Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 09/08/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 09/08/2023

A Associação Brasileira de Autores de Livros Didáticos (Abrale) divulgou um manifesto sobre as falas do secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, sobre a qualidade dos livros didáticos no âmbito do PNLD. Em uma entrevista à Folha de S. Paulo na última semana, Feder disse o seguinte: "Eu e meus técnicos olhamos os livros do PNLD. A avaliação da Secretaria foi a de que eles perderam a qualidade, profundidade e conteúdo. Estão superficiais". A Abrale diz que recebeu a declaração com consternação. "Os livros didátcos do PNLD são caracterizados pela excelência e estão entre os melhores do mundo", diz o manifesto. "Importante lembrar que os livros aprovados são adotados em larga escala também por escolas e redes de ensino da rede particular, o que demonstra o interesse social dessas produções". Um relatório da Associação também aponta aspectos "superficiais e generalistas" em parte do material produzido pela Secretaria de Educação do Estado. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 09/08/2023

O Radar de Licitações - seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais - divulga mais dois editais. O primeiro deles visa a contratação de empresa especializada em organização de feiras de livros ou jornadas literárias, atividades culturais e pedagógicas, destinada aos profissionais da educação e alunos de uma rede municipal de ensino. O pregão ocorre em 27 de setembro e o valor chega a R$ 300.316,67. Já o segundo edital tem como objeto a aquisição de livros impressos para diversificar e atualizar o acervo de uma biblioteca. São 327 títulos de diferentes editoras. A disputa ocorre em 21 de agosto e o valor chega a R$ 25.719,01. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.

PublishNews, Redação, 09/08/2023

Nesta quinta (10), a cidade de São Paulo terá inaugurada sua primeira galeria de arte dedicada ao livro ilustrado. Idealizada por Isabel Malzoni, sócia-editora da Caixote, a Galeria Página (Rua Purpurina, 307, Vila Madalena) surge com o objetivo de extrapolar o potencial artístico do livro ilustrado. "Em outras palavras, nasce da pergunta: o que acontece se tiramos a ilustração da página, se mudamos seu suporte e a deslocamos para uma parede? A iniciativa segue questionando e experimentando essas possibilidades, já que é a primeira galeria dedicada exclusivamente à arte do livro ilustrado no Brasil", diz o material de divulgação do espaço. A primeira exposição da Galeria será Padê: autores negros nos livros da Editora Caixote, com ilustrações de Carol Fernandes, Dalton Paula, Larissa de Souza, Paty Wolff e Rodrigo Andrade. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 09/08/2023

A Bienal do Livro Rio (1º a 10 de setembro) anunciou a vinda da best-seller Holly Black, autora de mais 30 livros de fantasia para crianças e jovens adultos, traduzidos para 32 idiomas e adaptados para o cinema. Na Bienal 40 anos, Holly será entrevistada, participará - junto com Cassandra Clare - de um concurso que vai selecionar 12 pessoas para um desfile de cosplay, e lançará o volume único de As crônicas de Spiderwick (Galera Record) para os leitores brasileiros. Esta edição de luxo reunirá os cinco livros da série: O guia de campo, A pedra da visão, O segredo de Lucinda, A árvore de ferro e A ira de Mulgarath. Conteúdo exclusivo, ilustrações inéditas de Tony DiTerlizzi e três capítulos extras do universo Spiderwick estão entre as novidades. As crônicas de Spiderwick teve os direitos adquiridos pelo Disney+ para adaptação de uma série, com lançamento previsto ainda para este ano. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Thereza Castro*, 09/08/2023

Com a chegada da inteligência artificial ao alcance das mãos das pessoas comuns, é impossível não pensar se de fato Andrew Nig, fundador do Cursera, tinha razão ao afirmar em 2017 que a Inteligência Artificial era a nova eletricidade. Afinal, assim como a lâmpada de Edison representou um ponto de virada para a vida cotidiana e a indústria, as IAs generativas, como o ChatGPT, prometem causar impacto sem precedentes em todos os mercados. Embora, como outras invenções, o desenvolvimento da Inteligência Artificial tenha sido, até agora, gradual – o termo foi cunhado em 1956 – o momento em que estamos se compara ao advento do computador pessoal, com diferenças fundamentais, no entanto, da velocidade dos acontecimentos e seu poder de intervenção. A cada dia surge uma nova IA capaz desde desenhar planos de negócios, roteiros, gerar imagens, escrever textos, criar logos, administrar redes sociais, até imitar a sua voz, e enquanto elas se embrenham em todas as partes, e aprendem a cada interação, o foco da maioria dos entusiastas está em descobrir como usar e lucrar com elas, mas poucos discutem a ética e as necessárias regras desta utilização. Clique no Leia mais para conferir a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 09/08/2023

