a distribuição de obras ao ensino levaram obrigatoriamente a linguagem desse universo para a realidade pedagógica. O linguista Paulo Ramos traz esse tema para o campo acadêmico no livro A leitura dos quadrinhos (Contexto, 160 pp., R$ 23). O autor relaciona duas áreas ainda não muito estudadas em conjunto: quadrinhos e estudos linguísticos. Afinal, ler quadrinhos é ler sua linguagem, tanto em seu aspecto verbal quanto visual (ou não-verbal). Assim, a relação entre fala e imagem, a onomatopeia, as vozes narrativas, o tempo e o espaço e os diversos tipos de balões utilizados são analisados com crítica e fundamentação.

[30/01/2009 01:00:00]