Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 12/07/2022
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Thales de Menezes, 12/07/2022

Thiago Nigro | © DivulgaçãoNos números referentes a junho revelados agora pela Lista Nielsen PublishNews, que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país, nenhum título estreia nas duas categorias do levantamento. Os três primeiros colocados em Ficção se repetem pelo terceiro mês seguido. Em Não ficção, os dois primeiros estão nessas posições desde janeiro. Mais do mesmo? Sim. Ou, melhor, muito mais dos mesmos quatro grandes vendedores de livros que teimam em não deixar o topo da apuração. Os números de vendas dessas obras refletem uma disputa surpreendentemente acirrada. Em Não ficção, Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro [foto], lidera desde o final de 2021, e neste ano traz em sua cola o também perseverante O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira. Pegando como baliza a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews, levantamento com atualização semanal e respeitadíssimo pelo mercado editorial, os livros de Nigro e Vieira estão, neste momento, com um placar de vendas desde janeiro de 2020 muito equilibrado: 164.537 exemplares vendidos por Vieira, contra 164.075 de Nigro! Uma diferença de 0,3%! Em Ficção, outro forte equilíbrio entre Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior, e Tudo é rio (Record), de Carla Madeira. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/07/2022

Casa PN na FlipDepois de dois anos com edições on-line, a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty volta em 2022 com uma edição presencial, entre os dias 23 e 27 de novembro. E o PublishNews também marcará presença no evento com a sua tradicional Casa, focada em reunir parceiros, amigos e o público para discutir em um ambiente descontraído temas relacionados ao setor editorial e livreiro. A sexta Casa PublishNews está localizada na Rua Tenente Francisco Antônio, 300 (Rua do Comércio), uma das principais do centro histórico de Paraty e perto da tradicional sorveteria Pistache. “A Casa PN na Flip se notabilizou não só por ser um espaço de discussões relevantes sobre o mercado editorial, mas por funcionar como uma confraria de amigos e colegas apaixonados por livro, bom papo, boa comida e uma cervejinha, não necessariamente nessa ordem”, diz Ricardo Arcon, diretor-executivo do PublishNews. Em 2019, a Casa PN teve convidados internacionais, lançamento de livros, discutiu temas como o mercado digital, o crescimento dos audiolivros, metadados, formação de leitores, autopublicação, a internacionalização da literatura brasileira, consignação e o futuro do mercado. Teve ainda – pela primeira vez – uma livraria no espaço, e os seus tradicionais happy hours. Empresas e autores interessados em compor a programação da Casa podem escrever para comercial@publishnews.com.br. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/07/2022

A Feira Internacional do Livro de Sharjah (02 a 13/11) está com inscrições abertas para a sua Publishers Conference. Marcada para os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a conferência convida editores de todo o mundo a interagir e discutir os desafios, soluções e inovações do setor. Podem participar editores que tenham um catálogo de direitos de tradução para vender, que queiram livros para comprar ou que tenham interesse em fazer negócios com o mercado editorial árabe. Interessados devem se inscrever clicando aqui até 08 de outubro. O time da Sharjah Book Authority (SBF) irá analisar as inscrições e notificar o resultado da seleção ainda em outubro. Nos últimos anos, o Emirado de Sharjah se estabeleceu como um centro regional e internacional de eventos relacionados ao mercado editorial e livreiro. Em 2019, foi nomeada a Capital Mundial do Livro pela Unesco por seus esforços na promoção de livros e alfabetização.