Autor de Era uma vez uma ave, lançamento da Boitatá que conta com ilustrações de Dipacho, o argentino Gastón Hauviller está em São Paulo para uma série de atividades. De 11 a 18 de agosto, o escritor ministra, junto com Nelson Cruz, ganhador do Jabuti e autor de diversas obras, um curso sobre a criação de livros ilustrados no CPF Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar – São Paulo / SP). Para participar, é necessário se inscrever no site da instituição. Já no sábado, 12 de agosto, o autor promove duas oficinas de desenho em livrarias infantis da cidade, pela manhã na Panapaná e à tarde na Miúda. No sábado seguinte, 19 de agosto, Gastón participa, também com Nelson Cruz, da Feira da El Cabriton com a aula O processo criativo do livro infantil. As três atividades são gratuitas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/08/2023

Pela primeira vez, o Hack Town – Festival de Tecnologia e Inovação, realizado em Santa Rita do Sapucaí (MG), vai levar o mercado editorial – o livro, a leitura e a literatura – para dentro do evento. O encontro convidou o Flipoços (Festival Literário Internacional de Poços de Caldas) para se juntar ao evento e montar a Livraria Flipoços, que ficará responsável pela divulgação, lançamentos e autógrafos dos livros dos palestrantes e escritores que compõem a programação, com mais de 800 atividades programadas, entre palestras, shows e workshops. O Hack Town ocorre de 17 a 20 de agosto de 2023. Além de levar a Livraria para o Hack Town, a curadora do Flipoços, Gisele Ferreira, participa da programação com o bate papo “Em tempos de tecnologia, como fica o cheirinho do livro papel?”, na sexta-feira (18), às 8h30. “Considero uma oportunidade muito especial inserir em um ambiente totalmente ligado à tecnologia, o livro papel e a literatura de vários gêneros. Temos que desmitificar a fala de que quanto mais a tecnologia avança mais o livro perde espaço. Não é verdade. O que temos que fazer, enquanto agentes divulgadores do livro, leitura e literatura é provar que o livro também cabe neste mundo em que as novas tecnologias parecem nos engolir diariamente”, afirma Gisele Ferreira, curadora do Flipoços, em nota. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/08/2023

O coletivo alemão Women in Publishing Germany concederá em novembro a segunda edição do seu segundo prêmio literário BücherFrauen-Literaturpreis – em homenagem à escritora francesa Christine de Pizan (1364-1430). O prêmio será concedido pela segunda vez em novembro, depois de ter reconhecido em 2021 a escritora Mely Kiyak por Frausein (Womanhood). Em um comunicado, a Women in Publishing Germany (BücherFrauen) afirmou: "O prêmio tem o objetivo de reconhecer o trabalho de autoras cuja escrita contribui para a igualdade de gênero e o empoderamento de meninas e mulheres". O prêmio inclui a estatueta Christine e 10 mil euros. Se o título vencedor for uma obra traduzida, o dinheiro será dividido igualmente entre vencedora e tradutora. A cerimônia do prêmio será no dia 10 de novembro de 2023. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A leitura é o caminho mais curto para o conhecimento.”
Aristóteles
Filósofo grego (384 aC - 322 aC)
1.
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
2.
Educação para o futuro
3.
Café com Deus pai
4.
Onde estão as flores
5.
Mais esperto que o diabo
6.
A biblioteca da meia-noite
7.
Nunca foi segredo
8.
É assim que acaba
9.
Esfarrapados
10.
É assim que começa
 
PublishNews, Redação*, 09/08/2023

Convidamos o leitor a adentrar em um universo de devoções, sentimentos e transformações com o livro O Despertar da Roseira (Editora Ases da Literatura). Escrito por um talentoso autor nascido em São Paulo – Fernando Latorraca – este trabalho poético explora o âmago de nossas ideias, valores e emoções de maneira delicada e profunda. A poesia, como linguagem, revela-se uma aliada eficaz para transmitir os sentimentos mais íntimos e essenciais que habitam nosso ser. Nas páginas de O despertar da roseira somos conduzidos a uma jornada de autoconhecimento e reflexão, em que a palavra escrita assume o poder de atravessar nossas vivências e nos transformar. O autor, formado em Direito pela USP e atualmente atuando como defensor público do Estado de São Paulo, sempre cultivou uma paixão pela escrita poética e esboços de romances desde a adolescência. A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para participar, escreva para comercial@publishnews.com.br.

