Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 12/04/2018
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 12/04/2018

Mario Sergio Cortella | © Chico MaxTer um livro na lista de mais vendidos não é algo simples e todo profissional do mercado sabe disso. Então quando um autor aparece cinco vezes numa mesma lista é, com certeza, algo a ser comemorado. Esse é o caso de Mario Sergio Cortella, que lidera a categoria Não Ficção da Lista Nielsen PublishNews, que apura somente os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento Brasil afora. A lista de Não Ficção de março é liderada pelo último livro do filósofo e educador, A sorte segue a coragem!. Ele ainda emplacou as obras Por que fazemos o que fazemos?, na sexta posição; o Box – Mario Sergio Cortella, na 13ª; Viver em paz para morrer em paz, na 15ª, todos publicados pela Planeta, e Qual a tua obra? (Vozes), no 20º lugar. Na lista de Ficção, o destaque vai para Geovani Martins, apontado como a grande surpresa da literatura nacional. No começo do mês, o autor de O sol na cabeça (Companhia das Letras) foi entrevistado por Pedro Bial no seu programa na TV Globo. O título aparece na sétima posição da lista. Clique no Leia Mais e confira outros destaques da Lista Nielsen PublishNews.

PublishNews, Leonardo Neto, 12/04/2018

Edital que vai comprar livros de literatura para alunos e bibliotecas de escolas públicas de todo o Brasil tem sido alvo de críticas e questionamentos por parte de editores e especialistas em educação | © Ascom FNDEEm entrevista ao PublishNews, em março passado, Wander Soares, presidente da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), antecipava uma grande discussão que tem, até hoje, ecoado na cadeia produtiva do livro. Naquela época, às vésperas de o Ministério da Educação (MEC) publicar os novos editais para a compra de livros de literatura, ele questionava uma imposição do governo em padronizar os formatos desses livros. Na época, ele disse: “eu acho impossível colocar a literatura infantil dentro dos parâmetros do livro didático. Não há como determinar o formato, o número de páginas ou o tipo de acabamento de um livro infantil. Ele jamais será 'formatável' como se faz com o livro didático”. Os editais saíram pouco tempo depois. O PNLD 2020 no fim daquele mês e o edital transitório no início de abril. Desde então, esse assunto tem rendido muitas discussões nos bastidores da indústria do livro. O anexo II do edital, que estabelece especificações técnicas da obra, diz que os livros destinados à Educação Infantil (0 a 5 anos) podem apresentar diferentes formatos. Já aqueles destinados ao Ensino Fundamental (6 a 14) e ao Nível Médio (15 a 17) devem se enquadrar em três formatos: 205 mm x 275 mm, 270 mm x 270 mm ou 135 mm x 205 mm. A padronização, justifica o MEC, visa facilitar a negociação e a logística desses materiais. Mas já foi alvo de críticas por parte da Liga Brasileira dos Editores de Livros (Libre) e de questionamentos por parte de muitos editores. Agora, o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Meib), que congrega professores, gestores, pesquisadores e organizações da sociedade civil, lançou uma petição pública pedindo a revisão dos editais. Clique no Leia Mais e saiba mais sobre esse abaixo-assinado.

PublishNews, André Palme, 12/04/2018

No segundo artigo da série Marketing, digital e outras coisitas mais, André Palme mostra como fazer com que o consumidor invista do seu tempo livre lendo um livro. Para o nosso colunista, cada vez mais, o marketing é contar uma história, gerar engajamento, ganhar a confiança, para então quem sabe vender seu produto. É sobre criar uma relação com seu cliente e não simplesmente fazer uma venda pontual. Junto a isso, análise de dados, inteligência de negócios e muita matemática são indispensáveis. Existe um fluxo, muito usado nos conceitos de inbound marketing, estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas, também chamado de marketing de atração: Atrair > Converter > Relacionar > Vender > Fideliza. Perceba que vender não é a primeira etapa do processo, é a penúltima. Por que? Porque primeiro é preciso chamar a atenção do seu potencial cliente, fazer com que ele se interesse pela sua história, pelo que você tem a contar, começar uma relação com ele e só ai ofertar seu produto; e não acaba por aí porque o desafio depois disso é fidelizar esse cliente, para que toda vez que ele pense em comprar algo que você oferece, ele pense em você e não em outra marca ou empresa. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra do artigo dessa semana.

