Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 24/11/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 24/11/2023

Depois da noite mais estranha de sua história de 21 anos, a Festa Literária Internacional de Paraty amanheceu nesta sexta-feira (24) debaixo de chuva e sem o calorão que tomou de assalto os dois primeiros dias do evento. Na quinta-feira (23), por volta de 19h, a cidade inteira ficou sem luz – excetuados pontos dispersos que contavam com geradores próprios. Casas da programação paralela mantiveram suas agendas à luz de velas. Uma primeira queda de energia havia ocorrido mais cedo, que a Enel atribui a um raio em um dos fios. A energia ficou em fase, e um conserto foi programado pela concessionária. A previsão inicial era retornar às 21h, mas a energia voltou apenas 23h. O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, orientou a quem se sentir lesado a procurar o Procon da cidade. “Lamentavelmente, o que está acontecendo hoje em Paraty, nós já estávamos alertando o governo federal, nós fomos umas das primeiras cidades a denunciar a Enel à Anel e ao Ministério de Minas e Energia”, disse o prefeito nas redes sociais. Nas ruas, o clima era de insatisfação – reclamações que se repetem nas redes sociais. “Gente, Flip em novembro não tem condições de se repetir. Um calor insuportável na cidade, muita chuva e falta de luz”, disse uma frequentadora nas redes do evento. Outra foi ainda mais incisiva: “parar de fingir que é um evento sustentável e de ‘todos’... Se não pensar na situação climática (inclusive nas chuvas) e na estrutura, não tem como. É para quem pode pagar e ficar no ar”. “Voltem para julho!”, clama outra. O PublishNews perguntou à Flip se haverá um posicionamento oficial da Festa sobre o assunto e aguarda uma resposta. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 24/11/2023

Conceição Evaristo | @Juh AlmeidaNeste sábado, às 14h30, a Casa PublishNews na Flip terá a participação especial de Conceição Evaristo. Uma das vozes mais expressivas da literatura afro-brasileira contemporânea, a autora de obras como Olhos d’água e Canção para ninar menino grande, terá o seu livro Ponciá Vicêncio, publicado pela Pallas, como foco central do bate-papo. Na conversa, que será conduzida pela jornalista Luciana Barreto, da CNN Brasil, autora de Discursos de ódio contra negros nas redes sociais (Pallas), Conceição falará sobre os 20 anos da publicação da obra que abriu caminhos na literatura brasileira ao descrever os caminhos, as andanças, as marcas, os sonhos e os desencantos da protagonista e aborda temas como racismo e escravidão. O PublishNews aproveitou a participação de Evaristo na programação e pediu para autora revisitar seu grande repertório literário e compartilhar uma lista com seus dez livros favoritos. Na seleção estão nomes como Anne Frank, Carolina Maria de Jesus, Toni Morrison, Maya Angelou, Jeferson Tenório e Itamar Vieira Junior com comentários da autora. Clique no Leia mais para conferir a lista completa.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

Já se passaram dois dias de programação intensa na Casa PublishNews na Flip. Na quinta-feira, o dia terminou com um happy hour oferecido pela Audible e que continuou firme e forte mesmo com a falta de energia geral em Paraty. Nesta sexta, o dia começou com um bate-papo sobre o mercado de HQs no Brasil, seus desafios e possibilidades; uma conversa que apresentou o Great Place To Work e falou sobre o inédito Ranking GPTW – PublishNews As Melhores Empresas Para Trabalhar do Mercado Editorial; e uma mesa sobre música e literatura. Na parte da tarde, a programação segue com um bate-papo sobre os caminhos para a Lista dos Mais Vendidos com Fabrício Batista (diretor comercial da Editora Gente), Bruno Mendes (diretor comercial e de marketing do Grupo Ediouro), Andrea Guatiello (gerente de marketing da Alta Books) e mediação de Eduardo Cunha (diretor da Bookinfo). Clique no Leia mais para conferir a programação completa desta sexta e início de sábado na Casa PN na Flip.

