Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 13/10/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 13/10/2023

Jon Fosse – o novo Prêmio Nobel de Literatura, anunciado na quinta-feira (5) – é uma das novidades da Lista de Mais Vendidos do PublishNews divulgada nesta sexta-feira (13). É a Ales (Companhia das Letras), romance traduzido por Guilherme da Silva Braga, aparece na categoria Ficção. A Lista apurou as vendas em livrarias entre os dias 2 e 8 de outubro. Outras obras de Fosse vão chegar às livrarias nos próximos meses. A novidade no pódio da Lista é Chamando atenção da sorte (Vitrola), do ex-jogador e empresário Tinga, embora o livro já estivesse na relação na semana passada. A liderança dessa semana ficou novamente com Onde estão as flores (Buzz), romance de Ilko Minev. A Editora Gente aparece com três novidades na Lista, o que lhe garante o 3º lugar no ranking de editoras, com nove livros no total. Quem lidera é a Sextante (11), seguida por Grupo Editorial Record (10). Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/10/2023

A 13ª edição da Festa Literária das Periferias – a Flup – promete ser mundial: o evento terá a presença de poetas dos cinco continentes para disputar o II World Poetry Slam Championship (WPSC), o Campeonato Mundial de Poetry Slam, e ainda vai reunir em mesas de debates Conceição Evaristo, Nêgo Bispo, Emicida, Leda Maria Martins, MV Bill e Marcelo D2, entre outras confirmações. São nove dias de programação gratuita, de 12 a 15 e de 18 a 22 de outubro. As atividades se dividem entre a Vila Olímpica da Gamboa, Galpão da Ação da Cidadania e a Garagem Viação Regina's, tudo aos pés do Morro da Providência, a primeira favela do mundo. A programação musical conta com Rita Benneditto, Leci Brandão, Teresa Cristina, Bia Ferreira, Xamã, Linn da Quebrada e Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. "A ideia é fazer uma grande ode à poesia falada, ao slam, ao hip-hop e à oralidade ancestral que formam a literatura, a música, a cultura brasileira de diversas formas, fazendo da Providência uma encruzilhada das periferias globais, um favela de poesia", destaca Daniele Salles, diretora e porta-voz da Flup, em nota. O festival entra assim no circuito das comemorações dos 50 anos do hip-hop no mundo e dos 15 anos da chegada dos slams ao Brasil, dentre eles 10 anos nos palcos do festival carioca. "O rap, o hip-hop e os slams se popularizaram em cenários semelhantes. A poesia política das periferias do mundo vai se encontrar na Flup", destaca Julio Ludemir, diretor-fundador da Flup. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/10/2023

A 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF) ultrapassou um marco histórico ao atrair o maior número de países participantes desde a sua criação em 1981. A edição deste ano terá 2.033 editores e expositores de 108 nações de todo o mundo. Eles apresentarão coletivamente uma variedade de 1,5 milhão de títulos, todos exibidos no Expo Center Sharjah de 1º a 12 de novembro. Organizada pela Sharjah Book Authority (SBA) e tendo como tema Nós falamos livros (We speak books), a Feira de Sharjah 2023 também reunirá 600 autores de todo o mundo. Isto faz parte de uma agenda cultural, criativa e abrangente de 12 dias que inclui mais de 1.700 atividades lideradas por 215 convidados de 69 países, visando todas as faixas etárias e interesses diversos. “Hoje não estamos aqui apenas para anunciar os detalhes do SIBF 2023, mas também para dar um novo passo num projeto cultural que vem evoluindo há 42 anos. Este projeto enfatiza que os livros são a pedra angular dos planos de desenvolvimento para os países da região e do mundo. Por isso escolhemos o tema Nós falamos livros”, disse Ahmed bin Rakkad Al Ameri, CEO da SBA, na coletiva de imprensa que anunciou as novidades dessa edição da Feira. Como o PublishNews já adiantou, este ano o evento terá a Coreia do Sul como país Convidado de Honra. E antecedendo a abertura da feira, de 29 a 31 de outubro ocorre a 13ª Conferência de Editores. Mais de 42 palestrantes e especialistas conduzirão quatro discursos principais e 31 mesas redondas no primeiro dia, abordando questões e desafios cruciais que o setor editorial enfrenta. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 13/10/2023

