Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 26/10/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 26/10/2023

Flip, estamos chegando! A Casa PublishNews na Flip 2023 estará no mesmo local dos anos anteriores, no coração do centro histórico da cidade fluminense mais amada do setor editorial brasileiro. Conceição Evaristo, Fabiano Piúba, Xico Sá, Rodrigo Casarin e outros autores vão compor a programação, que não deixará de lado os temas mais prementes do mercado editorial nacional e internacional. A Flip 2023 será realizada entre 22 e 26 de novembro, em Paraty, e neste ano homenageia a escritora Patrícia Galvão, a Pagu (1910-1962). Outros participantes da extensa programação da Casa PublishNews – totalmente gratuita e a ser divulgada no início de novembro – incluem Alexandre Martins Fontes, Felipe Cabral, Lilian Cardoso, Rui Campos, Tatiany Leite e Vanessa Passos. Neste ano, foi renovado o recorde de parceiros comerciais. De 19, no ano passado, a Casa passou para 25, entre patrocinadores master, patrocinadores, empresa envolvida em ação pontual e apoiadores. São eles: Patrocínio Master: CBL e Transpo Express. Patrocínio: SNEL, Bookwire, Maralto, Outra Margem, Labrador, nVersos, MVB, Bella, UmLivro, Centauro Comunicaciones, DBA, Grupo Editorial Global, Letras do Pensamento, Saraiva Educação, Audible Brasil, Editora da Ponte, Alta Books, LC - Agência de Comunicação, Zain e Nielsen BookData. Empresa envolvida em ação pontual: Oasys Cultural. Apoio: Sesc e Gráfica Viena. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

Na tarde desta quarta-feira (25), representantes das entidades do livro participaram de uma audiência pública da Comissão de Educação do Senado para debater a criação da chamada Lei Cortez, prevista no PLS 49/2015. O projeto determina que todo livro, inclusive digital, seja vendido com um preço comum (ou seja, com limite no percentual de desconto) pelo prazo de um ano, a partir de seu lançamento ou importação. A audiência apontou para um consenso entre as entidades e a classe política pela aprovação da Lei. A audiência foi solicitada por requerimento de autoria da Senadora Teresa Leitão (PT/PE). Além do SNEL, estiveram presentes a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), a Associação Nacional de Livrarias (ANL), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros). O Secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, representou o Ministério da Cultura na reunião. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

A 10ª Miolo(s), feira de cultura gráfica promovida pela Biblioteca Mário de Andrade e pela editora Lote 42, vai ocorrer presencialmente nos dias 4 e 5 de novembro, das 11h às 19h. O evento reúne 230 editoras, artistas e coletivos independentes de diversos lugares do Brasil e da América Latina na Biblioteca (Rua da Consolação, 94, São Paulo / SP). Os publicadores apresentarão uma diversidade de produções gráficas, incluindo livros, revistas, quadrinhos, zines, gravuras e arte impressa. Ao todo, são 15 estados brasileiros representados e ainda projetos editoriais de Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai. Uma área da feira será destinada a projetos recentes, iniciados de 2020 pra cá: 30 expositores estarão no sábado enquanto outros 30 participarão no domingo. Pela primeira vez, haverá o Cine Miolo(s) – o auditório da BMA estará dedicado à exibição de vídeos dos expositores. Trailers de publicações, depoimentos e casos serão expostos em clipes de até cinco minutos. Clique no Leia mais para ler a notícia na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 26/10/2023

A 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF) receberá, este ano, 2.033 editores e expositores de 108 nações no Expo Center Sharjah, entre os dias 1º e 12 de novembro. Antes da abertura da feira, de 29 a 31 de outubro, ocorre também a 13ª Conferência de Editores, evento que reúne editores do mundo todo para palestras, mesas redondas e sessões de matchmaking. A conferência internacional contará com a participação de figuras proeminentes do mercado editorial de 105 países. Este ano, nove editores representarão o Brasil: Gustavo Faraon (Dublinense), Laura Di Pietro (Tabla), Leonardo Amaral (Rua do Sabão), Ana Margarida Lima Cartaxo (Roça Nova Editora), Antonio Erivan Gomes (Telos Editora), Graziella Beting (Carambaia), Barbara Ferreira dos Reis (Aleph), a agente literária Juliana Farias e Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

