Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 29/09/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 29/09/2023

Mais uma vez a Editora Gente emplacou um livro estreante direto no topo da Lista de Mais Vendidos do PublishNews: nesta semana, foi Liderança e gestão de alta performance em vendas, de Camely Rabelo e Ricardo Okino. A Lista desta semana calculou as vendas em livrarias entre os dias 18 e 24 de setembro. A Gente também emplacou um inédito no segundo lugar geral da Lista: Assuma o controle das suas telas, de Fabio Nudge Pereira. Outro novo livro da editora, que aparece em 15º geral, é Inteligência afetiva, de Roberto Shinyashiki. Os três títulos ajudam a Gente a ficar no 3º lugar do ranking das editoras, com nove títulos nas listas. Quem assume a primeira posição nesta semana é o Grupo Editorial Alta Books, com 12. Em segundo vem a Record com 11. Das 19 novidades da semana, a Alta Books emplacou sete novos livros. Na categoria Não ficção, Café com Deus pai 2024 (Vélos) já se mostra vendendo mais do que a edição de 2023 do livro, da Editora Vida. Clique no Leia mais para ver a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 29/09/2023

Carlos Bolsonaro © Agência BrasilO vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, direcionou ataques à imprensa no livro Redes sociais e Jair Bolsonaro, o começo de tudo, lançado em plataformas digitais há pouco mais de uma semana. A notícia saiu no Estado de S. Paulo e detalha sobre o livro que conta uma versão do filho "zero dois" do ex-presidente sobre como o "clã" da zona oeste do Rio passou a arrebatar milhões de seguidores. Também no Estadão, um texto sobre os encontros da jogadora de vôlei Walewska e seu biógrafo para a elaboração do seu livro. Em matéria da BBC reproduzida pela Folha, uma discussão sobre como a negritude de Machado de Assis demonstra a forma como o Brasil lida com o racismo. Também na Folha de S. Paulo, a notícia que herdeiros de Eça de Queiroz entram em conflito para definir o destino dos restos mortais do autor. No mundo dos famosos, a separação de Sandy e Gustavo Lima foi amplamente divulgada nos principais veículos do país. O jornal O Globo falou sobre o livro A morte de Ivan Ilitch (Editora 34) de Lev Tolstói, apontado nas redes sociais como um dos pivôs do término do casamento da cantora. Também no veículo, um perfil da autora alemã Nora Krug, autora confirmada na Flip deste ano. No Nexo, o sociólogo Richard Santos lista 5 livros para entender o pensamento negro na atualidade. Na coluna Literária, do Jornal do Comércio, Fábio Lucas falou sobre os 41 semifinalistas do Prêmio Oceanos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 29/09/2023

No dia 13 de outubro, às 18h30, a União Brasileira de Escritores (UBE), em parceria com a AEILIJ e com a AGES, realizará um Fórum on-line sobre Direitos Autorais para debater a questão com as entidades da cadeia do livro, ilustradores e autores. Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site da UBE, a partir deste sábado (30). “É necessário que nós, os escritores do país, reflitamos um pouco a respeito de direitos autorais. Há uma informalidade vigorando que nos fere, atinge mortalmente, por ser injusta e nos colocar em posição desfavorável demais frente as editoras”, comenta o presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE), Ricardo Ramos Filho. Para orientar os trabalhos no Fórum, a UBE contará com a presença do Dr. Luiz Ricardo de Almeida, advogado com 20 anos de experiência em Propriedade Intelectual, pós-graduado em Política e Relações Internacionais pela FESPSP e em Direito Digital e das Telecomunicações pelo Mackenzie, sócio do escritório LRA Digital Law. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 29/09/2023

Depois de um 2022 bombástico – em que as obras de Colleen Hoover lideraram as listas de mais vendidos com domínio impressionante – a Galera Record, selo YA do Grupo Editorial Record, celebra em 2023 seus 15 anos de existência. Para comemorar a data, o selo lançou a coletânea Finalmente 15, que fez sucesso no estande da editora na Bienal do Livro Rio. O livro reúne textos de alguns dos autores e autoras de maior destaque da literatura para jovens leitores no país, como Elayne Baeta, Stefano Volp, Clara Alves e Pedro Rhuas. Sobre a data e os sucessos recentes da Galera Record, o PublishNews fez três perguntas para Rafaella Machado, editora-executiva do selo e também da Verus Editora, que aposta na capacidade de formação de leitores da literatura YA. Clique no Leia mais para ler a entrevista na íntegra.