Mãe Beata de Yemonjá | © DivulgaçãoCom sua 13ª edição ocorrendo até domingo (15) e depois, de 18 a 22 de outubro, a Festa Literária das Periferias (Flup) continua com sua parceria com a Pallas Editora. Parceira do evento desde quando o sonho de Julio Ludemir e Ecio Salles (1969-2019) começou, a editora leva diversos autores para somar com os seus conhecimentos em diversas mesas oficiais, além de autografar livros e trocar uma ideia com o público. A Flup é realizada aos pés do Morro da Providência, a primeira favela do mundo, onde nasceu Machado de Assis (1839-1908), homenageado desta 13ª edição ao lado da Mãe Beata de Yemonjá (1931-2017), autora de um clássico que está voltando ao catálogo da Pallas: Caroço de dendê - A sabedoria dos terreiros, de 1997, com ilustrações de Raul Lody e agora em sua terceira edição. Além de Sonia Rosa e Kiusam de Oliveira, que já passaram pelo evento nos dois primeiros dias, no sábado (14), às 16h, o autor Rui Rosa estará na mesa Do arco e flecha ao berimbau, no galpão da Ação da Cidadania. Pela Pallas, Rui lançou recentemente o livro do mesmo nome, trazendo a história da gênese dos instrumentos musicais para crianças e adolescentes. No domingo, dia 15, às 14h, o escritor Rogério Athayde se unirá a Pablo Dias Forte na mesa em homenagem a Joel Rufino dos Santos. A Pallas está com dois livros póstumos de Joel, O rio das almas flutuantes e O amor e o nada, recém-chegado às livrarias. Clique no Leia mais para conferir a programação completa.

PublishNews+, Redação, 13/10/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 26 de novembro a 2 de dezembro de 2023. Um dos livros é Cannabis medicinal: fatos ou mitos? (Agir), de Mario Grieco, justamente sobre um dos assuntos mais discutidos atualmente; em 1824 (Citadel), Rodrigo Trespach busca contar a história de como muitos alemães vieram parar no Brasil durante o Primeiro Reinado; e a Veneta coloca no mercado o mangá Ikkyu, considerado um dos livros mais importantes do gênero no Japão. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 13/10/2023

A SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura abriu uma vaga para coordenador de comunicação. É preciso ter graduação em Publicidade, Propaganda e/ou Marketing; pós-graduação e/ou Mestrado em P&P, Marketing ou áreas correlatas; experiência profissional em função similar, na área de marketing de empresas ou planejamento de agências; liderança e domínio de ferramentas a 360° de Marketing e Publicidade; conhecimentos avançados em planejamento e estratégia de comunicação, gestão de projetos e políticas públicas socioculturais; redação e conhecimento intermediário/avançado de inglês e/ou espanhol. As principais atribuições do cargo incluem direcionamento, acompanhamento, aprovação e supervisão, junto ao (a) gestor(a) da área, da execução dos Planos de Comunicação (ações, fluxos e cronograma) dos projetos da instituição; planejamento, elaboração e execução das estratégias e ações de Marketing dos projetos da instituição. e seus produtos; planejamento e prospecção de novos negócios, parceiros e patrocinadores; negociação com fornecedores e gestão orçamentária, entre outras atividades. Interessados devem enviar currículos para selecao@spleituras.org. Mais informações podem ser encontradas clicando aqui e a divulgação do processo seletivo será no dia 30 de outubro, no site da SP Leituras.