PublishNews, Guilherme Sobota, 24/11/2023

A Lista de Mais Vendidos do PublishNews tem uma nova líder: a executiva e apresentadora Renata Spallicci tomou de assalto a primeira colocação com Admirável mundo louco (Gente). No livro, de acordo com a editora, a executiva mostra, por meio de estudos e vivências, que é possível trabalhar na velocidade e com os desafios que os tempos modernos nos impõem, mas que, para isso, é necessário cuidar da saúde da mente. A editora Gente emplacou ainda outros três livros na Lista divulgada nesta sexta-feira (24), que diz respeito às vendas em livrarias de 13/11 a 19/11. Uma das novidades, na categoria Infantojuvenil, é o livro Taylor Swfit (Sextante), de Wendy Loggia. No livro ilustrado, a autora conta parte da trajetória da cantora cuja turnê vem deixando suas marcas no Brasil, para o bem e para o mal. No ranking das editoras, o Grupo Editorial Record lidera com 15 títulos espalhados entre as categorias, seguido por Sextante, Gente, Planeta e Citadel. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

Slam das minas na Flip 2023 © Sara De SantisA imprensa repercutiu o apagão que tomou conta de Paraty nesta quinta-feira (23). A Enel interrompeu o fornecimento de luz na cidade no segundo dia da Festa Literária Internacional de Paraty. A assessoria da Flip disse que a queda não afetou as atividades da programação principal e da Flipinha, mas eventos paralelos, como a Flipei, tiveram 3 horas de atraso. O problema afetou a cidade inteira, afetando bares, restaurantes e o Centro Histórico da cidade. A Flip também apareceu na coluna Era outra vez, da Folha de S. Paulo, em que Bruno Molinero critica a programação do evento, que deixa a literatura infantil em um 'puxadinho' dentro da programação. O Globo discutiu sobre a acessibilidade dentro da Flip, que pela primeira vez convida poeta surdo para programação e vê as ruas do Centro Histórico como desafio para aprimorar o acesso ao evento. A Folha também falou sobre a volta da editora Cosac Naify, agora nomeada Cosac, oito anos após súbito fechamento e choque no mercado editorial. Outro grande assunto da semana foi a mudança na lista de livros de Fuvest. A partir de 2026, toda a lista será composta por livros escritos por mulheres. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

A editora Thomas Nelson Brasil está em busca de um editor, nível pleno, para atuação em São Paulo. A editora procura alguém organizado, com experiência em produção e conhecimento de aquisição de livros, excelência em português e inglês, além de familiaridade com o mercado editorial de livros cristão protestante. O editor ficará responsável por pesquisar, avaliar e contratar obras de autores nacionais e internacionais através de agentes, autores e editoras; ficar atento a tendências do mercado; dialogar com agências, colaboradores, autores e fornecedores, assim como desenvolver textos e apresentações para clientes e outros departamentos; acompanhar e avaliar os processos de produção editorial; e criar novos projetos e novas soluções editoriais. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

De 30 de novembro a 3 de dezembro, ocorre a segunda edição do Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo (FliMUJ), evento que contará com 30 autores brasileiros e estrangeiros que irão debater, a partir de perspectivas judaicas e não judaicas, sobre a importância da lembrança e o direito ao esquecimento. Com a curadoria de Daniel Douek, cientista social, mestre em Letras e doutorando em Letras, e Rita Palmeira, crítica literária e editora, doutora em Literatura Brasileira e mestre em Teoria e História Literária, a edição deste ano do FliMUJ contará com 12 mesas, durante as quais serão discutidos os diversos usos que são feitos da noção de dever de memória. “Se uma sociedade não existe sem seu passado, desde suas tradições até o enfrentamento das chagas resultantes de projetos desumanos – a escravização, o extermínio ou o colonialismo de forma mais ampla –, o indivíduo submetido a eventos traumáticos deve poder esquecer”, teorizam Daniel e Rita. Entre os convidados internacionais estão o escritor e humorista inglês David Baddiel, autor do livro Judeus não contam; o intelectual afro-judeu estadunidense Lewis Gordon, autor de Medo da consciência negra; e a escritora russa naturalizada alemã Lena Gorelik, que publicou Wer wir sind (Quem somos nós), um romance autobiográfico que conta como uma mulher se encontra e como é vista na Alemanha de hoje. A lista de convidados estrangeiros é completada com a autora francesa Colombe Schneck e o escritor israelense Iddo Gefen, que coletou sonhos de israelenses e palestinos que vivem próximos às fronteiras entre Israel, Gaza e Cisjordânia. Dos escritores brasileiros presentes no evento estão nomes como Bianca Santana, biógrafa de Sueli Carneiro e que foi uma das curadoras da primeira edição do FliMUJ, e Betina Anton. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota e a programação completa do Festival.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