PublishNews, Redação, 12/07/2022

Criado em 2015 por Daniel Lameira, editor da Aleph e Antofágica, o curso "Vida do Livro" está com inscrições abertas em uma edição inédita. Direcionado para quem quer entender o mercado editorial, o curso tem início em 08 de setembro e traz como objetivo ensinar e detalhar todas as etapas da produção de um livro e ainda debater o universo que o orbita, da concepção à comercialização. Desde que foi criado, o "Vida do Livro" já teve mais de dez turmas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e formou mais de mil alunos, sempre com o intuito de desmistificar os bastidores da indústria livreira. Nesta edição, o curso volta renovado, com a participação de 24 profissionais do setor escolhidos por Lameira, e mais quatro aulas on-line e ao vivo com o editor. Serão abordados temas como coordenação editorial, agenciamento, clubes de leitura, marketing, influenciadores, tradução, audiolivros, produção, crowfunding, vendas, logística, autopublicação, entre outros. Entre os profissionais participantes estão Aline Bei e Stefano Volp (escritores), Raquel Cozer (diretora editorial da HarperCollins), Gustavo Faraon (Dublinense), Lucia Riff (Agência Riff), Vagner Amaro (Malê), Caetano e Rogerio Galindo (tradutores), André Castro (consultor financeiro), Daniel Louzada (Livraria Leonardo da Vinci) e Joana de Conti (Bookwire). Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota e saber como se inscrever.

PublishNews, Redação, 12/07/2022

Este mês, de 21 a 23 de julho, Paraty recebe no Polo Sociocultural Sesc Paraty (RJ) outro evento cultural e literário, o Festival Arte da Palavra (Farpa), que integra o projeto Arte da Palavra, circuito literário nacional promovido pelo Sesc. Depois de passar pela Bahia e por Pernambuco, o evento chega a sua terceira edição em diversos espaços de Paraty. Totalmente gratuito, o evento tem como objetivo refletir sobre o ofício da escrita e sua importância na atualidade. “A ideia do festival é ser um espaço de imersão dos artistas entre si e com o público. Ao mesmo tempo que os convidados serão palestrantes, também se tornarão plateia ao longo dos três dias de programação”, destaca Henrique Rodrigues, analista de literatura do Departamento Nacional do Sesc. Neste ano, artistas como João Anzanello Carrascoza, Clarice Freire, MC Martina, Tamy Ghannam e Marcelino Freire estarão presentes. A programação também terá um bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura do ano passado, o paraense Fabio Horácio-Castro, que venceu na categoria romance com O réptil melancólico, e o pernambucano Diogo Monteiro, escolhido como melhor de livro de contos, com O que a casa criou. Debates sobre a literatura na escola, para os jovens, sobre poesia e prêmios literários, além de uma aula sobre a formação do escritor, estão na programação que você confere clicando aqui.

PublishNews, Redação, 12/07/2022

Atriz e escritora Eda Nagayama | © Lailson Santos Divulgação Ateliê EditorialEstão abertas as inscrições para o programa Oficinas Culturais – formação para o interior, que reúne atividades gratuitas de fotografia, artes visuais e literatura. Dentro das propostas está a “Oficina de escrita: memória em infância”, que aceita participação de escritores iniciantes a partir de 16 anos. A oficina será conduzida pela escritora Eda Nagayama [foto], e convida os participantes ao uso de suas lembranças de infância durante o exercício da criação literária. O curso introduz elementos básicos da escrita, como espaço, tempo, personagens, ponto de vista, forma e intencionalidade. São oferecidas duas turmas, com quatro aulas de duas horas cada, por Zoom, durante o mês de agosto. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/07/2022

Valter Hugo Mãe | © Ana Esteves Brandão DivulgaçãoO escritor português Valter Hugo Mãe irá receber leitores nesta terça (12), a partir das 19h, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Na programação do Sempre um papo, com entrada gratuita, ele vai autografar seu mais recente lançamento, As doenças do Brasil (Biblioteca Azul). O jornalista Mauro Ventura conduzirá um debate em que o autor responderá perguntas da plateia, que tem lotação máxima de 350 lugares. As doenças do Brasil é uma obra que se passa em solo brasileiro e, ao contrário da quase totalidade dos registros históricos sobre a colonização, coloca a pessoa indígena no centro da narrativa. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/07/2022

Vencedora do Prêmio Alceu Amoroso Lima Poesia e Liberdade 2021, a poeta Denise Emmer lança o livro O amor imaginário (7 Letras, 116 pp, R$ 45), cuja primeira metade, um poema único dividido em 12 partes, é dedicada a Arquimedes, um “homem inventado” por quem se apaixonou aos 15 anos. Na segunda parte do livro, Denise mantem a mesma linguagem delicada e elegante da primeira, trazendo à tona, agora, sua paixão pela música e pelo violoncelo. Com o título Poemas de cordas & almas, a autora utiliza os elementos da palavra e da música para “narrar um universo de encantamento construído especialmente com o amor”, define Álvaro de Faria no texto de apresentação da obra, destacando que “a poeta caminha então pela música até chegar aos poemas de amor em que a delicadeza da palavra se torna maior para dizer dessa viagem a que se deixa levar, mas sempre com a música na memória”.

