Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 20/06/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 20/06/2023

A segunda edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, cujo tema será Livro é o que nos une, será realizada pela Câmara Brasileiro do Livro (CBL) entre os dias 2 e 4 de agosto de 2023. Este ano, o evento ocorre no Tauá Resort & Convention, em Atibaia, São Paulo, e mais uma vez reunirá profissionais da área editorial com o objetivo de discutir e debater as mais recentes tendências e as novidades do mercado. Para Sevani Matos, presidente da CBL, a realização da 2ª edição do evento será fundamental para o segmento editorial. “Este encontro é uma grande oportunidade para que os diversos segmentos do nosso setor possam estar juntos e debater com profundidade os desafios e as oportunidades do mercado editorial”, afirma, em nota. Na programação – que ainda está em construção – já estão confirmados nomes como Julian Sandell (Ingram), Peter Schoppert (NUS Press), Mel Griffin (Livraria Griffin Books), Camila Cabete (Árvore), Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes), Marcos da Veiga Pereira (Sextante), entre outros. Os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira (22). Este ano, o evento conta com o patrocínio da MVB e tem o PublishNews como mídia oficial, além de receber o apoio das principais entidades do livro. Clique no Leia mais para conferir parte da programação e a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 20/06/2023

Você certamente já viu um desenho dele nas redes sociais, mesmo sem saber o autor: os traços com aspecto infantil ilustram mensagens nada infantis, cuja capacidade de capturar um espírito do tempo se reflete diretamente no número de seguidores que o desenhista Pedro Vinicio, nascido em 2005 em Garanhuns (PE), amealhou nos últimos meses (já são quase 600 mil). Ainda que a métrica do número de seguidores queira dizer cada vez menos em um mundo já inundado pela lógica do TikTok, o trabalho do artista – que lançou agora pela Editora Cobogó o livro Pedro Vinicio: Tirando tudo tá tudo bem, com 99 ilustrações suas acompanhadas das respectivas legendas espirituosas – é elogiado em diferentes frentes e a partir de diversas origens. Muito procecemente reconhecido como uma espécie de guru do Brasil na pandemia, Vinicio emplaca nas suas obras temas diversos como baixa auto-estima, ansiedade, estresse da vida cotidiana, relacionamentos, e a necessidade implacável de pagar os boletos, que no fim tem um pouco a ver com todos os anteriores. Tudo isso com um toque bastante surpreendente de niilismo: "fumar faz bem para o meio ambiente porque mata os humanos", diz um dos seus desenhos. Seu livro foi para a segunda tiragem de cinco mil exemplares em quatro semanas, foi o mais vendido do estande da Cobogó na A Feira do Livro 2023, e Vinicio dividiu uma mesa com Laerte na programação principal do evento. Ele topou responder às três perguntas do PN por mensagem de texto – a qual reproduzimos na íntegra e sem edições nas respostas. Clique no Leia mais para ler a entrevista.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

O 4º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler, criado pela Abigraf Regional São Paulo como forma de reconhecer os melhores trabalhos gráficos do estado, ultrapassou 200 peças inscritas, totalizando mais de 45 empresas participantes. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 23 de junho, no Auditório do SENAI Theobaldo de Nigris (Rua Bresser, 2315 – Mooca, São Paulo / SP). Os ingressos já estão à venda pelo Sympla e custam R$ 250 para associados da Abigraf e patrocinadores, e R$ 400 para os demais interessados. “Os números confirmam a força da indústria gráfica do estado”, diz João Scortecci, presidente da Abigraf-SP. “O Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler tem como objetivo destacar a qualidade da produção gráfica paulista, bem como estimular o desenvolvimento desse importante setor. Estamos muito felizes com a adesão das empresas e com a qualidade das peças inscritas”, afirma, em nota. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Henrique Rodrigues, 20/06/2023

Acabo de retornar de Teresina (PI), onde tive a oportunidade de compor a coordenação curatorial de mais uma edição do Farpa – Festival Arte da Palavra, realizado pelo Sesc. Cada evento literário é único e nos deixa marcas, mas esse teve algo a mais que está reverberando ainda. Em nós, que estamos do lado de dentro do balcão, nos artistas e, o mais importante, no público. Vale esclarecer que o festival não acontece do nada. Ele é parte de um projeto maior, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. Ao longo de todo o ano, 51 artistas (entre prosadores, poetas, contadores de histórias, cordelistas, slammers, rappers e oficineiros) circulam por 100 cidades do país, em formato de intercâmbio, realizando cerca de 500 atividades. Escolhemos uma cidade para sediar um festival com parte do grupo, sempre mesclando com a produção local. Uma metodologia que implementamos é garantir a permanência dos artistas em todo o evento, o que faz toda a diferença, pois eles se colocam como plateia e aprendem mais sobre as outras forma de fazer e pensar a literatura no Brasil hoje. O resultado é algo único. E já fica a dica para os curadores que leem o PublishNews: vale a pena separar mais um dinheirinho na planilha para que os artistas não façam apenas uma apresentação-relâmpago, a fim de que tenham uma imersão na cidade e na cultura de onde é realizado o evento. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta coluna.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

