Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 26/09/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 26/09/2023

Três livros com temáticas bem diferentes estrearam na Lista Nielsen PublishNews – que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país – com as vendas entre 14 de agosto e 10 de setembro. O primeiro deles é Da Silva: a grande fake news da esquerda (Edições 70), de Pavinatto, e que alcançou o 4º em Não Ficção. Na obra, o professor, advogado, palestrante, jornalista e escritor fala sobre Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e a “falsa estética do seu heroísmo”. A segunda estreia de Não Ficção é o livro Trinta segundos sem pensar no medo (Intrínseca), de Pedro Pacífico, o @bookster. No livro, o influenciador literário fala sobre a sua relação com a literatura e o papel transformador que ela teve em sua vida, sobretudo na jornada de autodescoberta quanto à própria sexualidade. A obra estreou na 17ª posição. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

No dia 9 de dezembro, Salvador receberá o Elas Publicam – III Encontro de Mulheres do Mercado Editorial. O projeto é uma imersão com produção e curadoria de Lella Malta, escritora e produtora cultural brasiliense. O objetivo do projeto é promover o networking, debater a realidade do mercado editorial entre mulheres e incentivar o empreendedorismo feminino na área cultural. As edições anteriores ocorreram em Brasília (DF) e Campinas (SP), com sucesso de público e de crítica. A programação desta edição abordará temáticas como Escrita e Feminismo; A Poética do traduzir; Inteligência Artificial, sistemas de escrita e digitalização da Literatura, e outros. Contará, também, com grandes nomes do mercado editorial brasileiro como Sevani Matos (presidente da Câmara Brasileira do Livro), Debora Rendelli (editora da Urutau), Malu Poleti (editora da Planeta), Juliana Medeiros (editora da Cria Criança), Raïssa Lettiére (editora do Grupo Editorial Record), Joana Di Conti (gerente de contas da Bookwire), Camila Cabete (Head de conteúdo na Árvore) e Talita Facchini (repórter do PublishNews). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Zoara Failla*, 26/09/2023

A Bienal do livro Rio (2023), que se despediu deixando saudades, quebrou recordes e paradigmas. Recordes de vendas de livros, de público nos corredores e em eventos; na presença de autores e de espaços nas mídias. Tomara que esses números estejam apontando para um despertar no interesse pela leitura e pela literatura para além desse grandioso evento. Sabemos que as feiras e festivais de livros e de literatura atraem o público leitor. As pesquisas Retratos da Leitura aplicadas na Bienal de SP ( 2022) e na Bienal do Rio (2019) revelaram que, dos visitantes entrevistados, mais de 95% eram leitores (98% em SP e 95% no Rio). Um percentual muito superior ao dos brasileiros (52%), segundo a 5ª edição dessa pesquisa (2020). A quebra de paradigmas que nos surpreendeu na Bienal de SP, e, agora, na Bienal do Rio, mostra que as mudanças no perfil e nas motivações dos leitores e consumidores de livros “muda a cara das feiras do livro” e aponta para um novo consumidor de ficção. Na Bienal de São Paulo (2022), a principal revelação, segundo a Retratos da Leitura, foi o expressivo aumento no percentual daqueles que citaram os influenciadores digitais para a escolha dos livros que estavam lendo. Entre os 13 livros lidos mais citados pelos 75% dos visitantes que declaram estar lendo no momento, apesar da grande pulverização em títulos, pelo menos oito* que foram fenômenos de vendas segundo as editoras expositoras nessa Bienal, foram divulgados por Booktokers (comunidade de leitura do TikTok). Clique no Leia mais para conferir a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

O Spotify estuda oferecer um pacote gratuito de audiolivros para seus assinantes premium nos próximos meses nos EUA e outros países de língua inglesa. A informação foi dada pelo jornal estadunidense The Wall Street Journal. O teste permitirá que os assinantes pagos do Spotify ouçam até 20 horas de audiolivros mensalmente de graça. Isso reflete o esforço do Spotify em se tornar uma plataforma líder para audiolivros, por meio de parcerias com grandes editoras dos EUA em um programa piloto, conforme relatado pelo WSJ. O pacote gratuito de audiolivros deve estar disponível em países de língua inglesa, incluindo os EUA, o Reino Unido, a Austrália e o Canadá. Em 2021, o Spotify adquiriu a Findaway, uma plataforma que permite aos usuários criar, distribuir e monetizar seus próprios audiolivros. A empresa pagou $123 milhões por essa aquisição. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

Um livro da Editora Miguilim ganhou um prêmio no International Photography Awards, concurso anual promovido pela Lucie Foundation. O livro Luas sobre Etiópia, de Rodrigo Lodi, ficou em segundo lugar na categoria "Non-professional Book, Others". "Para vivenciar a Etiópia, é preciso entender: este não é um livro de imagens. Não é um livro de palavras. É um livro de sentir, um livro da noite, um livro do dia", explica a sinopse do livro. O International Photography Awards realiza uma competição anual para fotógrafos profissionais, amadores e estudantes em escala global, criando um dos concursos de fotografia mais ambiciosos e abrangentes no mundo da fotografia atualmente. Os vencedores das categorias nos níveis profissional e amador, listados aqui, competem pelos dois principais prêmios do IPA, que serão anunciados na Gala anual dos Lucie Awards. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