“Acreditar em nossa própria mentira é o primeiro passo para o estabelecimento de uma nova verdade.”
Carlos Drummond de Andrade
Poeta brasileiro (1902-1987)
1.
O poder da autorresponsabilidade
2.
Os dois morrem no final
3.
Escravidão -Vol 3
4.
Nas pegadas da alemoa
5.
Mais esperto que o diabo
6.
É assim que acaba
7.
Luiza Helena – Mulher do Brasil
8.
Amor & gelato
9.
Heartstopper: De mãos dadas
10.
Heartstopper: Dois garotos, um encontro
 
PublishNews, Redação, 12/07/2022

Mais que um livro, Gaza, terra da poesia (Tabla, 120 pp, R$ 40) é um projeto coletivo organizado pela editora Tabla e seus parceiros. A proposta é fazer chegar ao público brasileiro uma antologia que reúne poemas de 17 jovens poetas nascidos em Gaza, na Palestina, dentre os quais o organizador da coletânea, Muhammad Taysir. O livro foi publicado em Beirute, no final do ano passado, pela editora Almuassasa Alarabiyya Liddirasat Wannachr, e a edição brasileira, que a Tabla lança agora, será a primeira tradução da obra. Além disso, todo o dinheiro arrecadado com a venda do livro será revertido para o Tamer Institute, uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1989, sediada em Ramallah, na Palestina, e que trabalha com literatura e educação em todo o território, inclusive Gaza. A tradução é uma iniciativa do GTPAC – Grupo de Tradução da Poesia Árabe Contemporânea, coletivo coordenado pelo poeta e tradutor Michel Sleiman, professor de Língua e Literatura Árabe da USP, que também assina a edição brasileira do livro ao lado de Safa Jubran.

PublishNews, Redação, 12/07/2022

O livro Sereias do hospício (Batel, 150 pp, R$ 54), o terceiro de Rafael Julião, aborda poeticamente a questão da loucura, em suas variadas manifestações. O lirismo do livro está completamente atravessado pela questão da loucura, por sua vez, relacionada à convivência e ao cuidado do autor com sua própria mãe, que era diagnosticada com transtorno bipolar. Assim, o universo da loucura e dos hospitais psiquiátricos, mas também as memórias afetivas e as complexidades do tema, aparecem como reelaboração de uma experiência muito pessoal, mas também muito fértil de identificações com a vida coletiva. Os poemas estão divididos em blocos temáticos ao longo do livro - “ambulância”, “portões”, “pátio” e “janelas” - e convidam o leitor a uma jornada de cumplicidade em um trabalho que, além do domínio técnico da linguagem e do frescor poético, toca na questão da luta antimanicomial como poucos poetas o fizeram até o momento.

PublishNews, Redação, 12/07/2022

O pássaro mais medroso do mundo (Isto Edições, 104 pp, R$ 34), livro de estreia de Jonedsun, é dividido em três movimentos: Andança, Voo e Pouso, uma narrativa em que cada poema é independente, mas, em conjunto, contam sobre aprendizados, tentativas, erros e acertos. Na obra, “estamos diante de um passarinho assustado, daqueles que cai da árvore e se perde do seu ninho mesmo antes de aprender a voar”, diz Baga Defente no prefácio da edição. Assim, o livro possui uma narrativa atravessando-a da primeira à última página a história dessa ave assustada ― a qual, já nos versos finais do poema inicial, vemos que "caiu de bico na terra,/ e pôs-se a vagar sobre o tórrido chão."

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.