O Grupo Editorial Zit está à procura de um coordenador de logística para integrar seu time. É preciso ter nível superior em Administração ou Logística, Excel e Power Point avançado e conhecimento avançado em implantação sistêmica. A pessoa contratada será responsável por uma equipe de seis a dez pessoas; fará a gestão de frota própria e terceirizada; cuidará da implantação de aplicativo de gestão de frota e entrega; gestão de estoques; controle de entrada e saída de produtos; cadastro de materiais; irá registrar entrada de NFs; emitir NFs dos pedidos de e-commerce; controlar as entregas junto aos correios, transportadoras e entregadores terceirizados; fará a emissão de relatórios de gestão de estoques; entre outras funções. O modo de trabalho é híbrido e interessados devem encaminhar currículos com pretensão salarial para oportunidadesrhdp@gmail.com até 30 de junho.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

Com o objetivo de ampliar e valorizar a diversidade de vozes na literatura de ficção produzida no Brasil – e contribuir para o fomento de uma nova geração de autoras –, a Primavera Editorial abriu a chamada Mulheres Literárias. A proposta é selecionar obras inéditas, de autoras iniciantes ou que já publicaram livros, para integrarem o catálogo de lançamentos de 2024 e 2025 da editora. Estão credenciadas a participar mulheres cisgênero, transgênero e pessoas não binárias, com mais de 18 anos e com uma obra em Língua Portuguesa; os textos serão analisados nas categorias de romance, conto, crônica e novela. As inscrições podem ser feitas até 5 de agosto de 2023, pelo site da Primavera Editorial. Para Larissa Caldin, CEO da editora, a iniciativa está conectada diretamente aos valores da Primavera: fomentar e difundir a literatura feita por mulheres de diferentes lutas, lugares e formas de escrita. “Queremos conhecer novos nomes, novas narrativas; esperamos ler mulheres que estão em vários territórios do país e que têm muito a dizer por meio da escrita”, afirma Larissa, acrescentando que entre os critérios de seleção estão: originalidade de forma ou escrita; narrativa e estrutura; qualidade da escrita; consistência de enredo e personagens; criatividade e inovação; além de coerência e coesão do texto. O resultado da chamada será divulgado em setembro de 2023.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

Para comemorar os 116 anos de história no mercado editorial, o Grupo Editorial Pensamento realiza um encontro literário aberto ao público e gratuito, em sua sede na capital paulista (Rua Doutor Mário Vicente, 374, Ipiranga). O 1º ELIP – Encontro Literário do Grupo Pensamento será nos dias 24 e 25 de junho, sábado e domingo, das 10h às 15h. A programação foi pensada especialmente para os leitores dos quatro selos do grupo – Pensamento, Cultrix, Seoman e Jangada – e conta com bate-papos e mesas redondas com especialistas em diversas áreas, como: esoterismo, psicologia, feminismo, quadrinhos e obras de ficção contemporânea. Entre os nomes que participarão do evento estão: André Mantovanni, conhecido por sua participação como astrólogo do programa Catia Fonseca (Tv Bandeirantes) e autor da Pensamento; Rangel Fabrete, psicólogo e coordenador do Instituto Freedom; os autores de ficção do selo Jangada, Gustavo Rosseb e Paulo Stuchhi; e as especialistas em quadrinhos, Lila Cruz, Gabriela Franco e Sâmela Hidalgo. Todos os bate-papos são gratuitos e além deles, haverá sessões de autógrafos, leitura de tarô para interessados e descontos em todos os livros do Grupo Pensamento durante todo o evento. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota e conferir a programação completa do evento.