PublishNews, Larissa Caldin*, 12/04/2018

Segundo dia da feira. Hoje foi tudo mais fácil: saber em qual estação descer, para qual lado andar, onde fica o elevador para o rights centre (no primeiro dia, fiquei 40 minutos em busca desse elevador, juro). O dia, no entanto, foi corrido: a ideia principal da minha vinda é encontrar novos títulos para Primavera, editora onde trabalho. A meta é sair daqui com uns oito títulos engatilhados para compras de direitos, assim garantimos, com a periodicidade de publicação da editora, títulos até o final do ano e para o início do ano que vem. Para atingir a meta então, lotei minha agenda de reuniões com diversos agentes do mundo todo. Em cada um já fui engatilhada com alguns títulos do catálogo que queria e ali na reunião descobria novos. O mundo perfeito são reuniões pontuais de trinta em trinta minutos, e a minha agenda estava organizada dessa maneira, mas, na prática, não é bem assim que acontece. Algumas reuniões esticam (tive uma que durou 50 minutos) e aí é aquela loucura de sair correndo com o casaco para a mesa do próximo agente, chegar lá e esconder estar esbaforida! Clique no Leia Mais para saber como foi o segundo dia de Larissa na feira e conferir a galeria.

PublishNews, Redação, 12/04/2018

Está marcada para este final de semana (14 e 15), a 10ª edição da Festa Literária de Santa Teresa (Flist). O evento que acontece no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa / RJ) terá 80 atrações gratuitas entre debates, palestras, entrevistas, tardes de autógrafos, apresentações e contação de histórias. A Flist ainda homenageará a ilustradora Ciça Fittipaldi e fará tributos a Guimarães Rosa e Nelson Mandela. Dentro da programação, os jornalistas Regina Zappa e Ernesto Soto irão participar de um debate e autografar a obra 1968, eles só queriam mudar o mundo (Zahar); e os autores Antonella Catinari, Fabio Maciel, Luiz Antonio Aguiar, Maria Elaine Altoe, Rosa Amanda Strausz e Sandra Ronca, da AEILIJ, irão debater a importância das antologias literárias para autores e leitores. Já Ciça irá autografar os dois títulos da Série Morená: A lenda do guaraná e A árvore do mundo e outros feitos de Macunaíma (Melhoramentos). Outros 18 autores também irão lançar e autografar seus livros durante o evento.

PublishNews, Redação, 12/04/2018

O autor argentino Patricio Pron participa nesta sexta (13), às 19h, na FAAP (Rua Alagoas, 903 – São Paulo / SP), de um bate-papo com Rodrigo Petronio, coordenador da pós-graduação em Escrita Criativa da FAAP, e com o escritor e tradutor Antônio Xerxenesky, para falar de Jornalismo e Literatura. Na ocasião, Patricio também lança seu novo livro O espírito dos meus pais continua a subir na chuva (160 pp, R$ 44,90), publicado pela Todavia. A obra fala sobre a busca de um filho sobre o passado do pai e do próprio país. O evento, aberto ao público, é uma realização da Todavia e do Instituto Cervantes, em parceria com o curso de Graduação em Jornalismo e com o curso de Pós-Graduação em Escrita Criativa, ambos da FAAP, e com o apoio do jornal El País. Para se inscrever é só clicar aqui.

PublishNews, Redação, 12/04/2018

A atriz Paula Picarelli lança logo mais, às 19h, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo / SP), o livro Seita: o dia em que entrei para um culto religioso. Publicado pela Planeta, a obra tem como protagonista uma atriz que acaba entrando para o grupo espiritual Portal da Divina Luz. Aos poucos, Paula se vê completamente imersa no culto e sente que sua vida ganhou um sentido diferente, passando a dedicar quase todas as horas de seus dias às preparações para os “trabalhos”. A personagem observa outros membros fazerem doações estrondosas para o grupo, se vê tomando ayahuasca para gravar cenas de novela e também no período em que esteve grávida. Após anos mergulhada no Portal da Divina Luz, Paula vê sua vida desandar e começa a questionar diversas questões envolvendo a seita e seus organizadores, até conseguir se desvincular do grupo. Em um jogo que mistura realidade e ficção, a autora faz reflexões sobre temas como mecanismos de manipulação, crenças, drogas e classes sociais.