PublishNews, Redação, 13/10/2023

Estão abertas até 22 de outubro de 2023 as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Solano Trindade, promovido pela SP Escola de Teatro. O prêmio vai selecionar três projetos dramatúrgicos de pesquisa em artes cênicas, realizados por artistas afrodescendentes que possuam vínculo docente e/ou discente em escolas e/ou universidades de artes cênicas. Poderão participar do Prêmio Solano Trindade brasileiros ou estrangeiros com residência regular no Brasil, maiores de 18 anos e autodeclarados afrodescendentes. Cada proponente poderá inscrever um único trabalho original, inédito, no idioma português, não editado sob qualquer meio e não encenado profissionalmente. O edital completo, com as instruções para a inscrição, pode ser lido aqui. O resultado será divulgado em 22 de novembro, no site da SP Escola de Teatro. Os três selecionados terão suas dramaturgias publicadas em livro, pelo Selo Lucias, projeto editorial da SP Escola de Teatro e da ADAAP. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/10/2023

Harry Potter ― O almanaque mágico (Rocco) chegou às lojas do Brasil e do mundo no dia 10 de outubro – e o PublishNews adianta algumas imagens por aqui para quem estiver curioso. A obra é voltada tanto para jovens leitores em sua primeira visita a Hogwarts como para fãs mais experientes. Com um "ultracolorido" projeto em capa dura, detalhes em acabamento metálico, fitilho e guarda ilustrada, o livro é resumo ilustrado da série, com curiosidades e muitas ilustrações. Com trechos e diálogos dos romances originais de J.K. Rowling, o livro é um compêndio visual que inclui cenas, infográficos e particularidades mágicas do mundo bruxo. O volume contém artes criadas por sete ilustradores de diferentes partes do mundo: Peter Goes, Louise Lockhart, Weitong Mai, Olia Muza, Pham Quang Phuc, Levi Pinfold e Tomislav Tomić. Cada um deles trará, para o universo de J.K. Rowling, sua própria visão criativa. Clique no Leia mais para ver as imagens.

“Um poema nunca está acabado, somente abandonado.”
Paul Valery
Poeta francês (1871-1945)
1.
Onde estão as flores
2.
Mais esperto que o diabo
3.
Chamando atenção da sorte
4.
One Piece 3 em 1 Vol. 1
5.
A biblioteca da meia-noite
6.
Muito acima da média
7.
Café com Deus pai - 2024
8.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
9.
Sonhar alto, pensar grande
10.
Tudo é rio
O cálice dos Deuses
 
PublishNews, Redação, 13/10/2023

A especialista Sandra Silvério vai ministar o curso "Audiolivros, podcasts e novos produtos editoriais em áudio", da Universidade do Livro. Nesta formação on-line, que vai de 19 de outubro de 2023 a 12 de janeiro de 2024, o aluno vai conhecer os caminhos para desenvolver projetos de audiolivros, podcasts e outros produtos editoriais falados, adquirir conhecimentos técnicos para poder se aprimorar na área de narração e revisão dos textos gravados e ter, ainda, uma visão do mercado, de forma a poder buscar uma colocação profissional e poder comercializar seus trabalhos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/10/2023

A Casa do Saber, plataforma online com mais de 280 cursos, 600 horas de conteúdos e 150 professores nas áreas de psicanálise, filosofia, história, artes, ciências, gestão e negócios e autoconhecimento, lança, a partir desta sexta (13), 11 cursos especiais sobre literatura. A programação conta com análises envolvendo clássicos da literatura mundial, como Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez; Fausto, de Goethe; A Metamorfose, de Franz Kafka; O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde; ;Dom Quixote, de Miguel de Cervantes; e Ilíada e Odisseia, de Homero; ministradas por professores reconhecidos no Brasil e no exterior. “Revisitar alguns clássicos da literatura é algo tradicional da Casa. Os lançamentos deste mês oxigenam um pouco a série de “clássicos da literatura ocidental” disponíveis da plataforma, que foram gravados em 2004. Para além destes cursos específicos, outros também trazem obras conhecidas do cânone ocidental em diálogo umas com as outras, aqui para analisar mais detidamente alguns de nossos dilemas e angústias: como chegamos até aqui e que coisas ficaram pelo caminho?”, explica Guilherme Peres, especialista de conteúdo e curadoria da Casa do Saber. Clique no Leia mais para conferir a lista de cursos disponíveis.