PublishNews, Redação, 09/08/2023

Usar um turbante com cores vibrantes pela primeira vez, sentir o vento balançar os cabelos sem o peso dos produtos químicos, reconhecer nos filhos os traços da ancestralidade. Esses são alguns dos temas que Bianca Santana expurga em busca do encontro com sua negritude nesta nova edição, revista e ampliada, de Quando me descobri negra (Fósforo, 104 pp, R$ 44,90). A autora traz à tona sua trajetória de autorreconhecimento e aceitação. Mesclando trechos autobiográficos à história recente do país com pinceladas de ficção, Santana narra sua passagem por um processo complexo de letramento racial, aceitação do corpo e reconhecimento familiar. Tudo isso enquanto se desvencilha do racismo brasileiro presente no bairro de classe média. Com a altissonante frase “Tenho trinta anos, mas sou negra há dez”, a autora inicia essa jornada que há tempos vem ajudando pessoas negras a se aceitarem e pessoas brancas a compreenderem o papel que podem desempenhar na luta antirracista. Com textos curtos e um olhar acurado, Quando me descobri negra é um marco no processo de diversos avanços que o movimento negro vem conquistando.

PublishNews, Redação, 09/08/2023

Com dolorosa consciência, Djaimilia Pereira de Almeida reflete na obra O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo (Todavia, 96 pp, R$ 49,90) sobre seu lugar numa cena em que traços de gênero e raça são saudados com efusão, mas muitas vezes de forma superficial, quase publicitária, escamoteando o caráter ora movediço e, portanto, profundamente instável, de ser uma mulher que escreve. Uma mulher negra que escreve. No texto que dá título ao volume, a autora mescla ensaio cultural e pessoal para entender seu espaço no mundo como uma das grandes escritoras da atualidade. Fosse há cinquenta anos, ela estaria onde está, sendo premiada e traduzida mundo afora? A pergunta não é fora de propósito nem dada a questionamentos mais ligeiros. Este ensaio é uma reflexão tão arguta quanto combativa. Uma meditação sobre raça e cultura na vida contemporânea.

PublishNews, Redação, 09/08/2023

Em Águas de estuário (Jandaíra, 152 pp, R$ 62 – Trad.: Lizandra Magon de Almeida), a escritora afro-colombiana Velia Vidal apresenta um livro autobiográfico epistolar, no qual, através de cartas endereçadas a um amigo não nomeado, revela suas múltiplas faces de mulher, livre e ampla, com inquietudes e dores, alegrias e sexualidade, mas distante da hipersexualização, comumente atribuída às mulheres negras. Para além de expressar seus sentimentos, emoções e conflitos, a autora também conta como fundou o Motete, projeto que leva livros infantis e histórias a crianças do Chocó, estado mais negro da Colômbia. As cartas revelam a sensibilidade poética da autora e, na mesma medida em que é possível conhecer mais de sua perspectiva subjetiva como mulher negra, suas percepções sociais mostram as desigualdades presentes na Colômbia. O livro é resultado da parceria do Selo Sueli Carneiro, coordenado por Djamila Ribeiro. “A estreia de Velia Vidal é um marco na trajetória da parceria entre Editora Jandaíra e Feminismos Plurais, abrindo caminhos para uma ponte diaspórica entre Brasil e Colômbia, cujo intercâmbio proporcionará à leitora e ao leitor uma oportunidade incrível de enriquecimento intelectual”, conta Djamila Ribeiro no texto de apresentação da obra.

PublishNews, Redação, 09/08/2023

Alice Walker começou a registrar ideias, percepções e sentimentos em diários aos 18 anos de idade e nunca mais parou. As confissões que somam mais de 65 volumes foram organizadas por quase uma década pela professora, escritora e crítica literária Valerie Boyd. O resultado está em Colhendo flores sob incêndios: diários de Alice Walker (Rosa dos Ventos, 528 pp, R$ 149,90 – Trad.: Nina Rizzi), um registro apaixonado, íntimo e poético da construção da artista. O livro traz a intimidade dessa autora que foi ativista no Movimentos pelos Direitos Civis, marchando ao lado de Martin Luther King Jr.; casou-se com um advogado judeu, desafiando as leis contra o matrimônio inter-racial; escolheu realizar um aborto precoce; anos depois deu à luz a filha em meio à escrita de seu primeiro romance; ganhou o Prêmio Pulitzer de ficção; desafiou padrões ao assumir-se bissexual; e denunciou práticas de mutilação genital feminina. Mulher negra, nascida em uma família grande e de poucos recursos no Sul dos EUA, Alice Walker se tornou uma das mais importantes personalidades mundiais. Seu romance A cor púrpura é considerado uma das mais importantes obras da literatura em todo o planeta, e já foi adaptado para o cinema e para o teatro, em um musical que vem sendo apresentado nos palcos brasileiros.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.