Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 26/08/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 26/08/2016

Preço de envio de livros pode triplicar com mudança de regras dos Correios | © Arquivos dos CorreiosOs Correios, um dos patrocinadores da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa hoje, não aceitarão mais, a partir do dia 1º de setembro, que livros sejam postados como “mala direta”. Essa categoria permite que exemplares de até um quilo sejam enviados de São Paulo ao Rio de Janeiro, por pouco mais de R$ 6. Em um documento da gerência de vendas corporativas ao qual o PublishNews teve acesso, os Correios recomendam contratação dos serviços de Impresso Normal e Urgente para livros de até 500g e possibilidade de contratação de registro módico para todas as modalidades (antes, esse serviço era permitido apenas para livros sem valor mercantil). Clique no Leia Mais e veja o que isso pode significar na prática.

PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 26/08/2016

Decretos do “apocalipse do livro” não são novidades e nem vieram junto com o livro digital como podem imaginar alguns. O historiador e diretor da Biblioteca da Universidade de Harvard Robert Darnton, que abriu nesta quinta-feira (25), o Congresso CBL do Livro Digital, lembrou que, em 1928, Walter Benjamin já dizia que, ao que tudo indicava, o livro estaria chegando ao seu fim. Mas chegamos a 2016, e “o livro não está morto. Ao contrário, Nos EUA, no ano passado, foram publicados mais livros do que no anterior”, comentou Danton. “Já tivemos muitas profecias sobre o fim do livro, mas quero trazer uma mensagem mais otimista”, brincou com a plateia. Darnton disse acreditar que o futuro do livro será decidido pelo próprio leitor. Esse tema, o do fim do livro ou da substituição do físico pelo digital, foi recorrente nas discussões levantadas no Congresso. Carlo Gimeno, diretor Internacional de Vendas da ProQuest Books, sentenciou: "o que falta é achar um equilíbrio, um meio termo entre os dois”. Para saber tudo o que foi discutido e ter acesso à íntegra da matéria, clique no Leia Mais.

PublishNews, Cassia Carrenho, 26/08/2016

Ransom Riggs, autor da série ‘O orfanato da Srta. Peregrine’, coloca os três livros da série entre os mais vendidos da lista de ficção da semana | © Tahereh Mafi / DivulgaçãoA série O orfanato da Srta Peregrine, escrita por Ransom Riggs, é formada por três livros. O primeiro, Orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares foi publicado pela LeYa, e já soma 62.728 exemplares vendidos na lista anual. Já os volumes 2 e 3 – Cidade dos etéreos e, o recém-chegado à lista, Biblioteca de almas – foram publicados pela Intrínseca. Nessa semana, o novato ficou em 14º da lista de ficção, com 562 exemplares. Uma lista bem peculiar. Na lista infantojuvenil, Marco Túlio, o AuthenticGame, colocou mais um livro na lista: AuthenticGames – A batalha da torre (Astral Cultural). O primeiro livro, AuthenticGames – Vivendo uma vida autêntica, continua sendo o livro mais vendido na lista anual parcial de infantojuvenil, com 118.031 exemplares. Clique no Leia Mais e veja outros destaques da lista de mais vendidos.

PublishNews, Leonardo Neto, 26/08/2016

Robert Schild, que está no Brasil para apresentar a editores e livreiros o Books in Print, fala sobre os desafios que tem enfrentado no País | © André Fortes / DivulgaçãoUm dos destaques da programação do Congresso do Livro Digital, que aconteceu nesta quinta-feira, Ronald Schild está no Brasil também para mostrar a editores e livreiros brasileiros como vai funcionar a versão brasileira do Books in Print, plataforma de gerenciamento de metadados idealizada pela MVB, coligada à Feira do Livro de Frankfurt, que está aportando no Brasil. Logo mais, às 18h, no Espaço Ignácio de Loyola Brandão (N010), Schild vai apresentar o primeiro protótipo da plataforma ao mercado brasileiro. “O nosso objetivo no Brasil é permitir que editores e livreiros comercializem melhor seus livros e aumentem suas vendas. Para alcançar esse objetivo, nós vamos coletar todos os metadados de todos os editores, gerir em uma central de dados, eliminar inconsistências, padronizar elementos-chaves como nomes, produtos, categorias, palavras-chaves e prover às livrarias uma única fonte de dados”, explicou Schild. Para chegar lá, o executivo precisa superar o dilema do ovo e da galinha. “Livreiros esperam que os editores forneçam seus dados. Os editores, por outro lado, exigem que a plataforma tenha um grande número de livrarias cadastradas antes de fazer o input dos seus dados”, comentou. Clique no Leia Mais e leia entrevista com Ronald Schild.