Criado há 16 anos, o Prêmio São Paulo de Literatura se tornou uma das premiações literárias mais cobiçadas no Brasil. Organizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o prêmio oferece R$ 200 mil para as categorias 'Melhor Romance do Ano de 2022' e 'Melhor Romance de Estreia do Ano de 2022', sendo a maior premiação individual em dinheiro, no país. O anúncio oficial dos nomes dos ganhadores será feito em uma cerimônia, em 27 de novembro, às 19h30, na Biblioteca Parque Villa-Lobos. Os finalistas poderão participar, em 2024, de eventos literários como o Viagem Literária. Já os ganhadores, além da estatueta e da premiação em dinheiro, representarão o Prêmio São Paulo de Literatura na Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Neste ano, a premiação alcançou a marca recorde de 453 propostas de inscrições de diversas regiões do Brasil e outros países, tais como: Alemanha, Angola, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal, Rússia e Suíça. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Nunca falo do que estou escrevendo, acho que dá um azar danado. Tenho lá minhas superstições.”
Frei Betto
Escritor brasileiro
1.
Admirável mundo louco
2.
Força, fortaleza!
3.
As aventuras de Mike – A origem de Robson
4.
Onde estão as flores
5.
Mais esperto que o diabo
6.
Padrões de alta performance
7.
Balanced Skills
8.
Diário de um banana - Cabeça oca
9.
Café com Deus pai - 2024
10.
Talvez você deva conversar com alguém
 
PublishNews, Redação, 24/11/2023

Casa Guilherme de Almeida | © Elias GomesOs estudantes e ex-estudantes dos Programas Formativo e de Aprimoramento para Tradutores Literários do Museu Casa Guilherme de Almeida (CGA) escreveram uma carta aberta contra uma decisão da Secretaria de Cultura que poderia causar, de acordo com eles, a extinção dos programas. “Decisão que nos parece abrupta, arbitrária e na contramão dos interesses da sociedade civil e da construção sólida de políticas públicas na área da cultura”, diz o documento. Em contato com o PublishNews, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo disse que o Centro de Estudos de Tradução Literária jamais foi objeto de possibilidade de extinção. O abaixo-assinado – que pode ser assinado clicando aqui – já conta com 4.736 assinaturas e tem como objetivo de informar o público e reverter a reestruturação da Casa. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

A Fundação Biblioteca Nacional vai promover uma série de encontros online, onde os leitores são convidados para conversar sobre seus percursos de leitura e as obras que marcaram este caminhar. Ao final de cada encontro, o leitor convidado e o público terão a oportunidade de oferecer uma leitura de sua escolha. No dia 27 de novembro, segunda-feira, das 16h às 16h40, Jiro Takahashi, mestre em Linguística-Semiótica pela USP, é o convidado. A mediação será feita por Maria Beatriz de Almeida Serra e Jorge Pereira de Souza. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

Do vinil ao streaming: 60 anos em 60 discos (Autêntica, 512 pp, R$ 139,80) é uma jornada musical em que o autor Daniel Setti desbrava a resistente arte dos álbuns, este objeto cultural que resistiu à mudança dos formatos e que mantém o seu papel vital na conexão entre artista e público. Aqui, Setti faz uma análise aprofundada e apaixonada de 60 discos da esfera pop internacional que marcaram seis décadas, de 1960 a 2010, revelando as tendências artísticas e comerciais de cada época. Nestas páginas, é possível ver o momento em que os LPs de vinil ultrapassaram os compactos nos anos 1960, a chegada dos CDs, do streaming e o ressurgimento das “bolachas” na era digital. Além disso, o leitor é convidado a matar as saudades de – ou apresentados a – discos fundamentais, clássicos incontestes, sucessos de vendas e trabalhos injustamente esquecidos pela crítica. Este livro é uma declaração de amor ao universo dos discos e acompanha playlists especialmente elaboradas para embalar a leitura.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