Divina Comédia © Nilton SantolinA exposição Nova Babel (In)finita estará na Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilson, 203 – Rio de Janeiro / RJ) a partir de 31 de outubro, com edições raras de obras do cânone literário ocidental, a partir do acervo de raridades e primeiras edições da coleção do médico gaúcho Gilberto Schwartsmann. Segundo a ABL, a exposição parte de um olhar de Jorge Luis Borges sobre o cânone literário ocidental, e propõe mostrar desde os primórdios da palavra escrita até os tempos mais recentes, entre raridades e primeiras edições de livros como A epopeia de Gilgamesh, A Bíblia Sagrada, Ilíada, Em busca do tempo pedido, e Ulisses. A mostra fica em cartaz até 25 de janeiro de 2024. As 300 obras expostas pertencem ao acervo do médico, escritor e bibliófilo gaúcho Gilberto Schwarstmann. A curadoria é assinada por Facundo Sarmiento, pseudônimo que será revelado apenas ao visitante. O fio condutor da mostra é o conto de Borges “La Biblioteca de Babel” (1941). Na ABL, os livros serão exibidos em vitrines especiais, com iluminação adequada a medidas de segurança para preservação das obras. Além das vitrines, a exposição conta com painéis e vídeos, com textos de Jorge Luis Borges e explicações sobre as obras ali expostas e ilustrações da artista plástica Zoravia Bettiol, com imagens pertencentes ao universo borgiano como os tigres, os labirintos e os espelhos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

A editora Benvirá, braço editorial da Saraiva Educação no segmento de ficção e não ficção, dá mais um passo na sua trajetória de fomento à leitura e lança uma nova linha de livros voltado exclusivamente para o público infantojuvenil: é o Mundo Benvirá. A ideia do selo é trazer ao mundo dos pequenos e jovens leitores novos livros com qualidade editorial e diversidade na curadoria de autores, temas, gêneros e estilos literários. Para a inauguração do catálogo e celebração do Dia das Crianças, somente no mês de outubro já serão publicados 10 novos títulos na editora. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

A Bienal do Livro Bahia, que em 2022 voltou ao circuito cultural do Nordeste superando as expectativas do público e expositores, já tem data marcada para o primeiro semestre de 2024: o evento ocorrerá no Centro de Convenções Salvador entre os dias 26 de abril e 1º de maio. Em 2022, o evento recebeu mais de 90 mil visitantes, batendo recorde em um só dia, quando 20 mil pessoas circularam pelos estandes. Foram mais de meio milhão de livros vendidos durante sua realização que, durante os seis dias, reuniu mais de 150 marcas expositoras e stakeholders do mercado editorial e recebeu mais de 150 autores e personalidades. Sem perder de vista o livro como estrela para a formação de uma nação leitora, o evento promete abraçar o conceito de leituras elásticas, oferecendo aos visitantes e ao público experiências que vão além do livro: a próxima edição do festival deve ganhar novos formatos e espaços. Clique no Leia mais para ter acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

A editora Rocco abriu uma vaga de estágio em design gráfico para atuar em regime presencial, no Centro do Rio de Janeiro. É preciso frequentar o 4º, 5º ou 6º período do curso superior de design ou áreas correlatas. É necessário também que tenha formação básica de inglês e bom conhecimento de Photoshop, InDesign e Illustrator. Conhecimento em Produção Gráfica é um diferencial. Entre as atribuições do cargo estão: criação de artes para marketing (posts, marcadores de página, cards, landing page e brindes, entre outros); diagramação de periódicos; criação de anúncios para mídias on-line e off-line; desenvolvimento de artes auxiliares para a divulgação de livros. A carga horária é de 6h diárias, com bolsa mais vale transporte. Interessados devem enviar currículo, até o dia 30 de outubro, para departamentopessoal@rocco.com.br e no assunto do e-mail informar “Estágio design gráfico”.