Entrega do troféu de Melhor Literatura do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ de 2022 © Divulgação APOLGBT-SP A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) acaba de abrir inscrições para autores e editoras de livros de ficção e não ficção concorrerem ao troféu do 22º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+. O prêmio vai reconhecer obras literárias que dialogam com as vivências das pessoas LGBT+ e todos os seus recortes. Os livros inscritos serão avaliados por um júri formado por cinco pessoas convidadas pela APOLGBT-SP. “Percebemos que a produção literária que retrata vivências da nossa diversidade sexual e de gênero está mais presente nas livrarias nos últimos anos. Isso nos motivou a abrir um novo capítulo dentro da premiação, que busca reconhecer pessoas e obras que trazem visões sobre realidades que conversam com a nossa luta por mais respeito e inclusão dessa diversidade”, afirma Cláudia Regina Garcia, presidente da APOLGBT-SP. Esta é a primeira vez que a premiação abre um processo para receber inscrições na categoria Literatura. O prazo de envio das obras é dia 30 de setembro. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

© Unsplash / Glenn Carstens PetersNa última semana, o Authors Guild – organização que apoia escritores e trabalha na defesa de questões como liberdade de expressão e proteção de direitos autorais – e uma lista de autores conhecidos entraram com uma ação no Distrito Sul de Nova York contra a OpenAI. A informação foi adiantada pelo Publishers Lunch. A principal acusação é sobre os flagrantes de infringimento de direitos autorais registrados em obras de ficção escritas no treinamento dos modelos de linguagem. O Authors Guild e os demandantes movem a ação coletiva com o objetivo de representar uma classe de escritores de ficção profissionais “cujas obras brotam de suas próprias mentes e de sua expressão literária criativa”. A organização afirma ainda que “os réus não podem fugir da Lei de Direitos Autorais para impulsionar seu lucrativo empreendimento comercial, pegando quaisquer conjuntos de dados de livros relativamente recentes que pudessem obter sem autorização”. O processo ainda observa que o próprio ChatGPT admite o problema quando questionado. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

De cada três pessoas que se declaram espíritas no mundo, uma é brasileira. Os seguidores dessa doutrina são consumidores de diversas publicações na área: de romances ditados pelos espíritos e psicografados por médiuns, até obras básicas como O livro dos espíritos, lançado no dia 18 de abril de 1857 por Allan Kardec e até hoje uma referência. Esse e outros livros do Espiritismo estarão em destaque na 30ª Feira do Livro Espírita da 3 de Outubro, entidade de estudos sediada no bairro da Lapa, em São Paulo. A Feira ocorre nos dias 7 e 8 de outubro, um fim de semana, na sede da 3 de Outubro (Rua Clélia, 669 – Lapa, São Paulo / SP). Com a participação de editoras como Federação Espírita Brasileira (FEB), Intelítera, CCDPE e Vida & Consciência, entre outras, o evento promete atrair seguidores da doutrina para comprar livros e estar perto de autores do segmento, para autógrafos e palestras. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Um belo livro é aquele que semeia ao seu redor pontos de interrogação.”
Jean Cocteau
Novelista francês (1889-1963)
1.
O código dos negócios extraordinários
2.
Onde estão as flores
3.
O poder da autorresponsabilidade
4.
A biblioteca da meia-noite
5.
É assim que começa
6.
Café com Deus pai
7.
É assim que acaba
8.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
9.
Minutos de sabedoria
10.
Mais esperto que o diabo
 
PublishNews, Redação, 26/09/2023

O FLI (Festival Literário), que desde 2013 ocorre na região do Vale do Ribeira, expande seus horizontes e agora, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Sebastião, realiza edição especial na cidade mais antiga do litoral norte. A edição especial do FLI & São Sebastião Literária será no dia 7 de outubro, das 13h às 23h, no Complexo Turístico da Rua da Praia. Localizado no Centro Histórico de São Sebastião, o espaço será o epicentro do encontro entre diversas vozes, saberes, escritos e memórias. Também acessível em Libras, o Festival irá promover reflexões, debates e diálogos sobre cultura, literatura, território e identidades, shows, manifestações tradicionais, troca e lançamento de livros de livros, atividades de formação para professores de escolas públicas, e muito mais. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