Leia esta canção: Beto Guedes (Garoupa, 172 pp, R$ 50) é organizado por Marina Ruivo, que também escreveu um dos contos, e traz textos de autores reconhecidos, como Cinthia Kriemler, Eltânia André, Leusa Araújo, Braulio Tavares, Luiz Roberto Guedes (sim, ele é primo do homenageado) e Sérgio Fantini, além de outros que iniciaram há menos tempo na ficção, como Cibely Zenari, psicóloga e cantora, Cristiana Felippe, jornalista, ou ainda o músico Juliano Costa, que recentemente lançou seu primeiro romance pela Patuá. Além dos contos, o livro traz faixas bônus, como dos dois compositores de Nascente, canção que teve sua primeira gravação realizada para o álbum de Beto, e que é de Flávio Venturini e Murilo Antunes. E conta ainda com ilustrações também inspiradas no LP de Beto Guedes, de artistas como Celia Regina Furlan, João Arruda e Valéria Barcellos. O livro inaugura a editora Garoupa - iniciativa de Marina - e a série Leia esta canção, que terá outros volumes inspirados em discos.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

Quando Selvagem? foi concebido, Os Paralamas do Sucesso precisavam atender a expectativas do público e da gravadora, ambos impactados pelo sucesso de O passo do Lui (1984) — que tinha emplacado uma série de sucessos no rádio — e pela apresentação no Rock in Rio, em 1985, uma das mais aclamadas do festival e transmitida país afora. Selvagem? representou um divisor de águas na trajetória da banda: as canções românticas do disco anterior deram lugar às letras politizadas de 'Alagados' e 'Selvagem', refletindo sobre o momento politicamente turbulento do país. Com misturas inovadoras de rock com sonoridades brasileiras e ritmos caribenhos e africanos, consolidaram o aceno ao reggae como uma de suas marcas registradas. O disco trouxe sucessos como a irreverente 'Melô do marinheiro' e estabeleceu o encontro com outras gerações com 'A novidade', parceria com Gilberto Gil, e 'Você', regravação da música de Tim Maia. Neste volume da coleção O livro do disco - Os paralamas do sucesso: Selvagem? (Cobogó , 168 pp, R$ 68), o autor Mario Luis Grangeia traz os bastidores da criação de Selvagem? ao traçar paralelos com a recepção na imprensa, o contexto político da redemocratização e depoimentos da banda, mostrando como esse disco, que vendeu mais de 700 mil cópias, firmou-se como um álbum icônico da discografia brasileira.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

Rock nacional: Da censura à fusão de gêneros (Casa de Amigos, 220 pp, R$ 45), escrito por Márcio Proença, aborda a história do Rock Brasileiro, desde o seu surgimento nos anos 50 ao início dos anos 90, período marcado pela dominação das gravadoras multinacionais. O autor destaca a importância de uma introdução informativa sobre os episódios que culminaram no golpe Civil-Militar de 1964 para uma melhor compreensão dos acontecimentos que afetaram diversos campos da arte e comunicação. Além do exposto, o livro traz informações sobre os principais eventos, cenários, artistas e grupos musicais que surgiram nesse período, abrangendo uma ampla gama de influências, tendências e experimentações que marcaram a história do período em que o Rock Brasil teve seu auge midiático. A obra propõe entender não somente um momento da música pop nacional, mas também as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais do país.

PublishNews, Redação, 24/11/2023

Em Rush através das décadas (Belas Letras, 1.288 pp, R$ 599,90 – Trad.: Candice Soldatelli), o jornalista Martin Popoff conta a trajetória dos embaixadores do rock no Canadá ao longo das décadas de 70, 80 e 90. O autor aborda o início de carreira, passando pela estreia autointitulada, seu impacto no contexto da cultura pop canadense e mundial, e o começo de sua guerra com os críticos que os reduziam ao título de 'Led Zeppelin do Norte'. Já a segunda parte do livro mostra a transição musical do Rush para uma sonoridade mais comercial, resultando em álbuns que se tornaram clássicos como Permanent Waves e Moving Pictures, além de abordar a relação do trio com a fama e a fortuna. Na década de 90 o autor percorre as turnês internacionais bem sucedidas, as tragédias pessoais que envolvem a perda da esposa e filha de Neil Peart, uma passagem antológica pelo Brasil e a surpreendente entrada para o Hall of Fame. Popoff reúne um vasto material de pesquisa que conta com extensas reflexões em primeira mão de Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart, além de contar com depoimentos de familiares, amigos, músicos e outras pessoas envolvidas na história do Rush. Com quase 1.300 páginas, a obra é um retrato detalhado do legado de um dos maiores nomes da história da música.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 24/11/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.