PublishNews, Redação, 19/06/2023

A PerifaCon – considerada a primeira convenção de cultura nerd da favela – terá sua terceira edição realizada no dia 30 de julho de 2023, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, está em busca de investidores e também abriu uma campanha de financiamento coletivo. Segundo nota da organização, empresas, empreendedores, figuras públicas ou qualquer pessoa podem participar ou entrar em contato com um dos representantes do evento e falar sobre outras possíveis parcerias. “A cada edição, a PerifaCon mostra a força da periferia quando se trata de cultura pop e nerd. Este ano queremos contar com a colaboração de outras organizações e pessoas para continuar levando conhecimento, possibilidades e esperança, visando proporcionar um futuro com mais oportunidades e escolhas a mais de 200 mil habitantes da Cidade Tiradentes, além de inspirar e incentivar outros milhões Brasil afora”, afirma Andreza Delgado, uma das fundadoras da PerifaCon. A produção espera receber em 2023 mais de 15 mil visitantes. “Vale lembrar que o maior valor deste investimento é a possibilidade de mudar a vida de milhares de jovens brasileiros”, explica Andreza. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

“preparem-se sofredores do mundo, o tempo não é linear”
valter hugo mãe
Escritor lusófono
1.
Rita Lee - outra autobiografia
2.
Onde estão as flores
3.
Mais esperto que o diabo
4.
Café com Deus pai
5.
Rita Lee - uma autobiografia
6.
É assim que acaba
7.
É assim que começa
8.
Marvin Grinn e a chave mestra
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
Ressuscite os seus sentidos
 
PublishNews, Redação, 19/06/2023

Estão abertas as inscrições para os interessados em expor seus trabalhos na 5ª edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes, que ocorre em 16 de setembro de 2023, na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, em Campinas (SP). Artistas, coletivos ou editoras de qualquer lugar do país podem se inscrever por meio do formulário neste link, disponibilizado também nas redes sociais da Feira SUB (@feirasub). As inscrições vão até 23h59 do dia 02 de julho de 2023. A SUB é gratuita tanto para os expositores quanto para o público. As inscrições passam por um trabalho de curadoria para seleção de cerca de 90 expositores, que serão divulgados até o dia 14 de agosto nas redes sociais da Feira SUB. “A intenção é aproximar o público de editores e artistas contemporâneos independentes e promover o diálogo entre eles”, explica Fabiana Pacola, também produtora da SUB. Clique no Leia mais para ler a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

Um encontro que será realizado pela editora Morro Branco na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200 – Loja 53 – República, São Paulo / SP) irá discutir o legado de Octavia E. Butler. Para a conversa, foram escaladas as pesquisadoras Pétala e Isa Souza, conhecidas nas redes sociais como @afrofuturas. A conversa será mediada por Heila Lima, assistente de marketing da própria editora. O encontro ocorre no sábado (24), a partir das 17h. Nascida no dia 22 de junho de 1947, Octavia E. Butler era filha de um engraxate e de uma empregada doméstica, foi pioneira e se consagrou como a “Grande Dama da Ficção Científica”. Aos 12 anos, ela já escrevia fantasias para escapar do mundo maçante que vivia. No encontro que será realizado na livraria Megafauna, Pétala e Isa vão discorrer sobre este legado e conversar sobre os dez livros da autora já publicados pela Morro Branco: Kindred, A parábola do semeador, Despertar, A parábola dos talentos, Ritos de passagem, Imago, Filhos de sangue e outras histórias, Semente originária, Elos da mente e Arca de Clay. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

Chama de histórias | © Renato MangolinNesta quarta (21), o Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160 - Copacabana - Rio de Janeiro / RJ) receberá a apresentação única e gratuita da Chama das Histórias - o Brasil contado por mulheres, às 19h. É uma roda de contação de histórias para adultos ao redor do fogo, que reúne vozes femininas que se debruçam sobre o universo dos contos da tradição oral africanos, indígenas e folclóricos. Com entrada gratuita, a roda terá a participação das narradoras Camila Costa, Rita Gama e Rosana Reategui. A história contada por Camila Costa será "O fumo da mulher feiticeira", sua versão da narrativa indígena A origem do fumo, do povo Terena. Já Rita Gama vai narrar a sua versão do conto de encantamento As três irmãs, que possui outras versões em diferentes culturas ao redor do mundo. No encerramento da apresentação, Rosana Reategui narra Icamiabas: as Amazonas dos Rios e Matas, conto que é fruto de suas pesquisas sobre as lendárias guerreiras da floresta e seus Matriarcados. Todas as histórias estão publicadas no livro homônimo. A agenda faz parte do programa Sesc Pulsar e no próximo dia 29 de junho, outra roda será apresentada no Sesc Ramos, às 14h. Outras apresentações estão previstas até agosto, em São João de Meriti, São Gonçalo, Teresópolis e Valença. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