PublishNews, Redação, 29/09/2023

Todos os anos, em 30 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Tradução. Neste ano, o Goethe-Institut aproveita a data para lançar o Portal de Literatura de Língua Alemã Traduzida para o Português, além de realizar duas conversas sobre tradução. O evento especial do Dia Internacional da Tradução ocorre neste sábado (30), das 9h30 às 13h, com entrada gratuita, no Auditório do Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 - São Paulo / SP). O evento é uma colaboração com a APIC - Associação Profissional de Intérpretes de Conferência e Barcamp de Tradutores e Tradutoras de São Paulo e terá tradução simultânea em Libras. A programação começa às 9h30. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 29/09/2023

Gregório Duvivier, Patrícia Campos Mello, Ferréz, Afonso Cruz e Letrux são algumas das presenças confirmadas na Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2023, que agora divulga sua programação completa. A Festa será realizado entre os dias 4 e 8 de outubro, com cerca de 60 atrações gratuitas (confira abaixo a programação completa), com o tema "Conectando Gerações" e espera receber mais de 50 mil pessoas. Os cinco dias da Flim 2023 contarão com mesas literárias, oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais, shows, bate-papos, estandes de editoras, lançamentos de livros e entre outras atividades. Entre outros nomes na programação, estão Mario Bortolotto, Geovani Martins, Marília Garcia, Luci Collin, Rogério Pereira, Tom Farias, Paulo Scott, Oscar Nakasato e outros. Neste ano, haverá tradução simultânea em libras para palestras, mesas redondas e bate-papos, como explica o secretário de Cultura, Victor Simião. “A Flim 2023 será mais uma ação cultural inclusiva, com aumento das atrações com intérpretes de libras. Também teremos maior protagonismo feminino”, destaca, em nota. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 29/09/2023

O best-seller Rita Lee: uma autobiografia, que se tornou um sucesso editorial no país, ganha edição de luxo pela Globo Livros. A homenagem para pela rainha do rock tem a cara — e as ideias — dela: o projeto, iniciado em 2020, teve a nova capa pensada por Rita e Guilherme Samora, o Phantom, responsável também pelas fotos de ficha policial, as quais Rita sugeriu que ocupassem a capa e a quarta capa. “Em 2020, Rita e eu começamos a pensar nesta edição de luxo de sua primeira autobiografia. Planejávamos lançá-la no ano seguinte. Entretanto, ela decidiu focar a criação de um novo livro infantil (Dr. Alex e Vovó Ritinha: uma aventura no espaço), e o lançamento dessa edição especial acabou ficando para depois. Apesar disso, a maior parte das ideias aqui presentes surgiram de papos com Rita”, conta Phantom. "A capa dura com a brincadeira das duas imagens semelhantes àquelas usadas em fichas policiais foi sugestão dela. Assim como o tom metálico nas letras e o fitilho, que serve como marcador de página. Outra ideia que surgiu quando discutimos o projeto foi um caderno de fotos extra. Na edição padrão, algumas das imagens escolhidas por nós ficaram de fora. Desta vez, decidimos manter os quatro cadernos anteriores e adicionar mais um”, continua o artista. A obra conta ainda com uma espécie de bônus: todas as fotos têm legendas escritas por Rita e prontas desde 2016. “E temos mais algumas surpresinhas por aí". Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 29/09/2023

Miguel Nicolelis © Divulgação Editora do Brasil Faltando um mês para o início da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, a Câmara Rio-Grandense do Livro divulga mais um destaque da programação adulta. O escritor e neurocientista Miguel Nicolelis participará de um bate-papo sobre os potenciais e os riscos da utilização da inteligência artificial. Será dia 28 de outubro, um sábado, às 17h30. O escritor, professor, colecionador de arte e médico oncologista Gilberto Schwartsmann mediará o encontro, que ocorrerá no auditório Barbosa Lessa, no Espaço Força e Luz (Rua Andradas 1223 – Porto Alegre / RS). A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorrerá de 27 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital. O patrono desta edição é o escritor e cineasta Tabajara Ruas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Um livro clássico não fica velho. Ele conversa com a gente, hoje, mesmo que tenha sido escrito há 200 anos e fale de sociedades e pessoas que já se transformaram.”
Gustavo Lembert
CEO e cofundador da TAG
1.
Liderança e gestão de alta performance em vendas
2.
Assuma o controle das suas telas
3.
Onde estão as flores
4.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
5.
A biblioteca da meia-noite
6.
Mais esperto que o diabo
7.
Minutos de sabedoria
8.
Café com Deus pai - 2024
9.
É assim que acaba
10.
Café com Deus pai
 
PublishNews, Redação, 29/09/2023

Flavio Cafiero é o convidado deste mês do bate-papo Segundas Intenções, realizado na Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205 - Alto de Pinheiros, São Paulo). Durante o encontro, que ocorre neste sábado (30), às 11h, o público terá a oportunidade de conhecer detalhes sobre a vida e a obra do escritor, além de interagir pessoalmente com o autor de O frio aqui fora (Cosac Naify, 2013) e Dez centímetros acima do chão (Cosac Naify, 2014), este último contemplado pelo Prêmio Jabuti. O escritor carioca publicou em 2018 o romance Espera passar o avião (Todavia) e em 2021, Diga que não me conhece (Todavia), vencedor do prêmio de romance da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). A participação no Segundas Intenções é gratuita e oferece certificado de participação aos presentes. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 29/09/2023