“Não acredito que chegue um tempo em que a literatura seja relíquia do passado.”
Jorge Amado
Escritor brasileiro (1912 - 2001)
1.
Desmarketize-se
2.
Empreenda pelos princípios bíblicos
3.
One Piece 3 em 1 Vol. 1
4.
O livro secreto do escritor
5.
Onde estão as flores
6.
O poder da autorresponsabilidade
7.
A potência da liderança consciente
8.
Café com Deus pai - 2024
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
O diário de uma princesa desastrada
 
PublishNews+, Redação, 26/10/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 17 a 23 de dezembro. Estão entre as novidades o romance O escravo (Companhia das letras), inédito escrito na década de 1950 por Carolina Maria de Jesus; Heloíse não pode sair (Livros da Alice), de Cínthia Zagatto; e A arte de prosperar (Camelot Editora), de Pablo Marçal. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Matheus Borges*, 26/10/2023

“É um erro comum entre escritores pensar que estamos competindo entre nós mesmos. Em vez disso, é o livro, enquanto tecnologia, que concorre com o fluxo de informações das redes e do streaming. De maneira mais ou menos intensa, todos nós queremos roubar um pouquinho da sua atenção”. Literatura no Brasil é um troço difícil. Converse um minuto com qualquer escritor e tenho certeza que essa frase vai aparecer. O que une autores de diferentes experiências é falar dos desafios enfrentados na trajetória de cada um – e, mais especificamente, de cada livro. Quem publica nas grandes editoras, quem atua no mercado independente, quem prefere editar a si mesmo, todos padecem de dificuldades semelhantes em suas diferenças e vice-versa. Meu livro Mil placebos foi publicado em março de 2022 por uma editora pequena chamada Uboro Lopes. Já havia conversado com editoras independentes em outros momentos, porém optei pela Uboro não apenas por me identificar com sua linha editorial, mas pela estratégia de distribuição: impressão sob demanda, ao invés do método tradicional de tiragens limitadas e subsequentes reimpressões. Com isso, eu próprio poderia controlar meu estoque, sem me preocupar com a escassez de exemplares. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

Flip 2022 | © Leonardo FerrazA 21ª edição da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), marcada para ocorrer de 22 a 26 novembro, tem presença confirmada da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), através da Superintendência de Leitura e Conhecimento. Para preencher o espaço reservado para fazedores de cultura fluminenses, está aberta convocatória para seleção de propostas de diferentes segmentos artísticos. As inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (30), às 18h, através do formulário on-line. O resultado será anunciado 1º de novembro. A participação é voluntária. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou nesta quarta-feira (25) o resultado preliminar do Edital Prêmio Pontos de Leitura 2023. 300 projetos serão selecionados entre as 810 propostas inscritas para ações culturais de base comunitária voltadas à promoção do livro e leitura. O edital destinará R$ 9 milhões, sendo R$ 30 mil para cada biblioteca comunitária escolhida. A lista com o resultado preliminar das ações selecionadas já pode ser acessada no Portal do MinC. Ao todo, 617 candidaturas foram classificadas. Recursos podem ser enviados até o dia 27 de outubro, enviando e-mail para premiopontosdeleitura2023@cultura.gov.br, por meio do Formulário de Recurso, devidamente identificado no assunto com: Recurso de Classificação Prêmio Pontos de Leitura 2023. O objetivo do chamamento público é reconhecer e premiar bibliotecas comunitárias que desenvolvem trabalhos de excelência nas práticas de mediação de leitura, criação literária e ampliação do acesso ao livro em seus territórios. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

Numa jornada noturna, o piloto Fabien e seu radiotelegrafista dividem a cabine de um avião que viaja do extremo sul da Argentina para Buenos Aires levando o correio da Patagônia. Passam por estepes desabitadas e por pequenos vilarejos dos quais vislumbram apenas um punhado de minúsculas luzes. Uma forte tempestade os surpreende. Perdem a comunicação com os postos em terra. Em dada hora, percebem-se fora da rota. Soltam seu único sinalizador para ver se enxergam algo que possa os orientar. No escritório em Buenos Aires, o chefe Rivière, que implementou os voos noturnos, é um homem duro que norteia sua vida e seu comando pelo sentido de dever. Em Voo noturno (Grua, 128 pp, R$ 32,90 – Trad.: Mônica Cristina Corrêa), essa dureza não implica em insensibilidade ou desrespeito, ela é um pilar necessário para que as tarefas fossem realizadas. Estabelece-se uma relação pautada não apenas pelo dever, mas pela coragem e admiração. A coragem de Rivière de lançar seus pilotos a voos nem sempre seguros, a coragem dos pilotos de voar. Se cada indivíduo é formado por um complexo de relações humanas, é na solidão que por vezes os personagens encontram algum refúgio, nesta história em que tensão e reflexão conseguem atingir uma sintonia ímpar. Escrito por Antoine de Saint-Exupéry, Voo noturno – baseado na experiência profissional do autor, na época em trabalhava na Aeropostále, em rotas pioneiras do Correio Noturno, que cobriam o hemisfério Sul – foi lançado originalmente em 1931 obteve sucesso de crítica e público.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