PublishNews, Redação, 26/08/2016

Mais de 350 profissionais do livro, vindos de toda parte do Brasil e alguns que vieram de outros países, já confirmaram presença na Quinceañera do PublishNews + 1 ano da HarperCollins Brasil, que acontece hoje, a partir das 19h30, no Bar Inconfidentes (Rua França Pinto, 965 – Vila Mariana). A ideia é reunir toda essa turma para um late happy hour descontraído, ao melhor estilo PublishNews, com a cerveja que a HarperCollins escolheu. A entrada é franca e todos serão bem-vindos. Só chegar!

PublishNews, Julio Silveira, 26/08/2016

O livro não subiu enquanto o Brasil dava um salto; o livro despencou quando o Brasil caiu. Vendiam-se poucos livros quando o preço de capa estava alto; vendem-se menos ainda quando o preço é mais baixo. Não há nem vagalumes no fim do túnel editorial de acordo com os dados encarados na manhã de quarta, analisando o mercado do livro 2006 a 2015, a “década perdida”. O panorama estatístico, corrigido pela inflação e cotejado com o PIB, mostrou, entre outros, que o segmento de obras gerais (que inclui aquele livro na sua cabeceira), faturou em 2015 apenas 60% do que faturava em 2006. Tirando um espasmo por volta de 2009, o movimento nestes 10 anos foi (e ainda é) de queda livre (23% só no biênio passado). A derrocada no faturamento ocorreu mesmo com o aumento no número de exemplares impressos, o que demonstra o apego dos editores pelos encalhes e por uma economia wishful thinking, onde um aumento da oferta teria poder de aumentar a demanda. Pela mesma lógica do autoengano, advoga-se que a fixação (no alto) no preço do livro vai atrair mais leitores, mesmo que por decreto. Clique no Leia Mais e veja a íntegra da coluna de Julio Silveira dessa semana.

PublishNews, Marisa Moura, 26/08/2016

Chegamos a mais uma edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento mexe com a vida de todo mundo que trabalha ou está envolvido no mundo do livro. E, claro, não poderia ser diferente na Agência Literária fictícia criada pela nossa colunista Marisa Moura na sua série E toca o telefone. No nono episódio, quem liga é uma “escritora inédita” que tem certeza de que a sua obra de estreia vai provocar um leilão no mercado. Ela liga, mas nem mesmo a misteriosa funcionária que atendeu as ligações nas colunas passadas está na agência nessa semana de Bienal. Então, a “escritora inédita” liga insistentemente e, em todas as vezes, deixa recados no serviço de mensagem. Clique no Leia Mais e dê boas risadas com Marisa Moura.

PublishNews, Leonardo Neto, 26/08/2016

Prefeito Fernando Haddad e Luís Antonio Torelli, presidente da CBL | © André FortesA primeira Bienal do Livro de São Paulo aconteceu em 1961. A edição que começa hoje, então, marca os 55 anos do evento que se tornou o maior encontro literário do país e um dos mais importantes da América Latina. Mas precisou cinco décadas e meia para que a cidade de São Paulo reconhecesse a Bienal como um dos eventos que compõem o seu calendário de datas oficiais. O decreto que colocou a Bienal nesse rol de eventos oficiais foi assinado pelo prefeito Fernando Haddad, na tarde desta quinta-feira (25). Como efeito da assinatura, a prefeitura passa a garantir maior apoio à realização do evento. No decreto, o prefeito observa que a Bienal “propicia grande visibilidade ao município, contribuindo nitidamente para o fomento da cena literária e cultural na cidade”.