Enquanto passeia com sua mãe, Margarida quer muitas coisas: quer brincar no balanço por todo o tempo que desejar, quer beber água de coco antes das outras pessoas… enfim, quer ser sempre a prioridade. E, por mais que sua mãe explique, Margarida não consegue entender por que, afinal, o mundo não é só dela. Mas um encontro surreal com o próprio mundo tem tudo para fazer com que Margarida consiga olhar ao redor e perceber as pessoas à sua volta de um jeito diferente… Em O mundo é de todo mundo (Companhia das Letrinhas, 32 pp, R$ 54,90), seu primeiro livro para crianças, Tati Bernardi explora, com a irreverência já tão conhecida de seus textos, como é importante conseguir perceber as pessoas que vivem ao nosso redor. Com ilustrações bem-humoradas de Talita Hoffmann, essa é uma história sobre se reconhecer como parte de um todo: o nosso mundo.

PublishNews, Redação, 29/09/2023

“Em uma época em que o tempo não era colonizado dentro do relógio e voava como um pássaro livre, vivia, aqui e além dos limites do horizonte, o povo tupi-guarani. Por milhares de anos, nós, os tupis-guaranis migramos por todo este vasto território, e as histórias daquele tempo são contadas até os dias de hoje”. Em Mandí Reko – O conto de Mandí (Gaivota, 56 pp, R$ 59,90), o grande espírito da Lua, Djatsy, resolve atender as súplicas de um casal de anciãos da aldeia. A partir disso, a comunidade viverá uma experiência transformadora e uma nova sabedoria será transmitida a todos. Neste conto da tradição tupi-guarani, o autor Luã Apyká dá voz a uma história que fala sobre costumes, hábitos, estrutura social e alimentar. O livro é bilíngue (tupi-guarani – português) e tem ilustrações de Anns Bheatriz Nunes.

PublishNews, Redação, 29/09/2023

Vamos nos encantar com as maravilhas do Museu Nacional escutando muitas histórias pela voz de um guia divertido, Bartholomeu. O livro Museu Nacional – casa de muitas histórias (Quereres, 44 pp, R$ 55) apresenta ao leitor as mais diferentes coleções que compunham o icônico Museu Nacional – pedras, objetos antigos, borboletas, múmias, preguiças-gigantes, dinossauros e muito mais. O livro estimula crianças e jovens a entenderem melhor sobre o Patrimônio Cultural dos museus e seus acervos e como é divertido visita-los. Dedicado ao público infantojuvenil, o livro propõe um passeio repleto de descobertas pelas histórias guardadas no Museu Nacional, uma das maiores instituições de história natural da América Latina. A narrativa, construída de forma lúdica e divertida, busca envolver crianças e adolescentes pelas diversas coleções do Museu como objetos históricos, borboletas, múmias, preguiças-gigantes, dinossauros e, ainda, os deslumbrantes jardins que envolvem o palácio de mais de 200 anos. A história escrita por Rodrigo Bruno com ilustrações de Bruna Assis Brasil também aborda o incêndio que destruiu parte do Museu em 2018, além de estimular a imaginação do leitor sobre como será este novo museu que está em reconstrução.

PublishNews, Redação, 29/09/2023

Esta é a história de um dos homens mais avarentos que já existiu, pelo menos no universo das histórias. Herculano Mesquita era conhecido por seu coração insensível e sua fixação por economizar. Um dia, entretanto, sua vida passou por mudanças que ele não conseguiu controlar. Em O avarento e a árvore de dinheiro (Paulus, 64 pp, R$ 43), a autora Chistiane Angelotti traz um desfecho surpreendente de uma narrativa repleta de aprendizados para os leitores de todas as idades. Chistiane e o ilustrador Rafa Anton levam os leitores a conhecer um homem que era conhecido por seu coração insensível e por sua séria fixação por economizar, isto é, alguém que só pensava no dinheiro e colocava-o acima dos relacionamentos na própria família e na comunidade. No enredo, a autora descreve o personagem central como uma pessoa ranzinza, de cabelos grisalhos despenteados, barba por fazer, magricelo, de estatura alta e que sempre andava curvado. Sua cidade era distante e sua conduta era desprezada por muitos moradores e vizinhos. Com a chegada de um novo comércio e novos empreendimentos na região, o homem avarento cultivou ainda mais rancor em seu coração, de modo especial, pelo filho do prefeito.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 29/09/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.