A edição 2023 do Viva Livros – Uma Experiência Literária será realizada entre os dias 21 e 23 de julho, em Gonçalves (MG), e terá a escritora Carla Madeira como convidada. Concebido em formato imersivo num final de semana, o evento pretende promover a interação entre leitores e escritores, tornar público o que está por trás do processo criativo de obras literárias e da concepção de livros, fomentar a reflexão acerca de temas existenciais e essenciais por meio de narrativas. Os ingressos já estão à venda e as vagas são limitadas. A programação do Viva Livros contempla bate-papo com escritores(as), sessão de fotos e autógrafos e um ciclo pocket de Laboratório de Leitura. O evento é idealizado pelos comunicadores Ricardo Mituti e Egle Maria Gallian e tem apoio da Casa Arca – Humanidades, Literatura & Experiências. As vagas são limitadas. O pacote com hospedagem em quarto duplo, pensão completa e acesso livre à programação custa R$ 1.790 por pessoa. Mais informações e reservas pelo WhatsApp (11) 99631-2800. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

Segundo livro do apresentador e influenciador Vitor diCastro, Deboche astral (Outro Planeta, 208 pp, R$ 49,90) é um sobre os signos do zodíaco, repleto de muita informação e bom humor. “Para esse lançamento, queria homenagear e resgatar, de certa forma, os temas e conteúdos que fizemos para o canal Deboche Astral. A ideia era criar um manual, então esse livro segue a mesma divisão que fazemos nos vídeos para o YouTube. Sendo assim, cada tema é subdividido em signos”, conta Vítor. Signos impacientes, a insegurança de cada um deles e como agem no amor são alguns dos assuntos abordados. “Quisemos fazer um conteúdo fácil de ser consumido e que fosse ao mesmo tempo divertido, possibilitando uma leitura fluida. Mesmo as pessoas que não conhecem o nosso trabalho com o Deboche Astral, irão se divertir”, completa.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

Muitas vezes é complicado falar sobre relacionamentos, considerando que as experiências de desilusões amorosas, corações partidos e amores finitos alcançam a casa dos milhares. É como se para cada pessoa certa houvesse outras tantas erradas, e encontrar o amor fosse o mesmo que achar uma agulha em um palheiro: uma missão quase impossível. Em A pessoa certa (BestSeller, 208 pp, R$ 49,90), a astróloga Virgínia Rodrigues demonstra que mudar essa realidade depende apenas de nós mesmos, se decidirmos, enfim, acreditar na astrologia e nos entregar a ela. Toda e qualquer pessoa é regida pela configuração do céu no momento de seu nascimento e carrega consigo uma identidade astral — características que definem a sua personalidade, os seus comportamentos e a sua forma de viver. Na obra, ela descreve detalhadamente as características de cada signo e, com base nos ensinamentos, instrui os leitores na maneira de lidar com o outro e consigo mesmo. A ideia de Virgínia é a de desmistificar o amor, construindo relacionamentos mais saudáveis com as mais diversas personalidades.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

A transformação das sociedades, muitas vezes, é marcada pela quebra de paradigmas que atribuem a certos comportamentos sexuais e amorosos a ideia de “pecado”, “erro”, “patologia” e “desvio”. A monogamia é uma dessas normas que tem sido mais intensamente questionadas nos últimos anos, de modo que muitas pessoas e casais têm optado por relacionamentos sem exclusividade afetiva e/ou sexual. “Poliamor” é uma palavra que se refere à possibilidade de estabelecer relações afetivas e sexuais com mais de uma pessoa ao mesmo tempo com a concordância de todos os envolvidos. Infinitos Amores (Telha, 162 pp, R$ 57), de Antonio Cerdeira Pilão, mostra como, de 2004 para cá, passamos a olhar com menos estranheza e maior naturalidade para essa forma de vivenciar “afetos plurais”. Assim, a obra tem como objetivo analisar as ideias e as práticas amorosas, sexuais e de gênero de poliamoristas brasileiros.

PublishNews, Redação, 20/06/2023

Por que as pessoas estão frustradas com suas vidas sexuais? A sociedade ocidental, ao mesmo tempo que pratica uma hipervalorização da sexualidade, não sabe como lidar com os conflitos cada vez maiores dos relacionamentos contemporâneos. Para a terapeuta Diana Richardson, a inclusão de técnicas tântricas no dia a dia tem o poder de transformar a experiência sexual nos arranjos conjugais. Capaz de ampliar a intimidade e o amor, as técnicas apresentadas no livro publicado no Brasil como O coração do sexo tântrico (Mantra, 272 pp, R$ 79,90 – Trad.: Martha Argel) passam pelo olhar, toque, respiração e comunicação. São práticas que visam aprimorar a conexão física com o parceiro ou parceira, com benefícios para além do sexo, aplicados no dia a dia.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.