Perfil da História
, Redação, 15/10/2008

Uma análise sobre o ensino da disciplina de História, motivada pelo péssimo desempenho apresentado pelas escolas mineiras ao serem testadas nesta matéria no exame do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação de Educação Pública), é apresentada pela professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Sonia Regina Miranda. Ela decidiu investigar o porquê do descaso pela disciplina e de que forma ela é inserida nas instituições, e o resultado é o livro Sob o signo da memória - Cultura escolar, saberes docentes e História ensinada (Unesp/EFJF, 231 pp., R$ 30). Para a execução dessa pesquisa, a autora analisou todos os métodos utilizados durante a instrução da disciplina pelos docentes de duas cidades do interior de Minas Gerais, levando em conta fatores como a formação dos professores e até a preservação de tradições. As duas escolas eleitas para a avaliação expõem diferenças gritantes na maneira de ensinar e de perceber a importância da história na vida das cidades e de seus habitantes, e de como renegar ou aceitar o passado influencia na hora de educar.

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