Esta é uma narrativa sobre o luto e a resiliência dos seres humanos ― além de ser o livro mais pessoal de Han Kang até agora. Em O livro branco (Todavia, 160 pp, R$ 64,90 – Trad.: Natália T. M. Okabayashi), durante a estada em uma cidade europeia coberta pela densa neve invernal, a narradora é repentinamente tomada pela lembrança de sua irmã, que morreu recém-nascida nos braços da mãe. Ela luta com essa tragédia que definiu a vida da família, um evento que reaparece repetidamente em imagens tomadas por esta cor que evoca o luto em algumas culturas orientais: o branco do leite materno e da fralda, o branco do sal e da neve, o branco da magnólia, a pele branca da bebê como um bolinho de arroz em formato de lua. É por meio desse léxico que a narradora avança na releitura de sua própria história. Assim, cada capítulo recebe o nome dessas coisas brancas. E rememoram, por meio de uma prosa habilmente arquitetada, aquilo que Camões definiu como “a grande dor das coisas que passaram”. Mas sem arroubos sentimentais. Pois é com a mesma suavidade que ela empreende uma viagem em direção aos sentimentos mais íntimos de uma mulher sobre si mesma.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

Michael Berg é um adolescente quando conhece a enigmática Hanna, uma mulher vinte anos mais velha. Os dois então acabam se entregando a um obsessivo caso amoroso, e seus encontros seguem um ritual: primeiro os dois se banham, depois ele lê fragmentos de livros para ela, e só então fazem amor. Michael nunca chega a saber muito sobre a amante. Assim, quando ela desaparece de repente dando um fim abrupto àquele período de felicidade, ele se convence de que jamais a verá de novo. Anos mais tarde, entretanto, ele a reencontra em um julgamento. Hanna é acusada de vários crimes de guerra e apontada como responsável por inúmeras mortes em um campo de concentração nazista. Michael, naquela época um estudante de Direito, acompanha o caso sem acreditar, perdido entre as lembranças da antiga amante e sua indignação pela recente descoberta. Na tentativa de desvendar quem é de fato a mulher que amou, Michael aos poucos percebe que Hanna pode estar escondendo um segredo que considera mais vergonhoso que homicídio. As páginas do romance trazem a angustiante pergunta: como amar alguém que foi responsável por uma das maiores atrocidades que o mundo já viu? Bernhard Schlink apresenta em O leitor (Record, 160 pp, R$ 59,90 – Trad.: Pedro Süssekind) uma bela e austera narrativa sobre o esforço para preencher o vazio entre as gerações pré e pós-guerra na Alemanha, entre culpados e inocentes, entre palavras e silêncio.

PublishNews, Redação, 26/10/2023

Noventa e três (Estação Liberdade, 416 pp, R$ 83 – Trad.: Mauro Pinheiro), publicado originalmente em 1874, depois do levante da Comuna de Paris, é um épico de Victor Hugo sobre a Revolução Francesa. Nome maior do romantismo francês, o escritor traz uma vez mais as contradições que fizeram de seus personagens o retrato fidedigno da humanidade. Acompanhamos em Noventa e três a história de um trio durante as revoltas contrarrevolucionárias de 1793, período correspondente à Convenção. Lantenac, o homem do rei e de uma França prestes a deixar de existir para sempre; Cimourdain, ex-padre e um implacável gênio da revolução; e Gawain, sobrinho de Lantenac e herdeiro espiritual de Cimourdain. Dividida em três partes, cada uma com visões diferentes daqueles eventos, a história tem como palco, principalmente, a Bretanha e Paris. O turbilhão imprevisível da revolução em uma sociedade marcada por fortes contrastes e rupturas traz à tona os ideais iluministas diante das trevas da guerra civil entre monarquistas e republicanos. Por meio de comentários e observações do narrador onisciente, sabe-se que Victor Hugo está a favor dos revolucionários. Não obstante, seus adversários não são retratados como vilões. Todos eles, independentemente do lado em que escolheram lutar, são homens idealistas e de inteligência e moral elevadas em meio às barbaridades da guerra.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.