Com mais de 600 mil exemplares vendidos no Brasil pela Editora Planeta, Gabriel Dearo e Manu Digilio, responsáveis pelo sucesso da série As aventuras de Mike, estão em turnê pela América Latina para promover o lançamento do livro As aventuras de Mike – O bebê chegou em espanhol. A obra já foi lançada no Brasil e em Portugal e agora a dupla vai acompanhar a chegada do livro pela Planeta no México, na Colômbia, no Chile e na Argentina. A turnê vai até o dia 7 de outubro e os autores poderão encontrar os fãs, visitar livrarias locais, além de conceder entrevistas para veículos de imprensa. Há mais de 11 anos produzindo conteúdo para internet, Dearo e Manu já ultrapassaram 19 milhões de seguidores. “Estamos felizes e ansiosos para essa primeira turnê internacional. Será muito divertido receber o calor dos nossos fãs em outros países”, completa Manu. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

O suposto roubo de uma arma de fogo mexe com todas as pessoas da pequena e pacata ilha de Boa Vista. Fortunato, uma pessoa com deficiência intelectual, rapidamente se torna suspeito e alvo de uma grande comoção e comitiva para encontrá-lo, vivo ou morto. Cerceados pelo mar e movidos pelo medo em um momento de perseguição e tensão, os moradores da ilha serão levados aos limites de seus próprios conflitos, nos quais vontades reprimidas aparecerão como uma forte ressaca do mar. Vencedora do prêmio Fernando Chinaglia, A barca dos homens (HarperCollins, 288 pp, R$ 59,90) é, nas palavras do próprio autor, Autran Dourado, “uma história de caça e pesca”. O livro conta com prefácio de Oscar Fussato Nakasato, autor de Nihonjin, vencedor do prêmio Jabuti.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

Em meio às festas de Natal na cidade de Oxford, um incêndio misterioso abala a comunidade local. Duas crianças são retiradas dos escombros. Uma já estava sem vida, mas a outra, ferida, vai para o hospital lutando para se manter viva. Onde estavam os pais delas durante a tragédia? Como esse incêndio começou? Quem são os culpados? Essas são algumas das perguntas que o detetive Adam Fawley vai tentar responder no novo romance policial Sem saída (Trama, 344 pp, R$ 64,90 – Trad.: Edmundo Barreiros), da escritora Cara Hunter. Neste thriller apontado pelo Sunday Times como um dos 100 melhores romances policiais desde 1945, Hunter cria uma teia complexa de segredos e revelações surpreendentes, convidando o leitor a fazer parte da investigação. À medida que os acontecimentos avançam, cada nova pista leva os personagens à seguinte pergunta: há realmente uma forma de sair desse labirinto? O livro é o terceiro da série do detetive Adam Fawley.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

Em Os crimes de uma nova esperança (Citadel, 304 pp, R$ 59,90), Farias é um detetive de polícia que simplesmente desistiu de fazer seu trabalho, esgotado por uma luta inútil contra um sistema corrupto demais para ser enfrentado e odiado por todos os colegas. Após a morte de seu tio, consegue uma transferência da capital para sua cidade natal, Nova Esperança, onde espera encontrar um pouco de paz e sossego. O que ele jamais imaginava era se deparar com uma cena de crime repugnante, envolvendo uma jovem que teve todos os pelos do corpo raspados e o sangue drenado. Em sua investigação, que se desdobra em mais desaparecimentos e assassinatos, Farias descobre segredos que desagradam gente importante. E afinal, vê-se novamente numa luta contra tudo e contra todos, na qual o que está em jogo é sua própria vida. Misturando o melhor do romance policial com denúncia social, Ricardo Fonseca constrói um thriller angustiante e contundente e se revela como grande promessa da literatura nacional.

PublishNews, Redação, 26/09/2023

Até que ponto o avanço cada vez mais veloz da ciência pode mudar nossas vidas? É possível resistir a isso? Estas são algumas das questões debatidas por Blake Crouch em seu novo livro Upgrade (Intrínseca, 304 pp, R$ 69,90 – Trad.: Ulisses Teixeira). No romance, o autor de Recursão (Intrínseca) e Matéria escura (Intrínseca) volta a discutir os impactos da tecnologia na humanidade e suas consequências irreversíveis. A trama do livro acompanha o agente Logan Ramsay. No meio da madrugada, Logan entra em um laboratório clandestino à procura de provas de um crime, sem fazer ideia de que sua vida está prestes a mudar. Um som estranho. Uma explosão. Então, silêncio. Logan acorda em um leito de hospital, sendo atendido por profissionais usando trajes de proteção biológica, enquanto sua esposa e filha o observam através de uma barreira de vidro. Os médicos informam que ele foi infectado por um vírus capaz de modificar sua estrutura genética, embora os exames não tenham detectado nada. Depois que a febre e a dor passam, Logan começa a enxergar o mundo com mais clareza. Ele está mais forte, mais inteligente, mais rápido, e suas habilidades parecem aumentar a cada dia. Algo revolucionário está em curso. Algo capaz de mudar a própria definição de humanidade e trazer consequências devastadoras caso caia nas mãos erradas. E Logan é a única pessoa no mundo que pode deter a catástrofe iminente e impedir a morte de milhões de pessoas, ainda que, para vencer a guerra, ele tenha que confrontar seu passado sombrio, desafiar o governo e se transformar em algo que jamais imaginou.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.