PublishNews, Redação, 13/10/2023

Escrito por Geni Núñez, o livro Jaxy Jaterê (HarperKids, 32 pp, R$ 49,90 – Ilustração: Miguela Guarani) conta a história de um ser miudinho que vive na floresta e a protege. Filho do Lua, adora se divertir à noite e, assim como o Saci Pererê, vive saltando para lá e para cá. Mesmo sendo pequeno, ele é muito sábio. Sabe tudo sobre as plantas e é muito amigo delas. Conhece as ervas e os chás que curam doenças no corpo e no coração. Seu assobio alto avisa sobre essas doenças, e quando alguém entra na mata para fazer maldade contra a natureza ou desrespeitá-la, ele age. Também com seu assobio, ele engana essas pessoas, fazendo com que se percam, batam a cabeça em árvores, esqueçam e queimem a comida no fogo, assim como some com as coisas delas.

PublishNews, Redação, 13/10/2023

Quiçá é advérbio. Oxalá é interjeição, mas também pode ser um substantivo próprio. Se aparentam mirando o futuro, essas duas palavras. Com dúvida, mas nascidas de uma vontade, também com esperança e otimismo. São palavras felizes, mas não ingênuas, porque consideram que o desejado pode não acontecer. Publicadas juntas pela Peirópolis, as obras Quiçá (48 pp, R$ 69) e Oxalá (48 pp, R$ 69), de Tatiana Filinto e Flávia Bomfim, convidam o leitor a imaginar: o que tem ali? O que é pra ver e sentir? E caminhar junto com as personagens, entre a incerteza e a ilusão do controle, a possibilidade de se lançar e o recuo. São livros que chamam para a ação e ao mesmo tempo deixam um espaço para o leitor preencher. As obras podem ser lidas separadamente.

PublishNews, Redação, 13/10/2023

Em Como um milhão de borboletas negras (pequeNós, 40 pp, R$ 66 – Trad.: Luana Almeida), Adé é uma linda menina que sofre com a maldade de outras crianças que zombam de seu cabelo. Com a ajuda de sua mãe, ela aos poucos perceberá que não deve ficar triste com isso. Afinal, seus cabelos são tão, mas tão lindos, quanto podem ser um milhão de borboletas negras. A autora, Flávia Rocha, nasceu em São Paulo e é mestre em escrita criativa pela Columbia University, e por muitos anos foi editora da revista literária americana Rattapallax. É também autora de Exosfera (Nós). A ilustradora Patricia Grabowski nasceu em Curitiba. É graduada em escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e é especialista em comunicação audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Já promoveu oficinas de cerâmica, desenho e cinema para crianças e adolescentes. Começou a ilustrar histórias em 2014.

PublishNews, Redação, 13/10/2023

Cecília e sua Babalu (Artêrinha, 24 pp, R$ 28) conta uma bela história de amor entre uma criança e seu animal de estimação. A obra escrita pela professora Conceição Maria Vianna é inspirada em uma história real ocorrida na cidade de Uberlândia (MG). Além de escritora, Conceição é Confreira da Academia de Letras do Centro do Paraná (ALCP-Pitanga). Ela conta que Cecília e sua Babalu foi escrito em apenas três dias, enquanto acompanhava o desenrolar do parto da bela cachorrinha e os cuidados a ela dispensados. Indicado para ser lida em escolas primárias, o livro de fácil interpretação promete aguçar a criatividade das crianças. Um exemplo concreto de que para o amar não existe idioma, nem raça, cor, credo nem limites. “Esta obra é uma oportunidade de observar o carinho de uma criança com os seus animaizinhos, bem como a reciprocidade e a interação entre eles”, diz a autora.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 13/10/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.