“Todos os bons livros se parecem: são mais reais do que se tivessem acontecido de verdade”
Ernest Hemingway
Escritor americano (1899-1961)
1.
O diário de Larissa Manoela
2.
Como eu era antes de você
3.
Depois de você
4.
Vamos juntos!
5.
Lava Jato
6.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
7.
Ansiedade 2 – Autocontrole
8.
Felicidade ou morte
9.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
10.
A garota no trem
 
PublishNews, Redação, 26/08/2016

Um coquetel nesta sexta-feira (26), às 16h30, vai marcar a abertura do estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) na Bienal Internacional do Livro de São Paulo que segue em cartaz até o próximo dia 4. Ocupando uma área de 240 m², o estande da Abeu (L049) vau reunir 38 editoras universitárias, das quais cinco terão espaço personalizado. “Participar de feiras literárias é uma importante estratégia da ABEU, objetivando garantir maior visibilidade à produção editorial de suas associadas, além de estimular a comercialização”, comentou o professor Marcelo Di Renzo, presidente da ABEU

PublishNews, Redação, 26/08/2016

A Lojas Americanas levará, pela primeira vez para a Bienal do Livro de São Paulo, 250 títulos e itens de conveniência — como biscoitos, chocolates, bebidas, balas e guloseimas. De 26 de agosto a 04 de setembro, a companhia estará presente no Pavilhão do Anhembi em um espaço de 150m². O estande da Lojas Americanas também irá receber doações de livros para o projeto Livros nas Praças, que realiza empréstimos gratuitos de livros. O projeto, atualmente, roda nos municípios de Itapevi e Osasco, em São Paulo, e em diversas comunidades do Rio de Janeiro. Para quem tiver interesse em conhecer a iniciativa, a biblioteca itinerante estará no estacionamento do Anhembi de 26 a 28 de agosto. O veículo conta com 2 mil títulos infantis, juvenis e adultos, 60 livros com ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.

PublishNews, Redação, 26/08/2016

O Museu da Língua Portuguesa apresentará a exposição Cem erros nossos de cada dia , ao longo da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, aberta hoje e que segue em cartaz até o dia 4 de setembro. A mostra é composta por painéis que fizeram parte da exposição temporária Menas, o Certo do Errado, o Errado do Certo, que esteve em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em 2010. Criados pelos linguistas Ataliba Teixeira de Castilho e Eduardo Calbucci, os painéis apresentam 100 erros que cometemos com certa frequência e que, muitas vezes, não nos damos conta. Apontando a forma culta, mas com humor, o visitante irá memorizar facilmente a forma correta de se falar ou escrever aquela frase, e se divertir aprendendo caso não tenha se dado conta dos seus (eventuais) erros.

PublishNews, Redação, 25/08/2016

Pernambucanos como Marcelino Freire, Sidney Niceias, Carla Denise, Biaggio Pecoreli, Adrienne Myrtes, Samarone Lima e Cláudio Assis estarão reunidos na programação do Pernambuco Continente Imaginário, que vai mostrar diversas vertentes da produção pernambucana na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa nessa sexta-feira (26). Ao todo, serão 50 atividades que dão um panorama da produção literária pernambucana. “Pernambuco sempre teve uma posição de destaque nas artes e na cultura do país, inclusive com grande protagonismo na literatura com as vozes daqueles que retrataram suas histórias, projetaram suas tradições e ecoaram suas musicalidades de diversas formas e ritos como nas próprias letras, músicas, cinema e dança”, comenta Rogério Robalinho, idealizador do projeto. O estande do Pernambuco Continente Imaginário fica na rua O nº 39.

PublishNews, Redação, 26/08/2016

Exposição em SP reúne originais que o ilustrador italiano Attilio Palumbo realizou para livros infantis | © DivulgaçãoA Casa Tombada (Rua Ministro Godói, 109 – São Paulo / SP) recebe, a partir desta sexta-feira (26), a exposição Ilustrar relações, do ilustrador italiano Attilio Palumbo. Na mostra, estão reunidos trabalhos originais que Palumbo fez para três livros: Portici. Essenza di uma città, inédito no Brasil, A lição das árvores, publicado por aqui pela DSOP em 2014, e As sonecas de Tito, que está no prelo da Nós. Attilio participa, também nesta sexta-feira, a partir das 20h, do bate papo Bolonha: a cidade e os livros, ao lado do escritor Roberto Parmeggiani, também italiano, e a editora Simone Paulino, com mediação de Cristiane Rogerio. A entrada custa R$ 40, que inclui um exemplar de O mundo de Arturo (Nós), de Parmeggiani.