PublishNews, Redação, 12/04/2018

O ônibus-biblioteca, agora azul, do projeto Livros nas Praças voltou a visitar cidades e a emprestar livros gratuitamente. Agora, com o patrocínio da empresa Piraquê, o projeto aportou no bairro Madureira, no Rio de Janeiro. O ônibus-biblioteca azul ficará estacionado na Praça Miranda Ribeiro com cerca de dois mil livros disponíveis para os moradores da região. Para ter acesso às obras, os interessados devem mostrar a carteira de identidade e um comprovante de residência. Feito isto, eles poderão levar até dois livros emprestados que deverão ser devolvidos em qualquer um dos locais em que o ônibus ficará estacionado. O espaço contará com uma cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos que têm dificuldades de subir a escada de acesso, além de banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem a biblioteca sobre rodas como espaço de leitura. O ônibus do Livros nas Praças estará na Praça nos dias 20 de abril; 4 e 18 de maio e 1º e 15 de junho, das 10h às 16h.

“Quando escrevo, não pen­so na literatura: penso em capturar coisas vivas”
Guimarães Rosa
Escritor brasileiro (1908-1967)
1.
Combate espiritual
2.
A sutil arte de ligar o foda-se
3.
Ainda sou eu
4.
O poder do hábito
5.
Seja foda!
6.
Sapiens
7.
A parte que falta
8.
Propósito
9.
Felipe Neto
10.
Outros jeitos de usar a boca
 
PublishNews, Redação, 11/04/2018

Sem nomes, sobrenomes ou destino certo. Um passado desconhecido, cheio de mistérios. Assim, meio que misturando o acaso e o destino, Dois cigarros (Gulliver Editora, 144 pp, R$ 40), primeiro romance do jornalista Flavio Gomes, convida o leitor a se entregar, a imaginar personagens, cenas e lugares, que vão desde as pequenas cidades mineiras e alemãs até Paris, Budapeste e Praga. Um arquiteto solitário de quarenta e poucos anos e uma jovem misteriosa de grandes olhos verdes dão vida à obra, que conta a história de duas pessoas que, entre encontros e desencontros, se apaixonam mesmo sem saber absolutamente nada sobre o passado um do outro. O misterioso desaparecimento de um deles faz com que se distanciem, mas esse sumiço está longe de ser o fim da trama, que envolve terrorismo internacional, internet e viagens.

PublishNews, Redação, 12/04/2018

Em A minha depressão (Revan, 172 pp, R$ 40 – Trad.: Christiane Brito Engman), a autora Elizabeth Swados conduz o leitor a uma íntima jornada através de sua longa batalha contra a depressão. Uma história sobre uma doença que, sem razão, tem sido há longo tempo estigmatizada. Elizabeth afirma que mais cedo ou mais tarde, a maioria das pessoas que têm depressão precisam buscar ajuda profissional, entretanto procurou bastante até encontrar alguém em que pudesse confiar. Um livro para quem quer entender mais sobre a doença e para quem deseja sair dela. Além de escritora, Elizabeth Swados é teatróloga e musicista de talento reconhecido nos Estados Unidos.

PublishNews, Redação, 12/04/2018

Nós vivemos em uma sociedade em que os indivíduos se sentem cada vez mais solitários e inseguros, muitas vezes por falta de amor e por medo tanto dos outros quanto de si mesmos. Em virtude de sucessões de circunstâncias dolorosas, quantas pessoas não se limitam a viver em sofrida solidão, experiência que a autora chama de "sólidão"? Como sair dessa solidão e tomar o caminho que leva à consolação? Margalida Reus nos convida, na obra Sair da sólidão (Nossa Casa, 136 pp, R$ 29,90) ao reencontro e à compreensão do nosso sofrimento escondido, que foi vivido pela criança que fomos e que ainda nos habita. A obra leva o leitor a uma viagem que, passo a passo, o ajuda a sair do desamor de si mesmo para entrar na consolação, no “ser com”, e tornar-se confiante na própria vida.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.