PublishNews, Redação, 26/08/2016

Imagina encontrar a Valesca num supermercado fazendo compras e sentar para tomar um longo café com ela, bater um papo sobre diversos assuntos, desde os cuidados com o filho adolescente até a relação carinhosa com os fãs, passando pelas histórias de bastidores dos seus shows e da indústria musical, o último modelo de sapato que ela comprou, a amizade com os artistas que admira. Ou ainda sobre temas tidos como mais sérios, como as humilhações que a mãe sofreu no trabalho de faxineira e dentro de casa, onde enfrentou violência doméstica; a sua defesa da comunidade LGBT, o seu posicionamento sobre educação sexual ou o papel da mulher na sociedade? Sou dessas: pronta para o combate (BestSeller / Record, 192 pp, R$ 29,90), livro que a funkeira lança na Bienal, é mais ou menos como esse encontro hipotético com a diva, que começou a sua batalha profissional como frentista em um posto, depois atuou como dançarina de funk num grupo de mulheres até se tornar a cantora que mandou um “Beijinho no ombro” para a sociedade. A sessão de autógrafo acontece logo mais, às 18h, no Arena de Autógrafos 2 da Bienal.

PublishNews, Redação, 26/08/2016

A youtuber Taciele Alcolea está acostumada a falar sobre si mesma em seus vídeos. Mas, ela recebeu um chamado da Planeta e resolveu aceitar o desafio de escrever. O resultado é o livro Olá meninas e meninos! (Outro Planeta / Planeta, 192 pp, R$ 39,90) em que reúne fotos e fatos importantes da sua vida: a infância simples repleta de sonhos, momentos com a família, os tempos de escola, o primeiro amor e outros segredos que ela guardou para contar no livro. Com o livro, Taciele diz querer inspirar seus leitores: “vocês podem ser quem vocês quiserem. Sorriso sincero, coração de criança e muitos sonhos pela frente”. O livro de Taci, como é conhecida nas redes sociais, será lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo neste sábado (27), às 14h, na Arena de Autógrafos 2 – Jair Canizela.

PublishNews, Redação, 26/08/2016

Rafael Vitti, ator, poeta, músico e arteiro (como ele mesmo se define), tem encontro marcado com seus leitores na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. É que, nesse domingo (28), ele autografa o livro Amor roxo (Seoman / Pensamento, 120 pp, R$ 26), escrito em parceria com a sua namorada Julia Oristanio. No livro, eles contam uma história de amor em poesia ou uma poesia que é uma história de amor, escrita a quatro mãos, onde cada um dos autores conta em poemas sua visão do antes e do durante de um relacionamento. Coração aberto, intimidades reveladas, estas poesias vão arrancar suspiros das fãs mais apaixonadas. O encontro com leitores acontece na Arena de Autógrafos 2 - Jair Canizela, a partir das 11h.

PublishNews, Redação, 26/05/2016

Reunindo textos e depoimentos de quem realmente entende de história e política, as professoras e historiadoras Hebe Mattos, Tânia Bessone e Beatriz G. Mamigonian lançam nesse sábado (27), das 16h às 18h, no Memorial Darcy Ribeiro (Campus Darcy Ribeiro, s/n, Asa Norte - Brasília / DF) o livro Historiadores pela democracia – o golpe de 2016: a força do passado (Alameda, 284 pp, R$44) que apresenta um diagnóstico historiográfico sobre o conturbado momento político do Brasil. Organizado pelas três historiadoras, o livro ainda conta com participação dos autores Sidney Chaloub, Luiz Felipe de Alencastro, James Green, Luiz Carlos Villalta, Kátia Gerab Baggio, Martha Abreu, Silvia Hunold Lara e Suzette Bloch.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 26/08/2016

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.